google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O ATAQUE DOS TUBARÕES NO CINEMA



A história também foi feliz com os filmes de tubarões. E não falo somente do clássico de 1975, mas há diversos momentos em que momentos tensos povoam nossas telas, como Águas rasas ou Mar aberto. O que ferrou tudo foi o canal SyFy que fez inúmeras besteiras trash, com efeitos de quinta categoria. Para não poluir a lista, dediquei uma somente para estas obras inacreditavelmente ruins. Mas Sharknado foi colocado para representar.


Meu objetivo é traçar um infográfico de filmes de ataque de animais. Mas para isto vou seguir certos critérios, que posso eventualmente mudar, afinal, meu mundo, minhas regras:
  • Nada de filmes de híbridos como os tradicionais do sci-fi channel. É perda de tempo enumerar os Tubarão-piranha vs Sharkensteins da vida.
  • Só vou citar as continuações que eventualmente existam das listas publicadas. 
  • Se eu descobrir algum filme digno, ele entrará na lista sem aviso.
  • Sem apelação, tipo um filme de espionagem com uma cena em que alguém tenta matar o espião com uma piscina de tubarões.  
  • E não, não vou colocar Esquadrão suicida 2, mesmo que o personagem Tubarão-Rei mereça mais que muitos filmes da lista.  
  • E também não coloquei animações. Tão pouco Sharkboy e Lavagirl.
Vamos aos filmes:

Revisão: Thais A.F. Melo

Pesquisa e Texto: M.V.Pacheco



Estudante de férias vai para o mar com o pai, um capitão do barco caçador de tubarões. Quando sua inexperiência resulta em um acidente em que seu pai e a tripulação são gravemente feridos, ele vai tentar consertar arrumando uma nova tripulação e volta ao mar para caçar, mas as coisas não saem bem como ele planejou.


O traficante de armas Caine (Burt Reynolds) tem um prejuízo com o carregamento de que estava levando e acaba ficando preso no Sudão, sem seus "produtos" e sem dinheiro. Quando uma mulher o contrata para explorar um navio afundado em águas repletas de tubarões, ele julga ser uma boa chance para minimizar seus prejuízos. Porém, ele terá de confrontar a morte nas profundezas do mar, de uma maneira que ele jamais imaginou, se quiser botar as mãos na grana.


Uma equipe de homens tenta localizar um galeão espanhol afundado no Mar do Caribe. Jim, o capitão, garante a existência de tal riqueza e decide hipotecar o barco para financiar a empresa. Ao verificar as cartas marítimas adverte que a área onde o tesouro é descoberto está cheio de tubarões.


Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

👉Continuações: Tubarão 2 (1978), Tubarão 3D (1983), Tubarão - a vingança (1987)


Homem que consegue se comunicar com tubarões após conseguir um raro amuleto, passa a matar todos aqueles que o ameaçam. Mais um filme no rastro do sucesso de "Jaws - 75" usando inclusive o título para gerar associação.


Um enorme tubarão-tigre ("Tintorera", em espanhol) traz morte e pânico ao litoral do México. Enquanto isso, uma jovem inglesa é cobiçada por dois valentes caçadores de tubarões, que se tornam os próximos alvos do animal assassino.


Uma série de misteriosos ataques aquáticos indicam a presença de algumas enormes espécies gigantes de tubarão, até então desconhecidas, que subiram à superfície e estão atacando turistas, pescadores e pesquisadores.


Recluso numa ilha do Caribe, caçador de tubarões começa a se envolver numa busca pelo tesouro perdido.


Um enorme e furioso tubarão branco ataca uma praia de uma cidade costeira. Após vários ataques do tubarão, e do prefeito não fazer nada para detê-lo, Peter Benton e Ron Hamer vão em busca de tentar pará-lo.


David Ziegler é um caçador de tubarões que vive no México e está obcecado em matar um monstruoso tubarão-tigre conhecido como "Cyclops", que vem aterrorizando a região. Ao mesmo tempo, seu irmão mais novo obtém um CD com informações ilegais e começa a ser perseguido por uma perigosa quadrilha.


Alguns corpos começam a aparecer misteriosamente em uma cidadezinha litorânea e um diretor de um aquário começa a investigar o que está acontecendo. No final suspeita que as mortes foram obras de um terrível tubarão - tigre.


Em 1967, cientista cria terrível criatura marítima que o mata. Seu assistente joga a fera no mar. Anos mais tarde, um biólogo investiga violentas mortes de animais marítimos e se vê face a face com a sanguinária criatura. Baseado em best-seller de Peter Benchley.


O biólogo Steven Mcray investiga um misterioso assassinato num laboratório marinho na África do Sul. Lá, enfrenta a resistência dos nativos e do egocêntrico chefe de pesquisas com tubarões, que está obcecado em obter resultados com uma nova droga.

👉ContinuaçõesTubarões 2 (2000), Tubarões 3 (2002)


Pesquisadores do laboratório submarino Aquática tem alterado geneticamente o cérebro de tubarões capturados para desenvolver uma cura potencial para o Mal de Alzheimer. Mas existe um efeito colateral. Os tubarões ficaram mais inteligentes, o que pode significar problemas para os pesquisadores, e os transformar em comida de tubarões. 

👉Continuações: Do fundo do mar 2 (2018), Do fundo do mar 3 (2020)


Um extinto tipo de tubarão pré-histórico, da era dos dinossauros, reaparece na costa da Califórnia. Na mesma região uma baleia surge morta na praia, vítima de um ataque cujas mordidas mediam dez pés de diâmetro. Spencer Northcutt, renomado biólogo marinho, é chamado para identificar a criatura responsável pela morte. Mas, antes mesmo do cientista desembarcar com sua mulher e filhos no local de pesquisa, seu barco é tomado de assalto pelo brutal tubarão. 


As tranquilas águas do Mississipi transbordam de terror e suspense quando um grupo de criminosos começam a busca por drogas e dinheiro escondidos no fundo do rio. Os mafiosos sequestram um grupo de petroleiros e o corajoso John Sanderson (Lou Diamond) os obriga a mergulhar atrás do tesouro afundado. Ao mesmo tempo, um misterioso e feroz tubarão de água doce deixa um rastro de sangue por todo o curso do rio. Uma aventura ensopada de emoção e muita adrenalina.


Em 1916 um salva-vidas de Nova Jersey pede o fechamento das praias da região por causa de ataques de tubarões. Por doze dias, um tubarão branco assassino rondou as praias esperando por sua próxima vítima e deixando a população local aterrorizada.


A história nos apresenta um casal que vive para o trabalho. Sem filhos, eles podem se dar ao luxo de fazerem uma grande viagem de última hora. Uma contagem mal feita na hora do barco sair faz com que os dois fiquem à deriva no mar, sem nenhum sinal de resgate. O que se segue varia entre conversas, brigas e tubarões.

👉Continuações: Pânico em Alto Mar (2006), Terror profundo (2017)


A região de Mallorca é um lugar paradisíaco, com suas belas praias e ilhas é o recanto de verão da Europa. Mas a alegria e diversão do local são perturbadas por misteriosos desaparecimentos de alguns banhistas e pequenos barcos. O ex-membro da Marinha Sven Hansen é o único que suspeita da verdadeira ameaça, um pré-histórico tubarão: Megalodon, responsável pela trágica morte de sua esposa. 


Eles eram os melhores a garantir a segurança do território: um esquadrão de tubarões geneticamente modificado, mais inteligentes, mais rápidos e mais fortes do que qualquer outra espécie do planeta. Treinados e controlados por especialistas em descobrir e neutralizar ameaças. O Projecto: Demónio Azul estava preparado até os tubarões escaparem.


Dr. Mike Olsen e sua esposa Linda Olsen estão monitorando o fundo do mar e ficam surpresos quando constatam que mais de cem tubarões foram atraídos para a região: o Triângulo das Bermudas. Mas o que eles não sabem é que o estranho fenômeno é causado por um objeto que caiu próximo do local.


Nas ruas tranquilas de Veneza, a busca por um mergulhador desaparecido está acabando e o inesperado acontece, um tubarão está matando pessoas debaixo do canal!!! Logo a cidade é posta em alerta vermelho No meio de toda essa confusão,a máfia planeja roubar um tesouro enterrado numa caverna submarina. Grandes explosões, ataques surpresas de tubarão e tiros. 


Lindas garotas estão em perigo. Em Sunny Beach, um enorme tubarão está à espera de suas presas. As estudantes universitárias Miki e Mai chegam numa praia privada em uma ilha tropical. Elas não conseguem encontrar o hotel onde fizeram suas reservas, e estão cada vez mais perdidas, até que um belo jovem oferece-se para levá-las para o seu alojamento. Mas algo não está certo sobre o lugar. As unhas do proprietário estão meladas de sangue e Miki sente algo de sinistro em tudo isso. Elas não previam que o pior ia acontecer...


Baseado em fatos reais, este longa mostra uma viagem de barco que tinha tudo para ser inesquecível, mas que se torna um verdadeiro pesadelo para quatro jovens quando a embarcação acaba tombando em alto-mar. Sem conseguirem reverter a situação, decidem que a melhor maneira de sobreviver é nadando até a ilha mais próxima, e, durante o percurso, descobrem que estão sendo seguidos de perto por um enorme e faminto tubarão branco.


Na casa da família às margens do lago Louisiana, Sara e seus amigos se preparam para um fim de semana de diversão. Mas quando o jogador de futebol americano Malik sai do lago com o braço arrancado, a alegria do grupo acaba.


A história segue dois grupos de pessoas - um, um grupo de estudantes, o outro, um grupo de criminosos - que são náufragos em uma ilha por um tubarão gigante. A ilha já foi usado para a perfuração ilegal, e a companhia de petróleo inadvertidamente tirou o tubarão gigante do seu sono.

👉Continuações: Jurassic Shark 2: Aquapocalypse (2021), Jurassic Shark 3: Seavenge (2023)


Na trama, ela é uma instrutora de mergulho que fica traumatizada após um incidente com um grande tubarão branco. Tempos depois, ela retorna às suas atividades no fundo do mar, mas vai encontrar os mesmos perigos de antes, sendo forçada a superar os seus medos.


No litoral da Austrália, um grupo de quatro pessoas está prestes a passar pelos momentos mais horripilantes de suas vidas. E a sucessão de tragédias começa quando, inesperadamente, um enorme tsunami invade toda a costa. Como forma de se proteger, todos acabam buscando acampamento em um supermercado. Mas, quando o local também se alaga e um tubarão se instala, ele passa a ser tão perigoso quanto o lado de fora.


Uma grande tornado surge no litoral da Califórnia... O fenômeno natural começa no mar e interfere na vida de milhares de tubarões, que são sugados do oceano e arremessados por toda Los Angeles. Acaba sobrando para Fin (Ian Ziering), sua esposa April (Tara Reid) e mais um grupo de amigos a missão de enfrentar os animais e impedir que o tornado causa ainda mais estragos.

👉Continuações: Sharknado 2: A Segunda onda (2014), Sharknado 3: Oh, não (2015), Sharknado 4: Corra para o 4º! (2016), Sharknado 5: Voracidade global (2017), O Último Sharknado: Já estava na hora  (2018).


Meredith Hendricks é o melhor policial na sua quieta cidade em Lake Tahoe. Quando um traficante de espécies exóticas no mercado negro consegue liberdade condicional, algo que ele libertou começa a se fazer notar. Banhistas e pessoas que preferem se manter em terra tornam-se parte da cadeia alimentar em níveis inacreditáveis. Meredith e sua equipe descobrem que eles não estão apenas caçando uma máquina de matar, mas sim uma família inteira deles. Nem todos sairão vivos, mas aqueles que conseguirem nunca se esquecerão desse verão em Shark Lake.


No momento em que a jovem Nancy surfa sozinha em uma praia isolada, é atacada por um enorme tubarão branco. Ferida, mas a poucos metros da praia, ela tem que lutar por sua vida até conseguir sair da água.


Presas nas profundezas do oceano e cercadas por tubarões-brancos, duas irmãs precisam lutar contra o tempo para permanecer vivas. Mas com apenas uma hora de oxigênio e os predadores rondando, as chances se tornam cada vez menores.

👉Continuação: Medo Profundo: O Segundo ataque (2018)


Na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino fica presa dentro do local após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, oceanógrafo chinês (Winston Chao) contrata Jonas Taylor (Jason Statham), um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente.

👉Continuação: Megatubarão 2 (2023)


Jaelyn (Alicia Silverstone) e Kyle (James Tupper) só queriam uma escapada romântica juntos. No entanto, quando uma gigantesca tempestade tropical se aproxima, o casal e sua cabana de férias são arrastados para o mar. Sem comida, os dois vagam pelos restos de seu abrigo e esperam por ajuda em breve. Depois de horas de espera, as esperanças estão desaparecendo. As coisas ficam ainda piores quando Jaelyn e Kyle são pegos por um cardume de tubarões famintos..


Tendo dificuldades em manter a clientela de seu pequeno negócio de hidroaviões, em Grande Tubarão Branco, Charlie é um biólogo marinho aposentando e sobrevivente de um ataque de tubarão e recebe uma grande oportunidade. Ele é ajudado por seu amigo Benny e namorada Kaz, que ficam animados ao receberem um pedido de viajem por turistas, Joji e Michelle. Porém, assim que o avião pousa em uma praia no recife de Hell's Reef, eles se vêem presos em um barco salva-vidas 


Alguns amigos que estão aproveitando um fim de semana roubam jet skis, correm para o mar e acabam em uma terrível colisão frontal. Eles lutam para encontrar um caminho para casa enquanto predadores espreitam debaixo d'água.



Tecnologia do Blogger.