google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 FILMES QUE QUEBRARAM A QUARTA PAREDE

20-filmes-que-quebraram-quarta-parede

Vamos tratar a história da "Quarta parede" em um post separado. Mas de forma bem resumida, o ato de derrubar esta quarta parede se refere ao momento em que o personagem (no caso deste post, personagens cinematográficos) se comunica diretamente com o telespectador, olhando para a câmera, como se te dissesse algo, normalmente com uma frase ou mesmo, só um olhar. 

Conheça abaixo 20 casos que esta "quebra" ocorre no cinema.

1) GRANDE ROUBO DO TREM (1903)

Um grupo de cowboys fora da lei envia uma mensagem falsa que faz com que um trem pare. Assim, eles podem entrar no trem e assaltar os passageiros. Eles roubam o cofre do vagão dos correios e, depois de uma certa confusão, conseguem escapar. Só que o telegrafista do trem consegue enviar uma mensagem pedindo ajuda, o que leva à perseguição dos assaltantes.


2) PANACA (1920)

Filho de um dos homens mais ricos de Nova Iorque, Bertie (Buster Keaton) é um jovem mimado que passa seus dias perambulando pela boemia da cidade. Quando seu cunhado arma uma emboscada para que ele assuma sua filha bastarda, Bertie é rejeitado por sua própria família e também pela garota que ele ama. Mas, apesar de levar a pecha de irresponsável, é Bertie quem entra em ação para recuperar a fortuna do pai quando essa é posta em risco. 


3) UMA SEMANA (1920)

Recém-casados, marido e mulher saem da igreja e se deparam com um valioso presente: uma casa portátil que, conforme diz a embalagem, pode ser montada em apenas uma semana. A tarefa aparentemente fácil se torna bastante complexa na medida em que o rival do noivo trocou o número das caixas com o material de construção, invertendo a ordem das etapas. 


4) PSICOSE (1960)

Marion Crane, rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion, desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.


5) NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (1977)

Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.


6) SUPERMAN (1978)

Antes da destruição do planeta Kripton, Jor-El (Marlon Brando) envia seu filho para um planeta distante a fim de protegê-lo. A Terra é o seu destino e ele será aquele que defenderá a humanidade de todos os perigos. Dotado de super-poderes, ele sobrevoará as cidades mantendo a lei e a ordem, e para manter sua identidade secreta se disfarça no repórter Clark Kent (Christopher Reeve).


7) TROCANDO AS BOLAS (1983)

O executivo Louis Winthorpe III e Billy Ray Valentine são os temas de uma aposta entre os corretores de sucesso Mortimer e Randolph Duke. Um funcionário dos Duke, Winthorpe, é falsamente acusado pelos irmãos por um crime que não cometeu, com os irmãos, em seguida, colocando o esperto Valentine em sua posição. Quando Winthorpe e Valentine descobrem o esquema, eles decidem virar o jogo que os Dukes começaram.


8) CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)

No último semestre do curso do colégio, estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).


9) SOS - TEM UM LOUCO SOLTO NO ESPAÇO (1987)

Os diabólicos líderes do planeta Spaceball, tendo desperdiçado infantilmente sua preciosa atmosfera, arquitetaram um plano secreto para tomar cada sopro de ar do seu vizinho, o pacífico planeta Druidia. Assim o ditador de Spaceball, o presidente Skroob , manda o cruel Dark Helmet sequestrar Vespa , a princesa de Druidia, e exigir do Rei Roland, o pai dela, que libere todo o ar. Lone Starr  e Barfolemew  recebem de Roland o pedido de resgatá-la, sendo que Star exige um milhão de dólares espaciais pelo resgate, pois é quanto deve para um agiota intergaláctico.


10) UMA NOITE ALUCINANTE (1987)

Único sobrevivente da noite passada, Ash (Bruce Campbell) tenta sobreviver aos seres do livro dos mortos, ao mesmo tempo em que mais quatro visitantes se dirigem para a cabana, onde os demônios não cessam seus ataques.


11) BONS COMPANHEIROS (1992)

Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua "carreira" aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores.Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais.


12) QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR (1992)

Apresentando um monte de rock and roll, palermas radicais e os mais alucinados anfitriões do pedaço, Wayne Campbell (Mike Myers) e Garth Algar (Dana Carvey). Quando um executivo de televisão (Rob Lowe) metido a 'mauricinho' oferece a Wayne e Garth um gordo contrato para transmitir pela sua cadeia de televisão o programa que eles apresentam numa pequena rede de TV a cabo, os dois não acreditam no tamanho da sua boa sorte (nem podem!). Logo eles descobrem que o buraco é mais embaixo, cheio de perigos, tentações e poucas festas para curtir.



13) ACE VENTURA - UM DETETIVE DIFERENTE (1994)

Ele é o melhor que existe! De fato, ele é o único que existe! Ace Ventura (Jim Carrey) assume o caso para encontrar a mascote desaparecida do time dos Miami Dolphins e também seu principal jogador, Dan Marino. Ele fica frente a frente com um tubarão faminto, arruma encrenca com os jogadores do Miami Dolphins e encanta e espanca as damas. Ainda que esteja disfarçado, dissimulado e desacreditado, ele sempre prende o culpado ou culpada?


14) MÁSKARA (1994)

Em Edge City vive Stanley Ipkiss (Jim Carrey), um cara decente que trabalha em um banco mas é socialmente desajeitado e sem muito sucesso com as mulheres. Após um dos piores dias da sua vida, ele acha no mar a estranha máscara de Loki, um deus escandinavo. Quando Stanley coloca a máscara, se transforma em O Máskara, um ser com o rosto verde que possui a coragem para fazer as coisas mais arriscadas e divertidas que Stanley receia fazer, inclusive flertar com Tina Carlyle (Cameron Diaz), a bela e sensual cantora que se apresenta no Coco Bongo, a discoteca do momento. O Máskara tem velocidade sobre-humana e um humor não-convencional e, enquanto isto, o gângster Dorian Tyrrell (Peter Greene), que namora Tina, se esforça para destruir o Máskara e se apoderar da máscara para usar seus poderes para o mal.



15) SEXTA FEIRA EM APUROS (1995)

Em Los Angeles, Craig Jones (Ice Cube) e Smokey (Chris Tucker) são dois amigos inseparáveis e sem dinheiro. Craig foi despedido na véspera e Smokey só se preocupa em fumar maconha, que lhe foi dada para vender pelo traficante do bairro. Enquanto conversam ficam vendo as várias confusões que acontecem nas vizinhanças. Mas eles podem participar da maior de todas, pois Smokey está sendo pressionado pelo traficante para, às dez horas da noite, lhe entregar duzentos dólares ou então os dois vão morrer.


16) CLUBE DA LUTA (1999)

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.


17) ALTA FIDELIDADE (2000)

Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música à beira da falência, que apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que alcance a maioridade.


18) KILL BILL (2003)

A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu).


19) VIOLÊNCIA GRATUITA (2007)

A trama envolve a dona de casa de classe média Anna (Watts), seu marido George (Roth) e seu filho de 10 anos de idade Georgie. A família vai passar um fim de semana de feriado em uma casa de veraneio isolada, perto de um lago. O casal é aterrorizado por dois inesperados visitantes: os jovens psicopatas Peter (Brady Corbet, de “Os Thunderbirds”) e Paul (Michael Pitt, de “Cálculo Mortal”) que os fazem de reféns, utilizando a família em uma espécie de jogo sádico, violento e doentio.


20) DEADPOOL (2015)

Ex-militar e mercenário, Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica. Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida.



Bônus) HOUSE OF CARDS (2013)

Frank Underwood é um astuto congressista norte-americano que é traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa, de uma jornalista ambiciosa e de um outro político com problemas com alcoolismo, Underwood inicia um plano para minar adversários políticos e conquistar, em alguns anos, a presidência dos Estados Unidos.

Série de TV que durou 6 temporadas.




Tecnologia do Blogger.