google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 MAIS MARCANTES E ASSUSTADORAS MÁSCARAS DO CINEMA



Tira a máscara que cobre o seu rosto"... Cantava Pitty em sua música "Máscara". E com essa citação começamos nosso texto. Afinal, que máscaras você usa? Fora do sentido metafórico, as máscaras sempre foram usadas na história da humanidade. Seja nos teatros, em especial o teatro grego e até mesmo em sentido religioso em tradições mortuárias - tendo em cada cultura uma intenção diferente. 

Carl Gustava Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço, o fundador da psicologia analítica já analisava o conceito de máscaras. Mas Jung não falava das máscaras como objetos cênicos, mas as máscaras que usamos na sociedade. Essas máscaras são chamadas persona e dizem respeito àquelas que cada pessoa usa para se adequar socialmente, ou seja, o papel social que desempenhamos em cada situação que nos inserimos. Seja na escola, no trabalho ou na convivência com os amigos, em cada um desses momentos usamos uma persona diferente a fim de lidar com a situação e com os outros, não sendo é claro o nosso verdadeiro eu - mas sim um meio de se adequar à sociedade. 

As personas são necessárias para o nosso convívio social e o meio de lidar com as situações do dia a dia. O problema seria quando essas máscaras são muitas e acabam por nos confundir no sentido de - o que é máscara e o que é nosso verdadeiro eu?! Outro problema é quando elas se cristalizam, criando uma falsa crença de que a máscara é a pessoa de fato. No cinema, as máscaras são frequentemente usadas, seja num sentido meramente cênico ou como um adorno, ou como um objeto metafórico - significando algo além. Se repararmos bem, a maioria dos super-heróis usam máscaras com a intensão de proteger sua verdadeira identidade, a família e os amigos. De certo modo, o super-herói também se utiliza de um papel e de uma 'máscara' no sentido da persona. Afinal, o super-herói é justo, corajoso e não tem defeitos humanos - e sim, nós meros mortais usamos a máscara do herói quando precisamos dela em determinadas situações, a questão é que também usamos a do vilão em outras. 


Vários personagens no cinema as usam, e muitas pessoas as tomam a fim de vestir o significado que elas representam. A icônica máscara em 'V de Vingança' é um exemplo, baseada nos traços físicos do revolucionário Guy Fawkes - um britânico que viveu entre 1570 e 1606 - essa máscara é muito usada em protestos no mundo inteiro. Afinal, o próprio Guy Fawkes estava descontente com o governo de sua época, e juntando-se a outros revolucionários, eles pretendiam explodir o Parlamento assassinando o rei e seus aliados. 

A máscara do personagem V se tornou um símbolo, ou seja, ela vai além de um mero acessório, ela carrega uma mensagem. Com isso, entendemos que as máscaras vão além de objetos cênicos, sendo adotadas pela psicologia a fim de entender o comportamento humano e suas relações sociais e também pelas pessoas em geral, quando usam uma máscara para passar uma significação. Como disse a escritora Aline França: ''Passado o Carnaval, todos colocam as máscaras''.

Texto e revisão: Thais A.F. Melo

Pesquisa: M.V.Pacheco



🔶A máscara do personagem foi criada pelos cineastas Tobe Hooper e Kim Henkel. O personagem usa máscaras feitas de pele humana, dai o seu nome, uma junção de "leather" (couro) e "face" (rosto).


🔶O design da criatura, com tudo incluso, ficou a cargo da genialidade de Stan Winston.


🔶A máscara de Darth vader foi criada por  Ralph  McQuarrie, baseada num capacete dos samurais, especificamente do mempo, máscara de metal utilizada exclusivamente pelos guerreiros mais respeitados do Japão.


🔶Martin Jay Sadoff, supervisor de efeitos 3D do filme, era um grande fã de hóquei, e tinha com ele uma máscara de goleiro. De forma improvisada, uma cena foi colocada no filme em que Jason troca o seu saco de pano pela máscara.


🔶O coelho foi criado pela figurinista April Ferry, em referência ao filme "Meu Amigo Harvey", de 1950. No longa, Elwood, interpretado por James Stewart, é aconselhado por um coelho gigante. A dupla designers Dale R. Brady e Rob Burman ficou responsável pela máscara. 


🔶A máscara que aparece na história foi uma criação de David Lloyd, um dos autores da HQ que baseou o filme. Ela representa uma personalidade histórica que realmente existiu, um soldado inglês chamado Guy Fawkes.


🔶A máscara é baseada na pintura O Grito de Edvard Munch e foi criada e projetada pela empregada do Fun World, Brigitte Sleiertin, como um traje do Dia das Bruxas, antes de ser descoberto por Marianne Maddalena e Craven para o filme.


🔶Ed Cubberly foi o criador da máscara original feita para O Silêncio dos Inocentes. Ele é o único detentor dos direitos autorais.


🔶A máscara do Baby Face foi criada por Tony Gardner, porém, Jonathan Bertuccelli, criador do mascote do New Orleans Pelicans, afirma que o filme roubou sua ideia descaradamente. É só procurar na internet para confirmar que são quase idênticas mesmo.


🔶Jack Fisk foi o designer de produção do filme e responsável pela máscara, que mais parece um capacete. Na época ele era namorado da atriz Sissy Spacek, que fez Carrie, do mesmo diretor de Fantasma do Paraíso. Depois se casaram.


🔶O criador da máscara do personagem Billy foi Leigh Whannell. O nome foi dado pelo diretor australiano James Wan. 


🔶O design de Immortan Joe mudou ao longo de muitos anos de desenvolvimento do filme, no entanto, a única característica remanescente presente em todos é a máscara. O responsável foi o desenhista de produção Colin Gibson. 


🔶A máscara branca usada pelo assassino Michael Myers foi adaptada a partir de uma que simulava o rosto de Capitão Kirk, o protagonista de Star Trek.



Tecnologia do Blogger.