google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

H.P.LOVERCRAFT - 13 MELHORES ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA


Primeiro serviço de utilidade pública: Howard Phillips Lovecraft é o nome deste, que é um dos mais importantes romancistas do gênero de terror do mundo. Pouco sabem o que significa a abreviatura H.P., que mais lembra nossas tradicionais impressoras.

Assim como  Edgar Allan Poe, sua influência no cinema é incalculável. Não dá para mensurar, ou mesmo limitar a 10 ou 13 filmes essenciais porque são tantos e tantos filmes que utilizam elementos lovercraftianos em suas produções, que não caberiam numa lista tão simples.

Ainda assim, muitos buscam indicações e eis 13 imperdíveis...

Boa sessão:


Em 1765, no vilarejo da Nova Inglaterra chamado Arkham, os habitantes vivem aterrorizados por estranhos acontecimentos que atribuem a Joseph Curwen, o suposto "bruxo" que mora num castelo transportado da Europa (que teria pertencido a Torquemada). Muitas mulheres desaparecem à noite e voltam sem se lembrarem de nada, grávidas de bebês que nascerão deformados. Ao encontrarem uma dessas mulheres no castelo, os moradores são convencidos das bruxarias e agarram Joseph e o queimam numa fogueira. Mas o homem, antes de morrer, amaldiçoa todos os seus algozes e a seus descendentes.


O cientista americano Stephen Reinhart (Nick Adams) chega de trem à Arkham, um pequeno vilarejo inglês, para visitar sua noiva Susan Witley (Suzan Farmer), com quem havia estudado ciências na faculdade nos Estados Unidos. Ao chegar na mansão, é friamente recebido pelo pai de Susan, Nahum Witley (Boris Karloff), que tenta encorajá-lo a ir embora sem ver sua noiva, utilizando de uma inesperada arrogância. O jovem americano começa a se convencer que algo misterioso e maligno envolve a casa e seus ocupantes, principalmente após a morte suspeita do mordomo da família, Merwyn (Terence DeMarney). Baseado no conto "A Cor que Veio do Espaço".


Jovem retorna com o marido ao moinho em que passou sua infância, tentando superar um grande trauma, mas os dois acabam à mercê de uma criatura mantida presa no sótão.


Um jovem estudioso de ocultismo, Wilbur Whateley (Dean Stockwell), vive na pequena cidade de Dunwich em sua casa imensa e sinistra. Ele é temido pelos supersticiosos e assustados moradores locais, depois que sua mãe Lavinia (Joanna Moore Jordan) enlouquece após o parto e é internada num hospício. Ele tenta através dos ensinamentos do raro, poderoso e proibido livro “Necronomicon”, e com um ritual de sacrifício humano no “altar do diabo”, da bela e jovem Nancy Wagner (Sandra Dee), abrir um portal que permitiria a entrada dos “Antigos”, uma raça ancestral de outra dimensão, que habitava nosso planeta em tempos imemoriais, reassumindo o controle da Terra e destruindo a raça humana.


Ao estilo Frankenstein, Herbert West (Jeffrey Combs) é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain (Bruce Abbott), West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbida. Porém, seu professor, doutor Carl Hill (David Gale), tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele… Isso se conseguir manter a cabeça sobre o corpo até o final do filme.


Dr. Pretorius (Ted Sorel) e seus colegas estão trabalhando em uma experiência, por meio da estimulação da glândula pineal, querem abrir a mente humana para dimensões superiores. O experimento é bem-sucedido, no entanto, eles são imediatamente atacados por terríveis formas de vida, que aparentemente estão em torno de nós o tempo todo. Quando o Dr. Pretorius é morto por um deles, o Dr. Tillinghast (Jeffrey Combs) sob suspeita pela morte é considerado louco, devido a sua história. Só a psicóloga ambiciosa Dr.ª McMichaels (Barbara Crampton) acredita nele e quer continuar o experimento.


O detetive particular John March é contratado pela bela Claire para investigar as atividades de seu marido, Charles Dexter Ward, que começou a agir de maneira estranha, e isolar-se numa casa fora da cidade, após encontrar o diário de um antepassado condenado por bruxaria. Adaptação da novela "The Case of Charles Dexter Ward", de H.P. Lovecraft.


Nos anos 1930, o escritor H.P. Lovecraft visita uma biblioteca secreta onde monges guardam o último exemplar do Necronomicon, um livro proibido. Após forçar acesso à área fechada onde o volume está, Lovecraft lê três histórias de horror das páginas do livro, sem imaginar que pode estar despertando um poderoso Mal adormecido nas profundezas da biblioteca.


Baseado no famoso conto de H.P. Lovecraft. Na história, um professor moribundo deixa a seu neto uma coleção de documentos relacionados ao Culto de Cthulhu. O neto começa a descobrir porque os estudos do Culto fascinavam tanto seu avô. Pouco a pouco ele começa a se admirar com o Culto, assim como seu avô, e começa a investigar, tomando isso como sua própria cruzada. Quando começa a perceber a perturbadora e mortal realidade da situação, sua sanidade começa a desmoronar.


O jovem Jonathan Davis, que busca o pai desaparecido desde a Segunda Guerra Mundial,  chega à Alemanha, em 1975, num isolado vilarejo próximo a floresta Swabian-Franconian e escuta a história de um dos moradores a respeito de um meteoro que caíra na região e alguns cientistas que tentaram estudá-lo, mas sem chegar a alguma conclusão. No relato, uma família vizinha teria sido gravemente afetada pelo ocorrido. Incrédulo diante da história do estranho homem, Jonathan, mesmo sobre os avisos, vai a floresta buscar o pai. Plantas e frutas crescem com um sabor amargo, animais morrem sem explicação e pessoas são levadas a demência enquanto as investigação dos cientistas não evoluem.


Narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft.


Os Gardners são uma família que se muda para uma fazenda remota na zona rural da Nova Inglaterra para escapar da agitação do século XXI. Eles estão ocupados se adaptando à sua nova vida quando um meteorito cai no seu quintal da frente. O misterioso aerólito parece fundir-se com a terra, infectando tanto a terra quanto as propriedades do espaço-tempo com uma estranha cor sobrenatural. Para seu horror, a família Gardner descobre que essa força alienígena está gradualmente transformando todas as formas de vida que ela toca… incluindo-as.


Um grupo de pesquisadores se encontra num laboratório subaquático a onze mil metros de profundidade, quando um terremoto causa a destruição do veículo e expõe a equipe ao risco de morte. Eles são obrigados a caminhar nas profundezas marítimas, com quantidade insuficiente de oxigênio, para tentarem sobreviver. No entanto, conforme se deslocam pelo fundo do mar, descobrem a presença de uma criatura mortal de origem desconhecida.



Tecnologia do Blogger.