google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PUMPKINHEAD - A VINGANÇA DO DIABO (1988) - FILM REVIEW

Pumpkinhead,

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


"Às vezes, a morte é melhor", já dizia o velho Jud Crandall, personagem de Fred Gwynne em Cemitério Maldito, clássica adaptação de uma história de Stephen King, levada aos cinemas em 1989. O livro foi publicado em 1983. Um ano antes do filme de Mary Lambert chegar aos cinemas, o mestre Stan Winston, famoso por seus monstros no cinema, dirigiu Pumpkinhead: A Vingança do Diabo. Em vários momentos do filme e da continuação, há claras referências ao filme Cemitério Maldito, como o cemitério que lembra muito o do filme, o cemitério de animais, além do fato de que a criança é trazida de volta a vida. 

A história começa mostrando Eddie Harley (Lance Henriksen), ainda criança, e seus pais trancados em sua casa na fazenda. Da janela, o menino pode ver lá fora, um pobre homem implorar por socorro, enquanto é perseguido e estraçalhado por uma criatura demoníaca. Ninguém tem coragem de ajudá-lo, pois temem se tornar vítimas do Pumpkinhead (Cabeça de Abóbora). De volta ao presente, Eddie, após a morte de sua esposa, divide sua atenção entre cuidar do filho Billy e tocar uma lojinha à beira da estrada, numa rotina tão pacata e melancólica quanto aquelas paisagens rurais quase abandonadas.


Afaste-se de Pumpkinhead, a
menos que você esteja cansado de viver,
seus inimigos estão quase mortos,
ele é mau e implacável,
ria dele e você estará marcado,
mas de alguma maneira terrível, a
vingança, ele considera divertido,
e planeja isso com uma paixão, o
tempo não apaga ou borra,
uma trama que ele está preparando,
é quando você pensa que ele esqueceu,
ele conjura sua ruína,
portas e janelas trancadas,
cães de guarda rondando no quintal,
não o protegem na sua cama,
nada será, de Pumpkinhead! 
O filme também é baseado neste poema escrito por Ed Justin.


A vida de Eddie Harley toma um novo rumo quando um grupo de jovens da cidade decide passar um fim de semana no campo. No caminho, eles terminam parando na loja e aproveitando para fazer um irresponsável racha de motos pelas imediações desérticas. Eddie tem que ir à cidade buscar uma mercadoria e pede a Billy que fique com seu cão dentro da loja e longe dos visitantes e suas motos. Entretanto, o pior não tarda a acontecer, quando o menino decide ir atrás do cachorro que escapa em perseguição às motos: incapaz de desviar a tempo, um dos rapazes atropela e mata Billy. Em busca de vingança, Eddie procura pela feiticeira Haggis, que todos dizem ter poderes sobrenaturais, e ela ressuscita Pumpkinhead para vingar o filho de Harley. 

Stan Winston era o mestre dos monstros. Faleceu precocemente em 2006 devido a um câncer, mas nos deixou uma galeria invejável de figuras memoráveis como Predador, O Exterminador do Futuro e Aliens. Ele fazia também a maquiagem para colocação dos efeitos especiais, como aquela marcante face meio robô do ator Arnold Schwarzenegger, além de animatrônicos. Na direção, fez menos barulho. Realizou apenas 2 filmes: este do post e "Meu amigo, o Gnomo (1990)''.


Winston pediu aos roteiristas que deixassem o monstro Pumpkinhead e a velha Haggis muito mais sombrios do que no roteiro original. O Pumpkinhead não se parece muito com uma abóbora. O nome vem do fato de que convocá-lo envolve desenterrar um cadáver que foi enterrado em um canteiro de abóboras. 

Embora seja um filme de terror, diversão era, de fato, o clima predominante no set de Pumpkinhead. Apesar de muitos encargos e responsabilidades adicionais, Winston trouxe o mesmo senso de humor e espírito alegre para dirigir Pumpkinhead, como ele fez nas tarefas de efeitos de criatura. 

No filme há algumas participações especiais. Os dois filhos de Stan Winston podem ser vistos como membros do clã Wallace. Kane Hodder, o Jason Voorhees mais famoso, também faz uma ponta. Curiosamente, o diretor Armand Mastroianni (que tive o prazer de entrevistar) foi originalmente definido para tocar o barco, mas não deu liga e Stan  Winston fez uma estreia.


Originalmente, os produtores do DeLaurentiis Entertainment Group (DEG), a produtora do filme, enviaram a Winston o roteiro na esperança de contratar a Stan Winston Studio para criar o demônio 'Pumpkinhead'. Mas Winston reconheceu rapidamente que, em Pumpkinhead, havia encontrado uma oportunidade ideal para sua estreia como diretor de cinema. Então Stan disse aos produtores: 'Sim, eu farei a criatura - mas somente se eu puder dirigir o filme. Então, Armand Mastroianni foi para "O Armário do Diabo" que também virou cult movie do saudoso VHS.  

Uma sequência, Pumpkinhead II: O Retorno, foi lançada diretamente em vídeo em 1994. Foi dirigida por Jeff Burr. Duas sequências adicionais, Pumpkinhead: De Volta às Cinzas e Pumpkinhead: Maldição Sangrenta foram filmadas em 2006, feitas para a televisão. Uma foi transmitida no mesmo ano e a outra no ano seguinte.


Ainda que não conseguissem ter o mesmo êxito no sentido de se tornarem cultuados, serviram para aumentar o "nome" do primeiro filme, assim como tantos outros como A Hora do Pesadelo, Hellraiser e Sexta-Feira 13.

Tecnologia do Blogger.