google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOGOS VORAZES - SAGA REVIEW

 jogos-vorazes-saga-review.

Jogos vorazes.

Texto: M.V.Pacheco

Revisão: Thais A.F. Melo


Já na primeira cena de Jogos Vorazes, quando a personagem central dá um alento a uma criança e depois caça um cervo, vemos que estamos diante de uma obra singular, distante das produções que buscam audiência do público adolescente. 

Jogos Vorazes é sim, uma saga de adultos, para adultos, mas protagonizada por jovens. Decisões difíceis serão necessárias ao longo da jornada dos personagens bem como sacrifícios ocorrerão. 

O primeiro filme veio em 2012  e mostrava um futuro distópico, onde boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula que foi escolhida, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.


A primeira vista, lendo esta sinopse parece que se trata de uma “corrida de pods” (ou seja, rápida, dinâmica e sem muitas nuances), mas na verdade, a trama com os 4 filmes maratonados, vemos que a história de  Katniss está mais para o caminho da libertação do Império. Ela é um Luke Skywalker. Um Neo. A escolhida. Suas características e seu carisma vão delineado uma força capaz de derrotar o governo por trás do regime e voltar para a democracia.

Jogos Vorazes é a primeira parte de uma trilogia de livros para jovens, escritos por Suzanne Collins, cujos títulos originais são: "The Hunger Games", "Catching Fire" e "Mockingjay". Antes de fechar com o diretor Gary Ross (Alma de Herói), a produção conversou também com Sam Mendes (Beleza Americana) e David Slade (A Saga Crepúsculo: Eclipse).


Jennifer Lawrence estava escalada para protagonizar Savages (2012), de Oliver Stone, mas desistiu para atuar em Jogos Vorazes. Antes de ela assumir a protagonista, os nomes de Chloe Moretz, Hailee Steinfeld, Abigail Breslin, Saoirse Ronan, Emma Roberts, Emily Browning, Mary Matilyn Mouser (Noivas em Guerra), Lyndsy Fonsecam (a Alex da série Nikita), Kaya Scodelario (Fúria de Titãs) e Shailene Woodley (A Culpa é das Estrelas) foram considerados para o papel.

Além de Lawrence, o filme tem um elenco de primeira. Lenny Kravitz foi escalado para o papel de Cinna sem audição, depois que o co-roteirista e diretor Gary Ross ficou impressionado com sua breve atuação em Preciosa: Uma História de Esperança (2009). Como a maioria das cenas de Cinna são com Katniss, Kravitz aprendeu o máximo que pôde sobre Jennifer Lawrence através de sua filha Zoë Kravitz, que apareceu com Lawrence em X-Men: Primeira Classe (2011).


Donald Sutherland viu o roteiro por acidente e, quando ao lê-lo, fez lobby para o papel de Presidente Snow porque o script lembrou o clássico de Stanley Kubrick, Glória Feita de Sangue (1957). Ele conseguiu o papel depois de escrever uma carta de apelo a Gary Ross explicando por que ele deveria ser escalado.

Elizabeth Banks interpreta uma personagem central na história, que se tornou uma imagem icônica na cultura pop, mas o nome dessa personagem (Effie Trinket) nunca é falado neste filme, mas apenas nas sequências. Completam o elenco estelar Stanley Tucci (Caesar Flickermann), Toby Jones (Claudius Templesmith), Woody Harrelson (Haymitch Abernathy), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne), Amandla Stenberg (Rue) e Isabelle Fuhrman (Clove).


O compositor Danny Elfman deixou o filme devido a um conflito de agendas e foi substituído por James Newton Howard. O diretor da segunda unidade era ninguém menos que Steven Soderbergh, que filmou muitas das cenas de motim do Distrito 11. O resultado foi que este foi o primeiro filme não lançado por um grande estúdio (Twentieth Century Fox, Walt Disney Pictures, Paramount Pictures, Warner Brothers, Columbia Pictures ou Universal Pictures) que arrecadou mais de 400 milhões dólares nos Estados Unidos.

Em 22 de fevereiro, quatro semanas antes do lançamento do filme, a Lionsgate começou a vender ingressos antecipados. Não apenas as vendas de ingressos quebraram o recorde de um dia originalmente detido por A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010), mas também representaram oitenta e três por cento das vendas de ingressos do dia.


O estado fictício do filme é chamado de Panem. É derivado de "Panem et Circenses", ou "Pão e circo", que vem dos últimos dias do Império Romano, quando o estado mantinha as massas satisfeitas apenas com comida barata e entretenimento popular.

Panem está localizada em uma América do Norte pós-apocalíptica, cuja massa de terra foi reduzida pela elevação do nível do mar. O Capitólio está nas Montanhas Rochosas, possivelmente no Colorado, e a cidade do Distrito 12 onde Katniss cresceu fica em algum lugar nas Montanhas Apalaches, possivelmente Kentucky ou West Virginia.


Nas primeiras cenas que retratam a vida no Distrito 12, uma homenagem à foto icônica da era da Depressão de Dorothea Lange é vista na foto da senhora olhando pela janela com os dedos em uma bochecha. Mais tarde no filme, a cena Colheita apresenta imagens da mesma grande arquitetura neoclássica, microfones no estilo dos anos 1940 e faixas vermelhas de aves de rapina que faziam parte do Terceiro Reich.

Próximo: Então me escute. Aprenda comigo. Não fui o melhor porque matei rapidamente. Eu fui o melhor porque a multidão me amou. Ganhe a multidão. E você vai ganhar sua liberdade.
Máximo: Vou ganhar a multidão. Vou dar a eles algo que nunca viram antes.
Diálogo do filme Gladiador 


A cena da em que Katniss pratica arco é extremamente emblemática. Diante de aristocratas esnobes, ela mira a primeira flecha e erra, e todos riem. Mas quando ela certa no alvo, ninguém dá a mínima importância, demonstrando o que vivemos na nossa realidade, já que as pessoas chamam mais a atenção para os erros que acertos. 

Jogos Vorazes discute ao longo da produção vários assuntos importantes, como a desigualdade social, além de como os de menor poder aquisitivo são tratados de forma pueril, como se não valessem nada a não ser serem escolhidos como tributos num jogo que lembra mais a Roma Antiga que um futuro distante ou distópico. 

Alguns personagens usam vestimentas que destoam justamente por simbolizarem pessoas que se julgam importantes pela função desempenhada e não pela importância real, como é o caso do personagem de Donald Sutherland, que o ditador, cuja roupa não precisa aparecer mais que ele. 
O co-roteirista e diretor Gary Ross afirmou que sua decisão de trabalhar com a câmera instável "teve muito a ver com a urgência do que está acontecendo e para refletir o ponto de vista de Katniss". Ele também mencionou que queria evitar a todo custo um visual polido e estático de câmera, já que isso reduziria a violência a mero entretenimento e seria totalmente contrário à intenção do filme.

Um toque que traz a tensão necessária para nos jogar na trama, deixar tensos com os caminhos tomados pela personagem assim como ter empatia por suas perdas. Ao fim da edição 74 dos Jogos Vorazes, fica uma trilha de sacrifícios, perdas dolorosas, crescimento emocional e o entendimento que a vida deles (e a nossa) é um jogo de sobrevivência, mas às vezes, para chegarmos a um lugar maior, é preciso encarar o sistema, e caso tenha a simpatia do público, subvertê-lo. 


Em Chamas

O próximo capítulo muda de direção (Francis Lawrence) mas a direção da história continua a mesma: rumo á insurreição, mesmo que os personagens ainda não tenham plena consciência.  Na trama, após a espetacular manobra de Katniss Everdeen e Peeta Mellark para vencerem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Panem entrou em estado de caos. Na Capital, o ato dos tributos foi encarado como um ato de amor. Nos distritos, foi um ato de rebelião contra o cruel governo que rege o País. 

Sob pressão do próprio Presidente Snow, Katniss e Peeta terão que consertar o que fizeram na turnê da vitória e convencer toda a população que estão realmente apaixonados. Mas o Massacre Quaternário (uma edição reformulada dos Jogos Vorazes, que ocorre a cada 25 anos) está vindo e prometendo mudar para sempre a história de Panem e do casal de amantes desafortunados do distrito 12.


A ideia inicial tanto da Lionsgate quanto do diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme da série, era que ele permanecesse no comando da sequência. Entretanto, a Lionsgate queria que Jogos Vorazes - Em Chamas fosse lançado já em 2013, enquanto que Ross desejava ter um tempo maior entre os dois filmes. Como não conseguiu convencer o estúdio, acabou deixando o projeto e sendo substituído por Francis Lawrence.

Este foi o filme de maior bilheteria de 2013 na América do Norte. Foi o primeiro filme a chegar ao topo da bilheteira anual com protagonista feminina de topo desde O Exorcista (1973), e o primeiro com uma mulher como única protagonista e principal foco de marketing desde A Noviça Rebelde (1965).


Nesta sequência, Katniss passa por um momento trágico para começar a tomar consciência de sua importância. Ao inspirar pessoas num distrito enquanto discursa, um senhor tem uma atitude de apoio (e os demais em sequência), e ele é morto na sua frente. Ali a personagem vislumbra a necessidade de lutar contra o estado totalitário e enxerga sua própria importância no processo, enquanto paralelamente, também somos lembrados que por trás desta liderança que surge em Kat, está um ser humano que sofre, tem traumas e dores que só ela conhece.  

Neste filme, várias novas aquisições de peso se juntam ao elenco. Entre eles Philip Seymour Hoffman, que faleceu em 2014 e gerou um grande problema para a produção dos filmes a seguir na sequência. Hoffman faz um papel central, de uma pessoa que joga nos dois lados, mas em favor da revolução. 


A atriz Jena Malone revelou em uma entrevista que enquanto ela estava "tão animada" para retratar o famoso strip tease do romance no elevador, mas acabou ficando decepcionada por não ser capaz de estar totalmente nua na cena icônica. Ela disse: "Somos muito fiéis à adaptação, então no elevador eu tive que quase tirar tudo, infelizmente, havia uma parte do guarda-roupa que eu não pude". Malone não revela qual parte ela não conseguiu remover, mas acrescenta que a cena era menos sobre estar nua e mais sobre "querer ver se ela poderia realmente fazer uma cena inteira em apenas alguns segundos".

De toda forma, apesar da censura, ela decidiu tirar a roupa de verdade. Então, a equipe e os atores a viram nua o tempo todo. Os hóspedes e funcionários do hotel também, quando a porta se abriu algumas vezes.


Um detalhe interessante é que a escultura de anjo no centro da Vila dos Vitoriosos do Distrito 12 é inspirada em "O Anjo das Águas", monumento no topo da Fonte Bethesda no Central Park de Nova York. Essa escultura foi projetada em 1868 por Emma Stebbins, a primeira artista feminina a fazer uma obra de arte pública comissionada na cidade de Nova York. A escultura teve um papel memorável em vários filmes, entre eles Godspell - A Esperança (1973) e Anjos na América (2003). Jeffrey Wright (Beetee) estava no último.

A grande sacada do filme é o governo reconhecer que Kat está ficando "forte demais" e colocá-la num evento com campeões das outras edições onde, possivelmente, ela seria morta. O que o governo não sabia é que a insurreição já estava sendo planejada e ele seria traído por pessoas da sua confiança.


O que nos leva ao próximo filme...

A Esperança - Parte 1

Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). 

A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.


Depois que os produtores de Matrix "racharam" a continuação em dois filmes para supostamente contar uma história, mas que no fundo, era para fazer rios de dinheiro baseado na confiança do material em mãos, o gatilho foi dado. 

Alguns exemplos ficaram famosos como a saga Crepúsculo, Harry Potter, Vingadores e o próprio Liga da Justiça (planejado como tal, mas que no final das contas, não ocorreu, e como todos sabem, saiu uma versão editada e refilmada por Joss Wheadon. Mesmo assim, 4 anos depois, a tal versão dupla tomou forma e passou an TV integralmente, ou seja as partes 1 e 2 previamente planejadas).


Jogos Vorazes "sofre" deste mal. É comum observamos que, depois de assistidas às duas partes, elas poderiam ser facilmente editadas em uma só. Mas isto não tira o poder desta que é uma das melhores sagas dos últimos tempos, com direito ainda a entrar no barco Julianne Moore, Natalie Dormer e Mahershala Ali. Julianne afirmou que seus dois filhos, ambos fãs dos romances, a convenceram a assinar o papel de Alma Coin.

Este filme é dedicado a Philip Seymour Hoffman, que morreu uma semana antes do fim das filmagens. Como a maioria de suas cenas para os dois filmes finais já haviam sido filmadas, o papel foi encerrado com outros personagens assumindo suas falas. 


Effie Trinket ( Elizabeth Banks ) aparece apenas brevemente no final do romance, mas o filme expande muito seu papel. No romance, os estilistas de Katniss estão presentes no Distrito 13, bem como uma personagem chamada Fulvia, que é assistente de Plutarch (Philip Seymour Hoffman). Effie substitui esses personagens no filme. Depois de ver Jogos Vorazes: Em Chamas (2013), a autora Suzanne Collins ligou para o diretor Francis Lawrence e disse: "Não há como Effie Trinket não estar nos próximos filmes."

Para que Peeta pareça que foi torturado, muitos pensam que ele fez uma dieta extrema. Mas, na realidade, eles usaram CGI para estreitar seu rosto e parecer abusado e espancado. Jennifer Lawrence cantou sozinha para o segmento "The Hanging Tree". A música alcançou o primeiro lugar mundial na parada de vendas do iTunes. E de fato, é belíssima e se torna um verdadeiro hino do filme. A letra da música "Hanging Tree" foi escrita por Suzanne Collins para o livro. A melodia foi composta por Jeremiah Fraites e Wesley Schultz da banda indie folk americana The Lumineers .


Natalie Dormer improvisou de vinte a trinta por cento de suas cenas, especialmente quando Cressida instrui Finnick (Sam Claflin) e os gêmeos onde ficar antes de filmar seu discurso. Quando questionada sobre como ela fez aquele ato improvisado, Dormer disse que se inspirou prestando atenção em como o diretor Francis Lawrence conversava com sua equipe de filmagem entre as tomadas.

Dormer raspou metade do cabelo quando ela interpretou o papel de Cressida. No livro, a personagem de Cressida tem a cabeça raspada e coberta com tatuagens de heras. Foi ideia de Natalie Dormer ter apenas metade (o lado esquerdo) de sua cabeça raspada para ser coberta com estas tatoos (falsas, claro)..


Castor e Pollux eram os irmãos gêmeos míticos da  mitologia de Helena de Tróia. Os irmãos em A Outra Face (1997), a franquia "Percy Jackson", e deste filme foram todos nomeados em homenagem a eles. Em "A Outra Face" é muito evidente, mas poucos notam, já que eles se chamam Castor Troy e Pollux Troy. Troy significa Tróia. 

O teaser tem uma cena que não está no filme, onde Peeta Mellark, Johanna Mason e o Presidente Snow estão todos vestidos com roupas brancas elegantes, saindo em comerciais de televisão do Capitol. Mason está com uma peruca loira. Isto é mais comum que imaginamos, mas alguns casos nos marcam negativamente, como o trailer de Rogue one, que mostra que algumas das melhores cenas do filme ficaram na sala de edição.


Curioso que Jodie Foster tenha sido considerada para o papel de Alma Coin, que acabou nas mãos de Julianne Moore. Ambas interpretaram Clarice Starling na franquia de filmes "Hannibal Lecter". E ainda neste universo, Philip Seymour Hoffman fez Dragão Vermelho (2002).

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 arrecadou 337,1 milhões nos EUA e Canadá e 418,2 milhões em outros países, totalizando 755,4 milhões, com um orçamento de 125 milhões, mostrando como a tática de dividir o filme dá muito certo em termos de rendimentos. 


A Esperança - parte 2

Aos poucos, Jogos Vorazes se caracteriza como um grande joguete político, onde os conflitos de interesses definem o passo seguinte e Katniss foi escolhida por ser tão carismática e não por ser "a" escolhida, como uma predestinada. 

E tal como vemos em Star Wars - Os Últimos Jedi, ambos os lados tem seus telhados de vidro. Neste último filme, Katniss, ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá, ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compor sua equipe.


O maior problema deste quarto filme é o ritmo. E ao contrário de obras primas como Stalker, em que o ritmo lento torna a obra contemplativa, este aqui é chato. Puro e simples. Um reflexo da falta de assunto, já que diretor, produtores e elenco são os mesmos. Confesso, dormi no cinema, mas claro, como bom cinéfilo, assisti ao filme assim que saiu em mídia física virtual (vulgo, torrent). E um detalhe: fiquei com a mesma sensação. Sempre tive vontade de revê-lo e o fiz, finalmente, para este post, a fim de tirar de uma vez por todas o ranço que tomei desta sequência, que na minha visão, deu números finais infelizes a uma excelente saga.  

E o reflexo disto? Tornou-se o filme de menor bilheteria da franquia, o que também não foi um estrago, já que custou 160 milhões e rendeu 658 milhões. Se somarmos o custo e o lucro das duas partes, podemos concluir que o estúdio tinha mesmo razão em dividir os filmes a fim de obter mais lucros. 


Eles venceram. E quem perdeu foram nós, que tínhamos a chance de ter uma grande franquia como Harry Potter ou Senhor dos Anéis, para sempre revisitar. Mas este quarto filme tornou a tarefa difícil demais de ser cumprida. 

De acordo com o diretor Francis Lawrence, o tempo inicial do primeiro corte foi de duas horas e cinquenta e um minutos. Ou seja, a coisa poderia ser bem pior. Ainda bem que nunca veremos um Lawrence Cut. Assim espero.



Tecnologia do Blogger.