google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

25 VEZES EM QUE OS CRIADORES DO GTA V NOS MOSTRARAM QUE SÃO FÃS DE CINEMA


O game GTA figura nos consoles há bastante tempo, mas levar o jogo a Los Angeles proporcionou aos criadores inserir várias referências cinematográficas. Porém, algumas delas são tão particulares, que nos mostram que eles são fãs de cinema e colocaram sua paixão no jogo.

Há referências cinematográficas óbvias, que vem com o cenário, como o Observatório, mostrando em filmes como Juventude Trasviada e La La Land, ou a calçada da fama, ou ainda o estúdio da Paramount. 

Separei hoje 25 referências incríveis a filmes e mesmo depois da lista pronta, consegui descobrir pelo menos mais uma, que pretendo colocar numa segunda parte, caso eu faça futuramente.

De qualquer forma, GTA funde duas de minhas paixões: cinema e games. Por isto, jogo ele há 10 anos. Todos os dias!!! Quem quiser me adicionar lá, é só procurar por Titans-Vingador.

Boa sessão:


As atualizações do GTA são um espetáculo a parte. Algumas trazem referências óbvias ao cinema, faltando somente o nome original pintar no game. Numa destas atualizações, o Delorean de De volta para o futuro 2 apareceu para o deleite dos fãs. E ele é simplesmente incrível... Só olhar a foto e ver como são idênticos. Mas o game traz outras referências aos filmes de Robert Zemeckis.


Da mesma forma, a incrível atualização que trouxe a moto do filme Tron. Até o rastro deixado pela moto é reproduzido no game. Dos filmes, confesso, nem sou fã. Nem do clássico de 1982 e muito menos o de 2010. Mas a referência ficou linda demais, além do que, bom de jogar. Todos os modos que envolvem a moto chamada no game de Shotaro, são incríveis.


No sentido prático, o Delorean e a moto Tron são bastante úteis no game. O primeiro por tornar as distâncias mais curtas e os ataques surpresas mais eficientes. Já a moto é fantástica por causa dos modos adversários.
Já o Batmóvel, é apenas um belo item para manter estacionado na sua garagem e tirar uma onda. Mas ele não é um item de jogo essencial. Eu uso ele, basicamente, para fazer um desafio que precisa voar do chão, de um veículo terrestre, o mais alto possível.


O "Scramjet"k é outro veículo que, como o Batmóvel, você torra milhões para tê-lo na garagem. Com funções muito parecidas, eles também compartilham dos mesmos defeitos no sentido de utilidade no jogo. O falta dela...Mas quem nunca quis dirigir o famoso Mach 5 do Speed Racer? A melhor oportunidade é comprá-lo. Voando, ele mais instável que o Batmóvel, tornando alguns desafios bem difíceis por causa da resistência do ar, já que é um veículo bem comprido.


Quando foi anunciado o "Thruster", aquela famosa Jetpack do filme 007 contra a chantagem atômica, muitos fãs surtaram. Como parte da atualização "O Golpe do Juízo Final". É lindo, mas infelizmente, com péssima mobilidade, tornando sua aplicação no jogo nula. Utilizei-o algumas vezes, principalmente nas missões do jogo e seu uso te convence a nunca comprá-lo. Estou esperando ganhá-lo um dia na roleta do Cassino porque não pagaria 1 real. Mas é uma referência cinematográfica incrível.


O JB 700 é baseado principalmente no Aston Martin DB5, com estilo do Aston Martin DB4 e Aston Martin DB4 GT Zagato. Este veículo é inspirado especificamente no clássico Aston Martin DB5 dirigido pelo agente secreto James Bond em vários filmes, principalmente Goldfinger e Skyfall. Seu nome, JB 700, é uma referência direta a James Bond (suas iniciais e 700 são o número 007 ao contrário). Mais um item que mostra que os criadores do GTA tem um paladar cinematográfico variado. No jogo é usado tão pouco que vira um item de colecionador do gamer.


Onde os fracos não tem vez é um filme monumental. Quando me deparei com a cena encontrada pelo personagem Josh Brolin no GTA, foi um choque. Até o cachorro morto estava lá. É uma das referências cinematográficas mais incríveis do jogo. Não tem, basicamente, função nenhuma, a não ser causar um êxtase em quem curtiu o filme. E neste ponto, conseguiram com louvor.


Os Aliens povoam Los Santos desde sempre. Mas um dos grandes momentos do game é uma missão cujo personagem está chapado e tem que enfrentar um bando de Aliens muito parecidos com o que enfrenta Sigourney Weaver e Cia em Alien. Porém, no gelo da sequência inicial do modo história foi descoberto um Alien congelado. Os idealizadores do game realmente pensam em tudo..


A história de uma garçonete quarentona e uma jovem dona de casa, entediadas que resolvem fazer pequena viagem para fugir da rotina e dá tudo errado se tornou o filme da vida de muita gente. E no GTA a referência não é da cena capital do filme, quando elas se jogam do penhasco fugindo da polícia. Genial.


Em 1922,o diretor F. W. Murnau levou aos cinemas a primeira adaptação, não oficial, do famoso livro de Bram Stoker, Drácula. Max Schreck (Conde Orlok) marcou o cinema de horror de forma tão definitiva, que muitos acharam que ele era um vampiro de verdade, principalmente por ser um ator muito enigmático. E por ser um filme tão distante das novas gerações, acostumadas com a saga Crepúsculo, é no mínimo inusitado que tenham buscado uma referência tão antiga.   


A loja de máscaras sempre traz homenagens a várias coisas. Não só cinema. Mas a máscara do personagem Jason Voorhees era essencial né? Ainda que pouco usada no jogo, é um item muito legal. E ainda conta com uma gama enorme de variações. Igualmente inúteis no jogo...


Máquina mortífera 2 foi um dos filmes que mais assisti na vida. Quando gravei a primeira vez de uma exibição na TV, eu via todos os dias. E quando fiz uma das missões do GTA, mal pude acreditar que eu teria que fazer exatamente a mesma coisa que Martin Riggs faz em uma cena importante do filme. Talvez tenha sido neste ponto que eu tenha percebido que os caras que bolaram o GTA realmente curtiam cinema.


Algumas referências são bem veladas, captadas apenas pelos mais atentos. Na cidade do game há várias referências sobre uma firma chamada "Germinator". Depois de olhar a imagem, parece óbvio demais até, só que nos preocupamos com tanta coisa no jogo que não paramos para ver propagandas. Até a frase famosa dita pelo Exterminador no filme pode ser vista no cartaz.


Mama é um filme dirigido por Andy Muschietti. Numa sequência do GTA podemos ver, à partir de uma hora determinada da madrugada, a figura da Mama na beirada da pedra, perto do precipício, como no filme. Ela pode ser vista em detalhes com o auxílio de uma arma com mira de longo alcance.


A referência ao cult movie Drive é velada e só os muito atentos percebem. Até os fãs do filme costumam não perceber. Olhando a imagem acima parece óbvia, mas como normalmente estamos focados em algo no jogo, não percebemos estas referências menores.


Encontrar nas profundezas do oceano a escotilha da série Lost é um trabalho para poucos. Da mesma forma que os ossos de um dinossauro ou a nave alienígena, a escotilha é um item escondido e que não tem qualquer função no jogo a não ser causar êxtase nos curiosos que ficam buscando estes elementos escondidos.


Arquivo X é uma série que influenciou muito a história da TV nos anos seguintes. Sua importância jamais é esquecida (ainda que muitos episódios estejam datados).  Os criadores do GTA deixaram no game a marca registrada da série, que também dialoga com os mistérios dos OVNIS do jogo.


O artefato utilizado pelos Caça-fantasmas para localizar as assombrações também é homenageada no GTA. Confesso que mesmo jogando há 8 anos, eu não tinha notado esta referência, mas está lá para quem for mais esperto.


Uma das referências mais incríveis é feita através de um trabalho no rosto do Trevor (que é um ator de verdade e se chama Steven Ogg). Uma ligeira “engordadinha” no rosto e uma acentuada na careca, e Trevor ficou igual o Jack Torrance em O iluminado. Ai, foi só colocar a roupa igual e pronto: o universo de Stephen King também habita o GTA.


E outro que não poderia faltar é Quentin Tarantino. O apartamento de uma personagem é reproduzido quase integralmente no GTA.


Ou uma referência a um dos filmes da minha vida, Blade Runner. Esta é mais um easter egg do que uma referência explícita. O nome do filme é parte da frase mais inesquecível de Roy, o replicante feito por Rutger Hauer. 


A maior parte destas últimas referências é explícita, porém pouco notadas. A do filme “Um golpe à italiana" pode ser vista durante a execução de um trabalho. Os três carros clássicos são idênticos aos do game, como podem ver na foto.


Já o carro utilizado no filme "Quanto mais idiota melhor 2" pode ser encontrado estacionado num local bem conhecido de quem joga o modo história e facilmente reconhecido pela foto. Não só os carros são quase idênticos como a "chama" na parte lateral também foi reproduzida.


Outra referência pouco notada é a da obra prima "Fogo contra fogo". Era de se esperar, já que várias locações do filme estão no jogo, então era um caminho natural. Porém ela veio através de uma cena bem particular, que foi a forma  em que eles tombam um caminhão. A imagem acima fala por si.


Para finalizar e não menos importante, era de se esperar que uma referência à saga Star Trek fosse colocada. Ela veio através da frase dita por Kirk, que está pintada naquele cenário de adoração aos Óvnis no GTA.

Abaixo, coloquei mais três imagens, que são referencias a Star Trek (o nome do ônibus) e a De volta para o futuro (a potência necessária para a viagem no tempo) e a cidade do filme.


Resumindo: ser nerd também é cultura...❤❤




Tecnologia do Blogger.