google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SERGIO LEONE - 10 FILMES ESSENCIAIS QUE ELE DIRIGIU PARCIALMENTE

Para quem é fã de Sergio Leone, ao assistir Meu nome é ninguém (1973), tem um choque. Parecemos estar diante de um quadro falso de Leone (não no sentido pejorativo, claro). Parece dirigido por ele, com músicas dos filmes dele, com atores dos filmes dele, com cenas idênticas aos filmes dele, só que com algo errado no meio. O erro se chama Tonino Valerii. Mas não se engane, estamos diante do melhor filme da saga Trinity no cinema e justamente por que Leone dirige várias cenas, que é creditado como roteirista (junto com Ernesto Gastaldi, que tive o prazer de entrevistar) e produtor. O mesmo acontece com Trinity e seus Companheiros (1975), "dirigido" por  Damiano Damiani, segundo melhor filme da saga Trinity.

Hoje vou indicar 10 filmes que Leone esteve envolvido como diretor, mas o crédito acabou indo para outro, ou...filmes que ele foi diretor da segunda unidade...

Ou...assistente da direção...

Boa sessão:


👉Leone trabalhou como assistente de Vittorio De Sica durante as filmagens. Ele também faz uma pequena aparição como um dos padres que estão ao lado de Bruno e Antonio durante a tempestade.

👉Sinopse: 

Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.


👉Leone trabalhou como diretor assistente 

👉Sinopse: 

Goethe e a ópera "Fausto" de Gounod são o tema deste filme. Fausto é um homem que vende sua alma a Mefistófeles em troca da juventude eterna, e este, com alegria astuta, leva Fausto ao desastre pelos caminhos do prazer. Marguerite se apaixona por Fausto e sofre por isso.


👉O diretor Sergio Leone trabalhou como diretor assistente do filme, mas em suas memórias disse que nunca chegou a conhecer o diretor Mervyn LeRoy ou dirigir nenhum dos atores principais da produção. 

👉Sinopse: 

Após três anos em campanha, o general Marcus Vinicius retorna a Roma e encontra Lygia, por quem se apaixona. Ela é uma cristã e não quer nenhum envolvimento com um guerreiro. Mas, apesar de ter sido criada como romana, Lygia é a filha adotiva de um general aposentado e, teoricamente, uma refém de Roma. Marcus procura o imperador Nero, para que ela lhe seja dada pelos serviços que ele fez. Lygia se ressente, mas de alguma forma se apaixona por Marcus. Enquanto isso, as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes e, quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e a família dela. Nero os atira aos leões mas, no final, Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecerão.


👉Sergio Leone foi um dos diretores da segunda unidade. Ele teve uma experiência mais interessante neste filme, pois conseguiu se comunicar diretamente com o diretor, Robert Wise, já que os dois falavam francês.

👉Sinopse: 

Páris de Tróia (Jacques Sernas) viaja para Esparta para conseguir um tratado de paz entre as duas cidades-potências. Seu navio é forçado a voltar para Tróia em meio a uma tempestade que o lança ao mar e nas costas de Esparta, onde é encontrado por Helena, a rainha, por quem se apaixona. Ele vai para o palácio real onde encontra o marido de Helena, o rei Menelau (Niall MacGinnis), Agamenon (Robert Douglas), Odisseu (Torin Thatcher), Aquiles (Baker) e muitos outros líderes gregos discutindo como fazer a guerra com Tróia. Menelau vê que Helena e Paris estão apaixonados e, fingindo amizade ao rei troiano, planeja a sua morte.  


👉A corrida de bigas foi dirigida por Andrew Marton e Yakima Canutt, cineastas que frequentemente atuavam como diretores de segunda unidade. Cada um tinha um diretor assistente, que filmou cenas adicionais. Entre eles estava Sergio Leone.

👉Sinopse:

Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.


👉Este foi oficialmente o primeiro filme sob comando de Sergio Leone, já que o diretor Mario Bonnard ficou doente no primeiro dia de filmagem (mas retornou ao melhorar).

👉Sinopse:

Retomando á Pompéia de sua última aventura na fronteira, Glaucus (Steve Reeves) vê a bela jovem Ione (Christine Kaufmann) perdendo o controle de sua biga e a salva de um acidente. Após deixar a dama a salvo, Glaucus finalmente regressa á Pompéia e a encontra totalmente aterrorizada, um escravo informa que um grupo de bandidos encapuzados estava assassinando famílias inteiras e saqueando todas as casas, inclusive sua fazenda, tendo como principal vítima seu pai, Glaucus, sedento por vingança, segue á caça dos assassinos.


👉Leone foi o diretor assistente.

👉Sinopse:

Em 1930, a jovem Gabrielle Van der Mal (Audrey Hepburn), filha de um famoso cirurgião, decide largar tudo e se tornar freira, fazendo votos de pobreza, obediência e castidade. Ela tem dificuldades para se adaptar as novas regras, mas se dedica ao máximo nos seus estudos de medicina. Seu maior desejo é ir trabalhar como enfermeira no Congo Belga, mas após a primeira prova é enviada a enfermaria de um sanatório. Depois de alguns anos lá, ela finalmente consegue ir para a África, onde conhece o cínico, ateu e brilhante médico Fortunati (Peter Finch).


👉Sergio Leone foi contratado para dirigir a segunda unidade do filme, mas saiu logo após o início da produção. Até hoje não está claro se ele desistiu ou foi demitido.

👉Sinopse:

O filme conta a saga de Lot (Stewart Granger) homem justo e sobrinho de Abraão, retira o povo hebreu do deserto e conduz a duas cidades, Sodoma e Gomorra. Lá o povo hebreu, com excessão de Lot, é, aos poucos, dominado pelos prazeres e pelo pecado, corrompendo a carne e o espírito. Tais corrupções despertarão a ira de Deus, e Lot, como líder do povo, irá tentar salvar seu povo do maior castigo divino sobre a terra.


👉Algumas cenas foram dirigidas por Sergio Leone com roteiro de Fulvio Morsella, Ernesto Gastaldi e o próprio Leone.

👉Sinopse:

Jack Beauregard (Henry Fonda), que já foi o maior pistoleiro do Velho Oeste, só quer se mudar para a Europa e se aposentar em paz, mas um jovem pistoleiro, conhecido apenas como "Ninguém", o idolatra e quer vê-lo sair em uma chama de glória. Ele organiza para que Jack enfrente a gangue de 150 homens, conhecida como The Wild Bunch, e, assim, ganhe seu lugar na história.


👉Leone foi o diretor de segunda unidade (ele foi responsável especificamente pelas cenas iniciais) e ajudou bastante na concepção visual.

👉Sinopse:

Joe Thanks (Terence Hill) é um vigarista genial. Ele realiza vários esquemas com seus dois amigos: Bill Locomotiva (Robert Charlebois) e sua namorada Lucy (Miou-Miou). Lucy ama os dois homens, e eles por sua vez, disputam seu afeto. Joe formula um plano extremamente elaborado para roubar 300 mil dólares do major Cabot (Patrick McGoohan), um homem da cavalaria que está tentando roubar os índios. Toda vez que o plano parece estar falhando, Joe tem outro truque na manga. O filme culmina com uma perseguição da diligência e de uma gigantesca explosão.




Classicline lançou Helena de Tróia, filme imperdível de  em Robert Wise DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Stanley Baker, Rossana Podestá, Brigitte Bardot, Jacques Sernas
Direção: Robert Wise
Roteiro: John Twist, Hugh Gray
Fotografia: Harry Stradling Sr.
Ano de produção: 1956
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 1,78 Widescreen Anamórfico (16:9)
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 112 min. aprox.
Idioma: Inglês e Português (2.0 Dolby Digital)
Legendas: Português

Extras: Fotos, Cartazes e Trailer


 

Tecnologia do Blogger.