google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

SIDNEY POITIER - 10 FILMES ESSENCIAIS

sidney-poitier-10-filmes-essenciais


Decidi em minha vida que não faria nada que não refletisse positivamente na vida de meu pai.

Não me recordo, na história do cinema, um ator negro que conseguisse chegar ao patamar de Sidney Poitier. Ator, diretor, autor e diplomata, foi o primeiro ator negro da história a receber o prêmio Oscar de melhor ator. Ele foi um ator que reunia o melhor dos mundos: ativismo contundente em seus filmes, que sempre mostravam algo relevante a ser discutido, principalmente por conta do preconceito racial; carisma e muito talento. 

Nascido num veleiro, a caminho de Miami no dia 20 de fevereiro de 1927, Sidney foi um exemplo a ser seguido. Assistindo a alguns filmes dele em sequência, é impressionante como os seus filmes dialogam com o público, ao contrário de ótimos atores que seguiram seu rastro, como Denzel Washington, que amo, mas que faz muitos filmes divertidos, de sucesso, porém sem qualquer relevância para o público. 

Seu início foi difícil. Chegou a dormir na estação de ônibus. Para conseguir seu primeiro grande papel em O Ódio é Cego (1950), ele mentiu para o diretor Joseph L. Mankiewicz e disse que tinha 27 anos, quando na verdade tinha apenas 22. 

Ele foi a inspiração visual para as ilustrações originais do super-herói Lanterna Verde, de John Stewart, criado em 1971. E foi o primeiro afro-americano a ser membro do Corpo de exército. Um verdadeiro monstro sagrado do cinema e é nosso homenageado de hoje.


Richard Dadier (Glenn Ford) é um professor que foi transferido para um escola onde os adolescentes fazem as regras e os funcionários simplesmente aceitam o fato de que perderam o controle. Quando Richard tenta se impor e exercer sua autoridade, ele recebe muita hostilidade, tanto dos alunos quantos dos outros professores. Além disso, sua esposa grávida começa a receber cartas anônimas com falsas acusações de que ele estaria envolvido com uma colega de trabalho. Com raiva, ele lança a culpa sobre um de seus alunos, sem saber se de fato ele é o culpado.


Tommy Tyler, um um afrodescendente, e Axel North, um desertor branco do exército, se tornam amigos. Quando o chefe sindicalista fanático mata Tommy e chantageia Axel para guardar segredo, ele deve decidir entre viver com medo e permitir que o assassino do amigo fique livre, ou ir à polícia e enfrentar a sua própria prisão.


Joker Jackson e Noah Cullen são dois prisioneiros que conseguem fugir depois que o ônibus que os transportam para o presídio sofre um acidente. Ocorre que eles estão acorrentados um ao outro. E pior: Jocker é branco e Noah é negro. Ao mesmo tempo em que ambos tentam de lidar com suas ''diferenças'', precisam contar um com o outro para poder escapar dos policiais que os perseguem. Quando conseguem se libertar das correntes, finalmente eles percebem que a hostilidade que havia transformou-se em amizade e respeito.


Este drama segue os Youngers, uma família afro-americana que vive junta em um apartamento em Chicago. Após a morte do patriarca, eles tentam determinar o que fazer com o pagamento do seguro de vida. Opiniões sobre o que fazer com o dinheiro variam. Walter Lee (Sidney Poitier) quer fazer um investimento empresarial, enquanto sua mãe, Lena (Claudia McNeil), tem a intenção de comprar uma casa. São duas visões diferentes do sonho americano.


Homer Smith (Sidney Poitier) é um operário desempregado, que trabalha em construções. Ele pára seu carro em uma remota fazenda, devido ao superaquecimento do motor. Na propriedade rural moram freiras católicas do leste europeu. Maria (Lilia Skala), a madre superiora, acredita que ele foi mandado por Deus para ajudá-las a construir uma igreja naquela região. Apesar disto não estar em seus planos, Homer se propõe a fazer pequenas tarefas, mas gradativamente começa a ser envolvido pelas religiosas.


Ainda criança, Selina ficou cega em um acidente provocado pela mãe Rose-Ann, cruel prostituta. Pelos treze anos seguintes, ela viveu entre as quatro paredes de um apartamento, em companhia somente do avô Ole Pa e da mãe. Um dia, Selina conhece e inicia um romance com o escriturário Gordon, sem perceber que ele é negro. Gordon, sabedor de suas vicissitudes, tenta integrá-la ao mundo que os cerca. Ao descobrir o relacionamento da filha, Rose-Ann fica possessa e decide pôr um fim naquela "loucura".


Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.


Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino.


Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.


Um astuto assassino vai ara as montanhas acidentadas do Pacífico. Warren Stantin, um agente do FBI que estava a sua procura, sai da sua zona de conforto e precisa de uma pessoa especialista nesse tipo de trilha, Jonathan Knox. O assassino se infiltra em um grupo de escala que é liderado pela namorada de Knox, dificultando sua identificação.

Tecnologia do Blogger.