google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 JOGOS DE ATARI QUE MARCARAM A INFÂNCIA NOS ANOS 80


Os dias do 2600 como líder do mercado dos games podem ter acabado, mas o console sempre estará vivo na história dessa indústria que ajudou a criar, e que hoje é maior que a do cinema. Graças à diversos sites, comunidades e o sentimento de saudosismo, a cultura do Atari se manteve por gerações. Diversos jogos ainda são criados todos os anos, não pelas grandes empresas do ramo, mas por fãs que mantém viva a história do console.

Hoje vamos lembrar vinte jogos que bombaram, sendo que a maioria eu era viciado e lembro perfeitamente cada som dos jogos (não só trilha, como E.T. mas sons de tiros, de monstros, etc.).

Detalhe importante:

👉A descrição dos games foi propositalmente retirada do site: http://www.atari2600.com.br/ para que os fãs possam ter a curiosidade de entrar lá e se deleitarem. No site você encontra todos os jogos do Atari para jogar on line. 

Boa diversão:


Os jogos de tiro espacial foram exaustivamente explorados pelos jogos do Atari, mas Megamania conseguiu se destacar dos demais por seus gráficos coloridos e amigáveis e seus inimigos inusitados, como hambúrgueres, gravatas borboletas, dados e pneus. O jogador controla uma nave espacial, que lembra muito a USS Enterprise, do popular seriado Star Trek, e seu objetivo é destruir o maior número possível de inimigos.

Seus inimigos virão com movimentos sincronizados e diversas formações diferentes, alguns podem atirar em sua direção, outros apenas tentam colidir com sua nave. É importante frisar que não é preciso destruir todos os inimigos, sendo assim pode-se deixar escapar os que tentam lhe atingir.


Vivendo em um submarino amarelo (entendeu a referência?) o jogador deve resgatar os mergulhadores que estão perdidos no oceano. Enquanto tenta encontrá-los, o jogador terá que tomar cuidado com os diversos tubarões e submarinos inimigos, que tentarão lhe atacar. Além dos inimigos, existe um outro pequeno detalhe, caso o submarino esteja totalmente embaixo d’agua, você perderá oxigênio aos poucos, sendo necessário calcular bem quando é melhor submergir. 

A Activision não achou que o jogo estava difícil o suficiente, então duas regras foram criadas. O jogador só poderá tirar seu submarino da água (para recuperar todo o oxigênio) se ele tiver resgatado seis mergulhadores, caso contrário você perderá um mergulhador. A outra regra é um complemento, caso o jogador tente retornar a superfície sem nenhum mergulhador, ele perderá seu submarino.

Criado por Steve Cartwright, também conhecido por jogos como Frostbite e Megamania, Seaquest possui bons gráficos e jogabilidade viciante. É impossível jogá-lo apenas uma vez, sempre fica uma vontade de tentar bater seu recorde.


Para passar de nível, o jogador deve ultrapassar certa quantidade de carros antes que o dia termine, enquanto o tempo passa o jogador deve enfrentar mudanças como neblina, neve, raios do sol e o próprio anoitecer.

Se o jogador conseguisse correr continuamente por cinco dias (de jogo), a Activision o premiaria com um patch (Adesivo de condecoração) especial, chamado Roadbusters. Em 1983 a Activision realizou um campeonato, chamado The Activision Enduro Race for Riches Sweepstakes, onde o primeiro lugar ganharia um carro de corrida (de verdade!) e uma viagem para dois.


As barreiras que já estão no jogo, e as que são formadas a cada acerto no inimigo atrapalham muito para o jogador atingir o alvo. Para facilitar sua missão, você pode destruir essas barreiras com alguns tiros.

Além da centoréia, outros incetos surgirão para lhe atrapalhar, como pequenas aranhas e moscas. O Jogo era vendido com uma HQ chamada Centipede.


Considerado o jogo mais influente dos anos 80, Donkey Kong foi portado para o Atari um ano depois de seu lançamento pela Nintendo. No jogo você é JumpMan (depois renomeado para Mario) e seu objetivo é salvar sua namorada das mãos do terrível gorila.

JumpMan deve subir as plataformas desviando dos barris que Donkey Kong lança, para isso ele pode utilizar as escadas ou pular por cima deles (daí seu nome “homem do pulo”, em tradução livre). Ao recuperar sua namorada, o jogo volta do inicio, com o gigantesco gorila e a namorada do Mario encima das plataformas.


River Raid é o pai dos Vertical Shooter (jogos de tiro onde o jogador anda verticalmente) e um dos maiores sucessos do Atari 2600. O jogador controla um pequeno avião amarelo que deve percorrer o rio atirando em tudo que estiver em seu caminho, aviões, helicópteros, barcos, pontes e muito mais, tudo é destrutível e lhe dará pontos, inclusive os tanques de combustível, que o jogador deve coletar para continuar seu vôo, portanto cuidado para não acertá-los.

Tome cuidado para não encostar nas bordas do rio, pois isso fará com que seu avião seja abatido, o mesmo ira acontecer caso você encoste em um dos veículos ou obstáculos. River Raid possui gráficos coloridos e bem desenhados, tanto em relação aos veículos como para os objetos estáticos, como casas e árvores.


Surround é um jogo onde seu objetivo é ser melhor. Sua estratégia irá fazer toda a diferença contra seu adversário. No melhor estilo ‘’snake” Surround traz a sensação de disputa ao momento em que se joga.

Na questão de jogabilidade, ele foi para o lado do multiplayer. Dos 14 níveis que o jogo oferece apenas 2 deles são contra o computador enquanto o resto do jogo é para 2 jogadores. Como o jogo não oferece muitos desafios, ele acaba se repetindo muito o que acaba fazendo com que os jogadores se cansem mais rápido.


Um conjunto de 10 esportes olímpicos é o que The Activision Decathlon traz para o jogador. Com uma jogabilidade extremamente repetitiva, porem divertida. O Activision Decathlon traz o espírito olímpico para você querer sempre ser melhor, o sentimento de superação está sempre presente enquanto você esta jogando.

Como de praxe a Activision distribuía badge (Insígnia) para seus jogadores, e com um jogo de esporte onde a superação é o ponto mais alto não podia ser diferente dessa vez. O jogador atingindo 8,000 pontos, era premiado com a Bronze Patch, com 9,000 a Insígnia era a Silver Patch e com a grande proeza de fazer 10,000 pontos ou mais o premio era a Gold Patch, atingindo assim o mais alto pódio das badges.


Alguns jogos que seguiram o gênero de Pac-Man conseguiram fazer grandes mudanças, tornando-se muito originais. Mouse Trap pode não ter mudado tanto, mas algumas características o fazem único. 

Para ajudar em sua fuga dos gatos, o jogador pode utilizar os ossos recolhidos no labirinto para se tornar um cão, que derrotará os inimigos. Além dessa habilidade de se transformar quando quiser, o jogador pode ainda segurar o botão de transformação, alterando o posicionamento das paredes do labirinto, facilitando muito a vida do pequeno rato.

Em 1987 a Coleco faliu e a Atari comprou os direitos e logo passou a vender Mouse Trap.


A galinha atravessa a rua para chegar ao outro lado, mas porque não ganhar pontos enquanto faz isso? Em Freeway, seu objetivo é cruzar uma gigantesca estrada, o maior número de vezes, com suas galinhas.

Caso seja atingido por um veículo, sua galinha não irá morrer, mas jogada para traz, tendo que fazer o caminho de volta. Caso um jogador marcasse mais de 20 pontos em uma das dificuldades mais difíceis, a Activision lhe daria um patch (Adesivo de condecoração) especial.


Em Frankenstein´s Monster seu objetivo é construir uma parede envolta do terrível monstro antes que ele acorde e destrua toda a cidade. Para construir a parede é necessário descer até a ultima plataforma para pegar tijolos e voltar para colocá-los no lugar.

No caminho para o tijolo, e na volta para o monstro, o jogador deverá atravessar diversos inimigos e obstáculos, como aranhas que descem do teto, rios de ácido e buracos. O jogador precisa coletar 6 buracos, antes que o tempo termine, para construir a barreira e salvar a cidade.


Frogger foi criado em 1981 como um fliperama, mas no ano seguinte foi portado para o Atari 2600 e se tornou um dos jogos mais famosos do console. No jogo você controla um pequeno sapo que deve atravessar a tela em diferentes cenários.

Em Frogger, a maneira que o jogador deve atravessar a fase muda dependendo do cenário, podendo ter que desviar os objetos que estão passando, ou passar por cima deles, sem encostar na água.


Um dos jogos mais populares dos anos 80 também tinha apelido. O Come-come era, basicamente, uma criatura redonda, com uma boca triangular, comendo um tipo de pastilha, enquanto fantasminhas tentam... comê-lo, ou melhor encostar nele. Dos jogos populares, este é um dos mais simples, já que permanecia com as mesmas cores, telas e formas. O objetivo do jogo é comer tudo.

Os quatro fantasmas são Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (ciano) e Clyde (laranja) que o perseguem. Quando você come tudo, avança para o próximo nível. Cada fantasma tem sua própria inteligência artificial, dando uma limitada identidade a eles, bem como comportamentos diferentes.  

Ao iniciar o jogo, os fantasmas ficam no quadrado central, e nos cantos do cenário, encontra-se a "energia", que você pode comer, ficar mais poderoso e comer os fantasmas. Quando você come a energia, os fantasmas fogem e ao comê-los, voltam para o quadrado central. 


Bobby é um garoto que acha sua vida perfeita mas um dia, ao ir para casa, as coisas começaram a mudar, criaturas e obstáculos surgiram e o desafiram a chegar a salvo.

A pontuação do jogo é utilizada como relógio, diminuindo a medida que o tempo passa. Ao passar de cena, seus pontos são incrementados em 1000, mas cuidado, não é somente o tempo que pode acabar com seu jogo, pois Bobby possui apenas 5 vidas.


Pitfall! foi um dos primeiros jogos de plataforma criados antes de Super Mario Bros. popularizar o estilo. Considerado um dos jogos mais criativos, divertidos e desafiadores já feito para o Atari, seu sucesso foi tamanho que o jogo ganhou o premio de Game of The Year (jogo do ano) de 1982, pela Adademy of Video Games.

Em Pitfall! o jogador controla o lendário aventureiro Pitfall Harry em sua busca pelos tesouros que estão espalhados pela floresta. São 255 telas de jogo, com 32 tesouros espalhados, seu objetivo é coletar o maior número possível em 20 minutos.

Para ajudar Harry a atravessar as muitas telas de jogo, as passagens subterrâneas funcionam como atalhos. Para cada passada de tela feita pelo subterrâneo, três telas da superfície irão passar. Existem muitos perigos na floresta, como crocodilos, cobras, escorpiões e troncos rolantes, caso Harry seja atingido por algum inimigo ele irá perder pontos de vida, que ocasionalmente podem zerar, terminando o jogo.


Em Keystone Kapers o jogador assume o papel de Officer Kelly, um segurança de shopping que está em busca de Harry Hooligan, um arruaceiro que acaba de roubar uma loja.

Com gráficos coloridos, a jogabilidade de Keystone Kapers é muito satisfatória, experimente cortar caminho pelos elevadores e veja como pode pegar o bandido mais rápido. Caso o jogador conseguisse acumular 35.000 pontos a Activision o premiaria com um patch (Adesivo de condecoração) especial.


Considerado um dos melhores jogo para Atari, H.E.R.O (Helicopter Emergency Rescue Operations – Operação de Resgate de Emergência de Helicóptero.) foi lançado no ano da quebra da indústria dos jogos, o que fez com que ele não chamasse tanta atenção quanto outros jogos da Activision.

Enquanto R. Hero entra nas cavernas ele deve enfrentar diversos desafios como obstáculos que se movem e criaturas voadoras. Para isso o jogador dispõe de armas como seu capacete que lança lasers e dinamites, que também são usadas para derrubar paredes.


O jogador controla Colwyn, que está prestes a se casar com a lunda Lyssa. Dezenas de criaturas a sequestram e seu objetivo é resgatá-la das mãos da terrível besta que a mantém prisioneira.

Para recuperar seu amada o jogador deve conseguir armas especiais, chamadas Glaive, que servirão para libertá-la. Uma vez libertada, a princesa lhe ajudará a derrotar o terrível monstro que a aprisionou.


Frostbite Bailey é um esquimó que deve pular nos blocos de gelo que estão flutuando enquanto monta seu iglu, você deve ser rápido, pois se a temperatura abaixar demais o jogador congelará.

Enquanto Freeway aproveitou a temática de desviar dos carros, de Frogger. Frostbite fez sucesso utilizando a ideia de atravessar plataformas sem cair na água. Activision dava um patch (Adesivo de condecoração) especial para o jogador que conseguisse marcar 40.000 pontos no jogo.


Inspirado no clássico filme dos anos 80, em Gremlins, o jogador controla Billy, que deve impedir que os pequenos Mogwai cheguem perto dos hambúrgueres, para isso ele se move de um lado a outro da tela segurando as pequenas criaturas que pulam em direção à comida.

No filme, caso um Mogwai comesse algo após a meia noite, ele iria criar um casulo, onde sofreria metamorfose e se transformaria em um terrível Gremlin.

O jogo segue o mesmo princípio, quando consegue comer um hambúrguer, o Magwai entra em um casulo. Quando oito casulos se formarem, eles eclodirão e os Gremlins tentarão lhe atacar, seu objetivo é acertar cada um deles, antes que eles matem o pobre Billy.






Tecnologia do Blogger.