google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 FILMES PARA CONHECER AS DIFERENTES FACES DA BRUXARIA NO CINEMA


Eu adoro a ideia de reunir, numa mesma página, filmes  temáticos. E é muito mais difícil que parece, pois ainda que se tratem de obras  que falam de um mesmo assunto, são de períodos, públicos e qualidades  completamente diferentes. 

O tema de hoje é relacionado a filmes que mostram as diferentes faces da bruxaria no cinema. Geralmente, coloco os filmes em ordem de realização, mas hoje fiz diferente, como verá a seguir.

Aliás, é importante colocar aqui uma breve definição do que é a bruxa.


Normalmente levada às telas como uma senhora bem idosa, que manipula a magia negra a seu favor, encantando pessoas com uma visão irreal da sua verdadeira forma física. Não é incomum vê-la sentada sobre uma vassoura, voando por ai, com uma risada sinistra e estridente.  A imagem do bruxo é menos comum e por isso foquei nas bruxas.

Reais ou não, boa sessão:


Em Maria e João: O Conto das Bruxas, há muito tempo, em um campo distante, Maria (Sophia Lillis) leva seu irmãozinho João (Sammy Leakey) a um bosque escuro, em uma busca desesperada por comida e trabalho. Quando eles encontram Holda (Alice Krige), uma misteriosa mulher que reside na floresta, os dois irmãos descobrem que nem todo conto de fadas termina bem.

Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.


Em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, Harry Potter (Daniel Radcliffe) e seus amigos Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) seguem à procura das horcruxes. O objetivo do trio é encontrá-las e, em seguida, destruí-las, de forma a eliminar lorde Voldemort (Ralph Fiennes) de uma vez por todas. Com a ajuda do duende Grampo (Warwick Davis), eles entram no banco Gringotes de forma a invadir o cofre de Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter). De lá retornam ao castelo de Hogwarts, onde precisam encontrar mais uma horcrux. Paralelamente, Voldemort prepara o ataque definitivo ao castelo.


Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.


Após a morte do pai, Luke (Jasen Fisher), 10 anos, é levado por sua avó (Mai Zetterling) para um hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção e que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Descoberto, ele acaba virando um roedor junto com outro garoto, mas não desiste de parar o plano da senhorita Eva Ernst (Anjelica Huston), a líder da convenção das bruxas.


Em Suspiria, Susie Bannion (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia (Chloë Grace Moretz) desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc (Tilda Swinton), Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara (Mia Goth), que compartilha com ela todas suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.


Na Moldávia do séc.XVII, a diabólica princesa Asa é condenada a morte por bruxaria e vampirismo, junto com seu irmão Igor. Acidentalmente, 200 anos depois, dois médicos que viajam para participar de uma Convenção, de passagem pela região, descobrem a cripta da princesa Asa e presenciam sua ressurreição.


Um jovem casal, Rosemarey (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.


Após se mudar para Salem, Massachusetts, o adolescente Max Dennison explora uma casa abandonada com sua irmã Dani e sua nova amiga Allison. Depois de não acreditar em uma história que Allison conta, Max acidentalmente liberta um grupo de bruxas más que morava na casa. Agora, com a ajuda de um gato mágico, as crianças devem roubar o livro de magias das bruxas para impedi-las de se tornarem imortais.


Em Nova York a dona de uma loja de objetos de arte, Gillian Holroyd (Kim Novak), é uma bela bruxa, que mora com um gato siamês, Pyewacket, que indiretamente a ajuda em seus feitiços. É com o auxílio do gato que ela lança um encanto sobre um vizinho, Shepherd Henderson (James Stewart), um editor que passa a amá-la tanto que rompe o noivado com Merle Kittridge (Janice Rule), que por sua vez é rival de Gillian desde quando ambas estavam no colégio. Entretanto Gillian perderá seus poderes se corresponder a este amor.


Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda.


Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.


Classicline lançou o BLU RAY de "Convenção das bruxas", filme muito esperado dos anos 90, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 

Pela primeira vez no Brasil em alta-definição:

Convenção das bruxas - Blu-Ray
(Edição Especial de Colecionador)

Após a morte do pai, o garoto Luke (Jasen Fisher), de apenas 10 anos, é levado por sua avó (Mai Zetterling) para passar uma temporada num hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está realizando a sua “convenção anual”, e que lideradas pela senhorita Eva Ernst (Anjelica Huston), elas pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Descoberto, ele é capturado junto com outro garoto e ambos acabam transformados em roedores. Mas nem isso será suficiente para deter Luke e seus companheiros de impedir as bruxas de realizarem o seu plano maligno.
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Anjelica Huston, Mai Zetterling, Jasen Fisher, Rowan Atkinson, Bill Paterson, Brenda Blethyn, Charlie Potter, Anne Lambton
Direção: Nicolas Roeg
Produtor: Mark Shivas
Roteiro: Roald Dahl, Allan Scott
Fotografia: Harvey Harrison
Direção de Arte: Norman Dorme, John King
Ano de produção: 1990
Pais de Produção: Reino Unido
Formato de tela: 16x9 1.85:1
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 91 min. aprox.
Idioma: Inglês DTS-HD 2.0 | Português 2.0 Dolby Digital (2 Opções de Dublagem)
Legendas: Português , Inglês SDH

Edição com 3 cards colecionáveis, mini poster original e livreto.

Tecnologia do Blogger.