google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ELIZABETH TAYLOR - 10 FILMES ESSENCIAIS

elizabeth-taylor-10-filmes-essenciais

Elizabeth Taylor não é somente uma das 10 maiores atrizes da história do cinema. Fora das telas, sua vida era tão turbulenta, que merecia uma bela série de TV. Vencedora de dois Óscares de Melhor Atriz (para variar, menos do que ela merecia), Taylor começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos, ao vencer diversos testes no teatro, onde iniciou sua carreira, participando de pequenas peças.

Ela foi casada 7 vezes, sendo o mais famoso com Richard Burton, com quem se casou mais de uma vez (e separou todas) e a parceria rendeu trabalhos memoráveis no cinema. Mas Burton era alcoólatra e quando não estava sóbrio, pensava que Taylor era um saco de areia. Taylor ainda ficou viúva, quando Mike Todd, o primeiro grande amor da vida de Elizabeth, morreu num acidente aéreo.


O quarto marido foi Eddie Fisher, um cantor viciado em drogas, responsável pelo maior escândalo da vida sentimental de Liz, era marido de sua grande amiga Debbie Reynolds e melhor amigo do seu falecido marido. Na época foi um grande escândalo em Hollywood. Elizabeth foi chamada de viúva negra. Eddie é pai da princesa Leia, conhecida como Carrie Fisher.

A artista sofreu com depressão, ansiedade e síndrome do pânico, devido aos seus violentos e conturbados relacionamentos amorosos, e suas inseguranças pessoais relacionadas a sua carreira. Isto tudo a levou a desenvolver anorexia alcoólica e vício em álcool, cigarros, cocaína, canábis, barbitúricos e anfetaminas, mas após vinte anos de recorrentes internações em clínicas de reabilitação, sessões de psicoterapia e uso de antidepressivos e ansiolíticos, além de meditação, ioga e exercícios físicos, conseguiu sua cura, embora estes problemas nunca tenham interferido intensamente em sua carreira.


Foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando fundos para as campanhas contra a AIDS a partir dos anos 80, logo após a morte de Rock Hudson. Ela foi também grande amiga e confidente de Michael Jackson e Montgomery Clift.

Com tantos problemas emocionais e físicos, ouso a dizer que Taylor viveu bastante, falecendo em 23 de março de 2011, aos 79 anos. 

E é nossa homenageada de hoje.

Boa sessão:

Velvet Brown (Elizabeth Taylor) conhece um órfão, Mi Taylor (Mickey Rooney), quando ele passava pelo local e o convida para jantar com sua família: sua mãe Araminty Brown (Anne Revere), seu pai Herbert (Donald Crisp) e seus irmãos, Malvolia (Juanita Quigley), Edwina (Angela Lansbury) e Donald (Jackie Jenkins). Logo Herbert Brown arruma um emprego para Mi. Quando Velvet ganha um cavalo numa rifa, decide chamá-lo de Pie e persuade Mi a ajudá-la a treiná-lo para a principal corrida de obstáculos de cavalos do país. 
Porém a taxa de inscrição é mais do que a família dela pode dispor. A sra. Brown paga a taxa com o dinheiro que tinha ganho anos antes, por nadar no Canal da Mancha. A situação complica quando Velvet sente que o jóquei, que supostamente montaria Pie, não acredita no animal. Velvet crê que Pie sentirá isto e não renderá o suficiente, assim ela pede para Mi cortar seus cabelos bem curtos para que possa se passar por um jóquei, mesmo sabendo que se for desmascarada será desclassificada.

Na mesa de jantar da família, Kay (Elizabeth Taylor) anuncia que está apaixonada por Buckley Dunstan (Don Taylor) e o rapaz pede a mão da moça a seu pai, Stanley T. Banks (Spencer Tracy). O patriarca da família aceita sua proposta, ainda que desconfortável, e logo reflete sobre o fato de que sua filha cresceu e o casamento é inevitável. Agora o pai da jovem lida com a dor emocional de ver sua filha se casar, juntamente com o problema financeiro e organizacional de planejar o casamento.

George Eastman (Montgomery Clift), um jovem ambicioso, vai trabalhar na fábrica de um rico tio. Ele acredita que esta oportunidade pode levá-lo a um futuro melhor, mas apesar de ter sido avisado para não se envolver com nenhuma funcionária, ele começa a se encontrar com Alice Tripp (Shelley Winters), uma humilde moça que trabalha na linha de montagem. Ele é finalmente introduzido na alta sociedade e se apaixona por Angela Vickers (Elizabeth Taylor), uma rica, bela e sofisticada jovem e é correspondido. Assim, decide se distanciar de Alice, mas a pobre funcionária não aceita esta situação com passividade, principalmente quando descobre que está grávida. Ele se conscientiza que a operária pode frustrar seus planos de ascensão social e assim surge a idéia de matá-la.


Um rancheiro milionário do Texas, Bick Benedict (Rock Hudson),volta para casa de uma viagem com sua nova namorada, a refinada Leslie Lynnton (Elizabeth Taylor). Bick e Leslie se casam, mas ela não se entende muito bem com a irmã de seu novo marido e ao mesmo tempo, ganha a admiração do jovem ambicioso Jett Rink (James Dean). Ao longo dos anos, cresce a rivalidade entre Bick e Jett e a sorte de todos está prestes a mudar.


Harvey Pollitt (Burt Ives) é um patriarca que é um rico proprietário de terras, além de possuir uma fortuna de US$ 10 milhões. Harvey celebra seu aniversário e é visitado pelos dois filhos, mas ele ignora que tem um câncer inoperável, pois seu médico lhe disse que tinha se recuperado. Gooper (Jack Carson), um dos filhos, e sua esposa (Madeleine Sherwood) tiveram algumas crianças e cobiçam poder herdar os milhões do "Velho". Por outro lado Brick (Paul Newman), seu filho favorito, é um alcoólatra e ex-astro de futebol americano, que vive um casamento infeliz. Esta situação deixa Maggie (Elizabeth Taylor), sua esposa, muito frustrada, pois ama o marido apesar de ser desprezada por ele.


John Cukrowicz (Montgomery Cliff), um neurocirurgião interessado em conseguir recursos para o hospital onde trabalha, conhece Violet Venable (Katherine Hepburn), uma rica senhora da aristocracia que quer mandar fazer uma lobotomia em Catherine Holly (Elizabeth Taylor), uma sobrinha supostamente acometida de crises de loucura. Na verdade Violet teme que Catherine revele a homossexualidade de Sebastian, o filho de Violet, que morreu de forma violenta na Espanha. Há uma versão "oficial" do acidente, mas Catherine viu o que realmente aconteceu e assim sua tia tenta silenciá-la.


Gloria Wandrous (Elizabeth Taylor) é atormentada por contraditórios impulsos de consciência e desejo. Vitimada por uma experiência traumática no início da adolescência, por uma mãe que se recusa a encarar os fatos, mas acima de tudo por sua própria moral irresponsável, ela vai de um caso ilícito até outro. Até que de repente ela se apaixona realmente por Weston Liggett (Laurence Harvey), um homem casado que tem vários tipos de problemas.


Temendo a expansão dos romanos, Cleópatra convence Júlio César a formar uma aliança, para que ela continue controlando o império e faz com que ele desista de invadir o Egito, porém, o imperador é assassinado no senado romano. Cleópatra se volta então para o general Marco Antônio com a intenção de proteger seus poderes. Cleópatra o seduz, mas ele torna-se frágil e submisso. Otaviano, sobrinho de Júlio César, quer o poder de Roma e irá travar uma grande batalha contra Marco Antônio e Cleópatra.

George (Richard Burton), um professor universitário, e Martha (Elizabeth Taylor), sua esposa que é também filha do reitor, recebem no final da noite Nick (George Segal), um jovem professor, e Honey (Sandy Dennis), sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões entre os quatro se tornam mais ácidas e a verdade se torna algo muito deprimente.
Este é o 4º de 11 filmes em que Richard Burton e Elizabeth Taylor trabalham juntos. Os demais foram Cleópatra (1963), Gente Muito Importante (1963), Adeus às Ilusões (1965), A Megera Domada (1967), Dr. Faustus (1967), Os Farsantes (1967), O Homem que Veio de Longe (1968), Ana dos Mil Dias (1969), Unidos pelo Mal (1972) e Divórcio Dele, Divórcio Dela (1973).


Baptista (Michael Hordern), um rico comerciante, decide que sua adorável filha caçula Bianca (Natasha Pyne) deverá permanecer solteira até que Katharina (Elizabeth Taylor) se case primeiro. O problema é que Katharina tem uma personalidade difícil e tende a rejeitar todos os homens que conhece. Petruchio (Richard Burton), um homem interessado em casar com uma mulher rica, aceita o desafio de tentar domar Katharina, principalmente pelo fato dele ser tão antipático quanto ela.

Tecnologia do Blogger.