JEAN-LOUIS TRINTIGNANT - 10 FILMES ESSENCIAIS
O meu primeiro contato com Jean-Louis Trintignant foi em um filme aleatório, em uma locadora de VHS, chamado "Um dia dos diabos". Mas eu mal sabia que estava diante de um dos maiores atores franceses da história. E curiosamente, o primeiro filme que ele dirigiu. Não muito tempo depois, aluguei O Vingador silencioso (ou O grande silêncio, já que na época, o filme havia dois nomes). Como estes fatos ocorreram há mais de 30 anos, posso afirmar o ator foi um dos mais marcantes durante o meu desenvolvimento como cinéfilo.
Escrevo hoje em sua homenagem, devido ao seu falecimento em 17 de Junho de 2022, aos 91 anos, vitimado por um câncer de pulmão. Trintignant tinha um rosto marcante, com traços enigmáticos (poderia ter sido mais aproveitado no policial Noir). Ele começou a carreira cinematográfica estudando... Direito (!!!). Partiu para o teatro nos anos 50, mas a opinião local é que ele não tinha talento. Mal sabiam eles que o que faltava era um bom diretor para apadrinhá-lo, o que aconteceu quando Roger Vadim o descobriu escalou o ator para "E Deus Criou a Mulher" lançado em 1956.
Ele foi escolhido para contracenar com Vittorio Gassman poucos anos depois em Aquele Que Saber Viver (1962) porque se parecia com Jacques Perrin, que começou o filme mas por razões que não serão tratadas nestes post, deixou o filme para fazer Dois Destinos (1962) sob a direção de Valerio Zurlini .
Mas Trintignant só ganharia popularidade com "Um Homem, uma Mulher". Foi o real início de uma carreira memorável (para ele, nem tanto, já que certa vez disse que excluiria uns 100 filmes de sua filmografia).
Já o início do fim de sua carreira veio por uma tragédia. Sua filha Marie Trintignant , que na época era casada com o diretor e ator Samuel Benchetrit, foi espancada em um hotel lituano em 2003 por seu namorado ciumento, Bertrand Cantat , o vocalista de uma banda de Rock e guitarrista do grupo, Noir Désir. O fato ocorreu enquanto ela estava terminando de filmar uma obra para TV chamada Colette, dirigida por sua mãe.
Aparentemente, ele ficou indignado quando ela recebeu um telefonema de seu marido (!!!). Ela sofreu um edema cerebral como resultado de suas fraturas no crânio e morreu quatro dias depois. Em 2004, Cantat foi condenado a oito anos de prisão por homicídio culposo, que foi inicialmente apelado pela família de Marie, que desejava uma sentença mais pesada. Mais tarde, eles cancelaram o recurso e o julgamento foi final.
Trintignant caiu em uma grave depressão. "Durante três meses eu não falei", disse ele ao jornal de Montreal The Gazette em 2012. "Depois disso, percebi que tinha que parar de viver, cometer suicídio ou continuar a viver". Aposentou-se do cinema em 2003 (mas continuou fazendo trabalhos no palco). Ele fez uma exceção quando voltou para a tela com Amor (2012) e afirmou que o diretor Michael Haneke é a única pessoa para quem ele faria isso novamente, o que de fato aconteceu com Happy End (2017). Mas logo depois, topou retomar a parceria que o consagrou, finalizando a trilogia de "Um homem e uma mulher " com "Os melhores anos de uma vida". Foi uma bela e honrosa despedida.
Sobre seu papel em O Vingador silencioso, ele disse: "Faço o papel de mudo. O público não vai perceber porque durante os primeiros dois terços do filme, não há razão para o personagem falar. Eu gosto porque na maioria dos westerns, eles falam demais e não dizem nada.
Fique abaixo com seus 10 filmes essenciais.
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.
Valentine (Irène Jacob) atropela um cachorro que tem o endereço do dono na coleira. É dessa forma que ela conhece a pessoa que iria alterar o curso de sua vida: um juiz aposentado que vive espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Por trás desse comportamento, esconde-se um homem que entra na intimidade das pessoas até saber o desenrolar de seus destinos. Apesar da repulsa que Valentine sente no início pela atitude do juiz, acaba se formando uma amizade
Na sua primeira missão, o tenente Drogo é enviado para uma fortaleza, isolada na fronteira de um deserto, onde precisa evitar a possível entrada dos Tártaros. Alguns oficiais aguardam ansiosamente o ataque, outros não acreditam na possibilidade do mesmo, mas todos sacrificam suas vidas por um ideal distante...
Num belo dia, padeiro sai acompanhado de sua velha mãe, num side car, para efetuar calmamente uma série de assassinatos, como quem vai às compras. Estréia de Trintignant na direção, que além de trabalhar, roteiriza.
Filme divertidíssimo, que assisti na era VHS, um dos poucos no formato que vi com o ator.
Roma, 1938. Marcello (Jean-Louis Trintignant) é o mais novo funcionário de Mussollini e flerta com a bela Giulia (Stefania Sandrelli). Casados, os dois vão para Paris em lua de mel. Lá, Marcello deve cumprir uma missão designada por seus chefes: eliminar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder.
O assassinato real de um político liberal (Yves Montand), cometido como se fosse um acidente, é retratado no caso Lambrakis. Fato acontecido na Grécia no início da década de 60, a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército.
Jean-Louis (Jean-Louis Trintignant) é um fervoroso católico que encontrou sua parceira ideal, Françoise (Marie-Christine Barrault), em uma missa. Ele se encontra com Vidal (Antoine Vitez), seu amigo, que o convida para conhecer sua atual namorada, Maud (Françoise Fabian). Após passarem horas discutindo filosofia e religião, Vidal vai embora para casa, deixando Jean-Louis e Maud sozinhos no apartamento.
Silence, um pistoleiro mudo, mata alguns caçadores de recompensa pelo qual é pago por antigos criminosos que tentam reiniciar a vida em um território. Após Loco, o principal caçador de recompensa, matar o marido de Pauline, esta contrata Silence para vinga-la. Burnett, novo xerife de Snow Hill tenta organizar a situação mas o comerciante Polliput patrocina dos caçadores.
Durante uma tarde de domingo, visitando seus filhos no colégio interno, o piloto de corridas Jean-Louis Duroc e Anne Gauthier se encontram. Assim continua nos próximos fins de semana, eles vão conhecendo um ao outro e logo descobrem que ambos são viúvos, perderam seus parceiros recentemente. Depois de uma grande amizade, eles começam um relacionamento, mas a memória dos amores perdidos ainda é muito forte...
No verão de 1962, Bruno, um playboy quarentão, leva Roberto, um tímido estudante de direito, para uma viagem de dois dias pelas estradas de Roma e da Toscana. Neste período, vivem uma série de aventuras e desventuras, com um desfecho surpreendente.