google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES TOCANTES SOBRE PERDA DE MEMÓRIA


Em tempos de pós-Pandemia e os efeitos já esperados do longo confinamento, assistir filmes sobre perda da memória, deixou de ser só um retrato distante, para nós, mais jovens, da terceira idade, passando a representar uma realidade presente, inclusive para mim, ainda na casa dos quarenta anos, enquanto escrevo o testo. 

E há um filme, em particular da lista, que mostra a perda da memória como efeito de um vírus e foi ele que me motivou a fazer a lista de indicações. Busquei produções que retratam casais que precisam superar esta perda de identidade de um deles. 

Enquanto fui concebendo a lista, assistia aos que eu pretendia indicar, mas me deparei com um filme que sequer havia ouvido falar: Vortex. E de um diretor polêmico, o que me deixou bastante curioso. Mas nada havia me preparado para arrebatadora interpretação da atriz Françoise Lebrun, ao lado de ninguém menos que Dario Argento. A direção privilegia o comportamento dos dois personagens, dividindo a tela ao meio, mostrando a cada instante, as reações de cada um em face do desconhecido. 

E fica a dica: não há remédios para os efeitos que o filme causará a quem assistir. É simplesmente arrebatador.

Boa sessão:


Na década de 1940, na Carolina do Sul, o operário Noah Calhoun e a rica Allie se apaixonam desesperadamente, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Noah é enviado para lutar na Segunda Guerra Mundial, e parece ser o fim do romance. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. 


Um senhor solteiro leva uma vida rotineira um tanto vazia, até conhecer Mary, uma nova vizinha que entrou em sua casa por achar que a propriedade havia sido arrombada. Os dois iniciam uma relação encantadora, mas tem alguma coisa errada com Mary.


Grant (Gordon Pinsent) e Fiona (Julie Christie) formam um casal feliz, com sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. 


Paige e Leo são felizes recém-casados, mas um acidente deixa Paige em coma. Quando ela acorda, não reconhece Leo, tem problemas de relacionamento com os pais e se sente atraída pelo ex-noivo. Mas Leo está determinado a reconstruir seu casamento.


Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.


Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto ao nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer.


Septuagenários, o casal de aposentados Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland) decide fazer uma última viagem pelo país, de carro. Desafiando limites e receios, os dois embarcam numa aventura transformadora que sai de Boston e tem como destino a antiga casa de Ernest Hemingway, na Flórida.


 ​​Emma (Olivia Cooke) e Jude (Jack O'Connell) lutam para manterem seu relacionamento vivo enquanto um vírus que ameaça a memória se espalha. Dessa forma, toda a história de amor dos recém-casados se encontra em risco. 


Sam e Tusker, casados há 20 anos, viajam pela Inglaterra em seu antigo trailer visitando amigos, família e lugares de seu passado após Tusker ser diagnosticado com demência em estado precoce. Agora, o tempo que passam juntos é a coisa mais importante que eles têm.


Alguns dias da rotina de um casal idoso que lida com a degeneração da saúde mental da mulher. Enquanto o estado dela vai se agravando, as tarefas cotidianas se transformam em verdadeiros desafios, muitas vezes angustiantes.


 

Tecnologia do Blogger.