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1001 CURIOSIDADES SOBRE O CINEMA MUDO - PARTE 4

CONTINUAÇÃO...





651) Pelo final da década de 1910, e do conflito armado, a indústria cinematográfica era muito diferente do começo desta década, os nickelodeons já não existiam, foram substituídos por salas de cinema. Atores e realizadores eram agora figuras públicas com uma palavra a dizer no seu trabalho.
652) No final da década de 1910, já era evidente o que se seguiria nas décadas seguintes, o crescimento de Hollywood e o seu domínio na industria cinematográfica mundial.
653) Em 1918, a MPPC tenta controlar a distribuição cinematográfica mas enfrenta a oposição de produtores independentes como Carl Laemmle e William Fox.
654) A MPPC tenta limitar a exibição de filmes estrangeiros nos Estados Unidos.
655) D.W. Griffith compra, pela primeira vez na história do cinema, os direitos cinematográficos de uma obra de ficção (Ramona).
656) Em 1910, a França, Itália e a Dinamarca são os principais exportadores de filmes para os Estados Unidos.
657) As primeiras salas de cinema começam a surgir na Alemanha.
658) Até 1913, a produção da empresa Dinamarquesa Nordisk Film é reconhecida internacionalmente.
659) O público contesta a distribuição dos filmes de D. W. Griffith em várias partes e a Biograph decide distribui-los por inteiro.
660) As comédias deixam de dominar a produção cinematográfica, assistindo-se ao proliferar de outros géneros, dramas, westerns e recriações históricas.
661) A Nestor Company é o primeiro estúdio a iniciar suas atividade na Califórnia.
662) Em 1905, na Europa, os filmes têm uma duração superior a 15 minutos e as suas histórias são cada vez mais complexas.
663) O estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, cria um comité de censura.
664) Em 1912, Adolph Zukor funda a Famous Players e Carl Laemmle e cria a Universal Film Manufacturing, que mais tarde viria dar origem à Universal Pictures.
665) Em 1912, o estúdio Keystone Comedy distribui o seu primeiro filme, tornando-se no estúdio dominante durante década.
666) Francis X. Bushman e Beverly Bayne tornam-se o primeiro par romântico da história do cinema.
667) O governo americano e o distribuidor William Fox processam o Fundo Edison e a MPPC por práticas ilegais.
668) No Japão, vários estúdios tentam controlar o mercado, criando a empresa Nippon Katsudoshashin.
669) A cidade de Nova York cria legislação para regulamentar as salas de cinema, dando origem ao primeiro "palácio" cinematográfico em 1914.
670) A produção italiana de 8 bobinas Quo Vadis, é um sucesso internacional, sendo exibido em Nova York durante meses, custando, cada entrada, o preço recorde de $1,50 dólares.

671) O Realizador Cecil B. de Mille aluga um celeiro em Hollywood para o seu filme The Squaw Man, mais tarde viria a ser o local da Paramount Pictures.
672) A Edison Company demonstra em Nova York o filme sonoro, mas o sistema não funciona corretamente.
673) Em janeiro de 1914, a personagem "O Vagabundo" de Charles Chaplin surge pela primeira vez no filme Kid Auto Races at Venice.
674) No final de 1914, Chaplin começa a realizar os seus próprios filmes.
675) Os filmes de animação tornaram-se populares, surgindo personagens como "Gertie, o Dinossauro" e " Félix, o Gato".
676) A primeira grande sala de cinema abre em Nova York.
677) A Inglaterra produz os seus primeiros desenhos animados.
678) Em 1915, a MPPC é formalmente acusada de práticas ilegais e há muito perdera o controlo da indústria para as produções de Hollywood.
679) Em 1917, na Alemanha, o governo, o Banco Nacional Alemão e investidores conservadores adquirem pequenos estúdios e criam a produtora e distribuidora UFA, que viria a torna-se no estúdio dominante no país e um dos mais importantes da Europa.
680) Os filmes japoneses começam a utilizar técnicas como flashbacks e planos aproximados e as mulheres começam cada vez mais a interpretar papeis femininos, quebrando a tradição de que todos os papeis deveriam ser interpretados por homens.
681) Em 1918, após anos de litígios, a MPPC deixa de existir.
682) Em 1918, a Warner Bros. distribui o seu primeiro filme.
683) A Ebony Film Corporation distribui o primeiro filme com apenas atores negros.
684) Em 1918, estrelas de cinema participam do esforço de guerra, interpretando papéis em filmes de propaganda e vendendo ações de guerra.
685) Em 1919, os estúdios começam a adquirir salas de cinema.
686) Oscar Micheaux, o primeiro diretor negro, realiza o seu primeiro filme (The Homesteader).
687) Em 1919, os Estados Unidos dominam o mercado cinematográfico europeu.
688) Após a revolução na Rússia, Lenin nacionaliza o cinema, levando a que alguns realizadores emigrem para a Europa e Estados Unidos.
689) A Índia em 1919, já realizava cerca de 100 filmes por ano.
690) Em Hollywood, as estrelas de cinema, à semelhança dos papeis que interpretam, vivem histórias pessoais rocambolescas, Rudolfo Valentino, que se tornaria num dos mais famosos galãs da sétima arte, morre em 1926, o comediante Fatty Arbuckle abandona a sua carreira cinematográfica devido às suspeitas de assassinato da atriz Virginia Rappe, em 1918, as salas de cinema recusam-se a exibir os filmes de Francis X. Bushman, quando se tornam públicas as suas aventuras extra conjugais.
691) O final da década de 1920, viria a ser marcada por um dos mais importantes acontecimentos da história do cinema, a exibição do primeiro filme sonoro.
692) A década de 1920 não terminaria sem mais um acontecimento importante e que iria influenciar a economia mundial, incluindo a indústria cinematográfica: a queda da bolsa de Nova York em Outubro de 1929 e o início da depressão econômica.
693) Em 1920, executivos de Hollywood e políticos criam o Comité de americanização, para encorajar o sentimento patriótico em seus filmes.
694) Em 1920, existiam cerca de 20.000 salas de cinema operarando nos EUA.
695) Produtores independentes americanos tentam controlar a distribuição de filmes através da aquisição de novas salas de cinema.
696) No Brasil, são exibidos pela primeira vez filmes com som sincronizado, utilizando um disco que tocava ao mesmo tempo que era exibido o filme.
697) A Polônia assiste à construção do primeiro estúdio cinematográfico do país em Varsóvia.
698) Em 1921, o estúdio estatal Alemão UFA assina um acordo com a Famous Players-Lasky Corporation para a exibição dos seus filmes nos EUA.
699) Durante a década de 1920, muitos dos atores e realizadores suecos emigram para os EUA, tais como Greta Garbo, Mauritz Stiller e Victor Sjorstrom.

700) Em 1922, o filme "Toll of the Sea " é o primeiro longa-metragem a ser filmado no sistema de duas cores da Technicolor.
701) O explorador Robert Flaherty realiza o primeiro documentário do mundo, Nanook of the North, sobre o dia a dia de uma família de esquimós.
702) Na Itália, a produção nacional diminui devido à invasão de filmes americanos e alemães.
703) A China cria a primeira produtora do país, controlada pelo Estado.
704) Em 1923, A exibição do filme The Covered Wagon populariza os filmes de cowboys.
705) Em 1923, o filme de Cecil B. De Mille The Ten Commandments orçado em $1 milhão de dólares torna-se num enorme sucesso de bilheteira.
706) A Eastman Kodak introduz no mercado a película de 16 milímetros, destinada a amadores, mas o formato torna-se popular nos mercados industrial e educacional.
707) As cidades japonesas de Tóquio e Yokohama são atingidas por um terramoto, destruindo a maioria dos estúdios e salas de cinema do país que ai se concentravam.
708) Um corretor imobiliário constrói a palavra Hollywoodland (1923), nas colinas de Los Angeles, mais tarde a palavra é encurtada, ficando como um dos mais lendários símbolos da sétima arte.
709) Na década de 1920, o Japão tem uma das mais produtivas cinematografias mundiais.
710) O Estado soviético cria a unidade criativa Proletino para produzir filmes políticos.
711) Em 1924, algumas salas de cinema nos EUA começam a programar sessões duplas.
712) São criados os estúdios Gainsborough, na Inglaterra, onde Alfred Hitchcock viria a realizar os seus primeiros filmes.
713) É criada na décadda de 1920, a Poverty Row, uma zona de Hollywood onde ficam instalados os escritórios de pequenas produtoras, entre elas a Columbia Pictures.
714) Em 1924, a Metro-Goldwyn Pictures é criada a partir da fusão entre a Metro Pictures, Goldwyn Pictures e a Louis B. Mayer Productions.
715) A produtora Famous Players-Lasky começa a ser ofuscada pela sua distribuidora Paramount, que ganha cada vez mais poder com as salas de cinema que vai adquirindo.
716) Em 1925, Os dinossauros fazem a sua primeira aparição nas telas de cinema no filme The Lost World, cujos efeitos especiais são criados por Willis O’Brien, que mais tarde seria o responsável pelos efeitos do filme King Kong.
717) Por causa de um concurso de uma revista de cinema, a Metro-Goldwyn-Mayer muda o nome da atriz Lucille Le Seur para Joan Crawford.
718) A jornalista Louella Parsons inicia a sua famosa coluna de opinião.
719) A Warner Bros. lança uma estação de rádio, adquire a empresa Vitagraph e junta-se à Western Electric para desenvolver um sistema de som para filmes.
720) O Encouraçado Potemkin, do diretor Sergei Eisenstein introduz a técnica da montagem revolucionaria.
721) A produção cinematográfica Tcheca reacende-se e ganha fama internacional.
722) Em 1926, o ator Rudolph Valentino morreu por causa de um câncer de estômago.
723) Dom Juan é o primeiro filme a utilizar o sistema sonoro Vitaphone, apenas com efeitos sonoros e música.
724) Em 6 de outubro de 1927, estréia o primeiro filme sonoro (The Jazz Singer), interpretado por Al Jolson, a reação do público é extremamente positiva.
725) É criada, nos EUA, a Academia de Artes e Ciências das Imagens em Movimento, que atribuirá em 1929 os primeiros prémios de excelência, conhecido por Oscar.
726) O Diretor Frank Capra é contratado pela Columbia Pictures, sendo de extrema importância na ascensão da produtora como um dos principais estúdios de Hollywood.

727) Em Hollywood, é inaugurada a famosa sala de cinema The Chinese Theater e em Nova York abre a maior sala de cinema com 6.214 lugares.
728) Os estúdios de Hollywood impõem regras de conduta a si próprios ao proibir a exibição de escravatura branca, romances raciais e o uso de drogas, é a autocensura.
729) Em 1914, a Famous Players-Lasky Company torna-se nos estúdios Paramount.
730)O Egito produz o seu primeiro longa-metragem (Laila).
731) A produção cinematográfica norueguesa ganha reconhecimento com o filme Troll-elgen.
732) Em 1928, a Warner Bros. estréia o primeiro filme totalmente sonoro e é responsável por todos os filmes sonoros produzidos neste ano com um total de 10 filmes.
733) Utilizando um sistema de som melhorado, em 1928, Walt Disney e Ub Iwerks produzem o desenho animado Steamboat Willie, onde estréia a personagem do Rato Mickey , à qual Disney fornece a sua própria voz.
734) A Paramount anuncia que a partir de 1928 produzirá apenas filmes sonoros.
735) Pela primeira vez é utilizado um trailer com som para anúnciar o filme Tenderloin.
736) Em 1928, é criado o estúdio RKO Radio Pictures.
737) Os realizadores soviéticos Eisenstein, Alexandrov e Pudokin apresentam a teoria sobre o cinema sonoro "O Futuro do Filme Sonoro".
738) O governo soviético critica o realizador Eisenstein pelo seu filme outubro e decide que os filmes soviéticos devem ser realizados de modo a serem compreendidos pelas massas.

739) On With the Show, da Warner, é o primeiro musical sonoro em cores.
740) No final da década, vários países europeus, entre eles a Inglaterra, França, Áustria e a Hungria, impõem quotas à importação de filmes estrangeiros.
741) A legislação italiana obriga que todos os filmes sejam exibidos em italiano.
742) O número de espectadores triplica na França entre o fim da Iª Guerra Mundial e 1929.
743) Alfred Hitchcock realiza Chantagem, o primeiro filme sonoro inglês.
744) Em 1929, Alfred Hitchcock disse: "Os filmes mudos eram perfeitos. Só lhes faltavam o som sair da boca das personagens." E o som tinha de fato o seu papel no cinema!
745) Na década de 1920, Hollywood começa à imitar henry ford, e sua linha de produção em série, os estúdios colocaram os números à frente dos artistas. Os filmes teriam de ser baratos e sucessos de bilheteira. Isso obrigou muitos artistas a trabalhar longe dos estúdios ou então, como outros fizeram, a criar uma relação especial entre a figura do produtor e do diretor.
746) A verdade é que o cinema era agora tanto arte como indústria.
747) Como já se disse o cinema mudo não implicava em silêncio. Aliás, raríssimas eram as vezes em que um filme era exibido em silêncio absoluto. Desde, de seu nascimento que o som esteve presente no cinema, mesmo no cinema mudo. Só que, por uma razão ou por outra, nunca tomou a medida que era esperada.
748) Os primeiros projetores inventados por Thomas Edison já traziam a possibilidade de exibir som e imagem em movimento de forma simultânea. Muitos dos primeiros filmes exibidos na exposição de Paris de 1900 eram de fato sonoros. Mas os elevados custos que implicava na instalação de aparelhos sonoros nas salas e nos estúdios adiou por um quarto de século o filme sonoro.
749) Mesmo assim o som esteve sempre presente. As exibições eram acompanhadas por um pianista (nas estreias dos filmes em grandes cinemas haviam uma orquestra completa) e tinham salas que atraíam o público por terem atrás da tela pessoas dublando nos momentos mais emocionantes dos filmes. O diálogo nessa altura era subvalorizado (havia ainda uma relação amor e ódio com o teatro) e os realizadores do cinema mudo tinham apostado acima de tudo nas expressões faciais como elementos transmissores de idéias, emoções ou estados de alma. Só em casos extremos é que recorriam ao diálogo. E nesses casos utilizavam subtítulos. Como o cinema da época era popular frequentado por pessoas que eram analfabetas ou por imigrantes sem instrução, foi por este motivo que quanto menos subtítulos o filme tivesse, melhor era para os estúdios, e sua platéia.
750) A música que acompanhava a exibição dos filmes era sempre de música bastante erudita. Por vezes os realizadores recomendavam uma determinada partitura mas era o pianista (ou a orquestra) quem habitualmente escolhia o que interpretar. Os diálogos e os efeitos sonoros eram subvalorizados e as grandes correntes artísticas da época (Abel Gance, René Clair na França e Dziga Vertov e Serguei Eisenstein na União Soviética) afirmavam mesmo preferir assim, já que tinham mais margem de manobra na abordagem nas narrativas dos filmes.

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