TRI STAR PICTURES - A HISTÓRIA
A TriStar Pictures nasceu de uma ideia de Victor Kaufman, então alto executivo da Columbia Pictures, que à época era controlada pela Coca-Cola. Kaufman persuadiu a Columbia, a HBO e a CBS a unirem forças para dividir os custos crescentes da produção de filmes, formando uma joint venture em 1982. O nome Tri-Star Pictures foi oficializado em maio de 1983, marcando a criação do primeiro grande estúdio de Hollywood desde a fundação da RKO Pictures meio século antes.
Durante essa fase de parceria, muitos títulos da TriStar chegaram ao mercado de vídeo pela RCA-Columbia Pictures Home Video (hoje Sony Pictures Home Entertainment), CBS/Fox Video (atualmente CBS Home Entertainment e 20th Century Fox Home Entertainment) e HBO Video. A HBO mantinha os direitos exclusivos para exibição a cabo, enquanto a CBS ficava com as licenças para a televisão aberta.
Em 1985, a CBS deixou o acordo, mas continuou distribuindo alguns títulos em vídeo até o início da década de 1990. Em 1986, foi a vez da HBO sair do negócio, vendendo sua participação para a Columbia Pictures. No mesmo ano, a TriStar entrou no ramo televisivo, criando a Tri-Star Television em parceria com a Stephen J. Cannell Productions e a Witt/Thomas/Harris Productions. Juntas, elas montaram a distribuidora Televentures.
A ERA DA COLUMBIA PICTURES ENTERTAINMENT
No fim de 1987, a Tri-Star Pictures, Inc. passou a se chamar Columbia Pictures Entertainment, após a Coca-Cola vender sua divisão de entretenimento para a Tri-Star, em um negócio bilionário que fundiu as operações da Columbia e da Tri-Star. Ambas mantiveram suas marcas separadas para produção e distribuição de filmes. Em abril de 1988, a Columbia Pictures Entertainment transformou novamente a Tri-Star Pictures, Inc. em uma companhia independente dentro da nova estrutura.
Em 1989, todos os ativos de entretenimento da Coca-Cola foram comprados pela Sony Corporation, do Japão, que manteve as marcas Columbia e Tri-Star funcionando separadamente. Em julho de 1990, a Tri-Star Pictures encerrou as atividades de sua empresa Televentures, que foi vendida para a Stephen J. Cannell Productions, passando a se chamar Televentures Cannell Distribution Co.
As séries e filmes distribuídos pela Televentures foram transferidos para a Columbia Pictures Television Distribution, assim como os conteúdos administrados pela DL Taffner Syndication. Pouco depois, a Sony reviveu a TriStar Television como uma divisão de produção para TV em 1991 e, em 1994, fundiu essa estrutura com a Columbia Pictures Television, formando a Columbia TriStar Television. As duas continuaram atuando de forma independente até 1999.
Além de seus próprios títulos, a TriStar foi responsável por lançar nos cinemas várias produções da Carolco Pictures, incluindo Risco Total (Cliffhanger), cujo contrato de distribuição ficou a cargo da TriStar. A empresa também exibiu alguns filmes da FilmDistrict nos Estados Unidos.
Em 1998, a Sony fundiu a Columbia TriStar em um novo braço, o Columbia TriStar Motion Picture Group, mas manteve a produção e distribuição sob as duas marcas distintas.
A TriStar ressurgiu em 2004 como um selo voltado a marketing e aquisição de filmes, com foco especial em produções de gênero. Elysium, lançado em 2013, foi sua primeira grande estreia de alto orçamento desde A Máscara do Zorro, de 1998.
Ainda em 2013, Tom Rothman, ex-executivo da Century Fox, entrou para a Sony Pictures e criou a TriStar Productions como uma nova joint venture, com o objetivo de desenvolver, financiar e lançar até quatro filmes por ano, além de produções para TV e aquisições estratégicas.
LOGO
O famoso logotipo do estúdio, com o Pegasus em repouso ou em voo, surgiu em 1984 e virou um símbolo cultural. A ideia partiu de Victor Kaufman e de sua família, que era apaixonada por equitação. O primeiro logotipo foi desenvolvido com o apoio do cineasta Sydney Pollack, consultor da Tri-Star, que sugeriu usar o mesmo cavalo do filme O Cavaleiro Elétrico (The Electric Horseman). No longa, o animal era escuro, mas foi transformado em um cavalo branco para o emblema do estúdio.
A trilha que acompanha o logotipo foi composta por Dave Grusin, músico de jazz. A música foi remixada por Bill Johnson em 1993 e recebeu uma nova versão em 1998.
O icônico Pegasus da TriStar já inspirou diversas paródias. Em Olha Quem Está Falando (Look Who’s Talking), sons imitando o logotipo aparecem na abertura, feitos pela voz de Bruce Willis, e o tema musical da TriStar toca quando Julie caminha em uma das cenas. Na série Mad About You, produzida pela TriStar Television, o personagem Paul faz piada com o cavalo alado em um episódio de 1993.
Um episódio de Family Guy chamado Petergeist mostra Joe Swanson no lugar do mascote Pegasus. E no filme Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (Another You), de 1991, Richard Pryor satiriza o logotipo, incluindo o som icônico do cavalo alado.