google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

MARLON BRANDO - 10 FILMES ESSENCIAIS


A lista dos 10 filmes essenciais de hoje é de um dos maiores monstros sagrados e encrenqueiros do cinema. Brando não tinha a fama de causador de encrenca a toa. Quando ganhou o Oscar por sua interpretação como Don Vito Corleone, se recusou a receber a estatueta em protesto contra a discriminação aos índios americanos feita pelo governo e por Hollywood. Em seu lugar, mandou uma atriz que se fez passar por uma índia-americana.
Em Superman (1978), para aparecer por apenas 10 minutos, o ator Marlon Brando recebeu um cachê de US$ 4 milhões.



Já no filme Apocalypse now, Brando  estava gordo, andava frequentemente bêbado e admitiu que não havia lido nem o roteiro e nem o livro em que o filme se baseava. Concordou em atuar no filme com uma condição: de que ele aparecesse sempre nas sombras, para que o público não notasse que ele estava 40 quilos acima do seu peso normal. E lógico, não memorizava suas falas.
Mesmo sendo um turbilhão de emoções, tragédias pessoais e difícil de trabalhar, é considerado um dos maiores atores do cinema. E por muitos, o maior.
Abaixo, 10 motivos:


Durante a guerra do Vietnã, o Capitão Willard (Martin Sheen), enlouquecido, desaparece na selva do Camboja a procura do Coronel Kurtz (Marlon Brando). Durante sua busca, o agente se depara com situações estarrecedoras e testemunha absurdos mostrados com dramaticidade, em uma odisseia muitas vezes surrealista, que mostra a devastação e o horror da guerra. Adaptação do livro Heart of Darkness , de Joseph Conrad.


Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman.


Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente, um deseja o outro ardentemente e iniciam um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.


A história se inicia com o casamento de Connie, a filha de Don Corleone. Como um senhor feudal, ele recebe os cumprimentos e promessas de lealdade da família e de clientes. Os outros filhos de Corleone estão presentes: o sangue-quente Sony, o mais velho que irá substitui-lo, e Fredo, que não se adequa aos negócios da família. O preferido de Corleone é o filho mais novo, Michael, que voltou como herói da II Guerra Mundial e não tem nenhum envolvimento com a máfia. Porém, devido à incapacidade do pai, se vê forçado a assumir a liderança da família, contrariando o que Corleone queria para seu futuro.


Em 1787 o Bounty deixa Portsmouth com destino ao Taiti, para trazer o maior carregamento possível de fruta-pão. O capitão do navio fica de tal forma obcecado em cumprir sua missão que, em virtude dos seus métodos extremamente rígidos, provoca um forte descontentamento na sua tripulação, o que acaba resultado em um motim.


Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as consequências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint).


Uma tranquila e pequena cidade da Califórnia é invadida por uma gangue de motoqueiros arruaceiros e problemáticos. Em meio ao terror que sua gangue está causando na cidade, Johnny (Marlon Brando) se apaixona pela filha do policial Harry Bleeker, a perfeitinha Kathie. Johnny não enfrenta apenas o conflito gerado pela diferença social que o separa de Kathie, mas também um psicótico rival conhecido como Chino (Lee Marvin), que promete complicar ainda mais a situação.


A história se passa em Roma, por volta de 40 A.C. Júlio César é assassinado por senadores da República, entre eles Brutus e Cássio. O Senado temia que a ambição de César o transformasse em um tirano, tomando deles o poder. Júlio César morre nos braços de Marco Antonio, que consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação obrigando os conspiradores a fugir. Adaptação bastante fiel da peça de Shakespeare.


Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, e um deles deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando um guerrilheiro, que por vários anos teve importância política na vida do país. A vida do lendário revolucionário mexicano Emiliano Zapata são trazidas às telas por Darryl F. Zanuck, em audaciosa produção do roteiro de John Steinbeck.


Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica (Vivien Leigh), vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter), em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.



Tecnologia do Blogger.