google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES QUE RETRATAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Violência doméstica é um padrão de comportamento que envolve violência ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico, como no caso de um casamento ou união de facto, ou contra crianças ou idosos. Quando é perpetrada por um cônjuge ou parceiro numa relação íntima contra o outro cônjuge ou parceiro denomina-se violência conjugal, podendo ocorrer tanto entre relações heterossexuais como homossexuais, ou ainda entre antigos parceiros ou cônjuges.
A violência doméstica pode assumir diversos tipos, incluindo abusos físicos, verbais, emocionais, econômicos, religiosos, reprodutivos e sexuais. Estes abusos podem assumir desde formas subtis e coercivas até violação conjugal e abusos físicos violentos como sufocação, espancamento, mutilação genital feminina e ataques com ácido que provoquem desfiguração ou morte. 
Em todo o mundo, a esmagadora maioria das vítimas de violência doméstica são mulheres, sendo também as mulheres as vítimas das formas mais agressivas de violência.


Christina Delassalle (Vera Clouzot) é casada com o sádico Michel Delassalle (Paul Meurisse). Rigoroso diretor do colégio que a pertence, ele frequentemente a humilha, maltrata alunos e funcionários e é odiado por todos. Em uma improvável parceria, Christina e Nicole (Simone Signoret), amante de Michel, decidem matá-lo


A família Montelli muda-se para uma antiga casa, sem suspeitar que ela foi construída em cima de um cemitério indígena. Em razão disto, ela é habitada por um ser demoníaco, que entra no corpo do filho mais velho e o induz a matar sua família..
Apesar de ter sido produzido posteriormente, os eventos mostrados em Terror em Amityville são anteriores aos de A Cidade do Horror (1979).


Uma esposa violentamente abusada cansa de apanhar do marido. Todo lugar em que ela procura ajuda, ninguém pode fazer muito por ela. Após ser estuprada por ele, uma noite, ela coloca fogo na cama enquanto ele dorme. Baseado em uma história real.


Em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada dos filhos, Celie (Whoopi Goldberg, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este filme em 1985), é doada à Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. 


O filme conta o trágico casamento de Betty com um médico iraniano que vive há vinte anos na América. Numa viagem de férias à sua terra natal, junto com a esposa e a filha, o médico revela sua verdadeira personalidade... Convertido ao islamismo ele fará de sua esposa uma prisioneira que manterá sob o seu poder. 


Tina vai morar com a mãe em St. Louis e começa a trabalhar como cantora de R&B em uma banda liderada por Ike Turner (Laurence Fishburne). Logo os dois estão envolvidos, têm um filho e vão se casar no México. Em 1960 ela já se chamava Tina Turner e, junto com Ike, vão para Nova York, começam a se apresentar e subir no hit parade. Mas nos anos seguintes Ike passa a agredir Tina sistematicamente. 


Jolene é a história de dez anos na vida de uma jovem e sua jornada para a felicidade. Em sua busca, ela passa por uma série de relacionamentos, aventuras e infortúnios que a levam por toda a América, a procura da vida que ela sempre sonhou.
Jolene, filme baseado em um conto de E. L. Doctorow.


Joseph é um viúvo atormentado. Desempregado, violento e alcoólatra, ele passa a vida descontando sua raiva ao mundo. Um dia, porém, conhece a religiosa Hannah, dona de um brechó de caridade. Apesar das diferenças entre os dois, o jeito acolhedor de Hannah faz com que eles desenvolvam uma forte amizade. Casada, ela tem uma uma vida conjugal aparentemente normal, mas que esconde um marido agressivo e ciumento. 


Todas as manhãs, Christine (Kidman) acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que fez com que Christine tivesse amnésia. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias.


Baseado na história verdadeira de Maria da Penha, bioquímica respeitada que, após anos de violência e duas tentativas de assassinato, consegue provar nos tribunais a culpa do marido, dando nome à mais famosa lei contra violência doméstica no mundo.


Como esquecer de mencionar, num post como este, a recente e maravilhosa série com três grandes atrizes fazendo papéis tão fortes?


Big Little Lies conta a história de três mães que se aproximam quando seus filhos passam a estudar juntos no jardim de infância. Até então, elas levam vidas aparentemente perfeitas, mas os acontecimentos que se desenrolam levam as três a extremos como assassinato e subversão.


Tecnologia do Blogger.