google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

AS MIL E UMA NOITES: 10 ADAPTAÇÕES ESSENCIAIS


Poucos sabem que há um fator em comum que une figuras aparentemente tão díspares como Aladdin, Ray Harryhausen, Ali Babá e Pier Paolo Pasolini. Todas estão ligadas, de alguma forma, às 1001 noites, que é uma coleção de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásia e compiladas em língua árabe a partir do século IX.  No mundo moderno ocidental, a obra passou a ser amplamente conhecida a partir de uma tradução para o francês realizada em 1704 pelo orientalista Antoine Galland, transformando-se num clássico da literatura mundial.

Embora na obra desfile uma rica galeria de personagens, os que mais se popularizaram são Simbad, Aladim e Ali Babá. E uma curiosidade. Ao longo do post abaixo, verá que hora Simbad aparece grafado com "m"  hora com "n". Eu mantive os nomes que os filmes estão grafados nas mídias (dvd/vhs/bluray). Porém, com "n" seria o título original e "m" o nacional. É um fato que sempre me incomodou, mas deixei como foi lançado.

E nosso top 10 tem menções honrosas, que se encaixariam bem na lista, mas por razões de importância, os que entraram tiveram prioridade.

Boa sessão:

Direção: Raoul Walsh

O ladrão Ahmed (Douglas Fairbanks) se apaixona pela filha do Califa de Bagdá, só que para ficar com ela terá que enfrentar os concorrentes. O pai dela diz que dará a mão da filha em casamento ao homem que trouxer o mais raro tesouro depois de sete luas. O ladrão sai nessa mágica jornada, mas ele não sabe que o outro pretendente, o Príncipe dos Mongóis, não está jogando limpo.

Em alguns posteres Mathilde Comont é creditada como M.Comont para manter em segredo o seu sexo. No entanto, em diversas cenas do filme fica óbvio que o Príncipe da Pérsia está sendo interpretado por uma mulher.

Direção: Ludwig Berger, Michael Powell

A fim de expandir seus poderes, Jaffar, o Grão-vizir de Bagdá coloca o príncipe Ahmad numa prisão com a intenção de matá-lo e assumir o controle do reino. No cárcere, Ahmad conhece Abu, um jovem ladrão e, com seu auxílio, conseguem fugir para Basra. Lá, ele se apaixona por uma bela princesa. Entretanto, Jaffar também a deseja e, usando de feitiçaria, faz com que Ahmad fique cego e Abu se transforme num cão. Para que tal feitiçaria se desfaça, Jaffar diz que é preciso que a princesa se case com ele. Esta concorda e é levada para o navio de Jaffar, onde iniciam uma viagem. Abu consegue embarcar e, ao chegar em terra firme, recobra sua forma humana ao mesmo tempo, em que Ahmad recobra a visão. Numa praia, Abu encontra uma garrafa contendo em seu interior um gênio que lhe concede três desejos: saciar a fome, localizar Ahmad e fazer com que este e a princesa sejam felizes.

Direção: John Rawlins

O príncipe Ahmad (John Justin) é o legítimo rei de Bagdá, mas ele foi enganado e expulso como um mendigo. Agora, um cativo do perverso grão-vizir Jaffar (Conrad Veidt) será lançado em um calabouço, onde conhece Abu (Sabu), o melhor ladrão de Bagdá. Juntos, eles escapam e embarcam numa série de aventuras que envolvem um cavalo voador mecânico, uma joia mágica que tudo vê, um tapete voador e uma linda princesa (June Duprez). Abu sabe que ele deve confiar toda sua coragem e destreza para completar essa gloriosa missão, mas também terá ajuda de uma fonte inesperada: o Gênio (Rex Ingram) que vai lhe garantir 3 desejos quando for liberto da garrafa.

Direção: Arthur Lubin

Jon Hall e Maria Montez estrelam esta fantástica aventura que também é uma grande história de amor. Liderados pelo perverso Hulagu Khan (Kurt Katch), os mongóis tomam Bagdá e matam o califa (Moroni Olsen). Porém, o jovem Ali (Jon Hall), filho do califa, consegue escapar, sendo adotado pelo velho Babá (Fortunio Bonanova) , líder de um bando de ladrões. Agora, crescido, retorna para vingar a morte do pai, ocupar seu trono e resgatar seu grande amor, Amara (Maria Montez).

Direção: Richard Wallace

Numa época de fantasia, nos tempos do califa Harun-Al-Rashid, na antiga Pérsia, o marujo Simbad narra suas aventuras espetaculares, algumas mentirosas, outras verdadeiras. Conta como salvou um navio em companhia do amigo Abbu, quando se apossou do mapa do tesouro de Alexandre o Grande. Na perigosa jornada, Simbad enfrenta Emir e Melik, dispostos a qualquer coisa para se apossar do tesouro. A bela Shireen também é disputada por heróis e vilões.

Direção: Nathan Juran

Tendo o seu pai sido morto às mãos de uma horda de soldados que transportam o símbolo de uma serpente enroscada, Harun decide ir até Bagdade descobrir quem mandou executar o assassinato. Assim que chega à cidade arma-se com uma espada que parece estar dotada de uma incrível força e cuja magia só funciona nas suas mãos. Entretanto, no palácio, o malvado vizir Jafar conspira com o seu filho para derrubar o califa. Mas a filha deste, a princesa Khairuzan, apaixona-se por Harun e juntos viverão uma aventura para salvar o califado dos maléficos planos do vizir.

Direção: Nathan Juran

Quando o lendário Simbad, sai numa perigosa jornada para a misteriosa Ilha de Colossus, ele se envolve em uma incrível e movimentada aventura. Ele precisa quebrar o encanto que um diabólico feiticeiro jogou em sua amada princesa. Mas, antes que possa salvá-la, Simbad vai enfrentar uma incrível coleção de monstros místicos, o ciclope devorador de homens, um guerreiro esqueleto, o Roc, um feroz pássaro de duas cabeças e um dragão que expele fogo.

Direção: Gordon Hessler

Simbad (John Phillip Law), príncipe de Bagdá e lendário marinheiro, acha um intrigante mapa e sai em busca da desconhecida ilha de Lemuria, levando a bela escrava Margiana (Caroline Munro) e o Grão Vizir de Marabia. O Príncipe Koura (Tom Baker), um maligno feiticeiro que tenta obter o controle de Marabia com a manipulação de espíritos do mal, segue-os para impedir o sucesso de Simbad. Mas o marinheiro encontra Lemuria a despeito dos terríveis feitiços lançados por Koura em seu caminho. Em Lemuria, Simbad e sua corajosa tripulação lutam contra uma estátua de seis espadas, um centauro de um olho só e um Grifo, fabuloso animal com cabeça de águia e garras de leão. Finalmente Simbad confronta-se a Koura, num duelo de vida e morte!

Direção: Pier Paolo Pasolini

Os contos eróticos de As Mil e Uma Noites foram filmados em quatro países (Irã, Nepal, Yêmen, Eritréia) ao longo de mais de dois anos. O filme é o terceiro e último da Trilogia da Vida de Pasolini, e certamente o mais polêmico. O príncipe Mur El-Din (Frano Merli), procura sua amante, a escrava Zumurrud (Inês Pellegrini), que havia sido sequestrada. Mal sabe o príncipe que a escrava que ele ama agora está escondida sob um disfarce surpreendente. Na sua busca pela escrava raptada, Mur El-Din visita os mais remotos cantos do mundo, testemunhando ao longo da viagem histórias inesquecíveis de traição, cobiça e carnalidade.

Direção: Sam Wanamaker

Simbad, corajoso marinheiro e Príncipe de Bagdá, sai em direção a Charnak, com intenção de pedir ao Príncipe Kassim, para se casar com sua irmã, Farah, mas Simbad, descobre que Kassim, está possuído por um feitiço de sua maligna madrasta, Zenobia. Para quebrar a magia, Simbad, tem que sair em uma jornada nunca antes realizada. Esperando por eles nesta perigosa viagem estão uma variedade de bestas que vão além da mais delirante imaginação. Entre as criaturas estão o Minoton, um colosso de bronze; um gigante troglodita; um tigre com dentes de sabre; e um babuíno "quase humano".

Menções honrosas: Capitão Sinbad (1963) e  Aladdin (2019)

Tecnologia do Blogger.