google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES COM CENAS EM PRIMEIRA PESSOA


Quando assistimos a um filme ou cena em primeira pessoa, a principal característica é o raio de visão limitado à perspectiva do observador (personagem central). Há filmes que utilizam o recurso em poucas cenas e a outros mais radicais, que usam no filme todo. 

Confiram abaixo 10 dicas e não se deixem confundir com os filmes de "câmera na mão". Ao contrário do que a maioria dos sites pregam em suas listas, filmes como Bruxa de Blair são feitos com câmera na mão (geralmente no estilo "filmagens encontradas" ou found footage). Eles não são filmados pelos olhos do narrador. Há uma pequena diferença neste sentido, pois ainda que a perspectiva seja a mesma, a câmera é um elemento de cena (nós sabemos que eles seguram a câmera), enquanto no filme em primeira pessoa, a "câmera" são os olhos do narrador.
Bora conferir as indicações.

O filme destaca-se em parte pela notável perspectiva narrativa, sob o ponto de vista do personagem central, o detetive particular Philip Marlowe, interpretado pelo próprio Montgomery. A história se desenrola em Hollywood nos anos 40. Marlowe é contratado para encontrar a desaparecida esposa do editor Derace Kingsby. O detetive começa sua investigação pela casa de campo da família, que fica ao lado de um lago, onde a Sra. Kingsby foi vista pela última vez.

Um grupo de junkies à espera de heroína e tensões passam a surgir com o passar do tempo. Especialmente controverso, venceu um prêmio da crítica em Cannes e é hoje um documento valioso sobre a contracultura do início dos anos 1960 e uma obra importante do cinema experimental. Baseado em um livro de Jack Gelber.

Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

Na Detroit do futuro, dominada por sádicos criminosos, a polícia foi privatizada e não consegue deter a alta criminalidade. A multinacional OCP pretende substituir os policiais humanos por ciborgues, e aproveita o cadáver do policial Murphy, executado pro uma quadrilha, para criar RoboCop - um misto de máquina e homem a serviço da justiça. Mas as memórias de Murphy, que deveriam ter sido apagadas, ressurgem, e com elas o desejo de vingar-se do seus assassinos.

O major Dutch lidera uma equipe de resgate em selva da América Central. Após uma ação bem-sucedida contra um pelotão de guerrilheiros, eles descobrem que a missão era uma farsa e eles foram usados pela CIA. Para piorar, a floresta esconde uma ameaça mortal: um ser de outro planeta, fortemente armado, que sente enorme prazer em matar.

Um homem (John Cusack) consegue um novo emprego no 7º e meio andar de um edifício comercial, onde todos os funcionários devem andar curvados. Lá encontra uma porta, escondida, que leva quem ultrapassá-la até a mente do ator John Malkovich, onde pode permanecer durante 15 minutos, até ser cuspido numa estrada na saída de Nova Jersey. Impressionado com a descoberta, resolve alugar a passagem para outras pessoas, dentre elas o próprio John Malkovich.

Algo estranho aconteceu em uma estação espacial localizada em Marte. A tripulação local entrou em estado de quarentena cinco, antes da comunicação com a Terra ser bruscamente interrompida. Para investigar o caso é enviada uma equipe especialmente treinada para resolver problemas inesperados, que exijam que seus integrantes entrem em ação o mais rápido possível. Só que desta vez eles não tem a menor idéia de qual é o inimigo que precisam enfrentar.

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

A história conta o drama do ciborgue Henry que acabou de ser ressuscitado pela sua esposa e criadora Estelle (Haley Bennett). Logo que ele volta a funcionar, sem memória, sua esposa é sequestrada pelo super poderoso vilão Akan (Danila Kozlovsky), é então que Henry e o cientista Jimmy (Sharlto Copley) lutarão para salva-la até o fim do dia, mas logo ele percebe que Akan quer mesmo cloná-lo e criar assim um exército de ciborgues para conquistar o mundo.

Após ver o pai ser assassinado, Sook-hee (Ok-bin Kim) é treinada para ser uma assassina. Após deixar uma pilha de corpos em um ato de vingança, ela acaba capturada e tem sua vida literalmente apagada. Grávida, ela é obrigada a trabalhar para uma agência de assassinatos, com a promessa de que em dez anos será libertada para ter uma vida comum. Após ser "devolvida" ao mundo real, já com a filha nascida, Sook-hee verá a carreira de assassina bater de frente com elementos de seu passado, o que abalaram sua rotina e realidade.


Tecnologia do Blogger.