google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ALEX PROYAS - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS

alex-proyas-responde-as-7-perguntas

O destino quis que o primeiro filme do diretor Alexander Proyas fosse O Corvo, até hoje, seu melhor filme. Belíssimo esteticamente, com uma trilha memorável, uma tragédia obrigou o diretor a ressignificar o projeto. Ao entrevistá-lo, Proyas me disse que foi difícil seguir com o filme, mas que a equipe se uniu para concluir o filme, como um legado para ator principal, morto em cena, durante uma sequência em que todos atiram no personagem. 

Brandon Lee era muito querido no set, e todos queriam que o trabalho do ator continuasse vivo. Proyas disse que foi muito melancólico terminar o filme sem ele. Mas o diretor egípcio, nascido em 23 de setembro de 1963, o fez com louvor. O Corvo não se tornou cult pela tragédia, mas ela reforçou a atenção nesta obra-prima lançada em 1994. E ao contrário do que poderíamos supor, o diretor seguiu em frente com ótimos filmes, já que na sequência, fez Cidade das sombras (1998), Eu, Robô (2004) e Presságio (2009).


Proyas é fã do trabalho do pintor surrealista belga René Magritte e das técnicas de iluminação do cineasta alemão Fritz Lang. Essas influências se refletem em sua abordagem estilizada e atmosférica em seus filmes, que apresentam muitas vezes cenários sombrios, linhas angulares e uso expressivo da luz e das sombras.

Alex é conhecido por ser um diretor altamente envolvido na fotografia de seus filmes. Ele trabalha em estreita colaboração com diretores de fotografia para criar a atmosfera visual única de suas obras, muitas vezes utilizando técnicas de iluminação e composição para estabelecer uma estética marcante.

Mas seu início de carreira foi no mundo da publicidade e dos videoclipes, dirigindo vários notáveis, incluindo "Don't Dream It's Over" da banda Crowded House e "Kiss the Dirt (Falling Down the Mountain)" da banda INXS. O diretor é conhecido por abraçar projetos desafiadores e conceitos ambiciosos. Seus filmes costumam explorar temas complexos, como identidade, realidade e a natureza humana. Essa busca por histórias intrigantes e visualmente impressionantes pode levar a riscos criativos, que nem sempre são bem recebidos pelo público e crítica. E neste ponto, seu único "pecado" na carreira, foi lançado em 2016: Deuses do Egito. Mas, aparentemente, o resultado o afastou temporariamente das telas.


Proyas nasceu em Alexandria e é filho de pais gregos. Ele se mudou para Sydney, Austrália, quando tinha três anos. Aos 17 anos, frequentou a Australian Film Television and Radio School, e começou a dirigir videoclipes logo depois. Ele se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, para continuar sua carreira, trabalhando em videoclipes e comerciais de TV da MTV.

Desta trajetória, veio O corvo, e o resto é história.

Confira agora como foi nossa conversa:

Boa sessão:


1) É comum lembrarmos com carinho do início da nossa relação com o cinema. Os filmes ruins que nos marcaram, os cinemas frequentados (que hoje, provavelmente, estão fechados), as extintas locadoras de VHS que faziam parte do nosso cotidiano. Você é um apaixonado por cinema? Conte-nos um pouco de como é sua relação com a 7ª arte.

A.P.: Os filmes são melhores que a vida real. Fazendo-os e assistindo-os. A realidade não pode competir. Sou cineasta, na prática, desde os 10 anos de idade... Estava em espírito desde que vi 2001: Uma Odisseia no Espaço quando tinha 6 anos. Essa é quase a minha vida inteira e quanto mais velha fica, essa parte da vida quando eu não fazia filmes, é principalmente uma memória esquecida. Então, eu realmente não conheço uma vida sem filmes.


2) Muitos adoram fazer listas de filmes preferidos. Outros julgam que é uma lista fluida. Para não te fazer enumerar vários filmes, nos diga qual o filme mais importante da sua vida. E há uma razão para a produção que citar ser destacada?

A.P.: Bem, acho que acabei de responder isso na pergunta acima: 2001: Uma Odisseia no Espaço. Mas eu tenho muitos filmes favoritos e, mais ainda, diretores favoritos. Kubrick, é claro, Hitchcock, Tarkovsky, Bunuel, Fellini. Eu acho que ótimos cineastas fizeram muitos ótimos filmes, e se eles fizeram filmes ruins, é simplesmente porque eles estão constantemente ultrapassando seus próprios limites. Não julgo os artistas por seus erros, apenas os tolos fazem isso, escolho apenas reconhecer seus triunfos.

M.V.: Genial colocação.


3) Você fez algumas obras-primas do cinema, como O Corvo e Dark City. Eu sou particularmente um grande fã de seus filmes. Eu sempre revejo também "Presságio" e "Eu, Robô". 
Mas "O Corvo", além de ser um ótimo filme, foi marcado por um episódio fatídico. Sei que pode ser difícil voltar naquele dia, mas me pergunto como foram esses momentos. Como a tragédia tomou conta da equipe e como eles conseguiram terminar o filme, e de maneira tão magistral?

A.P.: Brandon e eu tivemos uma amizade muito próxima. Nós nos conhecemos muito antes de começarmos a produção, e ficamos juntos e discutimos nossas paixões por filmes. Acho que, como resultado, tivemos a colaboração mais próxima que já tive com um ator em qualquer um dos meus filmes - o que tornou a tragédia do que aconteceu ainda mais difícil de superar. Eu terminei o projeto porque vi o excelente trabalho de Brandon no filme, que merecia ser visto e se tornou seu legado.


4) Algumas profissões rendem histórias interessantes, curiosas e às vezes engraçadas. E certamente, quem trabalha com cinema, tem suas pérolas. Lembra-se de alguma história legal que tenha acontecido durante a execução de algum trabalho seu e que possa compartilhar conosco? Alguma história de bastidores, por exemplo…

A.P.: Bem, todo filme tem suas "histórias incríveis”... é difícil responder a uma pergunta tão ampla. Eu acho que todo filme é realmente um milagre, se é que existe: montar um filme é uma série de eventos quase aleatórios que conspiram para tornar esse filme em realidade. Tive muitos projetos nos quais me esforcei muito e nunca foram realizados por vários motivos. Eu escolho me concentrar no que estou fazendo agora, montando meu próximo filme. 

Mas uma curiosidade exclusiva para você: William Hurt questionou por que eu iria molhar as ruas em Dark City. Ele apontou corretamente que, como os Estranhos tinham medo da água, por que eles deixavam as ruas molhadas? Eu disse a ele que as ruas estavam molhadas porque, embora os Estranhos fossem deuses da cidade sombria, o diretor era o deus do filme, e o diretor queria as ruas molhadas porque ficava visualmente melhor (risos).

M.V.: Ri alto aqui.


5) Se pudesse, por um dia, ser um diretor (ou diretora) do cinema clássico (de qualquer país) e através deste dia, ver pelos olhos dele (a), uma obra-prima sendo realizada, quem seria e qual o filme? E claro… por quê?

A.P.: Eu não vejo o objetivo disso. Na obsessão cinematográfica de hoje em refazer o passado, tudo o que me interessa é olhar para o futuro. Embora possa ser divertido viajar de volta em sua máquina do tempo imaginada para observar um dos cineastas que admiro, acho que me diria mais sobre a paisagem cinematográfica da época do que me forneceria uma visão real da metodologia do artista. Eu acho que não há nada a ser ganho com um vislumbre do passado. Esse mundo se foi para sempre. O método do artista é claramente visível no trabalho deles, e eu tenho acesso a ele a qualquer momento em seus filmes.


6) Agora voltando à sua área de atuação. Qual trabalho realizado você ficou profundamente orgulhoso? 
E, em contrapartida, o que você  mais se arrependeu de fazer, ou caso não tenha se arrependido, teria apenas feito diferente?

A.P.: Não me arrependo de nada. O arrependimento é uma emoção inútil. O orgulho é ainda mais tolo, pois o impede de ser um artista. Você precisa continuar melhorando, esse é o seu trabalho e sua vida.

7) Para finalizar, deixe uma frase famosa do cinema que te represente.

A.P.: "O que temos aqui é uma falha na comunicação". -  Rebeldia Indomável.

M.V.: Obrigado amigo. Foi uma honra.




Tecnologia do Blogger.