SERGIO MARTINO - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS

Sergio Martino nasceu em 19 de julho de 1938 em Roma na Itália. É diretor e autor, notável por suas contribuições ao gênero giallo. Martino ajudou a moldar o cinema de gênero italiano, e seus filmes continuam cultuados internacionalmente, especialmente entre fãs de horror, exploitation e cinema B.
Ele é reconhecido por filmes como A Cauda do Escorpião (1971), O Estranho Vício da Senhora Wardh (1971),Torso (1973), A Ilha dos Homens-Peixe (1979), Crocodilo, A Fera Assassina (1979), 2019 - Depois da Queda de Nova York (1983) e Keruak, O Exterminador de Aço (1986).
E hoje, com vocês, Sergio Martino.
Boa sessão:

1) É comum lembrarmos com carinho do início da nossa relação com o cinema. Os filmes ruins que nos marcaram, os cinemas frequentados (que hoje, provavelmente, estão fechados), as extintas locadoras de VHS e DVD que faziam parte do nosso cotidiano. Você é um apaixonado por cinema? Conte um pouco de como é sua relação com a 7ª arte.
S.M.: Faço parte de uma geração que tinha a sala de cinema como ponto de referência. Ainda não havia TV e, portanto, também era um entretenimento à tarde para ir ao cinema. A disseminação da TV e a pirataria (e a incapacidade de combatê-la) levaram ao fim do charme do cinema como um ponto de encontro.
Durante a minha juventude, o cinema era entretenimento de verdade, o lugar para levar a garota para um primeiro encontro e começar a primeira aproximação do amor, mesmo na escuridão da sala.
M.V.: Verdade, era super charmoso, não? Um verdadeiro evento.
S.M.: Completamente.
2) Existem filmes que influenciam a nossa vida como um todo. "Keruak, O Exterminador de Aço", por exemplo, foi um dos filmes que me fez amar o cinema de androides. Revi mais de 100 vezes e ainda tenho o VHS. Quais foram os realizadores que mais te influenciaram? E há um filme preferido?
S.M.: Definitivamente, os filmes de Charlie Chaplin, mesmo os mudos. Era a verdadeira essência do cinema. Também adorei os filmes de Orson Welles, Sam Peckinpah, Sergio Leone e Luis Buñuel. Mas vou citar um filme em particular: Oito e meio de Federico Fellini. Curiosamente, "Z" da Costa Gavras me motivou muito na criação do filme "A Cauda do Escorpião".
3) Em sua carreira, trabalhou como assistente do grande Mario Bava. Qual recordação tem dele e quais os maiores aprendizados levou para sua filmografia?
S.M.: Leia meu livro Mille peccati... nessuna virtù? e lerá a história em detalhes de como ele resolveu uma cena em meia hora com um ator que teve que recitar uma longa piada em inglês. Ele certamente tinha um grande respeito pelos custos de produção e, como todos os diretores de filmes de gênero, queria respeitar os orçamentos.
Lembro-me de que ele levava em conta as atas de assembleia adquiridas diariamente e frequentemente cortava as cenas sem precisar filmar, se acreditava que eram inúteis. A maioria de seus filmes teve menos de uma hora e meia de edição.
4) Algumas profissões rendem histórias interessantes, curiosas e às vezes engraçadas. E certamente, quem trabalha com cinema, tem suas pérolas. Se lembra de alguma história divertida que tenha acontecido durante a execução de algum trabalho seu e que possa compartilhar?
S.M.: Eu teria muitos para contar e você encontrará todas estas histórias divertidas no meu livro. O cinema por trás da câmera, especialmente se houver harmonia na equipe e a parte mais bonita desse trabalho.
5) Imagine o cenário: você é um diretor de cinema (de qualquer país) enquanto ele realiza um filme memorável. Qual seria o diretor, o filme e claro…, por quê?
S.M.: Não consigo responder a essa pergunta. Há muitos filmes que amei num momento em que os vi e talvez se revistos depois de anos que achei menos belos. Portanto, se eu disser um filme hoje, pode ser que amanhã eu não quisesse mais o ver sendo feito.
M.V.: Verdade. Isto aconteceu comigo recentemente. Revi Dr. Jivago desde meus 15 anos até 2019. Nestes 30 anos, ele sempre esteve entre os 20 filmes da minha vida. A última vez que assisti, achei-o totalmente desinteressante. Louco não? Amanhã, posso amá-lo novamente...
S.M.: Mas, um me vem a mente: "Nós que Nos Amávamos Tanto" do Ettore Scola. É um filme que ainda gosto de ver novamente, também porque conta um momento histórico da minha vida como adulto e uma atividade profissional que faz parte da minha vida. Então, é um filme que gostaria de enxergar pelos olhos de Scola.
6) Fazer cinema envolve muitas variáveis. Esforço, investimento, paixão, talento... E a sinergia destes elementos faz o resultado. Qual trabalho em sua carreira considera o melhor?
S.M.: Não posso avaliar todos os meus filmes porque quase sempre tive que aceitar compromissos, esvaindo-se o trabalho autoral. Gosto muito da segunda metade de Torso, que ainda me parece eficaz hoje. Os títulos de abertura do filme "Mannaja - Um Homem Chamado Blade (1977)", o encontro inicial de Barbara Bach com "A ilha dos Homens-Peixe (1979)", algumas cenas de ação (reais) de "Profissionais Violentos (1973)" e a atuação de Claudio Cassinelli em "Morte Suspeita de uma Adolescente (1975)".
Talvez "La bellissima estate (1974)" seja um filme mais sentimental com Senta Berger, parece-me que é um filme que não cai no lugar-comum. E também o estilo barroco de algumas sequências de Cugini carnali (1974).
Você ficou certamente surpreso com estas indicações, não é?! São filmes além daqueles mais conhecidos (ou reconhecidos) na imaginação dos amantes de filmes de gênero atualmente.
M.V.: Verdade; Confesso que esperava filmes como O Estranho Vício da Senhora Wardh (que amo) ou Todas as Cores do Medo.
7) Para finalizar, deixe uma frase ou pensamento envolvendo o cinema que representa você.
S.M.: Boa pergunta. No meu livro abordo o assunto. O cinema de gênero traz as melhores e mais emblemáticas frases: "O cinema é uma arte simples, difícil apenas pelas pessoas que o fazem''.
M.V.: Obrigado amigo. Foi uma honra.
S.M.: Saudações.
