google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 FILMES EUROPEUS SOBRE INVESTIGAÇÕES

13-filmes-europeus-sobre-investigacoes

Filmes que envolvem investigações costumam ser instigantes. Recentemente descobri várias ótimas produções que me levaram a propor uma lista de indicações, porém com uma cereja do bolo: somente filmes europeus.

De certa forma, 95% das listas da internet são formadas por filmes americanos. Resolvi sair da zona de conforto.

Confira abaixo como ficou:

Direção: Carol Reed

Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.

Direção: Julien Duvivier

Etzel, filho do grande promotor Andergast, quer examinar o processo do caso Maurizius, no qual o acusado foi condenado com base em suposições. Foi esse o caso que permitiu ao pai, 18 anos antes, ter uma vantagem inicial na carreira, mas Etzel tem algumas dúvidas.

Direção: Jean Delannoy

Há algum tempo, mulheres estão sendo brutalmente assassinadas a noite por um serial killer misterioso. Inspetor Lagrume pensa ter encontrado o culpado na pessoa de Barberot, um açougueiro local. Mas Maigret, que assume a investigação, não está convencido. Dentro de si mesmo, ele sabe que o assassino ainda está foragido. Mas como prendê-lo?

Direção: Terence Fisher

Retornando para a mansão da família após o seu pai morrer de uma forma misteriosa, Sir Henry Baskerville é confrontado pelo mistério de um cão sobrenatural que está assombrando a família Baskerville como forma de vingança. A fim de se salvar desse mal que se esconde nos pântanos locais, Henry pede a ajuda a Sherlock e Watson para a investigação.

Direção: Elio Petri

Em um momento de perturbação política interna na Itália, o inspetor de polícia (Gian Maria Volonté) recebe a tarefa de reprimir os dissidentes políticos. Dentre eles esta sua amante Augusta Terzi (Florinda Bolkan). Ele começa a testar os limites da polícia, vendo se irá ser acusado pelo crime. Assim, começa a plantar pistas óbivias que o identificam como o assassino da mulher, e vê seus colegas ignorando-as, seja intencionalmente ou não.

Direção:  Marcel Carné

A ação se passa em uma pequena cidade perto de Marselha , durante a semana do Natal . Um ex-condenado, pai de família. trabalha como mecânico em uma garagem. Certa manhã, ele é acordado de madrugada por dois policiais de maneira bruta. Eles o acusam de ser o autor de um crime.  Baseiam-se nas impressões digitais e, sobretudo, no facto de ter sido condenado há cinco anos por um caso semelhante. Uma tragédia vai se seguir e nortear a vida de todos.

Direção: Philippe Labro

Em Nice, três crimes são cometidos, sem motivo aparente, por um homem com um rifle de precisão. Ao vasculhar o diário de uma das vítimas, uma rica industrial, a Comissária Carella, encarregada da investigação, nota o nome de uma jovem, Jocelyne Rocca. Ele a convida para ir a sua casa e então descobre que ela tem contato com as três pessoas que foram assassinadas. Portanto, Carella teme que Jocelyne seja a quarta vítima ...

Direção: Fred Zinnemann

Ao descolonizar a Argélia, Charles De Gaulle provocou o descontentamento de uma organização clandestina, que contrata um assassino profissional conhecido apenas como Chacal. Ele começa então a planejar a morte do famoso presidente francês para o dia 25 de agosto de 1963 e implacavemente vai eliminando tudo que possa interferir na sua missão.
Um suspense político revela um verdadeiro jogo de gato e rato pelas ruas de Paris, como reviravoltas espantosas e uma trama política fascinante.

Direção: Claude Bernard-Aubert

Baseado em um caso real de 1952, quando um idoso francês foi acusado de assassinar uma família de turistas ingleses, apesar de não existir provas materiais contra ele. Atuação magnífica do lendário Jean Gabin em um dos seus últimos filmes.

Direção: Sidney Lumet

No Expresso Oriente, um passageiro é morto e Hercule Poirot (Albert Finney), o famoso detetive belga que embarcou por acaso, considera que todos os passageiros são suspeitos, pois todos tinham motivos para matar a vítima, que tinha sequestrado e matado uma menina, já que os suspeitos de alguma forma tinham alguma conexão com a criança morta.
Um extraordinário desfile de astros consagrados com atuações inesquecíveis, num filme de requintada direção de arte e de roteiro empolgante.

Direção: Claude Miller

Jerome Martinaud é um advogado francês rico e poderoso que se torna o principal suspeito do estupro e assassinato de duas meninas. Os inspetores Antoine Gallien e Marcel Belmont trazem Martinaud para interrogatório, mas o advogado insiste que ele é inocente e as evidências que parecem incriminá-lo não são conclusivas. Como Gallien e Belmot continuam a interrogar Martinaud, sua frustração cresce e sua abordagem aumenta em intensidade.

Direção: Juan José Campanella

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Direção: Niels Arden Oplev

Harriet Vanger (Ewa Fröling) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, na ilha de Hedeby. O local é de propriedade quase exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio ainda está à procura de Harriet. Ele resolve contratar Mikael Bomkvist (Michael Nyqvist), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Mikael não está em um bom momento, pois enfrenta um processo por calúnia e difamação. Ele aceita o trabalho, recebendo a ajuda de Lisbeth Salander (Noomi Rapace), uma investigadora particular incontrolável e anti social.



Hoje são duas dicas:

Filmes de Tribunal Vol. 2 - Edição Limitada Com 6 cards 
(Box com 3 DVDs)

A Versátil lançou “Filmes de Tribunal Vol. 2”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos dramas judiciários, incluindo as inéditas versões recentemente restauradas de duas obras-primas do gênero: “Testemunha de Acusação”, de Billy Wilder (“Farrapo Humano”), e “Estranha Compulsão”, de Richard Fleischer (“Vikings, os Conquistadores”). Uma hora e meia de extras, com documentários e especiais. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1

☛TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO
(Witness for the Prosecution, 1957, 116 min.)
De Billy Wilder. Com Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton.

Um veterano advogado defende um homem aparentemente dócil da acusação de assassinato. Baseando-se em Agatha Christie, Wilder faz uma obra-prima do cinema de tribunal. Quase uma hora de extras, opção de dublagem em português.

☛ESTRANHOS EM CASA
(Les inconnus dans la maison, 1942, 95 min.)
De Henri Decoin. Com Raimu, Juliette Faber, Gabrielle Fontan.

Hector Loursat, um grande advogado que afundou no alcoolismo, precisa voltar a advogar para defender o namorado da filha, acusado injustamente de assassinato. Roteiro de Henri-Georges Clouzot (“As Diabólicas”) baseado em obra de Georges Simenon. 


Disco 2

☛O DIREITO DE MATAR
(Justice est faite, 1950, 107 min.)
De André Cayatte. Com Michel Auclair, Antoine Balpêtré, Raymond Bussières.

Uma jovem mulher é julgada pela eutanásia do seu amante. Obra-prima do francês André Cayatte (“Dois São Culpados”), advogado que se tornou um diretor especializado em filmes de tribunal. Vencedor do Urso de Ouro em Berlim e do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

☛OS ASSASSINOS DA ORDEM
(Les assassins de l’ordre, 1971, 110 min.)
De Marcel Carné. Com Jacques Brel, Catherine Rouvel, Paola Pitagora.

Um juiz de instrução investiga a morte de um homem interrogado e espancado pela polícia. Um dos últimos trabalhos do mestre Marcel Carné (“O Boulevard do Crime”), este filme é uma impactante denúncia contra o sistema policial francês. 

”Versátil

Disco 3

☛ESTRANHA COMPULSÃO
(Compulsion, 1959, 103 min.)
De Richard Fleischer. Com Orson Welles, Dean Stockwell, Bradford Dillman.

Chicago, anos 20, dois ricos e arrogantes universitários pensam ter cometido o crime perfeito ao matar um rapaz. Baseando-se no caso Leopold-Loeb, que inspirou também “Festim Diabólico” de Alfred Hitchcock, o mestre Richard Fleischer (“Mandingo”) faz uma obra-prima. Prêmio de Melhor Ator em Cannes.

☛O CASO MAURIZIUS
(L’affaire Maurizius, 1954, 110 min.)
De Julien Duvivier. Com Daniel Gélin, Madeleine Robinson, Anton Walbrook.

Filho de um famoso procurador decide investigar o processo que consagrou o pai e que pode ter condenado um homem inocente. Excelente filme de tribunal de Julien Duvivier (“Pânico”, “Sedução Fatal”) baseado em “O Processo Maurizius”, de Jakob Wassermann.

”Versátil

Informações sobre a edição:

Títulos em português: Testemunha de Acusação, Estranhos na Casa, O Direito de Matar, Os Assassinos da Ordem, Estranha Compulsão, O Caso Maurizius
Títulos originais: Witness for the Prosecution, Les inconnus dans la maison, Justice est faite, Les assassins de l’ordre, Compulsion, L’affaire Maurizius,
País de produção: Estados Unidos, França
Ano de produção: 1942-1971
Gênero: Drama, Policial
Direção: Billy Wilder, Henri Decoin, Richard Fleischer, Marcel Carné, André Cayatte, Julien Duvivier
Elenco: Tyrone Power, Orson Welles, Charles Laughton, Marlene Dietrich, Dean Stockwell, Bradford Dillman, Jacques Brel, Daniel Gélin, Madeleine Robinson, Anton Walbrook, Michel Auclair, Antoine Balpêtré, Raymond Bussières, Raimu, Juliette Faber, Gabrielle Fontan
Idioma: Inglês, Francês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.66:1
Tempo de duração: 641 min.
Região: All (0)
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras: 

Especiais sobre “Testemunha de Acusação” (50 min.) Especial sobre “O Direito de Matar” (27 min.), Especiais sobre “Estranha Compulsão” (15 min.)



A Versátil lançou também “Filme Noir Francês Vol. 5”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos do polar¸ o filme policial francês, incluindo as inéditas versões restauradas dos cultuados “Borsalino” e “Borsalino & Cia”. Na caixa, filmes estrelados por grandes astros do gênero como Jean Gabin, Alain Delon, Lino Ventura, Jean-Paul Belmondo e Yves Montand. Uma hora e meia de extras. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1

☛BORSALINO
(Idem, 1970, 125 min.)
De Jacques Deray. Com Alain Delon, Jean-Paul Belmondo, Catherine Rouvel.

Marselha, 1930. Dois pequenos gângsteres trabalham para a máfia local. Um dia, decidem se unir para desafiar os chefões. Enorme sucesso, este clássico marcou o encontro de duas lendas do polar: Jean-Paul Belmondo e Alain Delon.

☛BORSALINO & CIA
(Borsalino and Co., 1974, 110 min.)
De Jacques Deray. Com Alain Delon, Riccardo Cucciolla, Daniel Invernel.

Na continuação de Borsalino, também dirigida pelo especialista Jacques Deray, Siffredi quer vingar a morte do parceiro, com uma sangrenta caçada aos seus inimigos. Com mais ação e violência do que o original, este é mais um ótimo polar de gângster.


Disco 2

☛I... COMO ÍCARO
(I... comme Icare, 1979, 128 min.)
De Henri Verneuil. Com Yves Montand, Michel Albertini, Roland Amstutz.

Nesse polar de conspiração inspirado no assassinato de JFK, depois que presidente é morto, um procurador decide descobrir a verdade sobre o crime. Obra-prima de Henri Verneuil (“Os Sicilianos”) e um dos grandes filmes franceses dos anos 70.

☛SEM MOTIVO APARENTE
(Sans mobile apparent, 1971, 100 min.)
De Philippe Labro. Com Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda, Vincenzo Labella.

Uma série de assassinatos abala a Riviera Francesa. Responsável pelo caso, o comissário Carella tenta descobrir um elo entre as mortes. Com música de Ennio Morricone e baseado em romance de Ed McBain, este é um polar eletrizante.

”Versátil

Disco 3

☛GÂNGSTERES DE PARIS
(Le rouge est mis, 1957, 85 min.)
De Gilles Grangier. Com Jean Gabin, Paul Frankeur, Lino Ventura.

Louis Bertain é dono de uma oficina que serve de fachada para sua quadrilha. Com diálogos de Michel Audiard (“Gângsteres de Casaca”) e baseado em romance Auguste Le Breton (“Rififi”), este é mais um icônico polar com o astro Jean Gabin.

☛O CASO DA RUA MONTMARTRE
(125 rue Montmartre, 1959, 87 min.)
De Gilles Grangier. Com Lino Ventura, Andréa Parisy, Robert Hirsch.

Pascal é um vendedor de jornais que, sem querer, se vê envolvido em um crime. Com diálogos de Michel Audiard e direção do especialista Gilles Grangier (“Vício Maldito”), este polar tem excelente atuação do astro Lino Ventura.

”Versátil

Informações sobre a edição:

Títulos em português: Borsalino, Borsalino & Cia., I... como Ícaro, Sem Motivo Aparente, Gângsteres de Paris, O Caso da Rua Montmartre
Títulos originais: Borsalino, Borsalino and Co., I... comme Icare, Sans mobile apparent, Le rouge est mis, 125 rue Montmartre
País de produção: França
Ano de produção: 1957-1979
Gênero: Policial
Direção: Jacques Deray, Henri Verneuil, Philippe Labro, Gilles Grangier
Elenco: Alain Delon, Jean-Paul Belmondo, Catherine Rouvel, Riccardo Cucciolla, Daniel Invernel, Yves Montand, Michel Albertini, Roland Amstutz, Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda, Vincenzo Labella, Jean Gabin, Paul Frankeur, Lino Ventura, Andréa Parisy, Robert Hirsch
Idioma: Francês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.66:1, Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 635 min.
Região: 4
Colorido, Preto e Branco
Faixa etária: 16 anos

Extras: 

Especiais sobre “Borsalino” e “Borsalino & Cia” (76 min.), Especiais sobre os outros filmes (12 min.)


Tecnologia do Blogger.