google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

BILLY WILDER - 10 FILMES ESSENCIAIS

billy-wilder-10-filmes-essenciais

Billy Wilder foi uma das personalidades mais destacadas da história do cinema. Sua carreira de roteirista, cineasta e produtor estendeu-se por mais de 50 anos em mais de 60 filmes, foi indicado ao Oscar 21 vezes, tendo conquistado seis estatuetas, duas delas como diretor.  Quem não leu o livro sobre ele, adquira e leia correndo, pois sua vida dava um filme. Só a história de que ele estava num táxi e Hitler num carro ao lado é impagável.

Abaixo listei 10 filmes essenciais do diretor. E só para esclarecer um ponto importante: essencial significa apenas que são 10 filmes necessários do diretor. Mas não quer dizer que não haja outros. No caso de Billy, eu faria uma lista fácil com 20 (ele fez 27).

Portanto, 10 filmes essenciais não exclui o fato de que cada diretor possua mais filmes importantes.  

Boa sessão e bons filmes. 

Numa visita de trabalho, o agente de seguros Walter Neff conhece a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson. Eles logo se apaixonam e Phyllis o convence a elaborar um plano para assassinar seu marido, depois desse fazer um seguro de acidente pessoal. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro. Mas nem tudo dá certo.
Indicado a 7 Oscar, incluindo melhor filme e atriz; Pacto de Sangue tem o excelente roteiro do escritor Raymond Chandler (À Beira do Abismo), a femme fatale Barbara Stanwyck e a direção magistral de Billy Wilder.

Em Nova York, Don Birman (Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, é completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James (Jane Wyman), editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.

Como um típico noir, há um crime. Joe Gillis (William Holden) é um roteirista com problemas financeiros que está fugindo dos credores e acaba se refugiando em uma antiga mansão. Lá ele conhece a proprietária do local, Norma Desmond (Gloria Swanson), uma estrela do cinema mudo que pretende retornar às telas com Salomé, cujo roteiro tem em mãos. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para fazer a revisão do texto. Embora insuportável, o trabalho no script renderia um bom pagamento para Joe, mas seu destino reserva surpresas.

Charles Tatum (Kirk Douglas) está entediado com seu trabalho em um pequeno jornal no Novo México, onde não aparecem oportunidades para boas matérias. Quando surge o caso de um homem preso em uma mina, ele transformará a situação em um grande acontecimento, tomando as rédeas do resgate, fazendo o possível para prolongá-lo e fornecendo informações aos grandes jornais. Ele percebe que está criando algo de grande proporção e pretende levar isso adiante, pondo em risco a vida do homem que está preso. A história é inspirada em um fato real, acontecido em 1925.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um prisioneiro de um campo de concentração faz o que pode para ganhar algum dinheiro. Seu estilo de vida faz com que os companheiros de prisão pensem que ele é um espião, mas ele terá a oportunidade de provar quem ele realmente é.
A história se passa durante a época da famosa Batalha das Ardenas, em dezembro de 1944. Esse detalhe é revelado quando os personagens escutam a rádio.

Richard Sherman, é um editor de livros que sente-se "solteiro" quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.
O filme contém uma das cenas mais marcantes do cinema (foto acima).

Quando uma viúva rica é encontrada morta, o seu amante casado, Leonard Vole (Power), é acusado do crime. A única esperança de Vole de sair livre é o testemunho de sua esposa (Dietrich)...mas o seu tão bem armado álibi é abalado quando ela revela chocantes segredos próprios!
Roteirizado por Wilder e Harry Kurnitz, e baseado na peça de sucesso de Agatha Christie em Londres, este esplêndido clássico, seis vezes indicado ao Oscar explode com eletricidade emocional (The New York Times) e continua mantendo amantes do cinema presos na cadeira até a final e fascinante última cena.

Dois músicos testemunham um tiroteio entre gangsteres, eles fogem disfarçados de mulheres, as duas mais novas e menos atraentes integrantes de uma banda de jazz. Até que uma cantora carente (Marilyn Monroe) se apaixona por uma das "meninas" e um experiente playboy pela "outra". 
Foi eleito a Melhor Comédia de Todos os Tempos pelo American Film Institute e ficou na 14ª colocação ao serem incluídos filmes de todos os gêneros.

Bud Baxter é um funcionário de uma companhia de seguros em Nova York que descobriu uma maneira mais rápida de evoluir de cargo: emprestar seu apartamento para que os executivos da empresa levam para lá suas amantes. O problema começa quando Fran Kubelik, uma dessas mulheres, tenta se matar em seu apartamento.

Conheça Nestor (Jack Lemmon), um jovem com uma vida amorosa muito complicada. Contratado como "gerente de negócios" de Irma La Douce (Shirley MacLaine), uma orgulhosa e bem-sucedida prostituta, o pobre rapaz acaba apaixonado por ela! Mas como manter fiel uma parisiense tão popular como Irma? Simples: Basta se disfarçar como um lorde inglês que imediatamente se torna o único cliente e ganha-pão de Irma! Mas o que pode o enciumado agente fazer quando a bela irma declara que o homem que ela realmente ama não é o dedicado Nestor, mas sim o velho lorde?



Filmes de Tribunal Vol. 2 - Edição Limitada Com 6 cards 
(Box com 3 DVDs)

A Versátil lançou “Filmes de Tribunal Vol. 2”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos dramas judiciários, incluindo as inéditas versões recentemente restauradas de duas obras-primas do gênero: “Testemunha de Acusação”, de Billy Wilder (“Farrapo Humano”), e “Estranha Compulsão”, de Richard Fleischer (“Vikings, os Conquistadores”). Uma hora e meia de extras, com documentários e especiais. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1

☛TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO
(Witness for the Prosecution, 1957, 116 min.)
De Billy Wilder. Com Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton.

Um veterano advogado defende um homem aparentemente dócil da acusação de assassinato. Baseando-se em Agatha Christie, Wilder faz uma obra-prima do cinema de tribunal. Quase uma hora de extras, opção de dublagem em português.

☛ESTRANHOS EM CASA
(Les inconnus dans la maison, 1942, 95 min.)
De Henri Decoin. Com Raimu, Juliette Faber, Gabrielle Fontan.

Hector Loursat, um grande advogado que afundou no alcoolismo, precisa voltar a advogar para defender o namorado da filha, acusado injustamente de assassinato. Roteiro de Henri-Georges Clouzot (“As Diabólicas”) baseado em obra de Georges Simenon. 


Disco 2

☛O DIREITO DE MATAR
(Justice est faite, 1950, 107 min.)
De André Cayatte. Com Michel Auclair, Antoine Balpêtré, Raymond Bussières.

Uma jovem mulher é julgada pela eutanásia do seu amante. Obra-prima do francês André Cayatte (“Dois São Culpados”), advogado que se tornou um diretor especializado em filmes de tribunal. Vencedor do Urso de Ouro em Berlim e do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

☛OS ASSASSINOS DA ORDEM
(Les assassins de l’ordre, 1971, 110 min.)
De Marcel Carné. Com Jacques Brel, Catherine Rouvel, Paola Pitagora.

Um juiz de instrução investiga a morte de um homem interrogado e espancado pela polícia. Um dos últimos trabalhos do mestre Marcel Carné (“O Boulevard do Crime”), este filme é uma impactante denúncia contra o sistema policial francês. 

Disco 3

☛ESTRANHA COMPULSÃO
(Compulsion, 1959, 103 min.)
De Richard Fleischer. Com Orson Welles, Dean Stockwell, Bradford Dillman.

Chicago, anos 20, dois ricos e arrogantes universitários pensam ter cometido o crime perfeito ao matar um rapaz. Baseando-se no caso Leopold-Loeb, que inspirou também “Festim Diabólico” de Alfred Hitchcock, o mestre Richard Fleischer (“Mandingo”) faz uma obra-prima. Prêmio de Melhor Ator em Cannes.

☛O CASO MAURIZIUS
(L’affaire Maurizius, 1954, 110 min.)
De Julien Duvivier. Com Daniel Gélin, Madeleine Robinson, Anton Walbrook.

Filho de um famoso procurador decide investigar o processo que consagrou o pai e que pode ter condenado um homem inocente. Excelente filme de tribunal de Julien Duvivier (“Pânico”, “Sedução Fatal”) baseado em “O Processo Maurizius”, de Jakob Wassermann.

”Versátil

Informações sobre a edição:

Títulos em português: Testemunha de Acusação, Estranhos na Casa, O Direito de Matar, Os Assassinos da Ordem, Estranha Compulsão, O Caso Maurizius
Títulos originais: Witness for the Prosecution, Les inconnus dans la maison, Justice est faite, Les assassins de l’ordre, Compulsion, L’affaire Maurizius,
País de produção: Estados Unidos, França
Ano de produção: 1942-1971
Gênero: Drama, Policial
Direção: Billy Wilder, Henri Decoin, Richard Fleischer, Marcel Carné, André Cayatte, Julien Duvivier
Elenco: Tyrone Power, Orson Welles, Charles Laughton, Marlene Dietrich, Dean Stockwell, Bradford Dillman, Jacques Brel, Daniel Gélin, Madeleine Robinson, Anton Walbrook, Michel Auclair, Antoine Balpêtré, Raymond Bussières, Raimu, Juliette Faber, Gabrielle Fontan
Idioma: Inglês, Francês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1, Widescreen Anamórfico 1.66:1
Tempo de duração: 641 min.
Região: All (0)
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras: 

Especiais sobre “Testemunha de Acusação” (50 min.) Especial sobre “O Direito de Matar” (27 min.), Especiais sobre “Estranha Compulsão” (15 min.)

Tecnologia do Blogger.