google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

EL CID (1961) - FILM REVIEW

el-cid-1961-film-review 

El Cid é um dos grandes épicos do cinema, e só poderia ser protagonizado pelo Sr. Épico, Charlton Heston. A história mostra a  trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. 

Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor. 

Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei. 

Estavam dispostos a matar...Parecem estar menos dispostos a morrer.

Este filme é um dos favoritos de Martin Scorsese, que o chamou de "um dos maiores filmes épicos já feitos". Scorsese foi uma das principais forças por trás da restauração e relançamento de 1993. Em diversos aspectos, a trajetória do personagem se assemelha à de Judah Ben Hur e Moisés, dois outros épicos com Charlon Heston.

Mais de quarenta mil dólares foram orçados para coroas, anéis e cetros de joias da Itália e Espanha e cento e cinquenta mil dólares foram gastos em reproduções de candelabros, tapeçarias e arte da era medieval. De acordo com a revista Time, esse filme exigia sete mil figurantes, dez mil fantasias, trinta e cinco navios, cinquenta máquinas de guerra medievais descomunais e quatro dos mais nobres castelos da Espanha: Ampudia, Belmonte, Peñíscola e Torrelobatón.

Somente quando assistiu ao filme finalizado na estreia, Miklós Rózsa descobriu que cerca de 20% de seu trabalho havia sido eliminado. Ele não fez outra trilha para o produtor Samuel Bronston depois disto. Sophia Loren recebeu um milhão de dólares por dez semanas de trabalho. O produtor Samuel Bronston também concordou em pagar duzentos dólares por semana por seu cabeleireiro.

Sophia Loren teve um grande problema com a promoção do filme pelo produtor Samuel Bronston, uma questão "importante" o suficiente para ela já que processou Bronston por quebra de contrato na Suprema Corte de Nova York. Como a revista Time o descreveu: "Em um outdoor de 600 pés quadrados voltado para o sul na Times Square de Manhattan, o nome de Sophia Loren aparece em letras iluminadas que podem ser lidas de um navio que chega, mas o nome está abaixo de Charlton Heston e ela não aceitou isto.

Aliás, a dupla não se deu bem desde o início. Charlton Heston e Sophia Loren estabeleceram um tom ruim em toda filmagem. Heston disse mais tarde que lamentou a maneira como se comportou com Loren durante as filmagens, sentindo, em retrospecto, que ele havia sido pouco profissional e injusto com ela e desejou ter sido mais gentil e menos teimoso com ela.

Parte do motivo pode ser que Loren recebeu mais do que Heston (um milhão de dólares, e foi a primeira vez que uma mulher recebeu essa quantia por atuar em um único filme). Como pode ser visto no filme finalizado, durante muitas das cenas de "amor", Heston se recusou a olhar para Loren por mais do que um relance. Diretor Anthony Mann tentou tomada após tomada, implorando a Heston que olhasse nos olhos da mulher que amava, mas Heston não conseguia fazer isso. A respeito de sua cena no leito de morte, ele afirmou mais tarde que estava "olhando para o futuro", ao invés dos olhos de sua esposa.

El Cid foi parcialmente financiado pelo regime fascista do general Francisco Franco. Foi fortemente promovido como propaganda franquista quando foi lançado na Espanha. Franco apoiou ativamente a Alemanha nazista e a Itália fascista durante a Segunda Guerra Mundial, embora não tenha se juntado formalmente às Potências do Eixo, apesar de ter escrito a Hitler se oferecendo para entrar na guerra em 19 de junho de 1940. O roteirista Ben Barzman ficou sem crédito porque estava na lista negra na época. Seu crédito foi restaurado em 1999.

De acordo com Charlton Heston, tanto em suas memórias "In The Arena" quanto em seu diário "The Actor's Life", ele estava muito insatisfeito com o fato de o diretor Anthony Mann insistir em filmar as cenas de batalha ele mesmo, em vez de deixá-lo para o segundo unidade sob o veterano coordenador de dublês Yakima Canutt. Essa era a principal razão pela qual ele não achava que Mann era o homem certo para dirigir este filme.

Talvez surpreendentemente, o próprio Charlton Heston não ficou muito impressionado com o filme finalizado, sugerindo em sua autobiografia de 1995 que este filme poderia ter sido melhor se William Wyler o tivesse dirigido em vez de Anthony Mann. Por outro lado, ele especulou que Ben-Hur (1959) poderia ter sido mais eficaz com Mann, não Wyler, dirigindo-o. Heston se lembra que certa vez mencionou essa ideia a Wyler, que pouco pensou a respeito.

História real...

El Cid e sua esposa Jimena Díaz viveram pacificamente em Valência durante cinco anos, até que os almorávidas sitiaram a cidade. Segundo a lenda, El Cid estava lutando contra um dos homens quando ele foi atingido no coração por uma flecha. As tropas de Valência estavam perdendo o ânimo quando Jimena pensou que se colocasse o cadáver de El Cid em cima de seu cavalo Babieca, o moral das tropas de Valência aumentaria. 

Alfonso ordenou que a cidade fosse queimada para evitar que caísse nas mãos dos almorávidas. Valência foi capturada por Masdali em 5 de maio de 1102 e não se tornou uma cidade cristã novamente por mais de cento e vinte e cinco anos. Jimena fugiu para Burgos com o corpo do marido. Originalmente enterrado em Castela, no mosteiro de San Pedro de Cardeña, seu corpo está agora no centro da Catedral de Burgos.

Uma lenda conhecida sobre El Cid descreve como ele adquiriu seu famoso cavalo de guerra, o garanhão branco Babieca (Bavieca). Segundo essa história, o padrinho de Rodrigo, Pedro El Grande, era monge de um mosteiro cartuxo. O presente de maioridade de Pedro para El Cid foi sua escolha de um cavalo de um rebanho andaluz. El Cid escolheu um cavalo que seu padrinho considerou uma escolha fraca e ruim, fazendo com que o monge exclamasse "Babieca!" (estúpido!) Consequentemente, tornou-se o nome do cavalo de El Cid.

Após a morte de El Cid, Babieca nunca mais foi montado e morreu dois anos depois, com a incrível idade de quarenta anos. Seu mestre havia pedido que sua esposa e seu famoso corcel fossem enterrados com ele no Mosteiro de San Pedro de Cardeña. Mas, infelizmente, seus restos mortais foram removidos após as Guerras Peninsulares e levados para a catedral em Burgos, onde foram finalmente enterrados e onde atualmente descansam.

A espada "Tizona" de El Cid ainda pode ser vista no Museu do Exército (Museo Del Ejército) em Madrid, Espanha. Logo após sua morte, tornou-se um dos bens mais preciosos da família real castelhana. E em 1999, uma pequena amostra da lâmina passou por uma análise metalúrgica que confirmou parcialmente que ela foi feita na Córdoba mourisca no século XI, embora o relatório não especifique se a composição em larga escala da lâmina a identifica como aço de Damasco. 

Em 2006, "El Museo Del Ejércitp" (Museu do Exército) estava se mudando de Madrid para Toledo e aparentemente a espada não estava disponível para ser vista em público. El Cid também tinha uma espada chamada "Colada".

Segundo a lenda de El Cid, em sua juventude Rodrigo se deparou com um leproso afundando na areia movediça pedindo socorro, mas nenhum dos transeuntes ousou tocá-lo. Rodrigo puxou-o do pântano, vestiu-o com sua capa, colocou-o em um celeiro e foi buscar comida para ele. Quando ele voltou, ele encontrou o leproso se transformado em uma figura angelical que se identificou como São Lázaro. Ele disse: "Por sua bravura e bondade, você terá sucesso como guerreiro. Você vencerá batalhas sobre batalhas e nunca conhecerá a derrota." 

Em um belo aceno à lenda, este filme contém uma cena em que o banido Rodrigo encontra um leproso sedento que pede um gole. Depois de oferecer sem hesitação sua própria bolsa, o Leproso agradece pelo nome. "Quem é Você?" pergunta Rodrigo. "Chamo-me Lázaro", responde o leproso. Então ele cruza Rodrigo com seu bastão. "Que mãos ajudantes sejam estendidas a você onde quer que vá meu Cid."

Obra prima.



Classicline lançou este filme imperdível em BLU-RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
Título: El Cid
Título Original: El Cid
Ano de Produção: 1961
Audio: 2.0 E 5.1 Dolby Digital
Classificação Indicativa: 14 anos
Cor: Colorido
Elenco: Charlton Heston, Sophia Loren, Raf Vallone, Geneviève Page, John Fraser, Gary Raymond, Hurd Hatfield, Massimo Serato, Frank Thring, Michael Hordern, Andrew Cruickshank, Douglas Wilmer, Tullio Carminati, Ralph Truman, Christopher Rhodes
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Philip Yordan, Fredric M. Frank, Ben Barzman
Produtor: Samuel Bronston
Duração:188 min. aprox.    
Extras: Biografias, Trailer De Cinema, Clipe Remix
Formato de tela: Widescreen
Midia: Blu-ray 
Gêneros: Épico
Idioma: Inglês, Português    
Legendas: Português
País: Estados Unidos / Itália
Quantidade de discos: 1


Tecnologia do Blogger.