google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "OPERAÇÃO FRANÇA (1971)"


Da imersão em uma perseguição ao vilão que foge no final deixando o público surpreso. Do policial matando bandido com tiro pelas costas à Nova York suja, corrupta e violenta. São vários fatores que tornaram Operação França inesquecível. A grande (e nervosa) direção de Friedkin levaram o filme ao Oscar, fez de Gene Hackman um monstro sagrado do cinema e rendeu uma das grandes obras dos anos 70.

Abaixo, 13 curiosidades bem interessantes sobre a história e bastidores.

Boa sessão:


1) No filme "Batman - Cavaleiro das trevas", o personagem Coringa diz várias frases memoráveis. Uma delas é sem dúvidas, "A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinho... " A loucura dentro de Friedkin foi empurrada, dizem, pelo grande diretor Howard Hawks. Em uma conversa com Hawks, Friedkin perguntou o que ele achava de seus filmes. A resposta foi curta e objetiva: "ruins". Mas Hawks recomendou que ele "fizesse uma boa perseguição. Faça uma melhor do que qualquer outra pessoa".



Na época, Kitty Hawks (filha de Howard) e William Friedkin ficaram noivos por 1 ano. Eles namoraram por 1 ano depois de se encontrarem em 1970. Eles ficaram noivos em 1971, mas se separaram em 1972. Mas certamente, deste relacionamento, veio o empurrão que William precisava na carreira, e seus filmes na sequência também foram fortes e memoráveis. Até Operação França, ele havia feito Good times, The birthday party, Quando o strip-tease começou e Os rapazes da banda. Depois ele fez O Exorcista e O comboio do medo.


2) Para quem não sabe, o filme se baseia na história de Eddie Egan e Sonny Grosso. Os eventos reais foram descritos no livro 'The French Connection: A True Account of Cops, Narcotics and International Conspiracy', escrito por Robin Moore em 1969. De acordo com o diretor William Friedkin, o filme é uma "impressão desse caso "que ocorreu entre 7 de outubro de 1961 e 24 de fevereiro de 1962. Os detetives Jimmy Doyle (Gene Hackman e Buddy Russo (Roy Scheider) basearam-se nos verdadeiros policiais do caso, Eddie Egan e Sonny Grosso . Embora seus nomes reais tenham sido trocados pelo filme, Egan e Grosso foram na verdade apelidados de 'Popeye' e 'Cloudy' como suas contrapartes no filme.

3) A cena inicial em que Doyle e Russo perseguem um traficante de drogas, com Doyle vestido com um terno de Papai Noel, a cena é baseada em uma tática real usada por Eddie Egan e Sonny Grosso. Durante as vigias em Bedford-Stuyvesant, Egan e Grosso descobriram que traficantes de drogas podiam facilmente localizar policiais disfarçados e muitas vezes fugiam da cena antes que os policiais pudessem prendê-los. 
Em um Natal, Egan teve a ideia de se vestir de Papai Noel, imaginando que os traficantes nunca suspeitariam ele fosse um policial. Conforme retratado no filme, Egan andou pelas ruas do bairro como Papai Noel, cantando canções de Natal com as crianças locais. Quando viu um negócio de drogas aconteceu, Egan cantou "Jingle Bells" como um sinal para seus parceiros entrarem e fazerem a prisão. A tática funcionou perfeitamente.


4) O local do bar onde Doyle faz o "milkshake" (na Myrtle Avenue nº 1128, situada no Brooklyn New York) se tornou local de uma rede de fast food chamado Popeye's Chicken, fundado por Alvin Copeland. O início dos seus trabalhos foi em 12 de junho de 1972. Copeland disse que o nome empresa veio do detetive Jimmy "Popeye", que saiu nos cinemas 1 ano antes da sua fundação. 
Muitos pensavam que a origem era do Popeye o marinheiro, porque a marca acabou profundamente ligada à estrela dos desenhos animados. Posteriormente, a rede adquiriu os direitos de uso do para marketing e utilizou-os por 35 anos. O nome é escrito "Popeyes", sem o apóstrofo comumente usado por outras redes de restaurantes, como McDonald's e Hardee's. 


5) Fernando Rey foi escalado por engano. William Friedkin queria um ator que se lembrava de ter visto em A Bela da Tarde (1967), e o diretor de elenco achou que era Fernando Rey, que foi contratado. Somente quando chegou ao aeroporto para se encontrar com Rey, Friedkin viu que não era o ator em quem ele estava pensando. Ele também soube, para sua grande consternação, que Rey era espanhol e não falava francês. Uma vez no hotel de Rey (o mesmo em que ele fica no filme), Friedkin ligou para o diretor de elenco, que percebeu que havia confundido o nome de Rey com o do ator correto, Francisco Rabal. Friedkin considerou despedir Rey, mas mudou de ideia quando soube que Rabal não estava disponível e não falava inglês.


6) Em uma cena rápida do horizonte de Manhattan (enquanto o carro está sendo descarregado do navio de carga), podemos ver a primeira das torres do World Trade Center em construção. A obra começou em  1966 e a inauguração foi em 4 de abril de 1973.


7) O Eddie Egan real recebeu o apelido de Popeye porque costumava flexionar os bíceps como Popeye depois de perseguir e agarrar um suspeito. O apelido "Cloudy" que Popeye e outros usam para se referir ao seu parceiro, Buddy Russo, vem do apelido que Egan deu ao seu parceiro Sonny Grosso (a inspiração para Russo). Foi um jogo de palavras baseado em seu primeiro nome e sua atitude rude, em vez de ser uma pessoa positiva e "alegre", ele era muitas vezes rabugento e, portanto, "turvo".

8) Houve um terceiro detetive da Polícia de Nova York que foi parceiro de Eddie Egan e Sonny Grosso durante o apogeu do esquadrão antidrogas e, junto com eles, foi um dos principais investigadores no caso real do French Connection. Seu nome era Detetive Richard Pardo e, por razões desconhecidas, ele evitou fazer parte do livro e do filme.

9) Eddie Egan e Sonny Grosso não foram apenas a base para Jimmy 'Popeye' Doyle e Buddy 'Cloudy' Russo; os dois oficiais aposentados também atuaram como consultores técnicos no filme e representaram pequenas participações especiais. Segundo o diretor William Friedkin, Egan e Grosso também ajudaram muito em seu estilo de filmagem outsider. Como não tinham permissão para filmar em muitas das locações usadas, Egan e Grosse costumavam estar no set para evitar que as pessoas interferissem na produção.


E a participação da dupla, muito do que eles faziam na vida real está no filme. Por exemplo, a cena em que Doyle e Russo perseguem o traficante perto do início e Gene Hackman grita sua famosa pergunta "Você já se mexeu em Poughkeepsie?" é baseado em interrogatórios reais de "policial bom / policial mau" pelos verdadeiros detetives do "French Connection", Grosso fazia perguntas diretas a um suspeito sobre seus crimes, então Egan sempre se intrometia e gritava perguntas incomuns como a de Poughkeepsie. O suspeito ficaria tão abalado com o questionamento excêntrico de Egan que se sentia mais confortável respondendo ao de Grosso, tendendo a se incriminar.


10) Tendo participado da produção deste filme, o detetive Eddie Egan decidiu se aposentar da NYPD e iniciar uma carreira em Hollywood. O NYPD, no entanto, apresentou acusações contra ele por pequenos erros no relato e manuseio de provas. No julgamento de Egan, o diretor William Friedkin testemunhou em seu nome e Roy Scheider também estava presente. Egan foi demitido da polícia poucas horas antes de sua aposentadoria, e sua pensão foi retirada. A decisão foi posteriormente apelada no tribunal e revertida. E ele, efetivamente, se tornou ator, tendo participado de mais de 20 filmes e séries de televisão.


11) A perseguição de carros foi filmada sem a obtenção das devidas autorizações da cidade. Membros da força tática do NYPD ajudaram a controlar o tráfego. Mas a maior parte do controle foi conseguida pelos diretores assistentes com a ajuda de policiais da NYPD de folga, muitos dos quais estiveram envolvidos no caso real. Os diretores assistentes, sob a supervisão de Terence A. Donnelly, liberou o tráfego por aproximadamente cinco quarteirões em cada direção. A permissão foi dada para controlar literalmente os semáforos nas ruas onde corriam o carro de perseguição. Mesmo assim, em muitos casos, eles continuaram ilegalmente a perseguição em seções sem controle de tráfego, onde na verdade tiveram que escapar do tráfego real e dos pedestres.

Muitas das (quase) colisões no filme foram, portanto, reais e não planejadas (com exceção do quase acidente da senhora com o carrinho de bebê, que foi cuidadosamente ensaiado). Uma luz piscante da polícia foi colocada em cima do carro para alertar os transeuntes. Uma câmera foi montada no para-choque do carro para as fotos do ponto de vista do carro. Hackman conduziu parte, mas as acrobacias extremamente perigosas foram realizadas por Bill Hickman, com Friedkin filmando do banco de trás. O próprio Friedkin operou a câmera porque os outros operadores de câmera eram casados ​​e tinham filhos, e ele não.

12) Ao filmar a lendária cena de perseguição de carros, Friedkin precisava da aprovação da Autoridade de Trânsito de Nova York. Ele expôs exatamente o que precisava, ao que o funcionário da TA (algumas fontes dizem que era o condutor) respondeu que, "para aprovar isso, precisarei de quarenta mil dólares e uma passagem só de ida para a Jamaica". Quando perguntado por que motivo unilateral, ele respondeu "porque, Sr. Friedkin, quando seu filme for lançado, eu serei demitido". O diretor William Friedkin e os produtores atenderam ao pedido do homem. A cena acabou se tornando uma das mais perigosas já filmadas. E como imaginado,  o funcionário da TA foi prontamente demitido por negligência. Seu paradeiro atual é desconhecido.


13) Na cena final, é revelado que Charnier (Fernando Rey) fugiu do país. O homem que serviu de inspiração para Charnier também escapou da justiça, fugiu do país e morreu pacificamente na França (então a Operação França II  é uma continuação completamente ficcional da história, e não baseada em eventos reais). Já o personagem de Sal Boca (Tony Lo Bianco) é morto no final, e sua contraparte na vida real foi capturada, mas passou apenas um breve período na prisão. O diretor William Friedkin afirmou que o fato de um homem ter escapado de um cordão policial tão apertado e o outro ter cumprido pena mínima de prisão sugere que houve "propinas pagas a pessoas envolvidas nos níveis mais altos escalões da lei".


Classicline lançou o box Operação França em BLU RAY, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
O box pode ser comprado com os dois filmes ou em suas versões individuais.
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Gene Hackman, Roy Scheider, Fernando Rey /  Gene Hackman, Fernando Rey, Bernard Fresson
Direção: William Friedkin / John Frankenheimer
Produtor: Philip D´Antoni / Robert L. Rosen
Roteiro: Ernest Tidyman / Alexander Jacobs, Robert Dillon, Laurie Dillon
Fotografia: Owen Roizman / Claude Renoir
Direção de Arte: Ben Weiner 
Ano de produção: 1971 / 1975 
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 103 min. aprox. / 119 min. aprox.
Idioma: Inglês, Português, Espanhol
Legendas: Inglês, Português, Espanhol

Extras: Comentários em Áudio de William Friedkin; Comentários em Áudio de Gene Hackman e Roy Scheider; Trilha Sonora Isolada; Curiosidades / Comentários em Áudio do Diretor John Frankenheimer; Comentários em Áudio de Gene Hackman e do Produtor Robert Rosen; Trilha Sonora Isolada; Um Bate-papo com Gene Hackman; Frankenheimer em Foco; Trailer; Galeria de Fotos.


Tecnologia do Blogger.