google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

007 CURIOSIDADES DE 007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE (1979)

Não como negar que a jornada de Roger Moore é bem diferente de todos os James Bonds. Cada filme conjuga (mal, vamos ser sinceros) o que a cultura pop está bombando. Foguete da morte flerta (mal) com filmes espaciais, traz de volta um vilão pessimamente retratado em cena, mas mesmo assim, querido do público e ainda traz Bond para o Brasil para curtir o carnaval do Rio (que mais parece bloco de cidade do interior).

Afinal (não é mau humor meu, juro) como tolerar a forma que o roteiro trata o núcleo amoroso do vilão? Impossível. Não haveria problema se a série fosse de comédia pastelão, estilo a saga da Pantera cor de rosa. Mas nem Bond, nem Jaws tem intenção de ser o Inspetor Clouseau.  

Prepare sua cachaça batida e com gravidade zero,

e boa sessão:


👉007 contra o foguete da morte


Na trama, um avião carregando um foguete espacial sofre um acidente, mas quando o Serviço Secreto Britânico vai examinar os destroços não encontra nenhum vestígio da espaçonave. Assim, 007 (Roger Moore) tem a missão de investigar o caso e começa indo visitar o multimilionário que construiu a aeronave e tem idéias bastantes estranhas de qual deva ser o destino da raça humana.

001O produtor Albert R. Broccoli ligou para Steven Spielberg, solicitando permissão para usar o leitmotiv indelével de cinco notas de Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). Broccoli queria usá-lo como o código de entrada para uma fechadura eletrônica de porta de laboratório em uma cena deste filme. 

Anos depois, Spielberg ligou para Broccoli pedindo permissão para usar a música tema de 007 em uma cena do filme que ele estava produzindo (nem um outro senão Os Goonies). Broccoli apontou que havia mais de cinco notas na música tema de 007. 


Spielberg e 007 sempre flertaram, mas a partir deste filme, a ligação fica mais estreita com citações e referências visuais (principalmente da parte do diretor) mais evidentes. A cena de Veneza do filme Indiana Jones e a última cruzada é um claro aceno a Foguete da morte, desde a dinâmica de de Ford e Doody na ponte até a perseguição da lancha. 


002Este filme tornou-se o foco de uma história de aventura da vida real, quando o ex-mercenário John Miller usou-o como disfarce para capturar o fugitivo Ronnie Biggs, que vivia no Rio de Janeiro, e devolvê-lo à Grã-Bretanha para julgamento. Ele armou a trama bizarra com dois ex-colegas do Exército, Norman Boyle, de Fife, e o inglês Peter Edwards.

Miller e sua equipe posaram como membros da equipe de produção deste filme, oferecendo uma participação especial no filme para Biggs, com a intenção de atraí-lo para um iate onde haveria uma cena e, uma vez em águas internacionais, navegar para um país da Commonwealth (Comunidade das Nações), de onde poderia ser extraditado. 

Ron foi avisado por um jornalista que havia conversado com Miller e não foi com os seqüestradores. O plano foi arruinado. E esta foi a primeira tentativa. A segunda ocorreu dois anos depois. 


003Em O Dia do Chacal (1973), Michael Lonsdale interpretou um Agente Secreto tentando frustrar um assassino britânico que usava um rifle. Aqui, ele usou um assassino com um rifle, para tentar matar um agente secreto britânico. 

Aliás, Sir Roger Moore queria interpretar O Chacal na época.


004Lois Chiles é uma atriz americana e uma ex-modelo mais conhecida por seu trabalho no filme. Ela começou sua carreira como modelo enquanto ainda cursava a faculdade depois de ser descoberta por um editor da "Glamour" que procurava uma jovem para aparecer na capa anual da revista. Depois de uma bem-sucedida carreira de modelo, ela também começou a aparecer em filmes. 

Durante as filmagens de Foguete da morte, o seu irmão, Clay Kirkland Chiles, foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin. Depois de terminar as filmagens, ela voltou para sua cidade natal, Houston, para doar plaquetas a ele a cada dez dias. Infelizmente, seu irmão não sobreviveu.


005Uma cena de Moonraker também apareceu no Universo Cinematográfico da Marvel "Viúva Negra", onde a personagem de Scarlett Johansson, Natasha Romanoff, recita o diálogo exato do encontro de Hugo Drax e Bond: "Então por que você interrompeu o encontro com minha píton de estimação, eu descobri que ela tinha uma queda por mim." 

Também o enredo de Moonraker tem semelhanças com o filme Viúva Negra. O vilão Draykov como Hugo Drax vive em um grande orbital, como uma estação espacial que está dentro da atmosfera do planeta. E Natasha, como Bond, deve detê-lo. E há um capanga como Jaws, no caso, Taskmaster!

Curiosamente, tanto David Harbour (Alexei) quanto Olga Kurylenko (Taskmaster), fizeram um James Bond: 007 - Quantum of Solace


006Durante as filmagens das cenas ambientadas em Veneza, o Papa João Paulo I morreu (no dia 28 de setembro de 1978). As filmagens foram então suspensas durante o dia, em parte porque os sinos tocando em Veneza em luto por sua morte eram tão altos que impossibilitavam o trabalho.

Um detalhe que pouca gente sabe: ele ficou na posição apenas 33 dias. Várias teorias da conspiração envolvem sua morte. A proibição de se realizar autópsia no corpo de um papa morto impediu o esclarecimento total dos reais motivos do falecimento de João Paulo I. O mistério é reforçado pela rapidez com que se embalsamou o corpo, sem empenho na busca de maiores detalhes, contrastando com a precisão dos registros sobre a morte de Paulo VI.

Até um mafioso chamado Antoni Raimondi (sobrinho de Lucky Luciano) assumiu, 4 décadas depois, que ele fora o assassino. 


007Foi o primeiro filme a apresentar o ônibus espacial moderno (em um padrão similar ao atual). O lançamento do primeiro ônibus espacial (Columbia) correu até 12 de abril de 1981, pouco antes do lançamento do filme seguinte da franquia, 007 - Somente Para Seus Olhos (1981). Exatamente vinte anos depois que Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço (12 de abril de 1961).

Tecnologia do Blogger.