google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES IMPERDÍVEIS QUE SE PASSAM EM UM CIRCO


Um circo é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros. A história do circo no Brasil começou no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde se agruparam em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua. 

Abaixo listei 10 filmes que abrangem toda história do cinema, desde o cinema mudo até os dias atuais. 

Boa sessão:


Alonzo (Lon Chaney) é um atirador de facas em um circo, e faz muito sucesso por não ter os braços, e usar os pés para fazer suas façanhas. Ele se apaixona por Nanon (Joan Crawford), sua assistente que não suporta ser envolvida pelos braços de um homem, o que é uma vantagem de Alonzo em cima do rival Malabar (Norman Kerry). Entretanto, o pai de Nanon se enfurece quando descobre um grave segredo do homem sem braços. Para esconder esse segredo e também preservar o amor que sente pela assistente, Alonzo comete atos que vão destruir a vida de todos envolvidos.


Um batedor de carteiras (Steve Murphy) está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do Vagabundo (Charlie Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O Vagabundo foge, tanto do batedor quanto da polícia, e acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público, sem que ele perceba. O dono do circo (Allan Garcia) resolve então contratá-lo e fazer dele sua atração principal. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata (Merna Kennedy.


O megalomaníaco empresário Brad Braden (Charlton Heston), proprietário de um circo chamado ''Ringling Brothers and Barnum & Bailey", deseja organizar mais uma temporada de sucesso. Para isso, ele contrata um famoso trapezista conhecido como "O Grande Sebastian" (Cornel Wilde). Porém, Braden e Sebastian logo se tornam rivais, pois disputam o amor da também trapezista Holly (Betty Hutton). Enquanto isso, Braden precisa cuidar de toda sua trupe, que inclui um procurado pela polícia que agora se apresenta como palhaço (James Stewart) e um domador de elefantes cruel (Lyle Bettger). 


Tchecoslováquia, 1952. Um grupo de artistas circenses liderado por Karel Cernik (Fredric Marsh) por anos se apresentou no Leste Europeu. Entretanto desde 1948, quando a Tchecoslováquia se tornou comunista, o Circo Cernik deixou de ser dele, pertencendo agora ao Estado. Karel só o gerencia e é sempre vigiado pela polícia, que modifica seu espetáculo com o objetivo de transformar tudo em uma peça de propaganda comunista, mesmo que isto piore a apresentação. Orgulhoso e independente, Karel planeja algo bem ousado: cruzar a fronteira com a Áustria em plena luz do dia e assim ser livre novamente. Mas tudo têm de ser feito com o máximo cuidado, pois Karel está certo que há um espião entre os integrantes do circo.


Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida pela mãe para o brutamonte Zampanò (Anthony Quinn), estrela de um número em que arrebenta correntes amarradas em seu corpo. A jovem auxilia Zampanò e passa a também ser apresentar como palhaça, seguindo o estilo de Chaplin. A garota é constantemente maltratada pelo homem, que ainda a agride sempre que tenta fugir. Quando os dois se juntam a um circo, Gelsomina fica encantada com Bobo (Richard Basehart), provocando ciúmes em Zampanò.


Tino Orsini (Tony Curtis) é o filho de um trapezista que vai até Paris, para tentar aprender com um famoso trapezista, Mike Ribble (Burt Lancaster), que sofreu um acidente no passado, como executar o triplo mortal. Gradativamente Orsini ganha a confiança de Ribble, mas a amizade entre os dois é ameaçada quando Lola (Gina Lollobrigida), outra trapezista do circo, se livra dos seus parceiros, pois quer atuar junto de Orsini e Ribble. Entretanto Ribble só gosta de trabalhar em dupla e, além da dificuldade da tarefa, um triângulo amoroso surge, quando Lola desperta a atenção dos dois trapezistas.


Início do século XX. Matt Masters (John Wayne) é um dono de circo que está prestes a levar seu espetáculo para a Europa. Lá ele espera encontrar não apenas um grande público, mas também Lili Alfredo (Rita Hayworth), seu antigo amor que abandou há quatorze anos a companhia e a filha, Toni (Claudia Cardinale), após a trágica morte do marido.


Funcionários humildes, os amigos Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana), Mussum (Mussum) e Zacarias (Zacarias) se tornam a grande atração do circo Bartolo, graças à sua incrível capacidade de fazer o público rir. Mas o sucesso lhes têm um preço: a oposição do mágico Assis Satã e a ganância do Barão, o dono do circo. Juntos, os quatro amigos precisarão combatê-los.


De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum (Hugh Jackman) desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos.


Holt Farrier é uma ex-estrela de circo que retorna da guerra e encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. O circo em que trabalhava está passando por grandes dificuldades, e ele fica encarregado de cuidar de um elefante recém-nascido, cujas orelhas gigantes fazem dele motivo de piada. No entanto, os filhos de Holt descobrem que o pequeno elefante é capaz de uma façanha enorme: voar.


Classicline nos brindou com clássico O Circo (com Luva) em Blu-Ray que pode ser adquirida no site da empresa clicando no link acima. Veja detalhes da edição. 

👉Informações:

Elenco: Charlie Chaplin, Merna Kennedy, Al Ernest Garcia
Direção: Charles Chaplin
Produtor: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Fotografia: Roland Totheroh
Direção de Arte: Charles D. Hall
Ano de produção: 1928
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 16:9 Pillarbox
Cor: P&B
Duração Aprox.: 71 min aprox.
Idioma: Mudo
Áudio:2.0 LPCM / 5.1 DTS-HD
Legendas: Português
Extras: Cartazes, Cenas Deletadas, Chaplin Today e Trailer. 


Tecnologia do Blogger.