google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 MEMORÁVEIS NOVELAS EXIBIDAS NOS ANOS 80

A memória afetiva pode ser definida como uma seleção, nem sempre fiel, dos melhores acontecimentos da sua vida em um dado período, particularmente entre infância e adolescência. E esta memória costuma se torcer os fatos, deixando eles melhores ou mais marcantes que deveriam ser. Há casos, do meu conhecimento e relação, que a memória afetiva da pessoa distorceu a realidade de tal forma, que ela parece ter lembranças de um passado que não ocorreu. 

Afinal, não é surpreendente quando conta um fato a vida toda, para então descobrir que ele ocorreu de outra forma? E não, não é esquizofrenia. Isso se chama memória afetiva. E ela é traiçoeira. 

Esta introdução define as duas listas de hoje: as 10 melhores novelas dos anos 80 e 90, de acordo com minha memória afetiva. Não é uma crítica construtiva ou destrutiva, até porque, o mundo mudou radicalmente em algumas questões e que talvez hoje, fariam da novela um produto menos interessante. Que rei sou eu? por exemplo, dialogava com a realidade social e política da época, falando de situações que ocorriam no dia a dia. Quase uma piada interna de um momento já vivido e muitas das piadas se perderam com o tempo.

Como eu era noveleiro, certamente foram mais de 10 novelas marcantes assistidas, então dei uma peneirada e colocando algumas menções honrosas. 

Nostalgia pura: 


Na trama... em Asa Branca, os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro, que teria morrido como mártir. O falso santo, porém, reaparece em carne e osso 17 anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais.
 

Era novela das... 20 horas.
Estreou em... 24 de junho de 1985. 
Finalizou em... 22 de fevereiro de 1986.


Na trama... a história de Renato Villar, um homem que se transforma quando se vê diante da morte. Ele é um empresário bem-sucedido e inescrupuloso, capaz de qualquer coisa por poder. Um dossiê com irregularidades numa das empresas de Renato é revelado, provocando um escândalo no meio empresarial. A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro e mais seis meses de vida.
 

Era novela das... 20 horas.
Estreou em... 25 de agosto de 1986. 
Finalizou em... 20 de março de 1987.


Na trama... Jocasta (Giulia Gam / Vera Fischer) é uma jovem militante que, durante os anos 1960, apaixona-se por Laio, um estudante de Psicologia cheio de incertezas quanto ao seu futuro. Com relacionamento dos dois, Jocasta engravida, e Laio, extremamente místico, consulta o seu guru Argemiro (Marco Antônio Pâmio), que diz a ele que a criança, um menino, irá odiá-lo e ter uma relação amorosa com a mãe. 


Era novela das... 20 horas.
Estreou em... 12 de outubro de 1987. 
Finalizou em... 14 de maio de 1988.


Na trama... o pobretão Aparício Varela deixou Rebeca, o grande amor da sua vida, no Rio de Janeiro, para casar-se com Teodora, uma ricaça paulista, a mais velha das três filhas do presidente da Tecelagem Abdala, membro da comunidade árabe de São Paulo. O tempo passou e as três herdeiras, Teodora, Lucrécia e Fabíola, tornaram-se megeras esnobes e, naturalmente, detestadas por seus respectivos maridos. Tudo muda quando Rebeca volta para a sua vida.


Era novela das... 19 horas.
Estreou em... 9 de novembro de 1987. 
Finalizou em... 11 de junho de 1988.


A trama... é centrada na dualidade entre uma mãe e sua filha. Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Gloria Pires) são o oposto uma da outra e isso gera diversos conflitos sobre os mais variados temas do dia a dia. Raquel é íntegra e honesta, enquanto sua filha tem horror à pobreza e muita ambição na vida, podendo agir de forma antiética no intuito de se dar bem. 
Maria de Fátima, em busca de enriquecer, se alia a César (Carlos Alberto Riccelli) para seduzir Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho da poderosa Odete Roitman (Beatriz Segall), uma executiva manipuladora que é diretora da Companhia Aérea TCA. Um elaborado jogo de interesses se inicia, dando espaço a muitas intrigas e reviravoltas que estão intimamente ligadas à realidade política brasileira.
 

Era novela das... 20 horas.
Estreou em... 16 de maio de 1988. 
Finalizou em... 6 de janeiro de 1989.


Na trama... Tieta (Claudia Ohana) mora na cidade fictícia de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro, e é expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da moça, que poderia influenciar a outra filha, Perpétua (Adrina Canabrava). Envergonhada publicamente, ela segue para São Paulo. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) volta a Santana do Agreste. Rica, requintada e exuberante, ela está disposta a se vingar de todos que a trataram mal. 
Tieta avisa que veio para ficar e muda a rotina dos moradores da cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, seja pela sua riqueza ou simplesmente atraídos por sua beleza. Percebendo que nada mudou em Santana do Agreste, uma cidade repleta de hipócritas parados no tempo, para chocar mais a família, ela passa a ter um romance com o próprio sobrinho, o jovem seminarista Ricardo, filho da sua rancorosa irmã Perpétua, que sonha que Ricardo se torne padre.


Era novela das... 20 horas.
Estreou em... 14 de agosto de 1989. 
Finalizou em... 31 de março de 1990.


Na trama... O deputado federal conservador Severo Toledo Blanco, o homem mais poderoso da região de Ouro Verde, escolhe o ingênuo, simplório e analfabeto boia-fria Salvador da Silva, o Sassá Mutema, para casar-se com sua amante Marlene, tentando desviar as atenções de seu adultério. O fato chega até Juca Pirama, um radialista inescrupuloso que explora demagogicamente o episódio em seu programa de rádio.
A novela mostra a trajetória de Sassá Mutema, que chega ao poder e mobiliza o Brasil no ano das primeiras eleições diretas depois da ditadura, misturando ficção e realidade.


Era novela das... 20 horas.
Estreou em... 9 de janeiro de 1989.
Finalizou em... 11 de agosto de 1989.


Na trama... A jovem Maria Eduarda Pinheiro, a Duda, de família de classe média-baixa de Salvador, é transformada em uma top model de sucesso. Ao ser contratada para desfilar os modelos da confecção Coveri, Duda parte para o Rio de Janeiro e entra em contato com os irmãos Gaspar e Alex Kundera, proprietários da marca. A nova top model se deslumbra com o glamour de um mundo que sequer imaginava conhecer.


Era novela das... 19 horas.
Estreou em... 18 de setembro de 1989.
Finalizou em... 4 de maio de 1990.


Na trama... Cláudia é uma jovem que vive atormentada por lembranças do passado, de quando seus pais e irmãos foram vítimas de uma chacina motivada por disputa de terras. A então menina conseguiu escapar com vida e foi criada por Marta, que lhe deu todo amparo e assistência. 
Quinze anos após a tragédia, Cláudia está disposta a vingar-se daqueles que julga serem os responsáveis pelo crime. Obstinada, prepara-se para voltar ao pequeno município de Rio Novo, empregada em uma das fazendas possivelmente envolvidas em seu triste passado.
 

Era novela das... 18 horas.
Estreou em... 28 de março de 1988.
Finalizou em... 18 de novembro de 1988.


Na trama... O ano é 1786, três anos antes da Revolução Francesa. Após a morte do rei Petrus II, o trono do fictício reino de Avilan é assumido pela rainha Valentine, uma histérica que não estava preparada para o governo. No entanto, em seu testamento, o falecido rei revela haver deixado um filho bastardo, que teve com a camponesa Maria Fromet, e seria o herdeiro do trono.
Jean Pierre, ao descobrir que é o filho bastardo do rei, passa a lutar pela coroa que lhe pertence. Todavia, não só de heroísmo sobrevive Jean Pierre. Sua luta é entremeada por duas mulheres apaixonadas: a jovem idealista Aline e a nobre Suzanne, a bela esposa do conselheiro Vanolli Berval, que disputam o seu amor.
 

Era novela das... 19 horas.
Estreou em... 13 de fevereiro de 1989.
Finalizou em... 16 de setembro de 1989.

Tecnologia do Blogger.