Peter Greenaway faz parte do seleto grupo de cineastas que fazem filmes "difíceis" para o grande público, mas que mesmo assim, são adorados. Quando Peter era criança, desejava tornar-se pintor. O interesse pela pintura foi muito importante para definir toda sua obra artística. Cada filme de Greenaway é composto visualmente usando-se parâmetros estéticos da pintura. Seus filmes, na verdade, parecem grandes obras de arte, arquitetadas para serem interpretadas e adoradas apenas se sua compreensão for satisfatória para o telespectador. Seus filmes são fortes em elementos de arte renascentista e barroca,
Peter é um cineasta que, antes de mais nada, precisa aprender "a ler" seus filmes, para então apreciá-los. E muitos entendem que isto é uma grande característica do seu cinema extremamente autoral.
Veja abaixo seus 10 filmes essenciais:
Na Inglaterra rural seiscentista, Mrs.Herbert e o seu marido vivem uma crise conjugal. Ele decide tirar umas férias e ela, para o surpreender no seu regresso, decide contratar um artista para retratar os terrenos da sua propriedade. O desenhador aceita, mas exige fazê-lo em troca dos favores sexuais de Mrs.Herbert.
As ideias expostas por Peter Greenaway em seus filmes são sempre amplas, infinitas e perversas. Neste drama ele narra a obsessão de dois irmãos gêmeos pela morte e pela putrefação dos corpos. Trabalham em um zoológico e começam a se enveredar por esse caminho quando suas respectivas esposas morrem em um acidente de carro. Passam a acompanhar e a registrar o apodrecimento de frutas, por exemplo, depois fazem experiências com animais e acabam por entrar em um processo de obstinação que os faz buscar a própria morte para fazer o registro final da destruição da carne humana.
Kracklite é um arquiteto americano que vai à Roma comandar a exposição do seu ídolo e formador de sua carreira profissional, o arquiteto francês Etienne-Louis Boullée (1728-1799), famoso por suas construções ovais. Em Roma sua esposa Louisa é assediada descaradamente pelo co-organizador da exposição Caspasian, e daí começa o tormento do arquiteto, acometido por fortes dores no estômago. Quando fica sabendo que seu ídolo ingeria alimentos muito parecidos com os seus próprios, fica desconfiado que sua jovem esposa o está envenenando, cria estranha obsessão por barrigas e começa a ficar doente e cada vez mais paranoico.
Três mulheres com o mesmo nome, Cissie, cometem três assassinatos, cada uma afogando o próprio parceiro por pura insatisfação. A garantia para os crimes não virem à tona é dada por um amigo apaixonado por elas: ele declara que os afogamentos foram acidentes. Esse amigo e seu filho são obcecados por jogos de todos os tipos, jogados durante o filme.
O gângster Albert Spica (Michael Gambon, de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"), janta todas as noites no restaurante Le Hollandais em companhia de seus capangas e sua esposa Georgina (Helen Mirren). Cansada dos modos violentos e grosseiros do marido, Georgina flerta com um solitário frequentador do restaurante, o bibliotecário Michael (Alan Howard). Com a cumplicidade do chefe de cozinha francês Richard (Richard Bohronger), os dois amantes fazem sexo às escondidas no banheiro e na despensa do restaurante, enquanto Albert devora prato após prato em sua mesa. Quando Albert descobre a traição da esposa, desfecha uma cruel vingança contra Michael, que por sua vez será vingado por Georgina.
Próspero é um homem tomado por delirantes sonhos vingativos. Após ter sido banido pelo rei de Nápoles, ele leva uma vida tranquila em uma ilha ao lado de sua filha, Miranda. Mas lá os problemas começam a surgir quando, inesperadamente, seus maiores fantasmas do passado chegam na ilha. E quando Miranda se apaixona perdidamente por um dos inimigos do pai, Próspero vê aí uma grande oportunidade para finalmente se vingar.
No século XVII, na cidade de Macon, num período de peste e fome, nasce um bebê forte e saudável em uma família pobre. Percebendo o espanto das pessoas, a irmã de 18 anos (Julia Ormond) decide tomar vantagem da situação e afirma que o bebê é seu, fruto de uma concepção imaculada. O bebê passa a ser objeto de culto e adoração, dando margem a uma série de mentiras, explorações e corrupções.
Nagiko cresce em uma tradicional família japonesa, sua mãe morreu, e seu pai (Ken Ogata), escritor, a cria com a ajuda da tia (Hideko Yoshida). A cada ano, em seu aniversário, seu pai escreve de forma ritualística uma saudação em seu rosto e nuca. Com o tempo, Nagiko passa a aguardar ansiosamente tais momentos. Sua tia a presenteia com um livro de uma escritora japonesa do final do século dez, chamada Sei Shonagon, o Livro de Cabeceira.
Desejo, luxúria e muita nudez são os ingredientes deste filme do consagrado e polêmico diretor Peter Greenaway. Trata-se de uma homenagem ao cineasta italiano Federico Fellini, realizada com muita criatividade. Depois da morte de sua mulher, o magnata Phillip Emmenthal (John Standing) e seu filho Storey (Matthew Delamere) trancam-se em um luxuoso castelo em Genebra. Lá eles vivem aventuras amorosas com oito mulheres bem diferentes. Entre elas, uma ex-freira vivida por Toni Collette, uma prostituta representada pela atriz Polly Walker, a gueixa interpretada por Kirina Mano, e uma amazona que tem um bicho de estimação pouco comum, papel de Amanda Plummer.
O filme faz um panorama da vida extravagante, exótica e movimentada de Rembrandt, um grande pintor holandês. Sendo um dos nomes mais importantes da história das artes plásticas da Europa, ele vivenciou alguns enigmas em sua vida, que ainda muitos tentam desvendar até os dias atuais. Como é como o caso da controvérsia identificação de um assassinato no quadro "The Night Watch".