10 FILMES QUE CAPITALIZARAM EM CIMA DO SUCESSO DE TUBARÃO (1975)
Tubarão, de Steven Spielberg, é considerado o primeiro Blockbuster devido ao seu estrondoso sucesso num distante 1975. E como cinema é uma indústria que visa lucro, muitos filmes tentaram repetir o sucesso da fórmula que eles imaginavam que Tubarão teria. Não existe fórmula de sucesso. Mas muitos deles se tornaram cults com o tempo, sendo respeitados até mesmo por Spielberg.
Bom, e outros são só picaretas mesmo no estilo "copia, mas faz diferente".
Boa sessão:
Em uma cidade do litoral de São Paulo, uma espécie desconhecida de peixe começa a devorar pessoas. Especialistas no assunto descobrem que a espécie é um Bacalhau da Guiné e vão à caça do animal. O peixe, que está matando pessoas para se vingar daqueles que fizeram de seus parentes bolinhos, acaba sendo capturado e morto. Toda a cidade, em comemoração, resolve fazer uma festa para comer o Bacalhau. Eles só não poderiam esperar que, mesmo morto e assado, o animal iria dar continuidade a sua vingança.
Um urso de 4 metros de altura, devorador de homens, aterroriza uma floresta nacional nos Estados Unidos, espalhando terror e morte por onde passa.
O diretor fez filmes cults como Manitou, Abby e Animais em fúria (outro que tem urso e um monte de outros bichos). Ele dirigiu apenas 9 filmes e faleceu no fim das filmagens de seu último filme, vitimado de um acidente de helicóptero.
Sonny Stein (Richard Jaeckel), enquanto trabalhava com fuzileiros navais nas Ilhas Filipinas, descobre que tem uma conexão com tubarões Mako. Ele recebe um medalhão de um xamã filipino que o protege dos tubarões quando está entre eles. Alienado da sociedade, Stein mora sozinho em uma pequena casa perto da costa de Key West, Flórida. Ele desenvolve a habilidade de se comunicar telepaticamente com tubarões. Ele então se propõe a destruir qualquer um que machuque tubarões.
Orca, uma baleia-assassina, testemunhou a trágica morte de sua companheira prenha por Nolan, capitão de um navio pescador. A intenção era capturar um tubarão-branco, mas o arpão acabou atingindo com tudo o animal. Inconformado, o macho levará toda a sua fúria e poder de morte para o porto de pescadores. Sob a pressão dos aldeões, Nolan terá que fazer alguma coisa para expulsar o animal das redondezas.
Um enorme tubarão-tigre traz morte e pânico ao litoral do México. Enquanto isso, uma jovem inglesa é cobiçada por dois valentes caçadores de tubarões, que se tornam os próximos alvos do animal assassino.
O tubarão do filme era um tubarão-tigre. As cenas subaquáticas que mostram o Tintorera são montadas com truques, já que o do filme media pouco mais de 1 metro e meio, mas no filme é descrito como o maior já visto.
Caçadores ferem um urso em uma floresta nacional no Alaska. Pouco tempo depois, o urso mata muitas pessoas. Jason Monroe parte para travar o urso nas geladas planícies das montanhas do Alaska. Filme dirigido por dois diretores com uma interessante coincidência: ambos dirigiram poucos filmes, sendo que Richard Bansbach fez apenas este e Robert E. Pearson três. Será que não gostaram da experiência?
Uma experiência ultrassecreta do governo leva a ataques fatais de barracudas nas praias de uma pequena cidade costeira conhecida por sua lagosta. Um biólogo marinho (Wayne Crawford) e o xerife (William Kerwin) descobrem uma trama envolvendo um ex-médico de guerra mentalmente instável (Evers), pioneiro na pesquisa sobre hipoglicemia e seus efeitos no comportamento humano.
Um cardume de piranhas escapa de um laboratório de pesquisas científicas do exército americano e acaba num rio e num lago infestado de veranistas e crianças em férias. Agora, com a chegada de um festival aquático, uma detetive particular e um homem sem nada a perder, começam uma corrida contra o tempo para impedir que elas espalhem mais morte e horror e aumentem o banho de sangue.
Após ser levado por um encanamento para o sistema de esgoto, um jacaré ainda filhote cresce se alimentando de ratos de laboratório descartados em Chicago. O problema é que, em seu alimento, foram injetados hormônios, o que o deixa gigante.
Um enorme e furioso tubarão-branco ataca uma praia de uma cidade costeira. Após vários ataques do tubarão, e do prefeito não fazer nada para detê-lo, Peter Benton e Ron Hamer vão em busca de tentar pará-lo.
Os produtores do filme sofreram um processo judicial dos executivos da Universal por conta da imitação da trama, considerado plágio do filme de 1975.