13 SANGRENTAS DECAPITAÇÕES EM FILMES E SÉRIES
A primeira decapitação da história mostrada em uma cena foi baseada em uma história real. O curta de 1895 chamado "Execution of Mary Queen of Scots" foi dirigido por Alfred Clark e produzido por Thomas Edison. São apenas 18 segundos de celuloide e poderá vê-la no gif.
Com este cartão de visitas, o cinema tratou de explorar, de forma cada vez mais macabra, as decapitações em cena. Hoje vamos lembrar 13 marcantes entre filmes e séries, da mais celebrada (Profecia de 1976), a mais chocante do cinema de horror (Hereditário, claro).
Boa (?) sessão:
Decap em questão: Quem poderia supor que a personagem vivida por Milly Shapiro morreria tão cedo e de forma tão chocante?
No filme: Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
Decap em questão: A morte de Ed Stark, vivido por Sean Bean no final da primeira temporada pegou quase todos de surpresa.
No filme: Game of Thrones conta a história de um lugar onde uma força destruiu o equilíbrio das estações há muito tempo. Em uma terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno toda uma vida, as reivindicações e as forças sobrenaturais correm as portas do Reino dos Sete Reinos.
Decap em questão: Já a morte de Hershel Greene, vivido por Scott Wilson não foi surpresa, já que qualquer um poderia morrer a todo momento, mas a brutalidade que ela acontece choca mais do que qualquer outra cabeça que tenha rolado na série.
No filme: Um grupo de sobreviventes liderado pelo policial Rick Grimes segue viajando em busca de uma nova moradia segura e distante dos mortos-vivos. A pressão para permanecerem vivos e lutarem pela sobrevivência faz com que muitos do grupo sejam submetidos às mais profundas formas de crueldade humana. Rick acaba descobrindo que o tão assustador desespero pela subsistência pode ser ainda mais fatal do que os próprios mortos-vivos que os rodeiam.
Decap em questão: A lenda do cavaleiro sem cabeça é uma grande sequência de decapitações, sendo a mais representativa, a do próprio cavaleiro que dá o título do filme.
No filme: Ichabod Crane é enviado ao vilarejo de Sleepy Hollow, onde um cavaleiro sem cabeça está deixando um rastro de corpos decapitados. Os métodos investigativos de Ichabod são postos à prova, pois um ser sobrenatural pode ser o causador dos crimes.
Decap em questão: A cena final de Seven consegue ser mais chocante do que qualquer uma das outras 5 mostradas durante o filme. O que nos mostra o poder da sugestão.
No filme: A ponto de se aposentar, o detetive William Somerset pega um último caso com a ajuda do recém-transferido David Mills. Juntos, descobrem uma série de assassinatos e logo percebem que estão lidando com um assassino que tem como alvo pessoas que ele acredita representar os sete pecados capitais.
Decap em questão: O filme de Coppola mostra duas ou três cenas de vampiros sendo decapitados, mas uma delas é sem dúvidas, mais importante, pois ela fecha o filme.
No filme: No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.
Decap em questão: A morte do personagem vivido por Andy Garcia é de uma violência gráfica tão impactante, que destoa do filme e por isso marcou tanto quem assistiu na época.
No filme: Os policiais nova-iorquinos Nick Conklin e Charlie Vincent vão até o Japão levar um criminoso que prenderam em território americano, mas chegando lá o deixam escapar e, para recapturá-lo, acabam metidos numa confusão com a Yakuka, a máfia japonesa.
Decap em questão: A primeira morte definitiva do boneco homicida Chucky no cinema teve decapitação, tiro no coração e combustão.
No filme: Um serial killer é morto em um tiroteio com a polícia, mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de vodu e transfere sua alma para um boneco. Um menino ganha exatamente este brinquedo como presente da sua mãe.
Decap em questão: são tantas, já que o Highlander precisa ser decapitado para morrer, Mas a morte de Ramirez, vivido por Connery, é a mais memorável.
No filme: Connor MacLeod (Christopher Lambert), um guerreiro escocês do século XVI, imortal e, após algum tempo encontra Juan Ramirez (Sean Connery), imortal como ele. Ramirez o ensina a manejar uma espada, pois a única forma de matar um imortal é cortando sua cabeça. Após alguns séculos, surge um inimigo imortal como ambos, que pretende decapitar Connor para se tornar o único imortal da face da Terra.
Decap em questão: Na obra-prima de Raimi, o que não faltam são mortes indigestas, mas uma decapitação envolvendo Ash, uma mulher e uma pá se tornou uma das cenas inesquecíveis do longa.
No filme: Cinco estudantes da Universidade de Michigan decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o livro dos mortos, um documento que data da época da Babilônia e que está relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa os amigos gravam em fita alguns encantamentos demoníacos, escritos no livro. A partir de então eles são possuídos por espíritos, um a um.
Decap em questão: A memorável morte da assassina do filme Sexta-Feira 13, vivida por Betsy Palmer, é lembrada até hoje, principalmente porque muitos ainda pensam que Jason é o algoz das pobres vítimas do acampamento de Crystal Lake.
No filme: A história de um antigo homicídio em Crystal Lake não impede que alguns jovens montem um acampamento de verão no bosque. Moradores supersticiosos advertem sobre o ocorrido, mas os instrutores Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned prestam pouca atenção aos mais velhos e acabam sendo perseguidos por um assassino brutal.
Decap em questão: Talvez, a sequência de decapitação mais celebrada do cinema. A inevitabilidade do destino do fotógrafo jogado no meio da trama fez a cena tão impactante que até hoje é tratada como a cena definitiva.
No filme: O embaixador americano e a esposa querem muito ter filhos. Quando ela dá à luz um bebê morto e um padre sugere que adotem um recém-nascido saudável e órfão, ele aceita sem contar à mulher. O que ele não sabe é que o bebê é o anticristo.