google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JACK, O ESTRIPADOR - NO CINEMA E TV

Jack, o Estripador é o nome notório dado a um serial killer não identificado que operou nas áreas empobrecidas do distrito de Whitechapel, em Londres, durante o final do século XIX. Os assassinatos ocorreram entre agosto e novembro de 1888, e o caso continua sendo um dos mais famosos mistérios não resolvidos da história criminal.

O modus operandi do assassino envolvia assassinar brutalmente e mutilar prostitutas na área de Whitechapel. As vítimas de Jack, o Estripador, conhecidas como as "cinco canônicas", foram Mary Ann Nichols, Annie Chapman, Elizabeth Stride, Catherine Eddowes e Mary Jane Kelly. Os assassinatos foram marcados pela sua natureza horrível e pela aparente precisão cirúrgica com que as mutilações foram realizadas.

A identidade de Jack, o Estripador, nunca foi determinada de forma conclusiva e vários suspeitos foram propostos ao longo dos anos. Alguns dos suspeitos populares incluem Montague John Druitt, Aaron Kosminski, Walter Sickert e até o médico da Rainha Vitória, Sir William Gull. No entanto, devido à falta de evidências definitivas e ao passar do tempo, a verdadeira identidade de Jack, o Estripador, permanece desconhecida.

O caso de Jack, o Estripador, cativou a imaginação do público durante décadas e inspirou inúmeros livros, filmes, documentários e teorias. O nome "Jack, o Estripador" tornou-se sinônimo de serial killers e do conceito de um indescritível e não identificado.

Separei as versões mais interessantes a serem conhecidas. Boa sessão:

Direção: Paul Leni, Leo Birinsky

Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos que ganharam sua própria estátua no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa de Bagdá Harun al Raschid; Ivan, o Terrível e Jack, o Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.

Direção: Alfred Hitchcock

Um serial killer inicia uma série de assassinatos em Londres, tendo como elemento comum o fato de suas vítimas serem todas mulheres loiras. Um novo hóspede, Jonathan Drew (Ivor Novello), chega ao hotel do casal Bounting (Marie Ault e Arthur Chesney), em Bloomsbury e aluga um quarto. O homem tem estranhos hábitos, como o de sair em noites nevoentas. A filha dos Bounting, Daisy (June), também loira, está noiva de Joe Chandler (Malcolm Keen), um detetive. Quando Joe encontra Jonathan, logo fica enciumado deste flertar com Daisy e o prende, acusando-o de ser o temível Jack, o Estripador.

Direção: Georg Wilhelm Pabst

A beleza e o charme da jovem Lulu (Louise Brooks) costuma deixar os homens atordoados. Em um dos seus jogos de sedução, ela conquista o amor de Peter Schön (Fritz Kortner), diretor de um importante jornal. Embalados pelo romance, os dois se casam rapidamente. Mas existe um entrave para a harmonia do relacionamento: o cônjuge tem ciúmes de seu próprio filho, Alwa (Francis Lederer). Durante uma violenta discussão sobre essa situação, Lulu acaba matando o marido para se defender. Agora, ela precisa fugir, e decide fazer isso na companhia de seu enteado.

Direção: Maurice Elvey

Um maníaco, que persegue e assassina mulheres na rua à noite, está aterrorizando Londres. Michael Angeloff, um músico Húngaro, se hospeda na pensão dos pais de Daisy Bunting e um romance se desenvolve entre a jovem e Angeloff. Os aterrorizantes assassinatos continuam e as circunstâncias gradualmente apontam o dedo da suspeita para Angeloff, enquanto a única pista que a polícia tem é que o assassino é um músico estrangeiro. Este foi o primeiro remake com som do filme clássico do cinema mudo dirigido por Hitchcock inspirado na lenda de Jack, o Estripador. Ivor Novello, que interpretou o protagonista e liderou a equipe escrevendo o roteiro, estava no original também.

Direção: John Brahm

Um homem misterioso chamado Slade (Laird Cregar) aluga um apartamento em Londres, e logo uma onda de assassinatos começa nas proximidades. No entanto, Kitty (Merle Oberon), uma atriz ingênua, ignora os avisos sobre os crimes - ou o homem que pode ter cometido, e ela logo se torna objeto de obsessão de Slade.

Direção: Hugo Fregonese

Londres, 1888. Na noite do terceiro assassinato de Jack, o Estripador, um investigador especialista em patologia, se hospeda na pousada dos Harley, fazendo uso do sombrio sótão para fazer experiências. A Sra. Harley acha Slade a cada dia mais estranho e suspeito, enquanto sua sobrinha Lily, o acha cada vez mais interessante e atraente. Lily pode estar correndo perigo...

Direção: Monty Berman, Robert S. Baker

Um serial killer está assassinando mulheres no distrito de Whitechapel, em Londres. O inspetor da Scotland Yard O'Neill (Byrne) recebe a visita de seu velho amigo, o detetive de Nova York Sam Lowry (Patterson), que concorda em ajudar na investigação. Durante o processo, Sam se sente atraído por Anne Ford (McDowall), mas seu tutor Dr. Tranter (Le Mesurier), não aprova. A polícia aproxima-se lentamente do assassino quando o público fica mais alarmado. A identidade do assassino é revelada.

Direção: Edwin Zbonek

Um novo Jack, o Estripador está à solta em Londres. A polícia e outros funcionários do governo estão preocupados com o fato de que uma peça sobre as atividades do Estripador possa ter sido, no mínimo, a inspiração para a erupção de assassinatos. De fato, a polícia vê o ator que se apresenta como Jack, o Estripador, todas as noites como seu principal suspeito. Esse ator ficou tão obcecado por seu papel que se espalhou pela vida cotidiana?

Direção: James Hill

Famoso filme com os personagens criados por Arthur Conan Doyle, onde Sherlock Holmes segue a trilha do serial killer Jack o Estripador, que na obscura Londres do séc.XIX deixou  toda a população aterrorizada com a brutalidade de seus crimes, como em outros filmes em que Sherlock Holmes vai a caça de Jack, ele encontrará sociedades secretas, aristocracia corrupta, mas nada disso vai impedir o genial detetive de resolver este mistério.

Direção: Peter Sasdy

Uma jovem, descoberta na cena de um terrível assassinato, é levada por um bondoso psiquiatra freudiano. Quando o doutor começa a investigar seu passado, ele descobre que a garota é filha do infame Jack, o Estripador. Aparentemente os instintos assassinos da garota são instigados pela lembrança de seu maldoso pai. Angharad Rees vive Anna, a filha problemática. Eric Poter é dr. Pritchard, e Dora Bryan é a senhora Golding, a falsa médium. Este criativo e bem interpretado thriller é considerado um dos melhores filmes de horror do cinema inglês.

Direção: José Luis Madrid

Vários assassinatos ocorreram em Londres. Todas as vítimas são prostitutas e o assassino está usando as mesmas técnicas que Jack, o Estripador. Peter Dockerman, ex-acrobata e marido de uma das vítimas é o principal suspeito. Mas quem quer que seja o assassino tem tendências canibais e se a Scotland Yard não resolver os assassinatos rapidamente, as evidências podem virar um jantar.

Direção: Jesús Franco

Versão do cineasta cult Jess Franco sobre a trajetória do famoso serial killer londrino Jack, o Estripador. Aqui, o criminoso é o médico Dr. Dennis Orloff. Traumatizado pelos abusos da mãe, que era prostituta, ele se vinga assassinando e mutilando garotas de programa pelas ruas de um bairro pobre de Londres, uma forma de vingar os abusos impostos por sua mãe.

Direção: Bob Clark 

Jack, o Estripador, está metendo o terror no pobre bairro londrino de Whitechapel, enquanto Holmes e seu fiel parceiro Dr. Watson acompanham os assassinatos pelos jornais e estranham o fato da Scotland Yard ainda não tê-los contatado (procedimento comum nos casos considerados intrincados), até que um grupo de moradores do bairro supracitado pede ajuda ao notório detetive. Envolvido no caso, nosso herói acaba descobrindo uma estranha conspiração que envolve componentes da Casa Real e a Maçonaria por trás da série de assassinatos, ou seja, algo muito maior que o simples ato de um louco.

Direção: Nicholas Meyer

A cidade está em pânico em razão das mortes cometidas por Jack, o Estripador (David Warner), mas o escritor H.G. Wells (Malcolm McDowell) está entusiasmado em mostrar aos seus amigos uma invenção extraordinária, que ainda não foi testada: uma máquina do tempo. Entretanto, se o viajante não tiver uma chave específica, a máquina retornará sozinha de onde partiu, como um pombo-correio. Neste momento chega a polícia dando uma busca no local, pois o perigoso assassino se encontra nas proximidades. Logo descobrem provas comprometedoras de que John Lesley Stevenson, um dos convidados do escritor, é o criminoso, mas ele desapareceu como por encanto. 

Direção: Walerian Borowczyk

A história de uma jovem bailarina sexualmente sedutora que se eleva na sociedade através de relações com homens ricos, mas depois cai na pobreza e na prostituição, culminando num encontro com Jack, o Estripador. O filme é uma releitura do clássico Caixa de Pandora.

Direção: David Wickes

Finalmente é mostrada a verdadeira face do mais lendário criminoso inglês. Todo o mistério de Jack, O Estripador, é desvendado nesta superprodução, feita a partir da Scotland Yard e só agora liberados. Mantendo intenso suspense do início ao fim, o filme apresenta uma reconstituição perfeita da época e fatos. Na Londres vitoriana, prostitutas tão barbaramente assassinadas, desafiando a inteligência e credibilidade da Scotland Yard. Corpos encontrados esquartejados, com requintada crueldade, deixam atônitas a população e a polícia. O inspetor Abberline é designado para solucionar o mistério. Apesar dos obstáculos, chega ao criminoso, mas o caso é abafado.

Direção: Rowdy Herrington

100 anos depois de Jack, o Estripador aterrorizar Londres com a mais sangrenta onda de crimes da história da Inglaterra, um matador perturbado decide imitá-lo duplicando seus assassinatos em cada detalhe.James Spader vive papel duplo. Ele é Rick e John Westford, irmãos gêmeos com personalidades totalmente distintas. John é um médico dedicado. Rick faz o tipo rebelde. Quando John é morto, tudo indica que ele estivesse por trás da nova onda de crimes, mas Rick sabe que seu irmão não era o imitador do Estripador. Ele tenta provar que John foi assassinado pelo verdadeiro Jack, que está de volta e com sede de sangue!

Direção: Janet Meyers

É o ano de 1888 e Londres foi tomada pela mais cruel e misteriosa onda de crimes da história. Mulheres são estranguladas e assassinadas por um maníaco que ninguém consegue encontrar, um assassino serial que ataca com implacável precisão.

Sob extrema pressão da família real, o chefe da Scotland Yard destaca seu melhor agente para o caso. A única testemunha do inspetor, James Hanson, é uma bela garota, ex-prostituta que as autoridades consideram descartável, e pela qual Hanson logo se apaixona. Boatos sobre a investigação acabam chegando aos membros da família real, mas quem poderia imaginar que o principal suspeito estava entre eles? Em uma sociedade onde os privilegiados sempre escapam.

Direção: Miguel Faria Jr

Rio de Janeiro, 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt (Maria de Medeiros) pela primeira vez se apresenta no Brasil, deixando a elite do país ainda mais interessada na cultura francesa. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador D. Pedro II (Cláudio Marzo), que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza (Cláudia Abreu), desaparecera misteriosamente. Sarah então sugere que o imperador convite o famoso detetive Sherlock Holmes (Joaquim de Almeida) para investigar o caso, sugestão esta prontamente seguida. Enquanto isso, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta (Marco Nanini).

Direção: Albert Hughes, Allen Hughes

Em 1888, a cidade de Londres vive um horror sem precedentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Lá mora Mary Kelly (Heather Graham) e seu grupo de amigas, que vivem sendo hostilizadas pelas gangues locais e são obrigadas a se prostituir para sobreviver. Até que uma das companheiras de Mary, Annie (Katrin Cartlidge), é repentinamente sequestrada, com este acontecimento logo seguido pelo brutal assassinato de Polly (Annabelle Apsion). 

https://www.pipoca3d.com.br/2020/01/jack-o-estripador-no-cinema-e-tv.html
Tecnologia do Blogger.