google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

60 FILMES PARA ASSISTIR ENVOLVENDO PROFESSORES

 


Um professor é um profissional responsável por transmitir conhecimentos, habilidades e valores a seus alunos. A sua função principal é educar e instruir os estudantes, ajudando-os a adquirir conhecimentos em uma determinada disciplina ou área de estudo. Os professores podem trabalhar em diferentes níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. 

Eles planejam e ministram aulas, desenvolvem materiais educacionais, avaliam o desempenho dos alunos e fornecem orientação e apoio acadêmico. Além disso, os professores desempenham um papel importante no desenvolvimento dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivos.

Esta é minha homenagem aos queridos professores, que com tanta paciência, e tantas fases da vida nos acompanham e nos ensinam a sermos pessoas melhores.

Fiz aqui a maior compilação de filmes do tema que achei na internet. Vários sites colocam os 10 ou 15 melhores. Mas acho que o assunto não tem a ver diretamente com o fato do filme ser ótimo. Mas sim o que ele nos ensina.

De qualquer forma é uma espécie de sub-gênero que só trouxe filmes bons. A lista contém 60 produções imperdíveis. Abordei todos os temas: professores vs alunos, professores que se envolvem com alunos, professores solitários, professores vs sistema...

Enfim... divirta-se:


A trama gira em torno das professoras Karen Wright e Martha Dobie, que montam uma escola para meninas após a formatura na faculdade. Elas viajam para Lancelot, onde fica uma fazenda que Karen herdou de sua avó. Lá, elas conhecem o Dr. Cardin, que se apaixona por Karen e as ajuda reformando a velha casa herdada caída aos pedaços. Com o suporte de Emilia Tilford, mulher importante na cidade, elas conseguem abrir a escola para meninas, onde vai estudar a neta da Sra. Tilford, Mary, uma menina mimada e que mente muito. É ela quem vai colocar esse triângulo, num redemoinho de calúnias, a partir de uma mentira criada.


O filme, baseado no romance de James Hilton, conta a história do Sr. Chipping (Robert Donnar), um respeitado professor de latim, muito correto e obcecado pelo trabalho. Um dia, este homem com uma vida privada muito discreta, conhece e se apaixona pela extrovertida Katherine (Greer Garson). Sua convivência com a moça o torna mais amigável e ele ganha a confiança de seus alunos. Tudo parecia bem, mas uma tragédia acontece e muda a vida do homem novamente.


Miss Dove tem uma disciplina rigorosa, além de ser uma professora muito respeitada, que tem inspirado seus alunos a grandeza individual. Um dia durante a aula, Miss Dove experimenta uma grande dor nas costas, mas continua com a classe. Depois da aula, ela pede um de seus alunos que ficam depois da aula para chamar um médico. Thomas, um médico e um ex-aluno, a leva ao hospital e a hospitaliza. Enquanto está no hospital, ela se põe a refletir sobre seu passado.


Richard Dadier (Glenn Ford) é um professor que foi transferido para uma escola onde os adolescentes fazem as regras e os funcionários simplesmente aceitam o fato de que perderam o controle. Quando Richard tenta se impor e exercer sua autoridade, ele recebe muita hostilidade, tanto dos alunos quanto dos outros professores. Além disso, sua esposa grávida começa a receber cartas anônimas com falsas acusações de que ele estaria envolvido com uma colega de trabalho. Com raiva, ele lança a culpa sobre um de seus alunos, sem saber se de fato ele é o culpado.


James Gannon, um intransigente editor de um importante veículo de comunicação, passou sua vida em redações de jornais. Ele, um autodidata, chega a ridicularizar publicamente a ideia de que o jornalismo possa ser ensinado dentro de uma sala de aula. Hesitante, ele vai a uma universidade, onde escuta sem querer a professora Erica Stone criticando a sua atitude negativa sobre o ensino superior. Fascinado pela beleza de Erica, James assume uma identidade falsa e começa a frequentar suas aulas.


Numa cidade marcada pela forte presença da comunidade religiosa, um professor é preso por ensinar a Teoria da Evolução de Darwin. O caso vai para o tribunal, onde acontecem uma série de inflamados debates ideológicos, que mexem com a localidade e com seus habitantes. Baseado em um caso real ocorrido em 1925. Foi feita uma versão em 1999, com a mesma história, num filme quase idêntico.


Karen Wright (Audrey Hepburn) e Martha Dobie (Shirley MacLaine) são amigas há muitos anos e, juntas, administram um colégio interno só para meninas. Depois de ser punida pelas professoras por contar mentiras, uma aluna reclama com sua avó e inventa que Martha tem ciúmes de Karen, que é noiva do médico Joe Cardin (James Garner). A senhora fica horrorizada e tira a menina da escola, além de espalhar o boato. As duas mulheres começam uma batalha contra essas acusações, e suas consequências.


Em uma escola para crianças excepcionais, uma professora novata e inexperiente (Judy Garland) entra em conflito com o diretor da instituição (Burt Lancaster), por causa de seu modo de educar um menino autista recém-abandonado pela família. Comovente denúncia do preconceito de grande parte da sociedade para com os portadores de deficiência mental, Minha Esperança É Você é um drama que continua bastante atual.


Uma jovem professora de literatura, Sylvia Barret, chega a Calvin Coolidge cheia de idéias e entusiasmo. Mas, pela sua falta de experiência comete alguns deslizes, que irão atrapalhar seus planos em transformar o comportamento de seus alunos. Dos filmes que retratam o relacionamento entre jovens desordeiros e docentes, o filme está ao lado de "Ao Mestre, com Carinho", como um dos maiores representantes do gênero. Esta bela obra cinematográfica, baseada no romance de Bel Kaufman, filmada no subúrbio de New York, influenciou um grande número de cineastas a realizarem filmes sobre estudantes.


Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) acaba por lecionar em uma escola no East Wend de Londres formada por alunos pobres e sem disciplina. O professor sofre um bocado na mão deles, mas, aos poucos, consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes. A canção que leva o nome original do filme, To Sir with Love, da cantora Lulu (que também participa do longa), ficou por cinco semanas no topo da parada norte-americana. Um clássico das sessões vespertinas da TV.


Edinburgo, 1932. Jean Brodie é uma professora em uma escola para meninas, que inspira suas estudantes com suas idéias sobre arte, música e política, sendo que a última é baseada em noções românticas, que a levam a expressar sua admiração pelo fascismo na Itália. Jean fez um pequeno círculo social de alunas que a adoram, composto por Mary McGregor, Jenny e Sandy. Jean organiza para levá-las em uma visita casual na casa de campo de Gordon Lowther, um professor amigo que está mais interessado nela que ela por ele, pois Jean está romanticamente envolvida por Teddy Lloyd, outro professor que também se dedica à pintura.


James T. Hart é um estudante do primeiro ano de Direito na universidade Harvard. Seu maior desafio é sobreviver ao rígido e lendário professor Kingsfield, mas com a ajuda dos amigos da classe, ele logo se torna um dos melhores alunos da turma e ganha prestígio junto ao professor. O problema é que James novamente será provado quando descobre que a garota com quem está saindo é justamente a filha do professor.


Ilha de Yamacraw, Carolina do Sul, março de 1969. Pat Conroy (Jon Voight), que no passado fora racista, chega para ser professor numa escola que tem como alunos crianças pretas pobres. Na verdade, toda a ilha é habitada por pretos pobres, com exceção de um comerciante, que tem um pequeno negócio. Ao chegar lá, descobre que os alunos são negligenciados pela instituição e, ao tentar mudar a situação, entra em conflito com a direção da escola.


Theresa (Diane Keaton) é uma bem sucedida professora de crianças surdas, mas depois de um curto e infeliz caso de amor, ela começa a passar suas noites entre os bares da cidade. Primeiro, ela busca por sexo, mas, mais tarde, acaba se envolvendo com drogas, colocando-se em situações cada vez mais perigosas e degradantes, completamente em desacordo com seus compromissos durante o dia com seus alunos.


Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.


O professor Andrew Norris (Perry King) foi contratado para dar aulas de música em uma escola cheia de adolescentes e estava contente pelo novo desafio. Ele não imaginava, porém, que o local tinha detector de metais na porta para impedir que alunos entrassem armados. A situação fica ainda mais complicada quando ele descobre que seu aluno Peter Stegman (Timothy Van Patten) é, na verdade, traficante, líder de uma gangue barra pesada e controla a escola na palma da mão. Disposto a mudar a realidade, o professor decide enfrentar o rebelde, mas encontra forte e violenta resistência, tornando o confronto entre eles um verdadeiro banho de sangue.


Uma cabeleireira de 26 anos, Susan White (Julie Walters), que prefere ser chamada de Rita, procura ter formação universitária. Ela tem como orientador Frank Bryant (Michael Caine), um professor de literatura que é alcoólatra e divorciado, sendo que sua atual companheira, Julia (Jeananne Crowley), está tendo um caso com um amigo dele, Brian (Michael Williams). Se Bryant está cheio de problemas, Rita também tem os seus, pois Denny (Malcolm Douglas), o marido dela, se incomoda de ver a mulher estudando e anseia que fique logo grávida. Enquanto Rita cresce intelectualmente sob a tutela de Bryant, ela percebe que lhe faltava auto-confiança para ir adiante.


A professora australiana Sally Jones (Rachel Ward) e seus alunos estão em mais um dia comum na escola quando são sequestrados e coagidos a entrarem em uma van por homens mascarados - eles usam assustadoras máscaras de animais e Papai Noel. Os bandidos levam Sally e as crianças para uma gruta e os deixam lá para resolverem as demandas do resgate. Só que as espertas crianças conseguem escapar para o meio do mato. Quando os sequestradores descobrem a sua localização, a professora e os jovens chegam ao seu limite, sendo obrigados a responder com crueldade e fúria diante de seus opressores. 


James Leeds (William Hurt) é um idealista professor de linguagem de sinais que gosta de usar métodos pouco convencionais. Na escola em que acaba de ser contratado, ele conhece Sarah Norman (Marlee Matlin), uma mulher arredia e fechada que continua na escola mesmo após ter se formado. Ao perceber o medo que a jovem tem do mundo, ele tenta se aproximar e ajudá-la, e o que era um desafio profissional, logo transforma-se em uma louca paixão.


Rick Latimer (James Belushi) é um professor que consegue o emprego de diretor da Brandel High, uma escola com péssima reputação. Na verdade, esta transferência foi um castigo, por Latimer ter agredido o namorado da sua esposa, apesar de Rick e sua mulher já estarem em processo de divórcio. Os alunos da Brandel são na maioria afro-americanos e latinos e vários já foram expulsos de outros colégios. Jake Phillips (LOuis Gossett Jr.), o chefe da segurança da escola, logo ensina para o novo diretor como as coisas funcionam em Brandel. 


Freedy Shoop (Mark Harmon) planeja passar suas férias de verão com a namorada no Havaí. Mas seu barato é cortado quando o diretor da escola pede que Freddy lecione aulas de inglês a alguns alunos desajustados da escola, já que o professor de inglês ganhara na loteria e abandonou a escola. Mas como estes alunos são os piores da escola, Shoop tem dificuldades com a aulas e é ameaçado a ser demitido. Porém, seu jeito nada convencional de lidar com os alunos muda tudo.


Aclamado pelas plateias é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante e persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando para se tornarem bons em matemática.


O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros, aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.


Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.


Os detetives John Kimble e Phoebe O'Hara perseguem Cullen Crisp, um conhecido traficante de drogas. John descobre que Cullen está atrás de sua ex-esposa e do filho deles, acreditando que ela tenha três milhões de dólares provenientes da venda de drogas. Então, John e Phoebe vão até Astoria, Oregon, onde acreditam que o filho de Cullen esteja estudando. O detetive passa a dar aulas no jardim de infância para crianças de seis anos, tentando descobrir qual das mães pode ser a ex-esposa de Cullen.


Louanne Johnson, uma oficial da marinha, abandona a vida militar para ser professora de inglês. Porém, logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras e é forçada a lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com caratê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma por meio de métodos pouco convencionais.


Em 1964, um jovem compositor (Dreyfuss) decide dar aulas de música enquanto economiza para dedicar-se à criação de uma sinfonia. Anos depois, quando seu filho nasce surdo, ele organiza um concerto todo especial para deficientes auditivos. Já na década de 90, é forçado a aposenta-se porque sua disciplina deixa de ser prioridade no currículo escolar.


Rose Morgan (Barbra Streisand), que ainda vive com sua mãe (Lauren Bacall), é uma professora de Literatura Romântica e esperando desesperadamente por uma paixão na vida. Gregory Larkin (Jeff Bridges), é um professor de matemática que está ressentido com relacionamentos apaixonados e busca união sem sexo, baseado na amizade e respeito. Eles são duas pessoas com quase nada em comum, mas o destino - através de uma irmã intrometida que põe um anúncio no jornal - acaba unindo-os.


Em uma colégio de Miami, localizado em uma zona frequentada por gangues, um aluno ameaça a professora Jane (Diane Verona) e acaba quebrando o joelho dela. Jane, então, vai reclamar sobre o fato com seu noivo, Shale (Tom Berenger), um mercenário que acabou de voltar de uma missão em Cuba. Sem contar para ela, o homem falsifica um currículo e vai substituí-la na escola, enquanto ela está de licença, a fim de provar a culpa do aluno e se vingar dele.


Laurent Monier (Gérard Depardieu) é um professor de História recém-divorciado que, para ficar próximo dos filhos, vai para um bairro da periferia da Grande Paris. Lá, se vê forçado a viver em um conjunto habitacional e dar aulas a jovens problemáticos. Como se não bastasse, a escola sofre com problemas seríssimos, onde professores são ameaçados e até mesmo agredidos por alunos. Mas o que mais o desanima é a falta de ação por parte da direção. Contudo, à medida que o tempo vai passando, Monier vai conquistando o respeito da classe. 


Em 1961, um grupo de adolescentes embarca para uma longa viagem no veleiro "Albatroz", um navio-escola comandado por Christopher Sheldon (Jeff Bridges), um severo capitão que, junto com Alice (Caroline Goodall), sua mulher, pretende transformar aqueles jovens em homens. No decorrer da viagem, o medo que os alunos sentem pelo capitão é substituído por respeito e admiração, mas uma tragédia poderá colocar esta confiança em risco


Cameron Drake (Matt Dillon), vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento de praxe, ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais.



Um garoto dotado de grande inteligência, mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o difícil temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.


Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar  às crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.


Em 1998, o diretor chinês Yimou Zhang nos apresentou as dificuldades de uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que precisa viajar para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno. Esta sinopse oficial já expõe o contexto do filme. Agora, você precisa vê-lo. Sensível e bastante profundo na temática da ética e amor a profissão.


O mundo do pequeno Moncho estava se transformando: começando na escola, vivia em tempo de fazer amigos e descobrir novas coisas, até o início da Guerra Civil Espanhola, quando ele conhecerá a dura realidade de seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.


Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega para levá-lo até a escola. Harry adentra em um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.


A professora Vivian Bearing, especialista na obra do poeta John Donne, passou a vida adulta encarando religião e morte como simples questões literárias. Diagnosticada com câncer no ovário em estágio avançado e enfrentando a morte na vida real, ela reflete sobre sua vida e seu trabalho.


Baseado no livro A Beautiful Mind: Uma biografia de John Forbes Nash Jr. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.


Arthur Hundert é um professor que passou a carreira se dedicando ao ensino. Mas a chegada de um novo estudante, filho de um poderoso senador, provoca uma série de conflitos que promete mudar a vida do mestre.


Dewey Finn é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.


O filme conta a história de uma recém-graduada professora, interpretada por Julia Roberts, que consegue emprego em um tradicional colégio feminino para lecionar história da arte. Incomodada com o conservadorismo do colégio, que educa as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos para serem esposas cultas e respeitáveis mães, ela decide lutar contra as normas e inspirar suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


Grady Tripp (Michael Douglas), um professor universitário que escreve em suas horas vagas. Atormentado por um bloqueio de escritor, ele descobre que sua amante, Sara Gaskell (Frances McDormand), que é casada, está grávida de um filho dele. Além disto, tem que lidar com uma de suas alunas, Hannah (Katie Holmes), que está apaixonada por ele e ajudar um de seus alunos, James (Tobey Maguire), a encontrar uma rara jaqueta que teria sido usada por Marilyn Monroe.


Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele frequenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.


Ron Clark (Matthew Perry) é um professor temporário, que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar no emprego. Mas, antes mesmo de iniciar, demonstra uma rara sensibilidade ao saber se aproximar de um garoto que tinha sido colocado em um castigo humilhante por outro professor. Após 4 anos, os métodos de Clark se mostraram mais do que eficientes, pois classificou sua classe em 1º lugar do município pelo 4º ano seguido.


Numa escola do Brooklyn, Nova York, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, o professor Dan Dunne (Ryan Gosling) ensina História e é técnico do time de basquete feminino. Dunne, que é viciado em drogas, deixa a disciplina de lado e se concentra em discutir filosofia e dialética com os estudantes. O filme centra-se em sua relação com Drew (Shareeka Epps), uma aluna de 13 anos frustrada com a vida que leva. Gosling recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.


Os livros não são para ficar na biblioteca, são para os alunos usarem! Esta á uma das frases marcantes de Escritores da Liberdade. Ao seguir para biblioteca e pegar alguns romances para os alunos lerem em sala de aula e em casa, é barrada pela coordenadora. Dedicada, Erin acredita no potencial e arrisca tudo, até o casamento, por devoção aos seus alunos. O filme traz à baila questões ligadas a tensão entre tribos nos Estados Unidos da contemporaneidade. Negros, orientais, espanhóis e outros imigrantes tecem as malhas da sala de aula. Um excelente aprendizado. Excelente direção de Richard LaGravenese. 


Nos anos 1930, o professor da Wiley College Texas, motiva os alunos a participar de um campeonato nacional de debates de universitários. Exigente, Melvin B. Tolson (Denzel Washington) instiga os estudantes, todos negros, a darem o melhor de si para vencer a tradicional Universidade de Harvard. Baseado numa história real, o filme foi dirigido pelo próprio Washington e teve produção de Oprah Winfrey.


Um professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.


Eis o filme queridinho das salas de aula nas Faculdades de Pedagogia e cursos ligados à licenciatura. Um professor francês em uma escola de ensino médio na periferia parisiense, lugar de mistura étnica e social, um microcosmo da França contemporânea. O filme é minucioso na leitura da realidade do cotidiano escolar. Um ótimo exemplo e dá vontade de assistir às aulas do professor interpretado por François.


Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.


Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) trabalha como professora, mas não vê a hora de deixar a função. Seus planos vão por água abaixo quando seu noivo termina o relacionamento, acusando-a de gastar demais. Como resultado, ela é obrigada a voltar à escola em que trabalhava para um novo ano letivo. Elizabeth não está interessada em ensinar os alunos e pouco se importa com as tentativas de integrar os professores capitaneada pelo diretor Wally (John Michael Higgins) e a professora Amy (Lucy Punch). Ela sonha em encontrar um homem que a sustente e, para tanto, decide fazer uma operação para aumentar os seios, por acreditar que, desta forma, será mais atraente. Sem dinheiro, ela começa a dar pequenos golpes envolvendo alunos e professores, para que possa atingir sua meta.


Em Silêncio conta a história de uma escola para crianças surdas, que durante 5 anos, nos anos 2000, foi ambiente para diversos abusos sexuais cometidos pelo próprio corpo docente da instituição. Baseado em fatos reais, o retrato chocante do abuso acompanha a saga para se fazer justiça e proteger as crianças, para que atrocidades como essas não se repitam.


Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.


Maggie Gyllenhaal e Viola Davis são duas determinadas mães que não desistem perante nenhum obstáculo até conseguirem transformar o decadente sistema de ensino que os seus filhos frequentam. Lutando contra hábitos instalados, uma poderosa e enraizada burocracia e um sistema de ensino tradicional e ultrapassado, as duas amigas arriscam a sua vida pessoal e profissional para conseguirem fazer a diferença no futuro de milhares de alunos.


Linda Sinclair (Julianne Moore) é uma professora de inglês solteira, que tem 40 anos e vive na pequena cidade de Kingston. Ela leva uma vida tranquila até reencontrar um antigo aluno, Jason Sherwood (Michael Angarano), que acaba de retornar à cidade. Jason tem o sonho de se tornar um grande autor teatral, mas está prestes a abandoná-lo devido à pressão de seu pai, Tom (Greg Kinnear), para que procure um emprego que possa sustentá-lo. Para ajudá-lo, Linda resolve encenar a peça escrita por Jason na escola em que trabalha, tendo como diretor o professor Carl Kapinas (Nathan Lane). Só que a situação faz com que ela deixe sua zona de conforto, especialmente quando percebe que sente algo mais por Jason.


No filme, o solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz, Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.


Uma verdadeira história de amizade que mudou a matemática para sempre. Em 1913, Ramanujan, um gênio da matemática autodidata da Índia viaja para a o Colégio Trinity, na Universidade de Cambridge, onde ele se aproxima do seu mentor, o excêntrico professor GH Hardy, e luta para mostrar ao mundo a brilhante de sua mente.


Lisa Spinelli (Maggie Gyllenhaal) é uma professora de Staten Island que é excepcionalmente dedicada a seu trabalho. Quando ela descobre que um de seus alunos de cinco anos é um prodígio, ela fica fascinada com o garoto e, em última instância, arrisca sua vida familiar e liberdade para nutrir seu talento.


Dave se voluntaria para acompanhar seu sobrinho em uma viagem escolar após se interessar pela professora do garoto, Caroline, e se esforça para impressioná-la. Uma coisa que ninguém estava esperando, no entanto, era um terrível apocalipse zumbi. 
Tecnologia do Blogger.