google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOHN BOORMAN - 10 FILMES ESSENCIAIS

john-boorman-10-filmes-essenciais

A lista de 10 filmes essenciais é para nortear o leitor interessado em começar pelo que de melhor foi feito pelo artista. Mas há raros casos em que uma exceção ocorre e John Boorman é um destes. Ele realizou um dos piores filmes de horror da história, e para piorar, continuação de uma obra prima. Falo de Exorcista 2, que está sim na lista abaixo por ser essencial, até para tentar entender como ele encaixou esta obra tão fraca entre grandes filmes naqueles anos.

Realizador britânico nascido em 18 de janeiro de 1933, em Londres. Sua carreira começou no início da década de 60 com uma série de documentários cuja qualidade foi elogiada pelos produtores. O seu primeiro trabalho como realizador veio em 1965.

Sua carreira foi bastante consistente, fazendo filmes de diversos gêneros e bem marcantes. Veja abaixo:

Walker (Lee Marvin) é traído pelo amigo Mal Reese (John Vernon), que ele descobre também ser o amante de sua esposa, Lynne (Sharon Acker). Após um assalto, Walker é baleado e deixado para morrer. Eles ficam ainda com a parte do golpe que cabia a Walker, US$ 93.000. Recuperado do baque e dos ferimentos, ele se infiltra numa organização criminosa para se vingar dos dois e recuperar seu dinheiro. Determinado a rir por último, ele usa a antiga cunhada, Chris (Angie Dickinson), como cúmplice.

Em 1944, um piloto da Marinha dos EUA e um oficial da Marinha japonesa encontram-se perdidos em um atol desabitado do Pacífico. Certo dia, o oficial japonês encontra um kit do avião americano acidentado perto de seu acampamento. Ao resgatá-lo, ele é visto pelo americano que, em seguida, o confronta na praia, ocasião em que este percebe que o japonês tem um pequeno reservatório de água potável. No embate que se segue, o japonês domina o americano e amarra seus braços em um tronco de árvore. Pouco tempo depois, no entanto, o americano escapa, captura o japonês e o prende de maneira semelhante. Depois de algum tempo, entretanto, os dois militares chegam à conclusão de que um precisa do outro, se quiserem sair daquela ilha perdida no meio do Pacífico.

Quatro amigos, Ed Gentry (Jon Voight), Lewis Medlock (Burt Reynolds), Bobby Trippe (Ned Beatty) e Drew Ballinger (Ronny Cox), decidem descer de canoa um rio das florestas da Geórgia, antes que toda a região se transforme em uma represa. Depois de advertências dos habitantes locais, Drew participa de um Duelo de Banjos com um menino mudo e então eles iniciam a viagem. Inicialmente se exultam com a beleza da natureza e a emoção inicial das correntezas. No entanto, no dia seguinte, as coisas começam a tomar um rumo pior, quando Bobby e Ed decidem descansar na margem, depois de se separarem de Lewis e Drew. Dois montanheses armados saem da floresta, amarram Ed e um deles estupra Bobby. Lewis e Drew os resgatam, mas o ataque que sofreram muda totalmente o clima da viagem. Além disto o rio fica cada vez mais perigoso.

Ano 2293. Na Terra, existem apenas duas raças humanas sobreviventes: os "imortais", a classe privilegiada que vive em um lugar maravilhoso do planeta, nunca envelhece e venceu a morte. No outro grupo estão os "brutais", que vivem miseravelmente, cheio de privações, habitando um mundo corrompido e desolador e confiam apenas em Zardoz, o deus o qual veneram. Zardoz escolhe alguns homens, entrega-lhes armas e os instrui para defender os direitos de sua raça. Zed, um dos exterminadores escolhidos por Zardoz, provocará um terrível conflito ao querer invadir Vortex, a zona privilegiada dos imortais.

Quatro anos depois de ter sido libertada pelas forças do mal, a jovem Regan MacNeil vive agora em Nova Iorque, sem lembrança dos acontecimentos do passado. Entretanto, ela volta a ouvir vozes e ter delírios. Com a ajuda de uma psicanalista, tenta se curar, mas só mesmo com a ajuda de um exorcista poderá afastar de vez o demônio. Desta vez, entra em cena o Padre Philip Lamont que, a pedido da Igreja, pretende investigar a misteriosa morte do Padre Merrin, ocorrida quatro anos antes. E assim, utilizando um dispositivo psicanalítico que permite sincronizar duas mentes através da hipnose, é descoberto que Regan ainda está sob possessão do demônio e que na sua mente se processa constantemente uma luta entre o Bem e o Mal. O Padre Lamont então, com o objetivo de libertar Regan de uma vez por todas, vai, mesmo com as objeções da Igreja, até a África, onde procura um doutor que já havia sido possuído pelo mesmo demônio anteriormente, o qual o auxilia a compreender o Mal que está enfrentando e assim combatê-lo.

O mago Merlin (Nicol Williamson) dá ao rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) a mística Excalibur, a espada do poder. Durante uma emboscada Uther é ferido mortalmente e, pouco antes de morrer, enterra a espada em uma pedra. Fica então decidido que o cavaleiro que puder retirá-la da pedra será o novo rei, mas ninguém consegue. Anos depois o país estava divido em guerra entre os senhores feudais e Arthur (Nigel Terry), um jovem escudeiro, retira facilmente a espada da pedra. Alguns nobres juram fidelidade ao novo rei e Merlin relata que Arthur é um filho bastardo de Uther, mas alguns nobres não aceitam sua autoridade. No entanto o tempo faz todos se curvarem ao sábio rei, mas o tempo vai mostrar que o fator de desagregação do reino está na atração que Lancelot (Nicholas Clay), o campeão do rei, sente por Guinevere (Cherie Lunghi), a rainha. E, somando-se a isto, Morgana (Helen Mirren), a meia-irmã de Arthur, decide que Mordred (Robert Addie), o filho que ela teve com Arthur, deve ocupar o trono.

Bill Markham (Powers Boothe) é um engenheiro norte-americano que viaja ao Brasil com sua família para trabalhar na construção de uma grande represa hidrelétrica na floresta Amazônica. Para isso, será necessário devastar diversas áreas verdes e desabitar todas as comunidades que trabalham e moram na região. Como uma forma de vingança, uma tribo indígena conhecida como "Os índios invisíveis", por usarem um pó a base de esmeraldas, rapta o filho de Bill, Tommy, de apenas 7 anos, que passa a ser criado como uma grande guerreiro de costumes indígenas. Dez anos depois, pai e filho, que agora atende por Tommé (Charley Boorman), se reencontram e as fortes diferenças culturais tornam a situação constrangedora. Mas Bill vai superar seus preconceitos para ajudar os companheiros de seu filho, que sofrem ameças de outras tribos e dos "Homens brancos". Baseado em uma história real.

Segunda Guerra Mundial. Enquanto seu pai está em campo de batalha, e sua mãe e irmãs são aterrorizadas pelas ruínas do conflito, para o pequeno Bill (Sebastian Rice-Edwards) tudo é uma grande aventura. Inocente, para ele, a guerra significa dias sem aula e brincadeiras em meio aos bombardeios, que mais parecem com fogos de artificio do que com sustos. Durante este período, Bill aprenderá sobre a morte, o amor, o sexo, a liberdade, a hipocrisia e os erros dos adultos.

Baseado na história real do irlandês Martin Cahill. Assassinado em 1994 na porta de sua casa, ele passou de delinquente a chefão da máfia, mas atraiu a atenção da polícia e a ira de inimigos com sua brutalidade e seus assaltos ousados. o  criminoso de Dublin era considerado uma espécie de um Robin Hood moderno.
O filme é baseado no livro de mesmo nome do jornalista irlandês Paul Williams , que é "correspondente especial" para o Irish Independent .

Após se envolver com apostas e mulheres casadas, o agente britânico Andy Osnard (Pierce Brosnan) é afastado de sua missão em Madrid por seus chefes no MI6, a agência britânica de espionagem, e enviado para o Panamá. Lá ele conhece o alfaiate Harry Pendel (Geoffrey Rush), que possui contatos com as pessoas mais importantes do país e esconde para todos seu passado como ex-presidiário e seus problemas financeiros. Pendel é quem faz as roupas dos generais panamenhos que estão no poder e a missão que Osnard lhe passa é justamente a de ouvir as conversas dos generais enquanto trabalha e lhe repassar os detalhes. Enquanto isso, Osnard mantém-se em forma, contando ainda com os serviços pessoais da bela oficial da embaixada Francesca (Catherine McCormack) e tentando seduzir Louisa (Jamie Lee Curtis), esposa de Harry.




A Versátil lançou “Clássicos Sci-Fi vol. 7”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 filmes de ficção cientifica de diferentes países, incluindo a inéditas versões recentemente restauradas de “Zardoz”, o controverso cult-movie de John Boorman, e “Eu te Amo, Eu te Amo”, uma obra-prima de Alain Resnais, além de quase duas horas de vídeos extras, entre especiais e depoimentos. Edição Limitada com 6 cards.

Disco 1:

☛ ZARDOZ
(Idem, 1974, Inglaterra/EUA, 106 min.)
De John Boorman. Com Sean Connery, Charlotte Rampling, Sara Kestelman.

⇨ Sinopse2293, após descobrirem o segredo da imortalidade, intelectuais se isolam num mundo chamado Vortex. Mas tudo fica em risco quando o exterminador Zed consegue entrar no Vortex. Bizarra e fascinante distopia do diretor de “Amargo Pesadelo”.

☛ OS DOIS MUNDOS DE CHARLY
(Charly, 1968, Estados Unidos, 104 min.).
De Ralph Nelson. Com Cliff Robertson, Claire Bloom, Lilia Skala.

⇨ SinopseNesta adaptação de “Flores para Algernon”, o clássico da literatura sci-fi de Daniel Keyes, um homem com deficiência intelectual passa por um experimento que lhe dá a inteligência de um gênio. Vencedor do Oscar de Melhor Ator.


Disco 2:

☛ EU TE AMO, EU TE AMO
(Je t’aime, Je t’aime, 1968, França, 95 min.)
De Alain Resnais. Com Claude Rich, Olga Georges-Picot, Anouk Ferjac.

⇨ SinopseApós tentar se suicidar, Claude é recrutado para uma experiência de viagem no tempo, mas, quando a máquina sai do controle, ele se perde em suas lembranças. Obra-prima de Resnais que antecipa “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”.

☛ MIRACLE MILE
(Idem, 1988, EUA, 88 min.)
De Steve De Jarnatt. Com Anthony Edwards, Mare Winningham, John Agar.

⇨ SinopseJovem atende telefone público e descobre que uma guerra nuclear começou e mísseis atingirão Los Angeles em 70 minutos. Com trilha sonora do Tangerine Dream, este é um excelente cult sci-fi dos anos 80 sobre a paranoia nuclear.

Disco 3:

☛ CATÁSTROFE NUCLEAR
(Threads, 1984, Inglaterra, 113 min.)
De Mick Jackson. Com Karen Meagher, Reece Dinsdale, David Brierly.

⇨ SinopseOs efeitos de uma bomba atômica numa cidade do interior da Inglaterra e as devastadoras consequências de uma guerra nuclear para a humanidade. Feito para a TV britânica, este é o mais impressionante filme sobre o tema.

☛ KRAKATIT
(Idem, 1948, Tchecoslováquia, 101 min.)
De Otakar Vávra. Com Karel Höger, Florence Marly, Eduard Linkers.

⇨ SinopseO cientista Prokop desenvolve um poderoso explosivo chamado Krakatit, mas após uma explosão acidental no laboratório, começa a ter alucinações. Rara sci-fi tcheca sobre a paranoia nuclear do diretor do fabuloso “O Martelo das Bruxas”.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Zardoz, Eu te Amo, Eu te Amo, Catástrofe Nuclear, Miracle Mile, Krakatit, Os Dois Mundos de Charly
Títulos originais: Zardoz, Je t’aime, Je t’aime, Threads, Miracle Mile, Krakatit, Charly
País de produção: Inglaterra, Estados Unidos, França, Inglaterra, Tchecoslováquia
Ano de produção: 1948-1988
Gênero: Ficção científica
Direção: John Boorman, Alain Resnais, Otákar Vavra, Steve De Jarnatt, Mick Jackson, Ralph Nelson
Elenco: Sean Connery, Charlotte Rampling, Sara  Kestelman, Cliff Robertson, Claire Bloom, Lilia Skala, Claude Rich, Olga Georges-Picot, Anouk Ferjac, Karel Höger, Florence Marly, Eduard Linkers, Karen Meagher, Reece Dinsdale, David Brierly, Anthony Edwards, Mare Winningham, John Agar
Idioma: Inglês, Francês, Tcheco
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.35:1, Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 607 min.
Região: All (0)
Preto e Branco, Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras: Especiais sobre os filmes (114 min.)

Tecnologia do Blogger.