google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 GRAPHIC NOVELS ADAPTADAS EM FILMES NOS ANOS 2000


A Graphic Novel é uma história produzida em quadrinhos, estilo que por sua vez capta personagens flagrados em atuações e atitudes preservadas por alguns momentos no que habitualmente se define como quadros particulares dispostos sequencialmente. Neles as falas são inseridas em balões de diálogo.

Por conta dos trabalhos magistrais por parte dos criadores das graphic novels, elas acabam chamando a atenção dos estúdios de cinema. Abaixo, 15 casos que isto aconteceu (há muitos e muitos outros), e que talvez não saibam.

Para limitar um pouco, escolhi apenas adaptações dos anos 2000, e mesmo assim, algumas ótimas ficaram de fora.

Confira:


Criado pelo artista Luciano Cunha, em 2013, auge de protestos do gênero no Brasil, ele surgiu um pouco antes de todo esse processo, embora possa parecer o contrário.

Esse anti-herói genuinamente brasileiro escolheu combater a roubalheira da elite política de uma forma radical: aniquilando os maus políticos, caçando corruptos de todas as matizes ideológicas. Não são só governantes ou criminosos de colarinho branco. O Doutrinador vai onde é preciso, onde quer que alguém esteja agindo para que a corrupção, a mediocridade e o "jeitinho" continue a manter o país atolado em sua desigualdade inaceitável.

Seguiu-se mais uma história arrebatadora, intitulada Dark Web, escrita em parceria com o genial músico e ativista carioca Marcelo Yuka.


A Graphic novel do autor e ilustrador Derf Backderf é sobre sua amizade adolescente com Jeffrey Dahmer, que mais tarde se tornou um serial killer. A versão inicial com poucas páginas foi publicada em 2002. Mas a versão final, como conhecemos, saiu somente em 2012.

Meu Amigo Dahmer traz o perfil do psicopata Jeff Dahmer quando este ainda era um aluno do ensino médio. O autor do livro foi seu colega de turma nos anos 1970, e conviveu com o futuro “canibal de Milwaukee” com uma intimidade que Dahmer talvez só compartilhasse novamente com suas vítimas. Juntos, Derf e Dahmer estudaram para provas, mataram aula, jogaram basquete. Os dois tomaram rumos diferentes, e Derf só voltaria a saber do amigo pelo noticiário, anos depois. Em 1991, os crimes de Jeffrey Dahmer vieram à tona: necrofilia, canibalismo e uma lista de pelo menos 17 mortos, entre homens adultos e garotos. 


Escrita por Mark Millar com ilustrações de Mattehew Vaughn e Dave Gibbons, ela foi publicada em 2014. São 6 edições. No Brasil saiu em uma versão encadernada em 2015.

Na história, ao redor do globo, celebridades da cultura pop estão sendo abduzidas e ninguém sabe por quê. Jack London - superespião - está no caso. Mas Jack também tem seus próprios problemas - uma irmã imprestável e seu filho fora de controle. O jovem Gary se meteu com companhias erradas e sua vida está indo para o buraco. Apenas Jack se encontra entre seu sobrinho e uma cela de cadeia. 

Mas vendo um pouco de si em Gary, Jack oferece ao garoto uma última chance de futuro - na escola de espiões. Fora de seu elemento, rodeado pelos melhores e mais inteligentes, será que sua esperteza adquirida nas ruas bastará para torná-lo um agente secreto? Gary tem mesmo o que é preciso para ajudar seu tio a encontrar as celebridades e salvar o mundo?


"Le bleu est une couleur chaude", da francesa Julie Maroh é uma graphic novel  publicada pela Glénat, em março de 2010. A edição brasileira foi publicada pela Editora Martins Fontes em 2013.

Nela acompanhamos a história de Clementine, uma jovem de 15 anos que descobre o amor ao conhecer Emma, uma garota de cabelos azuis. Através de textos do diário de Clementine, o leitor acompanha o primeiro encontro das duas e caminha entre as descobertas, tristezas e maravilhas que essa relação pode trazer.


Criada em 1982, dos autores franceses Jacques Lob, Jean-Marc Rochette e Benjamin Legrand, a trama de O "Perfura neve" se passa na terrível e eterna Era do Gelo, onde a sobrevivência humana parece impossível. Porém, cruzando as infinitas terras devastadas, o último bastião da humanidade segue, imparável, sobre os trilhos: o Perfura neve. 

Esse trem fantástico, de tecnologia revolucionário, é capaz de cruzar a Terra eternamente, abrigando os últimos representantes da espécie humana. O que seria a salvação do homem, no entanto, torna-se com o tempo uma cruel reprodução dos bons e velhos mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a rígida estratificação social, a opressão política como forma de dominação, o embuste religioso e a consequente alienação.


30 dias de noite é uma minissérie em quadrinhos escrita por Steve Niles, ilustrada por Ben Templesmith e publicada pela IDW desde 2002.

A história se passa em Barrow, Alasca, Estados Unidos, onde a cada inverno o sol não nasce por aproximadamente 65 dias. A premissa da série é que os vampiros aproveitam-se do período sem luz solar para efetuar um ataque planejado à pequena vila, visto que esses seres têm sérios problemas com a luz do Sol, como sabem.


Estrada para perdição é uma série de obras de ficção escritas por Max Allan Collins com arte de Richard Piers Rayner. Ela foi publicado pela DC Comics em 1998. São ao todo seis volumes.

A história se passa na Chicago da era da depressão, que está repleta de bebidas alcoólicas e sangue, governada por armas e gangsteres como John Looney. Seu mais temido defensor é Michael O'Sullivan, conhecido como o "Anjo da Morte". Mas quando o filho de doze anos de O'Sullivan testemunha um assassinato cometido pelo filho de Looney, toda a família de O'Sullivan está marcada para execução para encobrir o crime. O'Sullivan e seu filho conseguem não serem mortos e partem em busca de vingança na estrada para a perdição.


Escrito pelo mestre dos quadrinhos Alan Moore, autor de HQs de sucesso como Watchmen e V de Vingança, e ilustrado por Eddie Campbell. Publicada na Inglaterra originalmente em fascículos de 1989 a 1998 e compilada em 1999. A obra lançada em um volume único no Brasil.

As edições seguem a história de Jack, o Estripador, o misterioso serial killer que assassinava prostitutas e espalhou horror pela Londres do fim do século XIX. As HQs fazem uma investigação sobre a brutalidade humana em uma densa trama policial, tendo como pano de fundo a era vitoriana.


Red é uma Graphic Novel em três edições publicada pela WildStorm com o selo Homage Comics, ambos de propriedade da DC Comics. Publicada em setembro 2003, escrita por Warren Ellis e ilustrada por Cully Hamner.

A minissérie conta a história de um ex-agente secreto da CIA que leva uma aposentadoria tranquila, até que um assassino high-tech aparece para matá-lo. Com sua identidade comprometida e seu interesse romântico em perigo, o ex-agente deve montar sua velha equipe de volta para descobrir quem está atrás de sua cabeça. A adaptação da obra, Red - Aposentados e Perigosos, chegou aos cinemas em 2010.


Publicado em outubro de 1998, a graphic novel escrita por Alexis "Matz" Nolent e ilustrada Luc Jacamon, conta a história de um assassino de elite que sofre uma crise psicológica enquanto tenta se afastar das ramificações políticas que seus assassinatos causaram.

O filme foi lançado em 2023 e dirigido por David Fincher com Michael Fassbender no papel título.

Tecnologia do Blogger.