google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

STAR TREK - NO CINEMA E NA TV


Impossível dimensionar a importância de Star Trek para a história mundial. Ele reuniu numa ponte de comando, pessoas de etnias diferentes, e mesmo que houvesse uma hierarquia, por muitas vezes, as ordens e grandes decisões vinham mulheres ou pessoas negras. Mais atual impossível. Do primeiro beijo interracial da tv à Uhura, a tenente que era bem distante do esteriótipo de negras serem somente empregadas domésticas na tv americana. Star Trek discursa em alto e bom tom sobre: Evolução. É a ficção disfarçando um discurso poderoso sobre igualdade, já necessário nos anos 60/70, quando Star Trek debutou.

A tal diversidade pregada em prosa e verso nos dias atuais, naqueles anos eram introduzidos por este fenômeno cultural (numa época notoriamente conservadora, como devem imaginar). Star Trek entrou para o Guinness com a série com maior número de produções derivadas (spin-offs). Além de vários filmes, foram produzidas várias séries envolvendo o universo, com destaque para Jornada nas Estrelas: A Nova Geração. 

Nos últimos anos, foram produzidos um remake e duas continuações, que conseguiram um enorme sucesso com o público (e crítica), renovando um fôlego e atualizando os conceitos para as novas gerações. Foi feito também uma nova série, chamada Star Trek - Discovery, que também teve grande aceitação, já engatilhando uma segunda temporada para 2019 e um spin off (sim, acreditem!!!).
Conheçam abaixo quais são as séries, os filmes e o legado da série para a humanidade.

Vida longa e próspera:



A série:

A série segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk, o Primeiro Oficial Comandante Spock e o Oficial Médico Chefe Leonard McCoy. O monólogo de introdução narrado por William Shatner em cada episódio estabelece o propósito da nave:

"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."

No filme piloto o capitão foi Chritorpher Pike interpretado pelo ator ( Jeffrey Hunter), que saiu logo depois do piloto sendo substituído por (Willian Shatner) Capitão James Tiberius Kirk, introduzido no segundo piloto, Onde nenhum homem jamais esteve (Where no Man has gone Before), Shatner ficou como titular durante os 3 anos da série na TV e nos primeiros 6 filmes para o cinema. Quem fez o segundo em comando pela primeira vez foi a atriz (Majel Barrett) no papel de Número Um, depois ela foi substituída por Spock (Leonard Nimoy) que em The Cage era Oficial Cientista, no segundo piloto ele foi promovido a Primeiro Oficial e continuou assim até o filme A Ira de Khan


A série:

Os temas explorados são semelhantes aos vistos na serie original, como no retorno ao planeta do Guardião da Eternidade, onde a viagem a uma realidade alternativa faz Spock (Leonard Nimoy) descobrir que foi substituído na ponte de comando por um andoriano, já que sua contra parte faleceu ainda infante. A investigação do passado aprofunda o drama de ser um mestiço, ocorrido com o pequeno vulcano, que sofria por não ser de raça pura, tanto com seus amigos, quanto com seu pai, Sarek (Mark Lenard), que claramente se envergonha dele, e que somente aprende a “lição” após a interferência do futuro comandante da Frota Estelar, o que contradiz, de certa forma, a primeira diretriz.

Star Trek: The Animated Series foi um desenho animado produzida pela Filmation baseada na série de televisão "Star Trek", com um orçamento bastante apertado, o que acabou gerando uma produção de qualidade pobre, mas ainda assim permitindo uma liberdade de animação e mostrando um cenário grandioso de paisagens alienígenas. Alguns roteiros foram escritos por autores conhecidos da ficção científica e a maioria das vozes era interpretada pelos próprios atores da série original.

Esta série de desenho animado não faz parte da chamada cronologia oficial do universo Star Trek, algo que causou muita controvérsia junto a alguns fãs, visto ser a única série televisiva em que tal acontece. Roddenberry forçou a Paramount a parar de considerar a série canônica, mesmo ele estando envolvido na produção. Mesmo assim, elementos da série animada foram usados pelos roteiristas nas séries e filmes seguintes e, desde junho de 2007, The Animated Series foi incluída no website oficial da franquia.


A série:

O programa segue as aventuras da tripulação da Nave Estelar USS Enterprise (NCC-1701-D) a quinta nave da federação a possuir o nome. O tempo se passa por volta de 70 anos depois das missões finais da tripulação original da Enterprise sob o comando do Capitão James T. Kirk. A Federação passou por grandes mudanças internas em sua busca para explorar a galáxia, adicionando graus de complexidade e controvérsia a seus métodos, especialmente naqueles relacionados com a Primeira Diretriz. O Império Klingon e a Federação cessaram hostilidades e se tornaram aliados galáticos, com os Romulanos e os Borg assumindo o papel de grandes vilões. A Enterprise é comandada pelo Capitão Jean-Luc Picard, seus oficiais seniores são o Primeiro Oficial Comandante William T. Riker, o androide Tenente-Comandante Data, a Chefe de Segurança Tenente Tasha Yar, o Oficial Tático Tenente Worf, Conselheira Deanna Troi, Dra. Beverly Crusher e o Tenente Geordi La Forge.

A série começa com a tripulação da Enterprise-D sendo colocada em julgamento pelo ser onipotente chamado de Q. A entidade com poderes de deus ameaça a humanidade de destruição por ser uma espécie de selvagens, forçando-os a resolver um mistério na Estação de Longínqua para provar que tem o valor para serem poupados. Após resolver o mistério com sucesso, a tripulação parte para explorar novos mundos.

Histórias subsequentes se focam na descoberta de novas formas de vida, relações políticas e sociológicas com outras culturas e a exploração da condição humana. Várias novas espécies são introduzidas como antagonistas, incluindo os Ferengi, os Cardassianos e os Borg. Através de suas aventuras, Picard e sua tripulação devem fazer escolhas difíceis e enfrentar suas consequências.


A série:

No século 24, a Deep Space 9 é uma estação espacial a vários anos-luz de distância da Federação. Localizada no ponto mais distante de uma nova fronteira, ainda na órbita de Bajor, sua missão é manter a ordem no ponto do universo em que se localiza. Além de ser um entreposto da Federação, a estação também é um grande centro comercial, científico e de importância estratégica, pois tem um wormhole localizado a uma distância próxima.

Para os bajoranos, o wormhole é sagrado, mas para os demais povos, é uma fonte de poder político e econômico. Isso acontece porque o wormhole funciona como um túnel, ligando qualquer coisa ao Quadrante Alfa, ao Quadrante Gama, ou a outros lugares do Universo. Assim, a função da Deep Space 9 é fiscalizar o trânsito do wormhole e proteger os interesses de bajorianos e humanos. A situação em que a estação se encontra é semelhante aos grandiosos portos de navegação na Terra, estrategicamente posicionados desde os tempos das Grandes Navegações.


A série:

Voyager é mais um spin off  da série Star Trek, sobre da tripulação da nave espacial U.S.S. Voyager em sua jornada no Quadrante Delta buscando uma maneira de retornar ao Quadrante Alfa, de onde desapareceram durante uma missão em uma área conhecida como Badlands. Liderando a tripulação está a Capitão Kathryn Janeway, a primeira mulher a comandar uma nave da Federação em mais de 30 anos de história de Jornada nas Estrelas. 

A tripulação é constituída por membros da Federação e membros de seus antigos inimigos, os Maquis. Depois de algumas investigações a tripulação descobre que eles foram afastados 70.000 anos-luz, para o Quadrante Delta, por uma espécie chamada Nacene, ou o Guardião. O Guardião traz naves em busca de uma esposa para se reproduzir e ter quem assuma sua função de guardião da espécie Ocampam. Quando o Guardião morre de velhice e sua nave é destruída, a tripulação decide procurar o caminho de casa, não se importando com quanto tempo demorarão para voltar à Terra e ao Quadrante Alfa. 

O Quadrante Delta é uma região da galáxia não explorada pela Federação. Em seu caminho para casa, a tripulação têm de enfrentar forças hostis de diferentes raças.


A série:

Star Trek: Enterprise se passa 90 anos depois do voo de dobra de Zefram Cochrane e uma década antes da fundação da Federação.

As duas primeiras temporadas de Enterprise mostram a exploração interestelar por uma tripulação de uma nave da Terra capaz de ir mais longe e mais rápido do que qualquer outro humano jamais foi, devido a quebra da barreira da Dobra 5. A tripulação enfrenta situações familiares a fãs de Star Trek. Enterprise mostra a origem de alguns conceitos que se tornaram muito importantes na história do universo de Star Trek, como as pesquisas do Tenente Reed sobre o desenvolvimento de campos de força e as questões levantadas pelo Capitão Archer sobre a interferência cultural, algo que seria transformado na Primeira Diretriz.

A terceira temporada viu a mudança do título da série para Star Trek: Enterprise junto com uma nova versão do tema de abertura. A temporada teve a introdução dos xindi, um inimigo determinado em aniquilar a humanidade através de uma arma que destrói planetas.


A série:

Star Trek Discovery se encontra 105 anos após o inicio das aventuras da Série ENTERPRISE e 10 anos antes das viagens espaciais da Série Clássica, sob o comando do Capitão James T. Kirk. Ela nos apresenta os anos de 2256 e 2257, onde a Federação Unida dos Planetas enfrenta uma Guerra  sangrenta contra os Klingons.

Várias referências certificam sua linha do tempo, como quando a USS Discovery está no Universo Espelho e descobrem dados da nave USS Defiant NCC-1764, sequestrada pelos Tholianos do universo espelho em 2268 e transportada por uma ruptura espacial para 2155 para então usá-la em uma rebelião contra o Império Terrano.




O filme:

Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A Federação solicita ao almirante James T. Kirk e a tripulação da nave estelar Enterprise para conter o objeto, que está em um curso de colisão com a Terra. Depois de investigar, a tripulação descobre que a nuvem alienígena abriga uma inteligência artificial com uma sinistra direção. Uma crise acontece quando uma sonda enviada pela nuvem de energia ataca a tripulação, sequestrando a tenente-navegador Ilia.


O filme:

Enquanto o almirante James T. Kirk e capitão Spock observam os cadetes da Academia da Frota Estelar, outra embarcação da Federação dos Planetas Unidos está prestes a testar o dispositivo Genesis para criar um planeta em uma parte deserta do espaço. No processo, dois dos oficiais de Kirk são capturados por Khan. Mais uma vez, Kirk assume o comando da Enterprise e encontra a nave de Khan em um confronto intergaláctico.


O filme:

O comandante James T. Kirk derrotou seu arqui-inimigo, mas a grande custo. Seu amigo Spock aparentemente foi assassinado, a USS Enterprise está sendo destruída e o Dr. Leonard McCoy ficou doente. O comportamento estranho de McCoy é uma evidência de que ele está abrigando o "katra" de Spock e Kirk tenta levar a Enterprise de volta ao planeta Gênesis para encontrar seu amigo. Rejeitado, Kirk toma uma decisão dramática que resulta em uma guerra mortal com os Klingons.


O filme:

Vivendo exilados no planeta Vulcão, a tripulação da antiga nave USS Enterprise rouba uma nave estelar quando recebe um chamado de socorro planetário vindo da Terra, informando que uma sonda, controlada por uma entidade alienígena, entrou em órbita em volta do planeta e está evaporando os oceanos. O capitão Kirk, Spock e o resto da tripulação viajam no tempo para recuperar as baleias já extintas para elas responderem ao chamado da entidade.


O filme:

A tripulação da Enterprise ganha uma licença, enquanto sua nave está em reparos. De repente, ela é convocada para resgatar três reféns no planeta Nimbus III. Lá chegando, a Enterprise é sequestrada pelo grupo revoltoso comandado pelo meio-irmão de Spock, que quer a nave para atravessar a Grande Barreira, onde acredita encontrar todas as respostas sobre as origens do Universo.


O filme:

O capitão James Kirk e a tripulação da USS Enterprise estão transportando Gorkon, o chanceler de Klingon, para a Terra para negociar um tratado de paz com a Federação Unida de Planetas. Aparentemente, a espaçonave atira na nave de Klingon e Gorkon é morto na confusão subsequente. Kirk e o médico da espaçonave, Leonard McCoy, são presos por assassinato e Spock terá que descobrir quem está por trás do ataque e salvar as negociações.


O filme:

Século XXIII. Com uma viagem inaugural de gala, a 3ª Enterprise (NCC-1701-B) se torna a melhor nave espacial da Federação, que agora tem John Harriman (Alan Ruck) como capitão. Para este evento lendas vivas como o capitão James T. Kirk (William Shatner) e dois dos seus colaboradores, Montgomery Scott (James Doohan) e Pavel Chekov (Walter Koenig), são convidados para o evento. Mas isto se torna uma tragédia, pois a Enterprise, que não estava com todos os recursos instalados, é forçada a resgatar duas pequenas espaçonaves que estavam presas em um misterioso cinturão de energia. 


O filme:

O capitão Jean-Luc e a tripulação da Enterprise embarcam em uma nova aventura, a qual é um confronto com os Borgs, criaturas meio orgânicas e meio máquinas que formam uma comunidade que possui um único objetivo: conquistar e assimilar todas as raças. Liderados por sua sedutora e sádica rainha, os Borgs seguem para a Terra com um plano demoníaco para alterar a história. O último encontro entre Picard e os Borgs quase o matou e agora ele quer vingança.


O filme:

A tripulação da nave Enterprise se rebela contra a Federação Interplanetária, para proteger os habitantes do planeta Ba'Ku. Durante uma missão ao planeta Ba'Ku, Data descobre que esta civilização está sendo ameaçada, mas a Primeira Diretiva da Federação diz que nenhuma missão da Starfleet pode interferir em outras culturas. Apesar disso, o capitão Jean-Luc Picard desobedece uma ordem superior e junto com sua tripulação decide comandar uma revolta para preservar o planeta paradisíaco.


O filme:

O capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e a tripulação da Enterprise são enviados em uma missão diplomática de paz rumo ao planeta Romulus. Lá eles precisam deter uma rebelião liderada por Shinzou (Tom Hardy), que ameaça destruir a Terra, bem como enfrentar uma perigosa réplica do próprio capitão Picard.


O filme:

A bordo do USS Enterprise, a nave mais sofisticada já construída, uma tripulação de novatos embarca em sua viagem inaugural, que é atrapalhada por Nero, um comandante cuja vingança ameaça toda a humanidade. Para que os humanos possam sobreviver, James Kirk, um jovem oficial rebelde, e Spock, um Vulcan friamente lógico, devem superar a rivalidade que há entre eles e encontrar uma maneira de derrotar Nero antes que seja tarde demais.


O filme:

Em 2259, a nave estelar USS Enterprise estudava uma cultura primitiva do planeta Nibiru, quando o capitão James T. Kirk resolveu deter um vulcão em erupção que ameaçava destruir tudo. Na ação, ele desrespeita a Primeira Diretriz da Frota Estelar para salvar Spock. Por causa disso, é julgado e perde o comando da nave para o Almirante Christopher Pike que, contudo, consegue colocá-lo como seu Imediato. Logo em seguida ficam sabendo da ameaça terrorista representada pelo renegado John Harrison, que após realizar um atentado em Londres, foge para o planeta natal dos Klingon, Kronos.


O filme:

Desta vez, Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto) e a tripulação da Enterprise encontram-se no terceiro ano da missão de exploração do espaço prevista para durar cinco anos. Eles recebem um pedido de socorro que acaba os ligando ao maléfico vilão Krall (Idris Elba), um insurgente anti-Frota Estelar interessado em um objeto de posse do líder da nave. A Enterprise é atacada, e eles acabam em um planeta desconhecido, onde o grupo acaba sendo dividido em duplas.


Para começar, Nichelle Nichols (a Uhura) foi chamada pela NASA para ajudar a recrutar minorias para o programa ter mais diversidade. Pessoas qualificadas, mas anteriormente rejeitadas, conseguiram seu lugar ao Sol. Em 1992, Mae C. Jemison se tornou a primeira mulher afro-americana a ir para o espaço, declarando publicamente que se inspirou em Star Trek para viabilizar esse sonho. Inclusive ligou para Uhura, digo Nichelle Nichols, para agradecer pela inspiração, antes de se lançar para onde nenhuma mulher afro jamais esteve: o espaço, a fronteira final.

 A NASA nomeou vários asteroides com nomes de pessoas, personagens ou elementos ligados à franquia. É possível você viajar pelo espaço e "trombar" com Roddenberry ou Mr. Spock. 

➧ Os comunicadores: Na década de 1960 estes "comunicadores",  que hoje chamamos de celulares, não passavam de ficção científica. O inventor do aparelho, Martin Cooper, reconheceu abertamente que teve a ideia assistindo a um dos capítulos da série.
 

➧ Computador pessoal: Na época da estréia de Star Trek os computadores eram enormes e ocupavam andares de um prédio. Mas o visionário Gene Roddenberry criou um mundo no qual os computadores eram fundamentais para muitas atividades da vida cotidiana e estavam nas salas de reuniões e onde mais uma pessoa pudesse precisar. Star Trek previu até os computadores sem fios. 

➧ O Tablet: o capitão Kirk, Spock e outros personagens apareceram em alguns episódios usando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet. Os tripulantes da USS Enterprise usavam um lápis de plástico, semelhante à caneta que se usa em alguns modelos de tablets. E, claro, o tablet de Star Trek também tinha tela sensível.

➧ Bluetooth: Era comum assistir a oficial de telecomunicações Uhura tocar em seu ouvido para escutar as ligações. Há vários anos que essa é uma visão típica na nossa sociedade, com o desenvolvimento da tecnologia Bluetooth liberando nossas mãos.


➧ Ressonância e Tomografia: Dr. McCoy, tinha um pequeno dispositivo que era capaz de realizar um diagnóstico sem precisar fazer cirurgias no corpo de uma pessoa. O aparelho portátil foi uma espécie de previsão da criação da tomografia computadorizada, da ressonância magnética e de outros tipos de aparelhos de diagnóstico por imagens.

➧ O GPS usa sistemas de localização bem semelhantes aos usados pela máquina futurista idealizada por Roddenberry na década de 1960. O mecanismo era usado no teletransporte da nave.

➧ Pen Drive: Spock costumava salvar dados em um objeto similar a um pen drive. Nem preciso dizer que, se não existia computador pessoal, imagina um pen drive?

➧ Tela plana gigante: Este conceito foi revolucionário em uma época em que as telas dos aparelhos de televisão das casas tinham um tamanho reduzido, eram curvas e pareciam caixotes pesados.

➧ Replicador: Na série era possível assistir ao uso do aparelho que podiam produzir uma cópia de algo em poucos segundos. Hoje, depois de muitas décadas, a impressora 3D é uma realidade.


➧ Tradutor universal: Muitas vezes Spock e Kirk encontravam-se em muitas situações perigosas em planetas desconhecidos, com seres que não falavam a mesma língua. Com isso, a importância da compreensão de outras línguas estrangeiras, que era feito graças ao tradutor universal da série. Hoje é comum um aplicativo de celular desempenhar a mesma função.

➧ Vídeo conferências: Podemos vislumbrar na série o que hoje é comum, até mesmo em aparelhos celulares.

➧ Portas automáticas: Uma das primeiras peças de tecnologia a se tornar realidade do filme Star Trek foi o porta automática. Se antes era cenário futurista, hoje você encontra uma delas na farmácia da esquina.

Vida longa e próspera...


Marcando o retorno de uma das mais icônicas e influentes franquias globais da história da televisão, a temporada de estreia de STAR TREK DISCOVERY chegou em DVD no dia 21 de Novembro pela Paramount Home Media Distribution.


Ficha técnica:

Diretores: Bryan Fuller, Alex Kurtzman
Elenco: Sonequa Martin-Green, Doug Jones, Shazad Latif
País: Estados Unidos
Ano de produção: 2017

Informações da edição
DVD Colorido
Gênero: Ficção Científica
Duração: Aproximadamente 45 minutos cada episódio
Formato de Tela: Widescreen 2.00:1 Anamórfico
Áudio: INGLÊS (DD 5.1)
Legenda: INGLÊS (SDH), PORTUGUÊS
Classificação Indicativa: 14 anos
Data de Lançamento: 21 de Novembro de 2018
Preço Sugerido: R$99,90



Tecnologia do Blogger.