google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES IMPERDÍVEIS ENVOLVENDO TENISTAS


O Tênis é um esporte bem antigo. No século V, os primeiros praticantes encontravam-se no Egito e em alguns países da Europa. Seus adeptos utilizavam apenas uma bola e as mãos. Mais tarde, no século XII, o esporte ficou mais parecido com o jogado atualmente, apesar de ainda não utilizar a raquete, a palma das mãos cumpria esse papel. Jeu de paume, jogo da palma, era o nome da brincadeira que os monges franceses treinavam na época. Disputas essas realizadas em ambientes fechados.

O jogo consistia em arremessar a bola contra a parede, o que no decorrer do tempo modificou-se para um espaço retangular, com dimensões maiores, marcações no chão e um objeto para rebater a bola. Os nobres aprovaram a novidade e logo diversas quadras eram construídas na França, chegando inclusive na Inglaterra, durante os impérios dos reis Henrique VII e Henrique VIII. Depois da guerra de napoleão, a maioria das quadras foram destruídas e por consequência minguando sua prática. O renascimento aconteceu por volta do século XIX e desta vez o tênis veio para ficar. Os ingleses gostaram tanto da modalidade que o clube All England Croquet, espaço onde outro esporte era muito disputado, o croquet, alterou o nome para All England Lawn Tennis and Croquet. O local sedia até os dias atuais o Torneio Wimbledon, mundial anual de tênis.


 O Tênis estreou na reabertura dos Jogos Olímpicos em 1896, na cidade de Atenas,. A modalidade manteve-se firme até que em Amsterdã 1928, ficou fora do grande evento. Sua volta aconteceu em Seul no ano de 1988, foram no total 15 edições afastada das Olimpíadas.

A palavra tênis vem do francês tenez que significa jogar ou pegar. Hoje o esporte consiste em lançar e rebater a bola. Ganha-se o ponto quando a bola atinge o lado do oponente da quadra, passando por cima da rede e o adversário não a golpeia de volta. Existem competições simples, com um jogador contra o outro e em duplas. Neste caso são dois atletas em uma equipe podendo inclusive ser misto, um homem e uma mulher.

A quadra pode ser de terra batida, piso sintético ou grama. Dividida no meio por uma rede com 1,07 metros de altura nas extremidades e 0,914 metros no centro. Além da opção de serem em ambientes abertos ou cobertos, a quadra possui dimensões que variam conforme o tipo de disputa.

Simples: 23,77 metros de extensão por 8,23 largura.
Duplas: O comprimento é o mesmo, mas a largura é de 10,97 metros.
As disputas iniciam-se com o saque realizados do fundo da quadra e tem duração de 3 ou 5 sets, conforme a competição. Sendo que em cada um vence o atleta que ganhar 6 games, com pelo menos 2 games de diferença.

Os pontos no game são somados da seguinte forma:

Primeiro ponto: 15
Segundo ponto: 30
Terceiro ponto: 40
Quarto ponto: Game
Chama-se “iguais” quando há um empate dos pontos.

No caso de empate do set, o jogo vai para o tie-break. O competidor deve atingir 7 games primeiro para sair com a vitória, porém a partida só encerra quando o tenista conseguir obter 2 games de diferença, mesmo que já tenho atingido os 7 games.

Assim, selecionamos 10 filmes para homenagear o esporte e os esportistas que o praticam. Confiram:


Em 1973, uma partida de tênis entre o ex-campeão já aposentado Bobby Riggs e a líder do ranking mundial Billie Jean King se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, convicto de que ainda é capaz de vencer qualquer mulher quando quiser, enquanto King questiona sua própria sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.




Os diversos compromissos de Emma Stone quase fizeram com que ela não conseguisse participar do filme. Caso ela não fosse integrar o elenco, Stone seria substituída por Brie Larson.
Emma Stone teve que ganhar massa muscular para interpretar seu papel, ganhando cerca de sete quilos.
⇒ Baseado em eventos reais.


A preparação dos tenistas Björn Borg (Sverrir Gudnason) e John McEnroe (Shia LaBeouf) para a final de Wimbledon, em 1980. Enquanto o primeiro, sueco, tido como técnico e calculista, sofre a pressão de defender o título do torneio pela quinta vez consecutiva (um feito inédito); o segundo, norte-americano, vai ter que superar o próprio temperamento explosivo para mostrar que é capaz de chegar ao topo do mundo no esporte.




⇒ Entre 1978 e 1981, os tenistas Björn Borg e John McEnroe se encontraram em 14 partidas.
⇒ Os tenistas que serviram de inspiração para o filme chamaram atenção do público por sua intensa rivalidade. Esta era tamanha que marcou a final do torneio de Wimbledon de 1980 como uma das melhores partidas da história do esporte.
⇒ Os protagonistas da trama foram treinados pelos tenistas Jarkko Nieminen e Veli Paloheimo.
⇒ O jovem Björn Borg é interpretado pelo filho do próprio Björn.


Jimmy (Jeremy Sisto) é um jogador de tênis que anda em baixa. Decidido a vencer um grande torneio, ele chama seu irmão, Darren (David Walton), que é professor e está em férias escolares. Os dois, que nunca foram próximos, têm a grande oportunidade de vencerem na quadra, assim como na relação entre eles.



⇒ O ator Jeremy Sisto faz sua estreia como roteirista de longa-metragem.


Gary Houseman (Scott) é um super entusiasmado zelador de Ensino Médio que leva os perdedores do time de tênis da escola para as finais estaduais quando o técnico morre. O audacioso e as vezes insultante novo técnico tenta inspirar esses perdedores não só a ganhar, como também a se defenderem. Apesar de suas táticas não-ortodoxas, incluindo motivar a estrela do time com uma stripper, o seu coração está no lugar certo.


Chris Wilton (Jonathan Rhys-Meyers) é um jogador de tênis profissional que, cansado da rotina de viagens, decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um clube de elite. É lá que conhece Tom Hewett (Matthew Goode), filho de família rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum. Convidado para ir à ópera, Chris lá conhece Chloe (Emily Mortimer), irmã de Tom. Logo os dois iniciam um relacionamento, para a alegria dos pais dela. Só que Chris fica abalado quando conhece Nola Rice (Scarlett Johansson), a bela namorada de Tom que não é bem aceita pela mãe dele.




⇒ O título no Brasil inicialmente seria apenas Ponto Final, mas este já havia sido registrado pelo diretor Marcelo Taranto para um longa-metragem que estava em processo de captação na época de seu lançamento. Com isso a Playarte modificou o título nacional para Ponto Final - Match Point.
⇒ Inicialmente seria Kate Winslet a intérprete de Chloe Hewett Wilson, mas a atriz desistiu do papel para poder passar mais tempo com sua família.


Peter Colt (Paul Bettany) é um tenista que ocupa uma posição bastante baixa no ranking mundial de tenistas. Sem possuir ranking suficiente para participar do torneio de Wimbledon, ele recebe um convite dos organizadores para que possa disputar a que pode ser a última competição de sua carreira. Porém, após se apaixonar por Lizzie Bradbury (Kirsten Dunst), a mais nova estrela do tênis feminino, Colt ganha novo fôlego para disputar o título da competição.



⇒ Os produtores inicialmente queriam que Hugh Grant protagonizasse o filme. Reese Witherspoon esteve cotada para interpretar a personagem Lizzy Bradbury.
⇒ Kirsten Dunst realizou uma preparação física especial, para poder interpretar sua personagem.
⇒ A organização do torneio concedeu à produção do filme um acesso sem precedentes ao All England Lawn Tennis Club, onde são realizados os jogos, para que nele pudessem ser rodadas algumas cenas durante o torneio de 2003.


Chris, uma jovem estrela em ascensão no mundo do tênis profissional, se apaixona por Nicole, que tem o dobro de sua idade e está envolvida com um homem milionário. Nicole também está atraída por Chris, mas não tem certeza se ela está disposta a desistir de sua vida de luxo para ele.Esta incerteza ocorre enquanto ele joga nos campeonatos de Wimbledon .



⇒ Foi conhecido durante a produção como Getting Off. O filme foi filmado em Londres e Wimbledon.
⇒ As filmagens tiveram que ser suspensas quando Dean Paul Martin adoeceu.


O promissor tenista Franklin Cane mora em Los Angeles e é orientado por seu treinador, Jonathan "JC" Carruthers, que o avisa sobre os perigos do sucesso. JC aconselha-o a se concentrar em seu jogo e não em interesses externos, como uma oferta lucrativa para endossar um spray de cabelo em um anúncio de TV. Cane segue seu conselho. Ele vence um torneio em Houston e tem uma noite com uma garota, traindo Cynthia Vicstrom, a fotógrafa que ele está namorando. As coisas estão indo bem para Cane até que um dia JC morre e ele não sabe caminhar sem seus conselhos.


Pacific Technical College, Califórnia. Uma treinadora da faculdade, Patricia "Pat" Pemberton (Katharine Hepburn), participa de vários torneios em algumas modalidades de esporte. Seu desempenho é bom, exceto quando é vista pelo noivo, Collier Weld (William Ching), um administrador da faculdade que a adora, pois a presença dele a deixa muito nervosa. Ao participar de um torneio amador, Pat conhece Mike Conovan (Spencer Tracy), um promotor de esportes que crê que pode ganhar dinheiro com ela. Considerando que tem interesse financeiro em quem ganha o torneio, Mike tenta subornar Pat para que "entregue" o jogo.


Quando a jovem Florence Farley (Forrest) demonstra ser um potencial talento para o tênis sua mãe, Millie (Trevor) e o ex-campeão Fletcher (Young) percebem que podem agenciar a carreira dela e gozar dos lucros provenientes da mesma. Aos poucos Florence se torna distante do noivo Gordon (Clarke) e do pai Will (Patterson), os únicos que realmente se preocupavam com ela. Quando descobre que se tornara um joguete da mãe, Florence passa a tratá-la de modo cínico e distanciado, decidindo abandonar a carreira de tenista após vencer mais um campeonato. 
Tecnologia do Blogger.