google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

BERNARNDO BERTOLUCCI - 10 FILMES ESSENCIAIS


O diretor italiano nasceu dia 16 de março de 1940, em Parma, na Itália. O seu pai, poeta e professor de História da Arte, influenciou-o positivamente, integrando-o desde cedo num ambiente intelectual. Ainda adolescente, apaixonou-se pelo cinema, começando por fazer filmes caseiros com uma câmara de 16 mm. Enquanto estudante de Literatura Moderna na Universidade de Roma, o pai apresenta-o a Pier Paolo Pasolini que, impressionado com o talento de Bertolucci, o convida para seu assistente de direção no filme Accatone (1961). No ano seguinte, aproveita um argumento de Pasolini para filmar a sua primeira longa-metragem: La Commare Secca (1962).

Na década de 60, entre outros trabalhos, Bertolucci ainda dirigiu documentários sobre petróleo, e co-assinou a história do clássico faroeste ''Era Uma Vez no Oeste''. Os anos 70 foram os mais significativos da carreira do cineasta, tendo visto o lançamento dos marcantes ''O Conformista'' (1971), ''O Último Tango em Paris'' (1972) e ''1900'' (1976).


Sua maior polêmica envolve o filme "Último tango em Paris". Protagonizado por Maria Schneider e Marlon Brando, na época com 19 e 48 anos, a cena mostra o personagem do ator usando manteiga como lubrificante para estuprar a personagem de Maria. Numa entrevista recente, Betolucci disse que Maria não sabia da cena. Ele disse que toda a cena foi real, e a atriz foi realmente estuprada por Brando. “A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon durante a manhã, antes da filmagem. Queria a reação dela como uma menina, não como uma atriz”.Depois ele disse que aquilo foi um mal entendido, pois Maria sabia da cena de estupro, pois estava no script. Só a manteiga foi novidade...

Seu maior feito foi ter tido seu filme "Ultimo imperador" o grande vencedor do Oscar em 1988, papando nada menos que 9 Oscars.

Ele passou seus últimos anos em uma cadeira de rodas por conta de um problema de saúde. Bertolucci morreu em Roma em 26 de novembro de 2018, aos 77 de idade devido a um câncer no pulmão.


O filme narra a história de Matthew, um estudante americano natural de San Diego que está na França em 1968 em um intercâmbio. Em suas idas à Cinemateca, ele conhece os gêmeos Isabelle e Theo. Eles compartilham da mesma paixão pelo cinema e isso faz com que eles se aproximem cada vez mais, certo dia os gêmeos o convidam para um jantar na casa deles e lá ele conhece sua mãe, uma inglesa, casada com um intelectual poeta francês. Nessa noite Matthew dorme na casa deles e descobre que Isabelle e Theo tem um estranho tipo de relacionamento.


Baseado em livro de Paul Bowles. Casados há 10 anos, os escritores Port (John Malkovich) e Kit (Debra Winger) decidem abandonar a vida rotineira dos Estados Unidos e viajar para o deserto africano em busca de outras e novas emoções. Junto com eles vai o amigo Tunner (Campbell Scott). A época é o fim da Segunda Guerra, o casal sofre o desgaste da relação e há dúvidas de que o desgastado amor deles sobreviva a essa viagem cheia de provações.


A saga de Pu Yi (John Lone), o último imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos e viveu enclausurado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos. Neste período se tornou um playboy, mas logo teria um papel político quando se tornou um pseudo imperador da Manchúria, quando esta foi invadida pelo Japão. Aprisionado pelos soviéticos, foi devolvido à China como prisioneiro político em 1950. É exatamente neste período que o filme começa, mas logo retorna a 1908, o ano em que se tornou imperador.


Recentemente viúva, a grande estrela de ópera americana Caterina (Jill Clayburgh) viaja com seu filho adolescente em turnê para a Itália. Absorvida em seu trabalho, ela fica chocada quando descobre que seu filho se tornou um jovem solitário e problemático, viciado em heroína. Suas tentativas desesperadas de salvá-lo das drogas transforma-se numa relação incestuosa, mas também cria a possibilidade de apresentá-lo a seu pai biológico.


O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra Mundial, focando as vidas de duas pessoas: Olmo (Gérard Depardieu), filho bastardo de camponeses, e Alfredo (Robert De Niro), herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em polos política e ideologicamente antagônicos. O pano de fundo é o intenso cenário político da época, com o fortalecimento do fascismo e, em oposição, as lutas trabalhistas ligadas ao socialismo.


Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente, um deseja o outro ardentemente e iniciam um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.


O jovem Athos Magnani Junior retorna a sua cidade natal a pedido de Draifa, viúva de seu pai, morto em circunstâncias estranhas há 30 anos. À medida em que Athos investiga o passado do pai, ele se envolve na teia criada por Draifa e passa a se identificar cada vez mais com Athos Senior, até se perder em alucinações onde eles são a mesma pessoa.


Em 1938, em Roma, Marcello (Jean Louis Trintignant) acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.


Parma, 1964. Fabrizio (Francesco Barilli) é um jovem de 22 anos apaixonado, idealista, mas acomodado. A morte de seu amigo Agostino (Allen Midgette), supostamente por suicídio, o faz questionar seu presente e futuro. Um conturbado relacionamento amoroso com Gina (Adriana Asti), sua tia, aumenta ainda mais o conflito de ideias do rapaz.


Na periferia de Roma, é encontrado o corpo de uma jovem prostituta brutalmente assassinada. A polícia interroga uma série de suspeitos. No estilo de Rashomon, de Akira Kurosawa; conhecemos as diferentes versões de cada um deles por meio de flashbacks. Quem está contando a verdade? Com roteiro de Pier Paolo Pasolini, Bertolucci constrói um filme fascinante sobre a natureza da verdade e o processo da memória.


Tecnologia do Blogger.