google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PENNY MARSHALL E NORA EPHRON - 10 FILMES ESSENCIAIS


As trajetórias de Penny Marshall e Nora Ephron se cruzaram algumas vezes. Primeiramente, ambas eram diretoras de cinema. Ambas fizeram 8 filmes apenas (o que impossibilitaria figurar na nossa homenagem de 10 filmes essenciais). Ambas realizaram o mesmo tipo de filme (comédia). Ambas dirigiram Tom Hanks duas vezes em filmes de bastante sucesso.

Penny dirigiu um dos maiores atores do cinema, Robert de Niro, e ele concorreu ao Oscar pelo papel.
Nora dirigiu uma das maiores atrizes do cinema, Mery Streep, e ela concorreu ao Oscar pelo papel.
Penny produziu o último filme dirigido por Nora, A Feiticeira (2005).

Nora nos deixou precocemente, por conta de uma leucemia. Penny sucumbiu ao um câncer. Hoje resolvemos homenageá-las de uma forma que ainda não havíamos feito. Selecionamos 5 dos 8 filmes de cada uma, totalizando os 10 filmes essenciais.

Confiram como ficou:

Penny Marshall

Penny Marshall nasceu no Bronx, em Nova Iorque filha de Anthony Wallace Marshall, um Italiano Americano, e Marjorie Irene Ward, que tem ancestrais Ingleses e Escoceses. Ela é a irmã do escritor, produtor e diretor Garry Marshall e do produtor de televisão Ronny Hallin. Ela se graduou em Walton High School na cidade de Nova Iorque esteva na Universidade do Novo México.


Marshall foi casada com o ator e diretor Rob Reiner (1971 - 1981). Era uma ávida colecionadora de "lembretes" de esportes e proprietária de bilhetes de uma temporada dos Los Angeles Clippers e Los Angeles Lakers. Ela também é uma grande fã dos New York Yankees.

Marshall morreu em sua residência em Hollywood Hills, um bairro de Los Angeles no estado da Califórnia nos Estados Unidos, em 18 de dezembro de 2018 em decorrência de problemas relacionados à diabetes.


Nos anos 60, Beverly D'Onofrio (Drew Barrymore) é uma garota que vive em uma cidade do interior dos Estados Unidos e sonha em chegar à universidade e tornar-se uma escritora. Porém, seus planos são subitamente interrompidos quando, aos 15 anos, ela fica grávida de Ray Murphy (Steve Zahn), um motoqueiro que conheceu há apenas poucas semanas. Com medo de que sua filha se tornasse mãe solteira, os pais de Beverly a obrigam a se casar com Ray e abandonar os estudos para cuidar da criança. Mas Beverly não desiste de seu sonho e, após enfrentar alguns erros e obstáculos, busca enfim realizá-lo.


Willamette, Oregon, 1943. Dottie Henson (Geena Davis) e Kit Keller (Lori Petty) são duas irmãs que trabalham numa fazenda da região e se amam muito, mas há uma rivalidade entre elas quando o assunto é baseball. Onde elas moram existem times amadores femininos, onde talvez sempre ficassem no anonimato caso os jogadores profissionais não fossem convocados para lutar na 2ª Guerra Mundial. Os donos das grandes equipes se reúnem para tentar resolver esta situação e um dos "caciques" do baseball, Walter Harvey (Garry Marshall), um magnata da indústria de chocolate, tem um jovem gênio da publicidade, Ira Lowenstein (David Strathairn), trabalhando para ele. Lowenstein teve a idéia de criar uma liga feminina de baseball.


Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro), que há décadas estava "adormecido". Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão.


Após ser humilhado por não ter altura o suficiente para entrar em uma montanha-russa de um parque de diversões, Josh vai a uma máquina de desejos e pede para ser "grande". No dia seguinte, surpreendentemente, ele se vê transformado num homem de 30 anos. Ao tentar contar a verdade para sua mãe, ela o expulsa de casa achando se tratar de um invasor. Josh convence seu melhor amigo, Billy Kopecki, de sua identidade ao cantar uma "canção secreta" que apenas eles dois conheciam. Com a ajuda de Billy, ele aluga um apartamento em Manhattan e consegue um emprego numa empresa de brinquedos, a MacMillan Toy Company.


Em um grande banco de Nova York trabalha a nada convencional Terry Dolittle (Whoopi Goldberg), que passa o dia diante de uma tela de computador transferindo fundos e aceitando transferências entre bancos internacionais. Então algo inesperado acontece, quando alguém usando o codinome de Jumpin' Jack Flash (a canção dos Rolling Stones) pede que Terry o ajude. Sem imaginar do que se trata, Terry pede a senha, mas ele volta a escrever Jumpin' Jack Flash e diz que cantando a música Terry encontrará a senha, pois ele não pode revelar por não estar "falando" de um canal seguro. Assim combinam se "encontrar" às 7 hs da noite do dia seguinte. Terry para descobrir a senha tenta vários nomes, sem sucesso. Quando já estava quase desistindo digita B-Flat (si bemol), o tom de Jumpin' Jack Flash, e acerta. Ela então descobre que ele é em um membro da Inteligência Britânica, que está precisando de um contato para poder deixar a Europa Oriental logo ou será morto.

Nora Ephron

Nora Ephron  foi uma diretora de cinema, produtora, roteirista e escritora estadunidense. Seus pais foram os dramaturgos Henry e Phoebe Ephron e desde cedo acostumou-se a viver no meio de pessoas famosas e influentes.

Ficou conhecida pelos artigos que escreveu para a revista estadunidense Esquire na década de 1970. Esses artigos geraram o livro Crazy Salad, que virou best seller. Sua transição para o cinema aconteceu com o roteiro de Silkwood - O retrato de uma coragem, em 1983 e, menos de uma década depois, dirigiu o primeiro filme, Sintonia de amor.



Foi casada com o novelista Dan Greenburg e com o jornalista investigativo Carl Bernstein, com quem teve dois filhos. Seu último casamento foi com o jornalista e roteirista Nicholas Pileggi, autor do roteiro do filme Os bons companheiros.

Faleceu em 26 de junho de 2012, vítima de pneumonia agravada pela leucemia.


1948. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.



Proprietária de uma pequena livraria, Kathleen (Meg Ryan) praticamente mora com seu noivo (Greg Kinnear), mas o "trai" através da internet com um desconhecido, pois todo dia ela manda pelo menos um e-mail para ele. Seu misterioso amigo (Tom Hanks) também faz o mesmo e passa pela mesma situação: "infiel" com sua noiva (Parker Posey). De repente, a vida dela abalada com a chegada de uma enorme livraria, que pode acabar com um negócio que da sua família há 42 anos, e ela passa a não suportar um executivo que comanda esta mega-livraria, sem imaginar que o mesmo homem com quem ela conversa pela internet. Após algum tempo, ele toma consciência da situação, mas teme se revelar e muito menos dizer que se sente atraído por ela.


Frank Quinlan (William Hurt) e Huey Driscoll (Robert Pastorelli) são repórteres que trabalham para um tabloide de Chicago. Ao lado de Dorothy Winters (Andie MacDowell), uma especialista em anjos, eles viajam até o Iowa para investigar o caso de uma velha senhora, que diz ter em sua casa um anjo de verdade chamado Michael (John Travolta). Ao chegarem, eles percebem que a história é verídica. Só que Michael não é exatamente o que eles esperavam, por ser beberrão, falar palavrões, fumar e ter um grande libido sexual. Após o trio insistir, Michael aceita viajar com eles até Chicago. É o início de uma jornada que mudará a vida de todos os envolvidos.


É véspera de Natal na Lifelines , um serviço telefônico de ajuda psiquiátrica de Venice Beach, na Califórnia. O gerente Philip (Steve Martin) acaba de saber que o proprietário do imóvel o está despejando e, de repente, tudo ao redor do local parece tão em crise quanto os pacientes que estão entupindo as linhas telefônicas. Durante toda a madrugada, os personagens envolvidos - como a tímida Catherine (Rita Wilson) e a grávida Gracie (Juliette Lewis) - aprendem que o Natal pode ser um período feliz, sem a necessidade de preocupações com seu estado mental. 


Viúvo há um ano e meio, Sam Baldwin (Tom Hanks) não consegue esconder de seu pequeno filho Jonah (Ross Malinger) a tristeza pela qual está passando. Preocupado, Jonah participa de um programa de rádio chamado "Sleepless in Seattle", por telefone, dizendo que gostaria de arrumar uma namorada para o pai. Muito longe dali está Annie Reed (Meg Ryan) que, viajando de carro, ouve o desabafo de Sam e acaba se apaixonando por ele.
Tecnologia do Blogger.