google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

20 CURIOSIDADES DO CLÁSSICO SUPERMAN (1978).

20-curiosidades-do-classico-superman-1978

Superman, de 1978, dirigido por Richard Donner, ainda é o grande filme de herói do cinema. Está no topo de uma lista de importância, que é seguida por Batman - cavaleiro das trevas, homem aranha 2 e os filmes do Tim Burton. Com a "recente" onda de filmes de heróis, ainda não dá para falar o que terá a importâncias destes citados acima no futuro, mas arrisco a dizer que Vingadores Guerra infinita e Ultimato fechem esta lista de obras a serem revistas e reavaliadas de tempos em tempos.

Mas foi com o herói de Krypton que este caminho foi aberto, com chave de ouro. Um super elenco, direção inspirada e uma história muito bem contada, fez deste o grande filme de heróis do cinema. Abaixo, confira 20 curiosidades incríveis sobre o filme: 

1) Foi oferecido a Steven Spielberg a chance de dirigir este filme. Os produtores recusaram o salário que ele pediu. Eles decidiram ver como Tubarão (1975), que ele acabara de concluir, se sairia nas bilheterias. 
Para quem não sabe, Tubarão fez 470 milhões de dólares. Isto em 1975. Para efeito comparativo, o filme Shazam em 2019, fez 364 milhões (levando em conta que há muitos mais salas de cinema, a população é quase o dobro, os ingressos absurdamente mais caros e o 3D que eleva mais ainda o custo).
Ou seja, os produtores não apostaram num gênio que estava por ganhar seu lugar definitivo ao Sol. Spielberg, por fim, não pode nem avaliar uma nova proposta, já que se envolveu em vários outros projetos.


2) De acordo com a autobiografia de Roger Moore, ele testemunhou Christopher Reeve andando pela cantina do Pinewood Studios com o traje completo de Superman, alheio às mulheres admiradoras que ele deixou em seu rastro. Quando ele fez a mesma coisa vestido como Clark Kent, ninguém prestou atenção.
Para quem zomba do fato de que Superman e Clark Kent são idênticos, fora o óculos, eis a prova que ele é um excelente disfarce...


3) Marlon Brando recebeu US$ 3,7 milhões, mais uma porcentagem do faturamento bruto, por doze dias de filmagem. O pagamento também cobriu a seqüência, que foi filmada ao mesmo tempo. Brando não apareceu na sequência, porque processou o produtor Ilya Salkind, alegando que Salkind não lhe pagara sua porcentagem dos lucros. Ele finalmente recebeu cerca de US$ 14 milhões por dez minutos de exibição. As filmagens foram usadas em Superman: O Retorno (2006), de Bryan Singer.


4) Em seu primeiro dia no set, Marlon Brando sugeriu a Richard Donner que as câmeras rolassem durante o ensaio. Brando teria dito: "Quem sabe? Podemos ter sorte". Segundo Donner, essa primeira tomada foi a que foi usada no filme finalizado.


5) Brando (sim, ele de novo) se recusou a memorizar a maioria de suas linhas antecipadamente. Na cena em que ele coloca o bebê Kal-El na cápsula de fuga, ele estava lendo as linhas da fralda do bebê. Ele disse ao diretor Richard Donner que a única maneira de manter sua performance natural era gravar a primeira vez que ele lesse as falas.


6) Para conseguir a musculatura para interpretar o papel de forma convincente, Christopher Reeve passou por um regime intenso e um trabalho com fisiculturismo supervisionado por David Prowse, o homem que interpretou Darth Vader na saga "Star Wars". Ele ganhou quase trinta quilos de músculos entre a pré-produção e as filmagens.


7) Richard Donner tem uma ponta no filme como o homem cético que fala com Clark Kent na frente das televisões, logo após a primeira aparição do Superman.


8) Para conseguir realizar a cena do jovem Clark Kent chutando uma bola de futebol "em órbita", um canhão de ar foi colocado debaixo da terra e o foi disparado na hora que o ator chutou.


9) Margot Kidder originalmente deveria cantar a música "Can You Read My Mind" para a sequência do voo com o Superman, mas Richard Donner não gostou da voz da atriz cantando e mudou para uma narração.


10) A cena do helicóptero deveria ter sido filmada no edifício da companhia aérea Pan Am. Lá havia um heliponto no topo do edifício utilizado para transportar pessoas para o aeroporto JFK. O heliporto foi encerrado em 16 de maio de 1977, quando um helicóptero tentou pousar na pista e capotou, matando quatro pessoas e um pedestre quando o dispositivo caiu para a rua.


11) Em 1977, o diretor Richard Donner decidiu filmar simultaneamente em duas partes a saga do Superman.  Com quase 80% de Superman II já completo, e após ter que adiar a data original de lançamento de Superman (verão de 1978) devido às filmagens deste terem se prolongado mais do que o esperado, as filmagens de Superman II foram suspensas em Outubro de 1978 para que Donner pudesse dar prioridade à conclusão do primeiro filme.


Depois da estreia de Superman em Dezembro de 1978, já estava previsto que Donner também filmaria a sequência. No entanto, inúmeros compromissos fizeram com que Donner fosse substituído. O mais importante foi que os produtores (Alexander e Ilya Salkind) anunciaram que as cenas de Marlon Brando em Superman II seriam cortadas para evitar que eles pagassem a Brando os 11.75% a mais do salário que ele teria direito por sua atuação na sequência. Donner anunciou que ou ele faria o filme do seu jeito ou não o faria de modo algum.


Tensões surgiram entre os Salkind e Richard Donner no decorrer dos quase 19 meses de filmagens necessários para completar Superman e a maior parte de Superman II. Os produtores culparam o diretor por ultrapassar o orçamento e o prazo de conclusão dos filmes. Donner declarou que nunca lhe foi estipulado um orçamento ou um prazo de conclusão. A situação finalmente chegou ao fim e uma decisão tomada em 15 de Março de 1979:  Os Salkinds decidiram substituir Donner pelo diretor londrino Richard Lester, que tinha dirigido os dois filmes bem-sucedidos de Os 3 mosqueteiros.


12) Nas cenas em que o ladrão está escalando o prédio de escritórios e caindo dele, o cara em seu escritório, cuja janela ele passa, estava amarrado na cadeira e pendurado de cabeça para baixo. A maior parte do prédio era horizontal, com as imagens viradas para dar a impressão de que estavam na lateral do prédio.


13) O cinegrafista britânico Geoffrey Unsworth acreditava que ele acidentalmente causou o infame blecaute de 1977 quando ligou um holofote a um poste de luz da rua durante as filmagens do filme. Às 21h34 as luzes começaram a piscar nos arranha-céus de Manhattan, até se apagarem de vez. A energia só voltaria 25 horas depois. O blecaute, na verdade, foi causado por raios que atingiram linhas de transmissão e uma subestação elétrica, paralisando diversos setores da metrópole. 
Foi o último trabalho completo de Geoffrey, que faleceu antes de finalizar seu próximo trabalho, Tess.


14) Na cena em que Lois Lane entrevista Superman na sacada, Superman responde: "Eu nunca minto". O produtor Ilya Salkind sentiu que este era um ponto chave no filme, já que o Super-Homem, vivendo sob sua identidade falsa como Clark Kent, está contando uma mentira ao enganar a todos, inclusive nas em que ele nega ser Superman.


15) Após o sucesso de Rocky: Um Lutador (1976), Sylvester Stallone lutou muito para interpretar Clark Kent, mas acabou sendo rejeitado (ele foi considerado "muito italiano"). Stallone descobriu que Marlon Brando, que tinha aprovação no elenco, o recusou para o papel, assim como ele vetou Burt Reynolds como Sonny em O Poderoso Chefão (1972). Stallone subsequentemente foi para o Merv Griffin.talk show e denunciou Brando, dizendo que ele não tinha respeito pelo superstar como ator ou como homem. Ironicamente, em sua resenha do filme Rocky: Um Lutador (1976), Roger Ebert chamou Stallone de "o próximo Marlon Brando ".


16) Com apenas sete meses de idade, Lee Quigley contracenou com grandes astros do cinema, fazendo o papel de filho de Marlon Brando (Jor-El) e Susannah York (Lara). Ele é o bebê colocado em uma nave rumo a Terra antes da explosão do planeta Krypton. Mas ao contrário da nave, sua carreira não decolou.


Lee cresceu, e foi matriculado na Bishop Bell CE School, onde começou a ser constantemente levado a diretoria por mau comportamento. Ele também sofria bullying na escola, apanhando constantemente dos colegas que queriam ver se ele realmente "era o Superman". Ele tornou-se um adolescente deprimido e revoltado, e começou a experimentar drogas e álcool. Lee Quigley tornou-se viciado em cheirar cola e solventes. E em março de 1991, acabou falecendo de uma overdose acidental, intoxicado com uma mistura de solventes que havia preparado. Ele tinha apenas 14 anos de idade.


17) Os produtores queriam Joan Crawford para o papel de Martha Kent. Infelizmente, Crawford estava muito doente para assumir o papel e morreu pouco antes do início da produção, no dia 10 de maio de 1977 em  Manhattan.


18) Richard Pryor (que nunca escondeu o fato de ser bissexual) teve um caso com Marlon Brando. Isso é irônico porque Richard interpreta Gus Gorman, um vilão da franquia Superman, e Marlon interpreta Jor-El, pai de Superman. De fato, havia rumores sobre as três estrelas masculinas da franquia do Superman. Ironicamente, Margot Kidder também teve um affair com Pryor, namorando com ele por um tempo. 
Ou seja, havia um triângulo amoroso acontecendo entre Lois, Jor-el e o vilão Gus Gorman. Faltou só Jor-el pegar a Lois para virar um surubão.


19) Margot Kidder foi diagnosticada, em 1996, com Transtorno Bipolar, depois de ter sido encontrada vivendo nas ruas e no quintal de pessoas aleatórias. Durante esse período, ela também teve uma série de casamentos e rompimentos públicos, junto com um turbilhão de namorados (incluindo Richard Pryor). Ela também teve um acidente de carro que a deixou desamparada e parcialmente paralisada. 
Margot Kidder morreu em 13 de maio de 2018. Segundo o legista responsável pelo caso, ela sofreu uma overdose proposital após ingestão de remédios e álcool no último dia 13 de maio. Ou seja, se matou.


20) Jerry Goldsmith , que marcou o cinema com trilhas como "A profecia", do próprio Donner , foi escalado para compor Superman . Partes do trabalho de Jerry Goldsmith do filme Planeta dos macacos foram usadas no teaser do Superman na época. Porém ele se desligou do projeto por conflito de agenda. Entrou em cena John Williams, que faria um dos trabalhos mais significativos e marcantes do cinema.


Tecnologia do Blogger.