google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

O DIRIGÍVEL HINDENBURG (1975) FILM REVIEW

o-dirigivel-hindenburg-1975-film-review

O filme Dirigível Hindenburg reúne dois elementos muito significativos dentro da história do cinema: Filme catástrofe baseado em história real e Robert Wise. 

Wise é um monstro. Talentoso como poucos, capaz de fazer numa noite a obra prima "Desafio do além"  e no dia seguinte, dirigir "A Noviça Rebelde".  Da mesma forma, "Quero Viver!", sobre  uma condenada à pena de morte injustamente e que está desesperada tentando salvar a sua vida. Foi seguido de Homens em fúria (Noir imperdível) e Amor sublime amor (Um dos grandes musicais do cinema!!!).  Não te convenci ainda que ele é um monstro? Bom, o cara fez "As duas vidas de Audrey Rose", "Jornada nas estrelas", "O Dia em que a Terra parou", "A maldição do sangue da pantera", "Punhos de campeão", enfim... gênio.


Filme catástrofe tem sua história quase paralela à do próprio cinema. Desde o cinema mudo, o público se interessava por tragédias, fato que já deve ter sido objeto de estudos.  A história real envolveu o Zeppelin, dirigível com 245 metros de comprimento, que era sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio. Manteve o título de maior dirigível em operação de 1935 até 1937 e ainda detém o de maior nave já a voar, mesmo nos dias atuais. O Hindenburg voou pela primeira vez em 4 de março de 1936 em um voo teste em Friedrichshafen com 87 pessoas a bordo. 

Em 6 de maio de 1937 ao preparar-se para aportar no campo de pouso da base naval de Lakehurst (Lakehurst Naval Air Station), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, o gigantesco dirigível Hindenburg contava com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha. Durante as manobras de pouso, às 19 horas e 30 minutos, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo de mortos foi de 13 passageiros, 22 tripulantes a bordo e 1 técnico em solo, totalizando 36 fatalidades.


O filme

O diretor Robert Wise, conhecido por sua atenção aos detalhes e à pesquisa de base, começou a coletar documentos e filmagens no Hindenburg da vida real por mais de um ano no National Archives em Londres, na National Air and Space Museum Library and Archives em Washington, DC , bem como na Alemanha. As cenas do acidente do dirigível foram filmadas em preto e branco com câmeras de mão, para permitir a incorporação das filmagens reais do acidente de Hindenburg. por um noticiário que mostrava a explosão e incêndio do dirigível. A gravação mostrada pouco antes dos créditos finais é o relato real das testemunhas oculares  descrevendo o desastre de Hindenburg.

Uma tragédia quase aconteceu durante as filmagens da explosão de Hindenburg. Uma seção em grande escala do nariz do Hindenburg foi construída para o filme, a ser destruído pelo fogo. Seis artistas de acrobacias usando equipamento retardador de fogo foram colocados na réplica do nariz quando foi incendiada. O fogo rapidamente ficou fora de controle, fazendo com que vários dublês se perdessem na fumaça, danificando várias câmeras que filmavam a ação e quase destruindo o som. Algumas das filmagens foram usadas no corte final, mas a sequência completa, como havia sido planejada, não foi incluída. Muitos expressaram desapontamento com a filmagem do noticiário sendo combinada com a filmagem em estúdio do clímax.


Robert Wise achou que as imagens do noticiário eram icônicas demais para serem recriadas e que os efeitos visuais não fariam justiça. Houve uma tentativa de pintar as imagens do noticiário para fazer as cenas funcionarem em cores. Essa ideia, juntamente com o conceito de sangrar a cor até o momento da explosão, foi descartada. Na realidade, Wise originalmente queria filmar o filme inteiro em preto e branco para uma sensação mais documental. O estúdio recusou. Como resultado, de acordo com o diretor de fotografia Robert Surtees , a cor é "muito suave" com um "tom azul definido na impressão".

Na época da produção do filme, muitos alemães tinham a impressão de que o dirigível havia sido sabotado. Alguns como Charles Emery Rosendahl, que testemunhou o acidente do Hindenburg, acreditavam que a eletricidade estática era a causa. Robert Surtees , diretor de fotografia do filme que conheceu Rosendahl e vários desses alemães para fins de pesquisa, confirmou isso em sua entrevista.


Alguns dos personagens do filme tiveram os nomes diferentes de suas contrapartes históricas. Na vida real, o coronel Franz Ritter era o coronel Fritz Erdmann. A condessa era na verdade Margaret Mather. Martin Vogel representa Karl Otto Clemens. O capitão Fellows era baseado no comandante da aeronave da Marinha dos EUA, Charles Rosendahl. Karl Borth era Eric Spehl; sua amante, Freda Halle era Beatrice Friedrich. O Sr. e a Sra. Reed Channing eram Leonhard e Gertrud Adelt. A família Breslau era na verdade a família Doehnerr. Um oficial de engenharia chamado Dimmler estava a bordo, mas o homem estacionado na gôndola de controle principal  representou o capitão Albert Sammt (ou o capitão Anton Wittemann).

O modelo de Hindenburg, construído para as filmagens, tinha mais de 6 metros de comprimento e podia ser pilotado por cabos de suspensão diante de um pano de fundo. O filme também usou pinturas foscas do dirigível, que usavam fotografias do modelo. Ele levou  de 3 a 4 meses para ser construído e custou pelo menos US$ 35.000. Combinados, o modelo e os conjuntos de montagem do casco do navio foram construídos por 80 homens em um total de 70.000 horas de trabalho, usando 8 toneladas de alumínio, 11.000 jardas de musselina, 24.000 pés de corda e dois milhões de rebites. O modelo foi doado ao Smithsonian Air and Space Museum em Washington, DC, onde está em exibição.



Classicline mais lançou esta obra inesquecível e atual, para colecionadores e curiosos, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir. Só clicar no nome da empresa e aproveitar...




Tecnologia do Blogger.