google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES SOBRE FILMES QUE TALVEZ NÃO SAIBA

10-curiosidades-sobre-filmes

Curiosidades sobre filmes são sempre interessantes. Poucos notam que se você somar a duração de todas as cenas que se passam em 1912 no filme Titanic, o total dá duas horas e 40 minutos, a mesma quantidade de tempo que o navio real levou para afundar. Hoje selecionei 10 pontos interessantes sobre filmes ou pessoas ligadas ao cinema. 

Boa sessão:

1) Duna, de Ridley Scott

O diretor original de Duna seria Ridley Scott que deixou a produção depois que seu irmão mais velho faleceu de repente. Scott queria começar a trabalhar o mais rápido possível, mas Duna levaria muito tempo para chegar à pré-produção. Scott decidiu deixar o projeto em favor de Blade Runner: O Caçador de Androides (1982), que estava pronto para iniciar a produção imediatamente. 

A sequência de Blade Runner (1982), Blade Runner 2049 (2017) foi dirigida por Denis Villeneuve. E coincidentemente, Villeneuve também dirigiu a próxima adaptação de "Duna", que atrasou o lançamento por conta da pandemia de 2020.

2) De volta para o futuro

Claudia Wells, que interpretou Jennifer Parker em De Volta para o Futuro (1985), entregou seu papel a Elisabeth Shue por De Volta para o Futuro II (1989) e De Volta para o Futuro III (1990) quando sua mãe foi diagnosticada com Câncer de mama..

Na época ela disse que não ser capaz de pensar sobre minha carreira ou o filme ou qualquer outra coisa além de estar com sua mãe.  O nome de Shue veio à tona por já ter feito teste para o papel e perdido para Claudia.

A morte da mãe de Wells abalou sua vida, e ela demorou muito para superar sua dor, o que fez com a ajuda de um grupo de apoio ao câncer liderado por Gilda Radner (que também acabou falecendo cedo, aos 42 anos, vitimada de um câncer no ovário) fosse fundamental em sua vida.

Na década de 90, abriu uma loja de revenda de roupas masculinas de alta qualidade, Armani Wells, em Studio City, Califórnia. E ainda permanece.

3) Fredo

John Cazale (Fredo) apareceu em cinco longas-metragens. Todos os cinco filmes foram lançados durante a era de Nova Hollywood na década de 1970 e cada um foi indicado para Melhor Filme. Além disso, todos os cinco foram selecionados para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso como sendo "cultural, histórica ou esteticamente significativa".Os filmes são: Poderoso chefão 1, Conversação, Poderoso chefão 2, Franco atirador e Um dia de cão. 

Ele era namorado de Meryl Streep, e faleceu (também) aos 42 anos, de câncer nos ossos. Na época, Streep chegou a aceitar um bom contrato para a série Holocausto a fim de pagar as contas médicas de seu companheiro. Até certo ponto, acreditavam que não era tão grave. Nenhum dos tratamentos, porém, adiantou.

4) Pulp Fiction

Tarantino é um mestre em brincar com o público e um dos seus filmes mais geniais, há um objeto que intriga quem assistiu ao filme: uma maleta. Há muita especulação sobre a natureza do misterioso e brilhante conteúdo dela:

Poderia ser o traje de ouro de Elvis, visto usado por Val Kilmer (como Elvis) em Amor à Queima Roupa (1993), que Tarantino colaborou? Poderia ser barras de ouro ou algum tesouro? Especulações não faltam. 


Mas a teoria mais persistente e justificável é que seja a alma de Marcellus Wallace. A história diz que, quando o diabo pega a alma de uma pessoa, ele é removido pela parte de trás da cabeça. Quando vemos a parte de trás da cabeça de Marcellus, ele tem um Band-Aid cobrindo o local exato indicado pela tradição para remoção de almas. Talvez Marcellus tenha vendido sua alma ao diabo, o que também explicaria por que a combinação para abrir a pasta é 666. 

Tarantino desmentiu tudo..  

Ele disse que o curativo na parte de trás do pescoço de Marsellus Wallace não tinha nada a ver com uma alusão ao Diabo roubando a alma de Marsellus, mas que Ving Rhames havia se cortado, e usado o curativo para cobrir o corte. Segundo Roger Avary, que co-escreveu o roteiro com Quentin Tarantino, o plano original era fazer com que a pasta contivesse diamantes de Cães de aluguel (1992). Como não parecia emocionante nem original Avary e Tarantino decidiram que o conteúdo da pasta nunca aparecesse na tela.


Dessa maneira, cada cineasta poderia "preencher o espaço" mentalmente com o que lhe parecesse mais adequado. A lâmpada laranja (projetando luz cintilante nos rostos dos atores) foi uma decisão de última hora e acrescentou um elemento fantástico completamente não intencional. Em uma entrevista de rádio com Howard Stern no final de 2003, Quentin Tarantino foi perguntado sobre o conteúdo da pasta e ele respondeu: "É o que o espectador deseja que seja".

Bom, o fato é que há elementos fantásticos na trama suficientes para pensarmos ao contrário, como Julius citar a Bíblia  ou ele não levar nenhum dos tiros numa cena em que isto é impossível de acontecer. 

Imprima-se a lenda.

5) Robocop - o policial do futuro 

No clássico dirigido por Paul Verhoeven, que mostrava um policial é morto em combate e transformado por cientistas da empresa que dirige a força policial em um ciborgue, somos levados a imaginar como era o dia a dia do ator naquela gigantesca armadura.

Durante a produção, descobriu-se que, com o traje completo de RoboCop, Peter Weller não podia se encaixar corretamente no carro da polícia, pois era muito volumoso. É por isso que a maioria das cenas o mostra saindo do carro ou se preparando para entrar nele (até no poster eles usam este artifício).

Para as cenas em que ele realmente precisava estar dentro do carro, ele usava apenas a parte superior da roupa e sentava-se de cueca. No entanto, para manter a ilusão de que RoboCop veste o traje inteiro enquanto estava lá, as cenas na sequência mostram primeiro seus pés robóticos saindo do carro.

6) Maratona da morte

O filme, de 1976, dirigido por John Schlesinger e com Dustin Hoffman, Laurence Olivier, Roy Scheider, tem uma história curiosa de bastidor. 

Dustin Hoffman ficou várias madrugadas acordado para interpretar as cenas em que seu personagem passava as noites em claro. Chegando ao set de filmagens, Laurence Olivier lhe perguntou o porquê dele estar com aquela aparecia. Hoffman contou o que vinha acontecendo e Laurence então perguntou: "por que não tenta apenas atuar? É muito mais fácil".

7) Richard Burton

Não são poucos os casos em que o ator, atriz ou até diretor de um filme morre na pré-produção ou mesmo durante um filme. Como se esquecer do saudoso Paul Walker? A produção parou durante 1 ano e com tecnologia à disposição, recriou o ator digitalmente, aliado a trucagens com seus irmãos dublando sequências.

O ator Richart Burton foi um dos tristes casos que se encaixam no exemplo citado. Este marcante ator morreu no domingo, 5 de agosto de 1984, menos de uma semana antes de começar a filmar Caçado pelos Cães de Guerra (1985), continuação de seu bem-sucedido thriller mercenário Selvagens Cães de Guerra feito em 1978. Ele foi o único ator que voltou para o filme e, como Coronel Allen Faulkner, teria liderado uma equipe de mercenários para libertar o nazista Rudolf Hess da prisão de Spandau em Berlim. 


A morte de Burton causou enormes problemas para o produtor Euan Lloyd, o homem por trás dos Selvagens Cães de Guerra (1978) e seu subsequente, Caçado pelos Cães de Guerra (1985). Com o resto do elenco (Scott Glenn, Barbara Carrerae Laurence Olivier (interpretando Hess)) já contratado, Euan Lloyd teve apenas alguns dias para encontrar um substituto para Burton. Ele escolheu o ator britânico Edward Fox, que se juntou ao elenco como Alex Faulkner, irmão de Burton. 

A ausência de Burton no filme foi explicada por um personagem que contou a Edward Fox que eles ouviram que seu famoso irmão guerreiro havia morrido. O filme foi dedicado à memória de Burton. Burton sofria com vícios em álcool e tabagismo, o que possivelmente levou ao seu declínio e prejudicou todas as suas relações amorosas. Sua morte de hemorragia cerebral, com apenas 58 anos, abalou Hollywood naquele ano.

8) Werner Herzog 

Não são poucas as histórias curiosas que cercam o diretor alemão, que fez filmes geniais com o igualmente louco Klaus Kinski.

Durante as filmagens de Fitzcarraldo, um lenhador peruano foi picado por uma cobra mortal. Ele imediatamente cortou o próprio pé com uma serra elétrica para evitar a propagação do veneno. 
Werner Herzog comentou: "Foi uma boa decisão, ele sobreviveu."

Certa vez, Herzog  prometeu comer seu sapato se Errol Morris concluísse o projeto do filme em cemitérios de animais em que vinha trabalhando, a fim de desafiar e motivar Morris, que Herzog considerava incapaz de dar continuidade aos projetos que concebeu. 

Em 1978, quando o filme "Portais do Céu" estreou, Herzog cozinhou e comeu publicamente seu sapato, evento posteriormente incorporado a um curta-metragem "Werner Herzog come seu sapato". No evento, Herzog sugeriu que esperava que o ato servisse para encorajar qualquer pessoa que tivesse dificuldade em realizar um projeto.

9) Era uma Vez no Oeste 

A obra de Sergio Leone abre com uma das sequências mais marcantes da história do cinema: três pistoleiros aguardando um trem. A cena é protagonizada por Jack Elam, Woody Strode e Al Mulock. 

A curiosidade é sobre o comportamento insensível do realizador Sergio Leone, que atingiu um ponto máximo durante as filmagens quando o ator Al Mulock suicidou-se no set do filme. Murlock, que também havia aparecido como caçador de recompensas com um braço só em Três Homens em Conflito de Leone (1966) saltou de um hotel em Guadix, Espanha. 

O gerente de produção Claudio Mancini estava sentado em um quarto do hotel com Mickey Knox, um americano expatriado que havia sido contratado por Leone como roteirista; os dois viram o corpo de Mulock passar pela janela. Knox lembrou em uma entrevista que enquanto Mancini colocava Mulock em seu carro para levá-lo ao hospital, Leone disse a Mancini: "Pegue o figurino! Precisamos dela!" Mulock ainda estava com a roupa usada no set quando saltou, possivelmente motivado por algum gatilho que o afetou drasticamente naquele dia.

10) Segredos do Poder

Emma Thompson é uma renomada atriz que fez parceria no cinema e na vida real com o ator e diretor Kenneth Branagh. Apesar de grandes trabalhos e existir amor entre os dois, eles anunciaram que iriam se separar. 

Durante a filmagem de Segredos do Poder (1998) depois que seu divórcio de Kenneth Branagh foi finalmente resolvido, Emma estava em seu trailer quando uma ligação de Donald Trump (!!) veio diretamente para ela, que ofereceu acomodação na Trump Tower com a perspectiva de um jantar. Ele também tinha acabado de se divorciar de Marla Maples e se encantou pela atriz. 

Profético, considerando que Emma estava interpretando um personagem baseado em Hillary Clinton, que se tornaria a rival de Trump durante sua disputa pela presidência em 2016.

Ela não aceitou o convite, mas em uma entre recente diz, com muito bom humor, que se arrependeu da decisão: “Eu poderia ter mudado o curso da história. Poderia ter descoberto a “verdade” sobre o cabelo do agora ex-presidente, e talvez ele nunca chegasse a se tornar presidente”, disse Thompson.


Tecnologia do Blogger.