google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

E.T. O EXTRATERRESTRE - A HISTÓRIA DO JOGO


Avaliar hoje em dia o jogo E.T., ou melhor, falar mal dele, é fácil. Afinal, vivemos numa era em que o realismo tomou conta dos games.  Eu sou da geração do Atari, e francamente, amava todos, mesmo os que eu não entendia absolutamente nada. E um dos jogos mais confusos que já joguei foi sem dúvidas, este game. Eu realmente, não entendia o que fazer. Lembro que toda hora, eu caia em buracos, esticava o pescoço, subia e caia de novo. Mal sabia eu que havia uma explicação para isso. E hoje é o dia de contar essa história.

A criação

Como de costume, o sucesso de um filme levou a criação de um jogo para aproveitar o hype. E.T (o jogo), veio ao mundo no mesmo ano do filme, feito para o Atari 2600. O objetivo era coletar três peças de um telefone interplanetário que lhe permitirá entrar em contato com seu planeta natal. Desenhado por Howard Scott Warshaw, o jogo era para ser inovador (acredite!!!) e nunca, jamais, foi pensado para ser considerado o pior jogo da história. A Atari pensou que estaria diante de um novo clássico, que venderia horrores, por conta do filme. Bom, eu comprei... e tenho ele até hoje.


Como as negociações dos direitos foram até quase agosto, e a intenção era lançar no Natal daquele ano. Com pouco tempo para desenvolver, ele fez o seu melhor. Dizem... Uma vez lançado, choveram críticas, e o fracasso comercial foi histórico. O game foi uma bomba tão grande que ele se tornou case de como não se fazer um jogo. E o fim desta história foi inusitado. Em 2014, escavadores encontraram no Novo México centenas de cartuchos enterrados, frutos de devoluções e muitos itens não vendidos na época. A história virou lenda urbana, desde a década de 80, até que finalmente, descobriram que foi mesmo verdade.

James Heller, um antigo CEO da Atari, e encarregado de dar um fim no jogo, estava na escavação e admitiu que 728.000 cartuchos de vários jogos (não apenas ET) foram enterrados. O número de cartuchos do jogo em particular era bem menor, e motivo pode muito bem ter sido apenas descarte de itens com defeito. Mas o fato é que envolveu justamente um alvo de hate.

 O jogo

Como eu disse acima, eu adorava todos os jogos. Eu amo videogame. E como uma criança nos anos 80, eu não fazia maiores avaliações nos jogos. Apenas jogava. Não me preocupava com julgamentos. ET foi um jogo de aventura, que você controlava o alienígena em busca de objetos encontrados aleatoriamente em vários poços. Não havia limite de tempo, portanto, dependendo da sua falta de sorte, parecia uma vida. 

Depois que as três peças do telefone coletadas, o jogador deveria guiar o ET para uma área onde ele usaria o telefone a fim de ligar para seu planeta natal. Uma vez que a chamada é feita, um relógio aparece no canto superior direito da tela. O ET tem que chegar à zona de pouso antes de chegar a zero. Uma vez que o ET chega à floresta onde sua nave o abandonou e espera na área designada pela chegada da nave. Em seguida, o jogo recomeça, com o mesmo nível de dificuldade, mudando apenas a localização das peças do telefone. 


Afinal, não parece tão mal assim, não é?

O "andar" pelo cenário era inovador. Você poderia mudar de cenário andando por todos os lados, além de cair no "limbo" toda hora, ou melhor, o poço. Os adultos foram colocados como antagonistas que perseguiriam o alienígena. Warshaw e outros executivos da Atari apresentaram este projeto a Spielberg, que não expressou entusiasmo. De acordo com Warshaw, Spielberg perguntou a ele: "Você não poderia fazer algo mais parecido com Pac-Man ?" 

Spielberg era um visionário, e certamente, sabia que o projeto não era bom. E devido a limitações de tempo, a Atari pulou os testes de audiência. Numa mistura de incompetência, arrogância ou até mesmo inocência, a turma acreditou que o jogo se vendia pelo sucesso do console e do filme.


A história mostrou que estavam errados. O jogo é citado como uma das principais causas da crise da indústria de videogames de 1983. Parece exagero, principalmente se olharmos as limitações técnicas e o pouco tempo disponível para a realização do jogo. Ainda que fosse realmente chato ficar caindo no poço toda hora, era um jogo com transições e uma história, o que era muito além de games como o Space Invaders. E.T. me parece que sofreu o efeito Ed Wood, que é tido como o pior realizado de filmes de todos os tempos, bem como Plano 9 do espaço sideral, o pior filme, quando na realidade, o cinema tinha outros diretores e filmes bem piores. Mas alguém precisava levar o título não é?

Howard Scott Warshaw disse certa vez que "se eu tivesse mais tempo, eu teria feito E.T. muito diferente". Havia muitas partes em E.T. em que os jogadores simplesmente encostavam-se a algo e iam parar em outro lugar, sem saber o que tinha acontecido. Esse não foi o caminho certo a seguir, só que eu realmente não percebi dessa maneira, e não tive muito tempo de melhorar isso, completou Warshaw.

Eu joguei o game antes de escrever este post e senti que você cai no buraco excessivamente, a ponto de tirar o foco da missão. E o jogo levar a Atari para o buraco e no final, ser enterrado num buraco, é no mínimo, uma ironia do destino.

Tecnologia do Blogger.