google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PAC-MAN - A HISTÓRIA DO JOGO

pac-man-historia-do-jogo

De uma forma geral, cada década do cinema tem um conjunto de características modificadoras que moldaram os filmes. E estas mudanças criam identidades cinematográficas que tanto amamos. Esta identificação, geralmente envolve a década que a pessoa nasce juntamente com a década seguinte. 

É difícil definir a sensação de passar horas jogando meu ATARI nos anos 80 para a geração atual acostumada ao Playstation. Eu mesmo jogo GTA diariamente e a diferença das plataformas é tão gigantesca, que só mesmo os gamers da época para entender. Até hoje jogo meu ATARI (e os games que se seguiram). 

Começo hoje uma jornada para falar dos games que marcaram minha vida.  Ao longo de tempo (anos, imagino), talvez eu fale também dos demais jogos que não conheci, mas de maneira geral, os jogos populares são os que eu tinha. 

O post não é uma aula. Vou aprender junto no caminho. Falar que origem, recordes, personagens e tudo que envolva cada jogo. 

Boa sessão:


Come-come

Um dos jogos mais populares dos anos 80 também tinha apelido. O Come-come era, basicamente, uma criatura redonda, com uma boca triangular, comendo um tipo de pastilha, enquanto fantasminhas tentam... comê-lo, ou melhor encostar nele. Dos jogos populares, este é um dos mais simples, já que permanecia com as mesmas cores, telas e formas. O objetivo do jogo é comer tudo.

Os quatro fantasmas são Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (ciano) e Clyde (laranja) que o perseguem. Quando você come tudo, avança para o próximo nível. Cada fantasma tem sua própria inteligência artificial, dando uma limitada identidade a eles, bem como comportamentos diferentes.  

Ao iniciar o jogo, os fantasmas ficam no quadrado central, e nos cantos do cenário, encontra-se a "energia", que você pode comer, ficar mais poderoso e comer os fantasmas. Quando você come a energia, os fantasmas fogem e ao comê-los, voltam para o quadrado central. 


Nas laterais há dois "túneis de dobra", que permitem que Pac-Man e os fantasmas viajem para o lado oposto da tela. Os fantasmas ficam mais lentos ao entrar e sair desses túneis. Os níveis são indicados pelo ícone de frutas na parte inferior da tela. O jogo torna-se impossível de jogar no nível 256. Eu me lembro, em vários jogos, de a tela travar em dado momento. Eu não fazia ideia de que estava no limite do jogo.

Um pouco de história

Depois de adquirir a divisão japonesa da Atari em 1974, a desenvolvedora de videogames Namco começou a produzir seus próprios videogames internamente, em vez de simplesmente licenciá-los de outros desenvolvedores e distribuí-los no Japão. O presidente da empresa, Masaya Nakamura, criou um pequeno grupo de desenvolvimento de videogames dentro da empresa e ordenou que eles estudassem vários microcomputadores produzidos pela NEC para potencialmente criar novos jogos.


Pac-Man começou a ser desenvolvido no início de 1979 e levou um ano e cinco meses para ser concluído, o maior tempo para um videogame até aquele momento. Estamos falando dos anos 70.  O personagem Pac-Man foi projetado com a forma de uma pizza com uma fatia faltando. Os fantasmas foram inspirados no personagem Gasparzinho, além de tirar elementos de um mangá japonês. A ideia para os bônus de frutas foi baseada em gráficos exibidos em máquinas caça-níqueis, que geralmente usam símbolos como cerejas e sinos.

Puck Man 

Chegamos aos anos 80 e o lançamento do jogo é eminente. Porém algumas mudanças foram realizadas como no nome. Trocaram o "u" pelo "a", por medo de que fizessem piadas maldosas com o nome, como acrescentar um "f" no início. Bom, aqui faço uma pausa em detalhes técnicos que não importam. Pac-Man, hoje, é considerado dos videogames mais influentes de todos os tempos. O jogo estabeleceu o gênero de jogo de perseguição em labirinto e foi o primeiro game com power-ups


Pac-Man foi um ponto de virada para a indústria de videogames de arcade, que anteriormente era dominada por jogos do estilo Space Invaders (meu primeiro jogo de ATARI inclusive), ou seja, uma base na parte inferior da tela com canhões apontados para cima ou na diagonal, atirando em objetos na parte superior.

Finito e sem além

A pontuação máxima é de 3.333.360 pontos, comendo cada ponto, energizados, fruta e fantasma azul sem perder vida. Ao chegar lá, se atinge o  "nível de tela dividida" no 256º nível. Neste ponto, o lado direito da tela se transforma em uma confusão de números e letras, enquanto o lado esquerdo é normal. É impossível continuar.

Tecnologia do Blogger.