google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

OLIVER STONE - ESSENCIAL


Há uns vinte anos, eu li um relato de uma crítica de cinema que iria se aposentar. Nele, ela dizia como iria sentir falta de escrever sobre este universo, mas que a única coisa positiva seria ficar sem ter que assistir filmes do diretor Oliver Stone. Hoje, mais do que nunca, entendo o motivo desta repulsa pela principal característica do diretor: um cineasta político que conta sua versão de fatos históricos. 

Considerando que dificilmente sabemos o que é fato na política, mas conhecemos quem acredita no que é mostrado, entendo que a crítica discordava da versão de Oliver a ponto de não conseguir separar ficção da realidade. 


O auge do diretor coincide com vários filmes que tem a Guerra do Vietnã como fundo, tratando diretamente do conflito ou mostrando momentos políticos que culminaram com a guerra. Além de dirigir, Stone trabalhou como produtor em vários filmes diferentes como O Reverso da Fortuna (1990), O Povo Contra Larry Flint (1996) ou roteirizou obras de sucesso como O Expresso da Meia-Noite (1978), Conan, o Bárbaro (1982), Scarface (1983), e Evita (1995).

Oliver Stone venceu três vezes o Oscar e é nosso homenageado de hoje.

Boa sessão:


Chris Taylor deixa a universidade para combater no Vietnã em 1967. No campo de batalha, seu idealismo acaba. A rivalidade em sua unidade entre o sargento Barnes, que acha que os moradores dos vilarejos locais estão abrigando soldados Vietcongs, e o sargento Elias, que tem uma opinião mais favorável dos locais, acaba colocando os soldados uns contra os outros.


Richard Boyle (James Woods), um jornalista desacreditado profissionalmente e com sérios problemas financeiros, viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em companhia de um amigo (James Belushi). Lá ambos descobrem um país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados e crianças, mulheres e clérigos são assassinados sem a menor cerimônia com total impunidade.


Nova York, 1985. Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. 
Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as ações terão uma significativa alta. Gekko o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekko, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Além disto se envolve Darien Taylor (Daryl Hannah), uma decoradora em ascensão, mas se os ganhos são bem maiores, os riscos também são.


Um homem tem um programa no rádio e usa esse espaço para expor os podres da América e questionar os poderes políticos. As suas verdades, no entanto, começam a gerar ódio, pois muitas vezes agridem outras verdades. Está criada a tensão, e o radialista passa a correr o risco inerente àqueles que fazem críticas mordazes e colocam o dedo na ferida


Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.


Uma das mais sensuais e excitantes figuras da história do rock explode nas telas em The Doors, um filme eletrizante sobre o homem, o mito, a música e a magia que foi Jim Morrison. Morrison (Val Kilmer), deus do sexo. Alto Sacerdote do excesso. Um poeta disfarçado na pele de um astro do rock. As mulheres o desejam, os homens desejam ser como ele. Numa época chamada anos 60, num lugar chamado Estados Unidos, nenhum sonho era mais brilhante do que ser o líder de uma banda de rock chamada The Doors.


A investigação do assassinato do presidente John F. Kennedy liderada pelo promotor público de Nova Orleans, Jim Garrison (Kevin Costner). Quando Garrison começa a duvidar da conjectura sobre o crime, ele se depara com a resistência do governo. Após o suspeito do assassinato de Kennedy, Lee Harvey Oswald (Gary Oldman), ser morto, o caso é encerrado. Mais tarde, porém, Garrison reabre a investigação e encontra provas de uma grande conspiração por trás da morte do presidente.


Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.


Este filme é um exame biográfico do ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. A narrativa não cronológica explora a vida pessoal e profissional de Nixon, mencionando sua juventude, anos na faculdade, triunfos políticos e as falhas. Nixon é visto como uma criança nascida de austeros pais Quaker, como um jovem advogado cortejando sua futura esposa, Pat, e como um astuto, mas sério político. Após finalmente se tornar presidente, Nixon é envolvido no escândalo infame do Watergate.


Há quatro anos, o Miami Sharks, do técnico Damato, estava no topo. Agora, o time enfrenta muitas dificuldades, o que deixa Damato em uma complicada situação, principalmente com Christina Pagniacci, a jovem presidente e coproprietária da equipe. Fora de campo, Damato sofre por ter um casamento falido e filhos alienados.

Tecnologia do Blogger.