DARK STAR (1974) - FILM REVIEW
Estrela negra.
O filme conta a história da tripulação da espaçonave Dark Star, que está numa missão há 20 anos e tem um único objetivo: Destruir planetas instáveis que estão no caminho das rotas comerciais de navegação. Só que depois de tanto tempo, as coisas começam a dar bizarramente erradas. A começar por um alienígena que mais parece uma bola de pelos, loucos sistemas de informação e uma bomba que se recusa a cumprir sua missão.
O roteiro foi escrito por John Carpenter e Dan O'Bannon, enquanto estudantes de cinema da Universidade do Sul da Califórnia. Inicialmente intitulado The Electric Dutchman, o conceito original era de Carpenter, com O'Bannon "explicando muitas das ideias originais" e contribuindo com muitos dos momentos mais engraçados.
Segundo o'Bannon, "O final foi tirado da história de Ray Bradbury, Caleidoscópio", encontrado na coleção de contos: O Homem Ilustrado (1951). O'Bannon faz referência a um de seus professores da USC, William Froug, quando Pinback diz: "Eu deveria dizer que meu nome não é realmente Sargento Pinback, meu nome é Bill Frug".
O filme começou como um projeto estudantil de 45 minutos e 16mm, com um orçamento final de seis mil dólares. Iniciando com um orçamento de mil dólares da USC em 1970, Carpenter e O'Bannon completaram a primeira versão do filme em 1972. Para alcançar a duração ideal para o cinema, cinquenta minutos adicionais foram filmados com o apoio do distribuidor canadense Jack Murphy (creditado como "produtor associado").
Por meio de John Landis, um amigo de O'Bannon, o filme chamou a atenção do produtor e distribuidor Jack H. Harris, que comprou os direitos de distribuição no cinema para o filme, e insistiu em cortes maiores para o filme existente, bem como a gravação de filmagens adicionais em 35 mm para trazer ao filme a "cara" de longa-metragem.
O'Bannon mais tarde lamentou, dizendo que antes era o filme estudantil mais impressionante do mundo e se tornou o filme profissional menos impressionante do mundo".
Com relação aos efeitos especiais, eles foram feitos por Dan O'Bannon, o design da nave foi feito por Ron Cobb, os modelos por O'Bannon e Greg Jein, e a animação por Bob Greenberg. Cobb fez o design original da nave Dark Star em um guardanapo enquanto comia na International House of Pancakes .
O filme completo estreou em 30 de março de 1974 na Filmex, a Exposição Internacional de Cinema de Los Angeles. Harris vendeu o filme para Bryanston Pictures, que lançou em cinquenta cinemas em 16 de janeiro de 1975. Após o sucesso de Alien e Halloween, Dark Star foi relançado em junho de 1979 pela Atlantic Releasing Corporation como "... do autor de 'Alien' e do diretor de 'Halloween' ..." com o slogan"A comédia final cósmica!"
O'Bannon reeditou o filme em um "corte do diretor" de setenta e dois minutos, lançado pela LaserDisc em 1992, removendo grande parte das imagens filmadas para o lançamento nos cinemas. Após testemunhar que o público não conseguiu rir de partes de Dark Star que foram planejadas como engraçadas, O'Bannon comentou: "Se eu não posso fazê-los rir, então talvez eu possa fazê-los gritar".
Embora saudado entusiasticamente pela multidão na Filmex, o filme não foi bem recebido após seu lançamento inicial no cinema. Carpenter e O'Bannon relataram ter visto cinemas quase vazios e falta de reação ao humor do filme. Porém, com o advento do VHS, Dark Star tornou-se um cult movie adorado por muitos.
.png)
.png)
.png)

.png)





