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JOGOS VORAZES - SAGA REVIEW

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🔷Jogos Vorazes (2012)

Já na primeira cena de Jogos Vorazes, quando a personagem central consola uma criança e depois caça um cervo, percebemos que estamos diante de uma obra singular, distante das produções que apenas buscam a audiência fácil do público adolescente. Jogos Vorazes é, sim, uma saga de adultos, para adultos, mas protagonizada por jovens. Ao longo da jornada, decisões difíceis serão tomadas e sacrifícios inevitáveis ocorrerão.

O primeiro filme, lançado em 2012, apresenta um futuro distópico no qual boa parte da população é controlada por um regime totalitário. Para reforçar seu domínio, o governo realiza anualmente um evento entre os 12 distritos sob sua tutela: os chamados Jogos Vorazes. Quando sua irmã caçula é sorteada para participar, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representá-la. Ela acaba contando com a companhia de Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e, juntos, desafiam não apenas o sistema opressor, mas também a força dos demais oponentes.

À primeira vista, lendo apenas a sinopse, pode parecer uma narrativa de ação rápida e superficial. No entanto, ao acompanhar os quatro filmes da série, percebe-se que a história de Katniss se aproxima muito mais de uma jornada de libertação, ela é uma figura à la Luke Skywalker ou Neo, a escolhida. Suas características e carisma delineiam a força capaz de derrubar o governo e restaurar a democracia.

Jogos Vorazes é baseado no primeiro volume de uma trilogia literária de Suzanne Collins, composta por The Hunger Games, Catching Fire e Mockingjay. Antes de fechar com o diretor Gary Ross (Alma de Herói), a produção considerou também Sam Mendes (Beleza Americana) e David Slade (A Saga Crepúsculo: Eclipse).

Jennifer Lawrence chegou a ser escalada para Selvagens (2012), de Oliver Stone, mas desistiu para protagonizar Jogos Vorazes. Antes de sua confirmação, nomes como Chloë Grace Moretz, Hailee Steinfeld, Abigail Breslin, Saoirse Ronan, Emma Roberts, Emily Browning, Mary Matilyn Mouser (Noivas em Guerra), Lyndsy Fonseca (a Alex da série Nikita), Kaya Scodelario (Fúria de Titãs) e Shailene Woodley (A Culpa é das Estrelas) foram cogitados para o papel.

O elenco conta ainda com nomes de peso. Lenny Kravitz foi escolhido para viver Cinna sem sequer fazer teste, após Gary Ross se impressionar com sua atuação em Preciosa: Uma História de Esperança (2009). Como a maioria de suas cenas é com Katniss, Kravitz buscou conhecer melhor Jennifer Lawrence conversando com sua filha, Zoë Kravitz, que contracenou com ela em X-Men: Primeira Classe (2011).

Donald Sutherland aceitou o papel de Presidente Snow após ler o roteiro por acaso. Encantado pela história, que lhe lembrou o clássico Glória Feita de Sangue (1957), de Stanley Kubrick, ele escreveu uma carta a Ross explicando por que deveria ser escalado.

Elizabeth Banks interpreta Effie Trinket, personagem que se tornaria icônica na cultura pop, embora seu nome não seja mencionado neste primeiro filme, apenas nas continuações. O elenco inclui ainda Stanley Tucci (Caesar Flickerman), Toby Jones (Claudius Templesmith), Woody Harrelson (Haymitch Abernathy), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne), Amandla Stenberg (Rue) e Isabelle Fuhrman (Clove).

O compositor Danny Elfman deixou o projeto devido a conflitos de agenda, sendo substituído por James Newton Howard. A segunda unidade de filmagem contou com ninguém menos que Steven Soderbergh, responsável por várias cenas de motim no Distrito 11. O longa se tornou o primeiro filme não lançado por um dos seis grandes estúdios tradicionais (20th Century Fox, Walt Disney Pictures, Paramount Pictures, Warner Bros., Columbia Pictures ou Universal Pictures) a arrecadar mais de US$ 400 milhões nos Estados Unidos.

Em 22 de fevereiro, quatro semanas antes da estreia, a Lionsgate iniciou a venda antecipada de ingressos. As vendas bateram o recorde de um único dia, antes detido por A Saga Crepúsculo: Eclipse (2010), representando 83% do total de ingressos vendidos naquele dia.

O país fictício da trama, Panem, deriva da expressão “Panem et Circenses” (“Pão e circo”), alusão ao final do Império Romano, quando o governo mantinha a população satisfeita com comida barata e entretenimento. Panem situa-se em uma América do Norte pós-apocalíptica, reduzida pela elevação dos mares. O Capitólio está localizado nas Montanhas Rochosas, provavelmente no Colorado, e o Distrito 12, onde Katniss cresceu, estaria nas Montanhas Apalaches, possivelmente no Kentucky ou na Virgínia Ocidental.

Nas cenas iniciais no Distrito 12, há uma homenagem à famosa fotografia de Dorothea Lange, símbolo da Grande Depressão. Já na “Colheita”, destacam-se a arquitetura neoclássica, os microfones no estilo dos anos 1940 e as faixas vermelhas com aves de rapina, lembrando elementos do Terceiro Reich.


Próximo: Então me escute. Aprenda comigo. Não fui o melhor porque matei rapidamente. Eu fui o melhor porque a multidão me amou. Ganhe a multidão. E você vai ganhar sua liberdade.

Máximo: Vou ganhar a multidão. Vou dar a eles algo que nunca viram antes.

Diálogo do filme Gladiador 

A cena em que Katniss pratica tiro com arco é emblemática: diante de aristocratas esnobes, ela erra o primeiro disparo e provoca risos. Ao acertar o alvo na segunda tentativa, ninguém reage, uma metáfora sobre como a sociedade tende a valorizar mais os erros que os acertos.

Ao longo do filme, temas como desigualdade social e exploração das classes mais pobres se destacam. Os menos favorecidos são tratados de forma desumanizada, como se sua única utilidade fosse servir de tributo em jogos que lembram muito mais o Coliseu romano do que um futuro distante. Figurinos extravagantes simbolizam personagens que se julgam importantes pela função que exercem, e não pelo valor real, como o próprio Presidente Snow, cuja presença dispensa ostentação para ser imponente.

Gary Ross optou por trabalhar com câmera instável para transmitir urgência e refletir o ponto de vista de Katniss, evitando um visual polido que transformasse a violência em mero entretenimento. Essa abordagem aumenta a imersão, gerando tensão e empatia pelo sofrimento da protagonista.

Ao final da 74ª edição dos Jogos Vorazes, resta um rastro de perdas, amadurecimento e a compreensão de que, tanto no universo de Katniss quanto no nosso, a vida é um jogo de sobrevivência. E, às vezes, para alcançar algo maior, é preciso enfrentar o sistema e, se possível, conquistar a simpatia do público para subvertê-lo.


🔷Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

O segundo capítulo da saga muda de diretor. Francis Lawrence assume o posto, mas a trajetória da história segue na mesma direção: rumo à insurreição, ainda que os personagens não tenham plena consciência disso. Na trama, após a manobra ousada de Katniss Everdeen e Peeta Mellark para vencerem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Panem mergulha no caos. Na capital, o gesto dos tributos é interpretado como um ato de amor; já nos distritos, é visto como rebelião contra o cruel governo central.

Sob pressão direta do Presidente Snow, Katniss e Peeta precisam “consertar” o que fizeram durante a Turnê da Vitória, convencendo a população de que estão realmente apaixonados. Mas o Massacre Quaternário, uma edição especial dos Jogos que ocorre a cada 25 anos, se aproxima, prometendo mudar para sempre a história de Panem e do casal desafortunado do Distrito 12.

Inicialmente, tanto a Lionsgate quanto o diretor Gary Ross (responsável pelo primeiro filme) desejavam manter a parceria. No entanto, o estúdio queria que Jogos Vorazes: Em Chamas fosse lançado já em 2013, enquanto Ross defendia um intervalo maior entre os dois longas. Sem conseguir convencer a produtora, ele deixou o projeto e foi substituído por Francis Lawrence.

O filme tornou-se a maior bilheteira de 2013 na América do Norte. Foi o primeiro longa a liderar o ranking anual com uma protagonista feminina desde O Exorcista (1973), e o primeiro com uma mulher como único centro da trama e foco do marketing desde A Noviça Rebelde (1965).

Nesta continuação, Katniss passa por um momento marcante que a faz tomar consciência de sua importância. Ao inspirar os habitantes de um distrito durante um discurso, um idoso manifesta apoio seguido por outras pessoas e é morto diante deles. É nesse instante que Katniss percebe a necessidade de enfrentar o estado totalitário e entende seu papel no processo. Paralelamente, o filme lembra que, por trás da liderança em ascensão, existe uma jovem que sofre, carrega traumas e dores íntimas.

O elenco ganha reforços de peso, incluindo Philip Seymour Hoffman, que interpretou Plutarch Heavensbee, personagem-chave que atua dos dois lados, mas em favor da revolução. Hoffman faleceu em 2014, gerando dificuldades para as produções seguintes.

A atriz Jena Malone revelou em entrevista que estava “muito animada” para interpretar a cena do famoso strip tease no elevador, presente no romance original. Apesar da fidelidade à obra, a produção impôs restrições, e ela não pôde ficar completamente nua. Malone comentou que a cena não era tanto sobre nudez, mas sobre “ver se conseguiria transmitir tudo em poucos segundos”. Mesmo assim, decidiu tirar de fato parte das roupas, o que fez com que colegas de elenco, equipe e até hóspedes do hotel a vissem durante as filmagens quando as portas do elevador se abriram acidentalmente.

Outro detalhe curioso é a escultura de anjo no centro da Vila dos Vitoriosos do Distrito 12. Ela foi inspirada em “O Anjo das Águas”, monumento no topo da Fonte Bethesda, no Central Park, em Nova York. Criada em 1868 por Emma Stebbins, a primeira mulher a receber uma comissão para uma obra pública na cidade, a escultura já apareceu em diversas produções, como Godspell – A Esperança (1973) e Anjos na América (2003). Jeffrey Wright, intérprete de Beetee, esteve neste último.


Grande parte das cenas externas foi filmada no Havaí e na Geórgia (EUA). As arenas foram construídas com detalhes meticulosos, usando efeitos práticos combinados a CGI, o que deu mais realismo às ameaças, como a neblina venenosa e os macacos mutantes. O figurino de Katniss para a arena, criado pela designer Trish Summerville, tornou-se tão icônico que inspirou linhas de roupas e até fantasias oficiais.

Uma das imagens mais marcantes do filme, o vestido de noiva de Katniss que se transforma em um tordo, foi inspirada na moda couture de estilistas como Alexander McQueen. O efeito de transformação foi obtido combinando tecnologia mecânica com costura artesanal. Jennifer Lawrence revelou que o vestido era tão pesado que ela precisou de ajuda para se mover no set. Outro fato curioso: a cena em que Johanna (Jena Malone) troca de roupa no elevador foi tão divertida para o elenco que Jennifer Lawrence admitiu ter “estragado” várias tomadas rindo.

O trabalho de fotografia de Jo Willems deu ao filme um visual mais amplo e grandioso do que o primeiro, refletindo a expansão da história para além do Distrito 12. Já a trilha sonora, novamente assinada por James Newton Howard, mantém a tensão e acrescenta novos temas para simbolizar a rebelião.

A grande estratégia do governo, percebendo que Katniss se tornava “forte demais”, é colocá-la para competir novamente, desta vez contra campeões das edições anteriores, aumentando as chances de ela ser eliminada. O que Snow não imagina é que a insurreição já está em andamento, e que até pessoas de sua confiança trabalham secretamente para derrubar o regime. O filme termina com um gancho dramático, preparando terreno para os eventos de A Esperança – Parte 1 e consolidando Katniss como símbolo da revolução não apenas para os habitantes de Panem, mas também para milhões de espectadores ao redor do mundo.

🔷Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014)

Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência contra o governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) encontra-se profundamente abalada. A jovem, ainda marcada pelo trauma e pela incerteza, agora vive no subterrâneo Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã mais nova, Prim (Willow Shields).

A presidente Alma Coin (Julianne Moore), líder do distrito rebelde, e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman), estrategista da rebelião, desejam que Katniss assuma o papel do “Tordo”, símbolo capaz de inspirar a população a se unir contra a Capital. Após hesitar, Katniss aceita a proposta, impondo como condição que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e outros Vitoriosos que permanecem como prisioneiros políticos.

A divisão de um capítulo final em dois filmes já havia se tornado uma prática comum em Hollywood. Embora apresentada como justificativa para “contar a história com mais profundidade”, muitas vezes também atendia a interesses comerciais, ampliando bilheteiras. Após a estratégia adotada em Matrix Reloaded e Revolutions, o modelo se repetiu em sagas como Harry Potter e as Relíquias da Morte, Crepúsculo: Amanhecer e até Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato. Jogos Vorazes também seguiu essa tendência, o que gerou discussões entre fãs sobre a real necessidade da divisão.

Mesmo assim, A Esperança – Parte 1 mantém a força da franquia, sendo lembrada como uma das sagas mais consistentes da década. Além do retorno de nomes marcantes, o elenco ganhou reforços de peso como Julianne Moore, Natalie Dormer e Mahershala Ali. Julianne, inclusive, revelou que aceitou o papel de Alma Coin por insistência de seus dois filhos, fãs dos livros de Suzanne Collins.

O filme é dedicado a Philip Seymour Hoffman, falecido em fevereiro de 2014, poucos dias antes do término das filmagens. A maioria de suas cenas já havia sido gravada, e algumas falas que restavam foram adaptadas para outros personagens.

Outra alteração em relação aos livros foi a presença estendida de Effie Trinket (Elizabeth Banks). Na obra original, ela aparece apenas no final, sendo substituída por outros personagens no Distrito 13, como os estilistas de Katniss e Fulvia, assistente de Plutarch. Foi a própria Suzanne Collins quem pediu ao diretor Francis Lawrence para manter Effie nos dois últimos filmes, dizendo: “Não há como Effie Trinket não estar nos próximos filmes.”

Várias curiosidades de bastidores chamam atenção. Para criar o efeito de que Peeta havia sido torturado, muitos imaginaram que Josh Hutcherson passara por uma dieta extrema. No entanto, o visual abatido foi obtido com o uso de CGI, afinando seu rosto digitalmente. Jennifer Lawrence, por sua vez, cantou ao vivo a música The Hanging Tree, que alcançou o topo das paradas do iTunes em diversos países. A letra foi escrita por Suzanne Collins e a melodia composta por Jeremiah Fraites e Wesley Schultz, da banda The Lumineers.

Natalie Dormer, que interpreta Cressida, improvisou cerca de 20% a 30% de suas cenas, inspirando-se no jeito como o diretor Francis Lawrence orientava a equipe técnica. A atriz também raspou metade da cabeça para o papel, já que, nos livros, a personagem é totalmente careca e coberta por tatuagens de hera. A decisão de manter apenas um lado raspado, com as tatuagens falsas, deu um visual marcante à personagem.

Os personagens Castor e Pollux, cinegrafistas da resistência, têm nomes que remetem aos irmãos gêmeos da mitologia grega ligados a Helena de Troia. A dupla também inspirou nomes em outras produções, como A Outra Face (1997), em que são chamados Castor Troy e Pollux Troy, com “Troy” significando “Tróia”, e na franquia Percy Jackson.

O teaser de A Esperança – Parte 1 traz uma cena não incluída na versão final: Peeta, Johanna Mason e o presidente Snow, todos vestidos de branco, aparecendo em propagandas da Capital. A ausência de cenas divulgadas em trailers é um recurso comum no cinema, também notado em filmes como Rogue One: Uma História Star Wars, onde várias imagens marcantes ficaram de fora da montagem final.

Pouca gente sabe que Jodie Foster chegou a ser cotada para viver Alma Coin antes de o papel ir para Julianne Moore. Curiosamente, ambas interpretaram Clarice Starling na franquia Hannibal Lecter: Jodie em O Silêncio dos Inocentes e Julianne em Hannibal. Ainda nesse universo, Philip Seymour Hoffman atuou em Dragão Vermelho (2002).

Do ponto de vista comercial, a divisão do filme se mostrou altamente lucrativa. Com orçamento estimado em 125 milhões de dólares, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 arrecadou 337,1 milhões nos Estados Unidos e Canadá e mais 418,2 milhões em outros países, totalizando 755,4 milhões. Embora tenha sido o menor faturamento da franquia, manteve a série como um fenômeno de bilheteira e consolidou a popularidade mundial de Jennifer Lawrence.


A franquia Jogos Vorazes consolidou-se, ao longo de seus quatro filmes, como muito mais do que uma distopia juvenil: tornou-se um grande tabuleiro político, em que alianças frágeis e interesses ocultos determinam cada movimento. Katniss Everdeen não foi escolhida por ser “a predestinada”, mas sim por sua capacidade de inspirar pessoas. Seu carisma espontâneo a transformou em símbolo, mesmo contra a sua vontade.

Tal como em Star Wars – Os Últimos Jedi, a narrativa mostra que nenhum dos lados é isento de falhas. Neste último capítulo, Katniss, ainda emocionalmente abalada ao ver Peeta Mellark (Josh Hutcherson) agir contra ela após ter sido manipulado pela Capital, é enviada ao Distrito 2 pela presidente Alma Coin (Julianne Moore). Sua missão: convencer os moradores a se voltarem contra o presidente Snow (Donald Sutherland). A operação é decisiva, com todos os distritos finalmente unidos, a rebelião pode lançar o ataque final contra a Capital.


Porém, Katniss tem seus próprios planos, que não seguem necessariamente o roteiro oficial. Para isso, conta com o apoio de Gale (Liam Hemsworth), Finnick Odair (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elden Henson) e até do próprio Peeta, que retorna para integrar a equipe, ainda que sob vigilância.

Problemas de ritmo e recepção.

O maior problema de A Esperança – Parte 2 está no ritmo. Ao contrário de filmes contemplativos como Stalker (1979), onde a lentidão cria atmosfera e significado, aqui a narrativa arrasta-se de forma monótona. É difícil sustentar a tensão quando o espectador percebe que o filme poderia facilmente ter sido condensado. 

Mesmo com o mesmo diretor (Francis Lawrence), a mesma equipe e um elenco talentoso, a falta de material narrativo robusto, consequência direta da decisão do estúdio de dividir o último livro em dois filmes, compromete a força dramática. Muitos fãs sentiram a quebra de fluidez entre a primeira e a segunda parte.


O resultado foi que este quarto filme se tornou o de menor bilheteira da franquia, arrecadando US$ 658 milhões com um custo de US$ 160 milhões. Ainda assim, a decisão de dividi-lo não foi um desastre financeiro. Somando as duas partes de A Esperança, o lucro foi significativo, confirmando que a Lionsgate apostou no retorno comercial em detrimento da coesão narrativa.

Para alguns fãs e para este que vos escreve, a decisão deixou marcas. A franquia, que tinha potencial para ser revisitada com o mesmo entusiasmo de Harry Potter ou O Senhor dos Anéis, terminou com um capítulo final que não desperta tanto desejo de revê-lo.

Os bastidores de A Esperança – Parte 2 guardam diversas curiosidades que ajudam a entender o clima e as escolhas de produção. Um dos detalhes mais comentados é que, segundo o diretor Francis Lawrence, o primeiro corte do filme tinha nada menos que 2 horas e 51 minutos de duração. Felizmente, o material foi reduzido antes da estreia. O próprio cineasta chegou a brincar que “ninguém precisa de um Lawrence Cut”, referência bem-humorada às versões estendidas que se tornaram moda em Hollywood.


As duas partes de A Esperança foram filmadas praticamente como um único grande longa, em um processo que levou 152 dias de gravação. As locações variaram de Atlanta e Boston, nos Estados Unidos, até o imponente castelo de Noisy-le-Grand, na França, que serviu de cenário para algumas sequências da Capital.

Nem tudo, no entanto, ocorreu sem percalços. Jennifer Lawrence sofreu um pequeno acidente durante uma cena em um túnel alagado: um jato de água atingiu seu ouvido, provocando perda temporária de audição. Apesar do susto, a atriz se recuperou e continuou normalmente as filmagens.

O filme também marcou a despedida de um dos personagens mais queridos pelos fãs: Finnick Odair. A cena de sua morte, já dolorosa para os leitores dos livros, ganhou ainda mais intensidade nas telas. Sam Claflin, intérprete do personagem, revelou que chorou de verdade após o “corte” final, tamanha a carga emocional do momento.


Outro ponto curioso é a semelhança entre o discurso final de Katniss e o desfecho de 1984, de George Orwell, especialmente na forma como ambos tratam da manipulação política e do papel simbólico das figuras públicas. Essa inspiração literária reforça o peso temático da obra. As últimas cenas gravadas por Jennifer Lawrence na franquia foram aquelas em que Katniss caminha com seu filho pelos campos do Distrito 12. O momento, poético e melancólico, encerrou de forma simbólica a jornada da personagem e também a participação da atriz na saga.

Visualmente, a produção buscou referências concretas para retratar o cenário devastado pela guerra. A estética das sequências finais foi inspirada em fotografias reais de cidades destruídas durante a Segunda Guerra Mundial. Figurinos em tons neutros foram usados para reforçar a atmosfera de luto coletivo e dar mais verossimilhança ao ambiente pós-conflito.


Considerações finais.

Em essência, A Esperança – Parte 2 fecha a saga, mas não com a força que poderia. As decisões estratégicas de roteiro e produção, sobretudo a divisão do livro, prejudicaram o impacto. O filme entrega cenas marcantes e momentos dramáticos potentes, mas se perde em passagens prolongadas e numa narrativa que perde o fôlego antes de chegar à meta.

Eles venceram a guerra. Mas nós, espectadores, perdemos a oportunidade de ter um encerramento à altura do que a saga construiu nos dois primeiros filmes. Ainda assim, Jogos Vorazes permanece como um marco da cultura pop da década de 2010, com uma protagonista feminina complexa e uma crítica política afiada, mesmo que sua despedida não tenha sido perfeita.

 

🔷Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023)

Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. 

Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir ser o mentor do tributo vencedor. Porém, foi lhe dado a tarefa humilhante de ser o mentor da garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. 

Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.

Entrelinhas

O primeiro nome de Coriolanus Snow é uma referência a uma das últimas tragédias de William Shakespeare, "Coriolanus", baseada no verdadeiro general romano Caius Marcius Coriolanus que viveu no século V a.C. O enredo da peça (e a vida real de Coriolanus) têm forte paralelo no personagem Snow, tanto neste prequel quanto na trilogia principal de Jogos Vorazes.

A estátua da Senhora Justiça vista no Capitólio segura duas espadas em vez de uma espada e balanças. Isto reflete como o Capitólio vê a justiça como uma vitória sobre os Distritos, em vez de como um equilíbrio ou equilíbrio. Ela também não usa venda nos olhos, indicando que a ideia de justiça no Capitólio não é cega ao status ou à riqueza e é um sistema corrupto.

Segundo o diretor Francis Lawrence, ele foi convencido a escalar Viola Davis para interpretar a vilã após ver um meme online. Ele disse: “Era uma obra de fan art, e alguém fez photoshop, eu acho, uma imagem dela parada perto de uma janela. Pode ser um still de Histórias Cruzadas (2011), mas ela tinha um sorrisinho meio sinistro, e eles criaram um pôster de terror falso como se ela fosse a vilã nisso.  Eu pensei, 'Uau, quer saber? É ela..."

A reverência de Lucy Gray na cerimônia é uma homenagem à reverência de Katniss em Jogos Vorazes (2012), conforme a entrevista do diretor Francis Lawrence para a Teen Vogue. A atriz Rachel Zegler também disse que improvisou esse momento.

O apresentador dos Jogos Vorazes neste filme é Lucky Flickerman. O apresentador dos jogos nos filmes originais foi Caesar Flickerman, o que implica que Lucky é o pai de César (com base na idade de César em Jogos Vorazes e na festa de dois do Flickerman mais o comentário da reserva da cadeira alta) e que César seguiu a mesma carreira.

Durante o discurso de Highbottom, um monumento a Trajano Heavensbee é visível atrás dele. Trajano é ancestral de Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman em seu último papel), que está nos Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) e Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014). O rosto do monumento foi inspirado no diretor do filme, Francis Lawrence .

Baseado no livro homônimo de Suzanne Collins, o filme se passa 64 anos antes dos acontecimentos de Jogos Vorazes (2012). O diretor Francis Lawrence também foi responsável por Jogos Vorazes: Em Chamas (2013), Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014) e Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015). 

A origem

"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" é um romance escrito por Suzanne Collins. Ele serve como um prelúdio para sua popular trilogia "Jogos Vorazes", que inclui livros como "Jogos Vorazes", "Em Chamas" e "A Esperança".

"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", também conhecido como "The Ballad of Songbirds and Snakes" em inglês, foi publicado em 2020. A história se passa no mesmo mundo distópico da trilogia original, mas se situa, também, 64 anos antes dos eventos de "Jogos Vorazes".

O romance se concentra no personagem Coriolanus Snow, que mais tarde se torna o tirânico Presidente Snow na trilogia original. Ele explora os primeiros anos de Snow como um adolescente e seu envolvimento nos 10º Jogos Vorazes, atuando como mentor de uma tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird.

O livro mergulha na história de Snow, suas ambições e a série de eventos que moldam seu caráter e, eventualmente, o levam à posição de poder. Ele também oferece insights sobre os estágios iniciais dos Jogos Vorazes e o controle da Capital sobre os distritos.

"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" oferece aos fãs da série "Jogos Vorazes" a oportunidade de explorar as origens de um de seus personagens mais notórios e obter uma compreensão mais profunda do mundo criado por Collins.

E assim como o filme, é uma forma de voltar àquele universo que aprendemos a admirar pelos olhos de Katniss Everdeen.

Veredito

O filme foi bem nas bilheterias arrecadando 337 milhões, mesmo assim, é metade do faturamento de qualquer outro da franquia. A arrecadação foi suficiente para garantir outro filme, mas a história se justifica? Penso que, prelúdio focado na origem do vilão é menos interessante, principalmente, Coriolanus Snow. A título de comparação, um prelúdio de Harry Potter, focado em Voldemort, teria um apelo maior. Mesmo assim, seria para responder perguntas que não foram questionadas.

Nem mesmo Star Wars, com o prelúdio contando a infância de Annakin, foi um acerto (ainda que tenha sido sucesso financeiro). E não preciso citar Solo, que busca explicar tudo, até mesmo o motivo aleatório de Han receber o nome de Solo. Uma total perda de tempo.

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é bem feito, bem produzido, com ótimo elenco, mas não provoca a vontade de rever os anteriores e nem deixa saudades. E para as intenções do filme, isso é a morte.


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