13 CURIOSIDADES DO FILME "A BOLHA ASSASSINA (1988)"
Um velho passeia entre os arbustos da periferia quando encontra uma bolha gelatinosa que veio supostamente do espaço. Logo a bolha gruda em seu corpo, devorando-o em seguida. Uma amostra dela é levada a um médico, que não consegue identificar sua formação. A bolha cada vez necessita mais de nutrientes, o que faz com que ataque um cinema, um depósito de carnes e enfrente a população da cidade em campo aberto, devorando centenas de pessoas. Esta premissa se refere ao remake do clássico de 1958, A Bolha e é nosso tema do "13 curiosidades" de hoje.
1) Chuck Russell emulou Hitchcock matando o personagem que todos identificariam como "O Herói" no meio do filme, para que todos pensassem "que se ele morreu, qualquer um poderia".
2) O soldado parcialmente dissolvido, mas ainda vivo, foi personificado pelo dublê Noble Craig, um amputado triplo que perdeu as duas pernas, um braço e um olho enquanto servia na Guerra do Vietnã.
3) Dois papéis secundários foram desempenhados pelas playmates da Playboy: Erika Eleniak (julho de 1989) que faz a Vicki De Soto e Julie McCullough (fevereiro de 1986), que fez Susie.
4) Do orçamento de US$ 19 milhões do filme, US$ 9 milhões foram para efeitos visuais.
5) Foi oferecido a Chad McQueen o papel de "Brian Flagg", mas ele recusou por dois motivos: Ele não gostou do roteiro (!!!); sua política estrita de nunca atuar em nenhuma produção baseada ou inspirada no trabalho de seu pai, Steve McQueen.
6) O uso de motocicletas Triumph era uma referência a Steve McQueen, o qual foi a estrela do original A Bolha Assassina (1958). McQueen possuía várias delas. As motos usadas por Kevin Dillon no filme são uma Tiger Triumph de 500cc T100R e um Tiger Triumph de 200cc T20 para os saltos.
7) Um dos produtores deste filme, Jack H. Harris, também foi o produtor da versão original de 1958.
8) O roteirista Frank Darabont conheceu o diretor Chuck Russell em 1981, enquanto trabalhava como assistente de produção no filme Noite Infernal. Antes de trabalharem juntos em "Bolha assassina", os dois também colaboraram no roteiro de "A hora do pesadelo 3 - Guerreiros dos sonhos".
9) Como de costume em filmes de terror, o diretor Chuck Russell faz uma ponta como o gerente, que está sentado com o público no cinema, precisamente na segunda fila, à esquerda do centro, durante a cena em que as pessoas reagem assustadas.
10) Del Close, que interpreta o Rev Meeker, também apareceu em um pequeno papel em Beware! The blob continuação de 1972.
11) O co-escritor Frank Darabont incluiu muitas referências de Stephen King neste filme, muitas delas focadas em "Dança da morte". Vamos a algumas delas:
A personagem Shawnee Smith se chama Meg Penny, um aceno ao Pennywise, vilão de It- uma obra-prima do medo.
No romance o vírus é projetado pelo governo dos EUA em um laboratório de armas biológicas e acidentalmente desencadeado, resultando em uma pandemia mundial; no filme a bolha assassina também é o resultado de experimentos em guerra biológica que acidentalmente é desencadeada pelo governo. Além disso, embora os agentes do governo conheçam a verdadeira natureza da bolha, eles dizem aos cidadãos de Arborville que estão lidando com uma doença altamente contagiosa.
Kevin Dillon interpreta Brian Flagg; o demoníaco Randall Flagg apareceu em vários romances de King, fazendo sua primeira aparição em "Dança da morte".
A primeira vítima da bolha, o morador de rua, é creditada como "Can Man", uma referência ao personagem de ‘Dança da morte’ "Trash Can Man". Trash Can Man foi o seguidor mais dedicado de Randall Flagg; neste filme, Can Man compartilha quase todas as cenas com Brian Flagg.
12) O ator Michael Kenworthy, irmão de Shawnee Smith, era apaixonado pela atriz na vida real. Ele encerrou a carreira depois deste filme, fazendo apenas 3 filmes na carreira. Ela ainda atua. Se casou duas vezes, tem dois filhos e nem deles foi com Michael, para seu desgosto...
13) Os créditos no final do filme são de cor rosa para combinar com a cor do monstro.