A24: 11 FILMES SOBRE RELAÇÕES FAMILIARES
Relações familiares são os laços que unem pessoas geneticamente, legalmente ou emocionalmente. Elas desempenham um papel crucial na formação de identidades individuais e no suporte emocional ao longo da vida. Para alguns, familiares são um verdadeiro filme de horror, onde pessoas desconectadas são obrigadas a confraternizarem em momentos importantes da vida apenas por serem "parentes". Para outros, o familiar é o bem maior, e quanto maior a família for, melhor.
Mas não importa qual grupo você seja, ao assistir estes 11 filmes, certamente vai se identificar com algumas famílias. E vale a experiência.
O Céu Está em Todo Lugar segue Lennie, de 17 anos, após a morte da irmã, Bailey. Mas ela se vê dividida entre o sedutor Toby - o namorado de Bailey que compartilha sua dor - e Joe, o novo garoto da cidade que explode de vida. Cada um oferece a Lennie algo que ela precisa desesperadamente. Através de primeiros relacionamentos e escolha para o seu futuro, Lennie navega no primeiro amor e na primeira perda, para criar uma canção própria.
Depois de ano de ausente, Krisha (Krisha Fairchild) se reúne novamente com sua família nas férias. Ela percebe que diante dela está a oportunidade de conserta os erros do passado, cozinhar o peru para a família e provar para seus entes queridos que ela mudou para melhor. Porém, os delírios de Krisha conduzem o feriado para uma experiência atordoante que ninguém vai esquecer.
Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
Ginger & Rosa conta a história de Ginger (Elle Fanning) e Rosa (Alice Englert), amigas inseparáveis. Elas sonham com uma vida melhor que as de suas próprias mães, sempre presas à rotina doméstica, mas a crescente ameaça de uma guerra nuclear as amedronta. Não demora muito para que ambas entrem em conflito com as mães, ao mesmo tempo em que passam a idolatrar Roland (Alessandro Nivola), o pai pacifista de Ginger. Ele encoraja na filha a "lutar contra a bomba", mas aos poucos Rosa demonstra ter outros interesses envolvidos.
Em A vida depois de Yang, quando Yang - um androide realista e artificialmente inteligente que Jake e Kyra compram como companheiro para sua filha - abruptamente para de funcionar, Jake só quer que ele seja consertado de forma rápida e barata. Mas, tendo comprado Yang de uma loja agora extinta, ele foi levado primeiro a um técnico e depois a um curador de museu de tecnologia, que descobre que Yang estava gravando memórias. A busca de Jake acaba se tornando uma introspecção existencial e contemplação de sua própria vida e nesse cenário futurista de ficção científica.
Em The Humans, Brigid Blake (Beanie Feldstein) e seu namorado Richard (Steven Yeun) acabam de se mudar para um duplex em Chinatown. Antes de terem a chance de se estabelecerem, os pais de Brigid, Erik (Richard Jenkins) e Deirdre (Jayne Houdyshell), junto com a mãe de Erik com Alzheimer (June Squibb), chegam de sua cidade natal para celebrar o Dia de Ação de Graças, assim como a irmã mais velha de Brigid, Aimee (Amy Schumer), que mora na Filadélfia. À medida que a noite avança, Richard tenta se ocupar com a preparação da refeição enquanto os Blakes se acalmam em suas provocações habituais. Queixas antigas são ressuscitadas e anúncios difíceis são feitos.
Minari se passa nos anos 80. David (Alan S. Kim), um menino coreano-americano de sete anos de idade, que se depara com um novo ambiente e um modo de vida diferente quando seu pai, Jacob (Steven Yeun), muda sua família da costa oeste para a zona rural do Arkansas. Entediado com a nova rotina, David só começa a se adaptar com a chegada de sua vó. Enquanto isso, Jacob, decidido a criar uma fazenda em solo inexplorado, arrisca suas finanças, seu casamento e a estabilidade da família.
Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo depois da partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente na solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
Baseado no livro White Noise, de Don DeLillo, o longa aborda os dramas de uma família norte-americana contemporânea, e suas tentativas de lidar com os conflitos mundanos da vida cotidiana, além de buscar compreender os mistérios universais do amor, morte e a necessidade de buscar a felicidade, mesmo em um mundo incerto.
Quando a família de uma doce senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida, eles decidem não informá-la a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la por uma última vez sem que ninguém saiba o que está acontecendo de verdade.
Baseado na peça de William Shakespeare, a nova adaptação segue a história de Macbeth ao voltar de uma guerra. No meio do caminho, três bruxas o abordam e falam sobre sua visão de que ele será o próximo rei da Escócia. Ao contar a notícia para sua esposa, eles planejam o assassinato do rei atual do país e assim garantir o reinado de Macbeth. Porém, como o próprio nome diz, Macbeth é uma tragédia, em uma adaptação feroz e que, além de ser uma história de assassinato, envolve loucura, ambição e astúcia furiosa.